• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida [Sugestão] Mudanças nos sub-fóruns

Haran

ㅤㅤ
"Grupo de Editoração, Resgate e Publicação Valinor" e "Mestres e Alunos" poderiam ser ocultados também. Já "E os Bardos Cantam..". e "Humor Tolkienriano" quase não tiveram posts em 2019, poderiam virar subseções de De Fã para Fã ou meramente fundidos com a seção.
 
"Grupo de Editoração, Resgate e Publicação Valinor" e "Mestres e Alunos" poderiam ser ocultados também. Já "E os Bardos Cantam..". e "Humor Tolkienriano" quase não tiveram posts em 2019, poderiam virar subseções de De Fã para Fã ou meramente fundidos com a seção.
Uma compactada no número da lista de fórum viria bem a calhar mesmo. Para novos usuários, em especial, assusta. E realmente não tem por que manter seções próprias que nem no auge foram tão movimentadas assim, e que podem tranquilamente se enquadrar como subseções de seções maiores.
 
Pois é... Outras ideias são:

(1) Criar seção para a série da Amazon. Quando a série começar a estourar (e vai, não é possível que uma série de 1bi de orçamento fracasse...), era bom ter uma seção razoavelmente movimentada já.

(2) Há um certo modismo em relação a adaptações de quadrinhos... O pessoal do Omelete, até pouco tempo, só falava disso, e boa parte da audiência do site provém desse nicho. Nesse sentido, seria interessante ter uma seção "Quadrinhos & suas adaptações", juntar não só os quadrinhos em si, mas os tópicos das adaptações que se encontram em outras seções, e colocar no Valinerds ou acima de "Anime & Mangá". O que na prática é um remanejamento pequeno, mas em termos de visual e marketing, nem tanto...

(3) Criar uma seção de Política & economia, não duvido que teria gente que só de bater o olho na seção, se cadastraria. Enfim, basicamente, criar seção para todos grandes assuntos da vez, não deixar pra fazer como a seção Hogwarts, que foi criada quando o boom dos livros já tinha passado...
 
Última edição:
As ideias são ótimas. Eu só reforçaria o item 1, com este apelo: que a Valinor aproveite este momento de auta i lómë, aurë entuluva! para concentrar esforços na Área Tolkien. Política, nerdices e aleatoriedades sempre vão ser do interesse geral, mas o carro-chefe do fórum, aquilo que atrai as pessoas diretamente para a Valinor e não para outros fóruns quaisquer, e em que ela resiste praticamente sozinha dentre os muitos que já se perderam, é o fandom tolkieniano. Com a série da Amazon, certamente haverá uma legião de novos fãs, uma geração que não foi contemporânea do sucesso da primeira trilogia, e surgirá em número e entusiasmo igual ou até maior do que as gerações que movimentaram o fórum por tantos anos (às que pertence a maioria dos que ainda postam até hoje). E esse pessoal vai atrás de sites com conteúdo e espaços de discussão, tal como fizemos lá atrás, e é essencial que eles encontrem a Valinor forte como nós encontramos: movimentada, estável, atualizada etc.

Pra não falar de nós, fãs antigos: sim, as discussões se esgotam, com o tempo perde um pouco a graça, mas sempre permanece um carinho pelas obras, que reacende com novidades (como a própria série, que certamente acompanharemos) ou interesse por aspectos novos de repente despertos (cito a mim mesmo, que do nada resolvi aprender Quenya), ou com aquela vontade de reler que volta e meia surge (hábito que alguns ainda mantêm: anual, bienal, trienal...). Podemos estar por aqui mais ligados em outros assuntos, mas Tolkien sempre vai ser a razão latente.

Podemos até abrir um espaço próprio para discutir ideias para isso. Mas duas já estão aqui dadas: 1) Separar um espaço específico para a série da Amazon (talvez com algum destaque), como o Haran colocou; 2) Fortalecer o MUD. Nunca joguei, não tenho a menor noção de como funciona, mas para mim está claro que a Valinor deveria apostar nesta como uma das "frentes" para manter usuários atuais e atrair novos. Jogos prendem, é mais provável a pessoa se prender a um bom jogo que a um fórum de discussões - que pode ser consequência -, e é nítido, pelo número de apelos que apareceram ultimamente, que o MUD é um jogo muito bom, que continua cativando os jogadores, mesmo abandonado - imaginem se não! Os novos fãs provenientes da série da Amazon também vão procurar jogos com temática tolkieniana, e se eles encontrarem o MUD a todo vapor num fórum bem cuidado, vão ficar!
 
Concordo com quase tudo, mas acho que a Valinor tem um estrutura muito foda pra ficar só em Tolkien, poderia receber um público bem mais amplo... E na verdade desvios de Tolkien ocorrem bastante né, tem muitos usuários que tem pouquíssimo interesse em Tolkien e se focam em assuntos prosaicos (Esportes, Comunidades e Clubes)... Isso porque esses assuntos são naturalmente alimentados por ex-fãs, e posteriormente acabam atraindo não-fãs diretamente para essas seções...

Por outro lado, esse mecanismo não ocorre tanto em seções como Literatura, Cinema, TV, Anime... Seria legal ter mais usuários concentrados nessas seções também.... Público de anime, por exemplo, eu sei que é bem amplo... É tão amplo que dava pra investir em várias subseções... Por exemplo, tem gente que é famosinha até no fandom de Digimon,(!) e se viesse pra Valinor e passasse a postar aqui, ia facilmente trazer meia dúzia de usuários, quiçá o dobro disso. Fico imaginando então em fandoms maiores e mais consagrados, o potencial seria ainda maior... O fandom de RPG, por exemplo... Mas aí teria que fazer uma busca mais ativa por usuários desses meios, e teria que estar disposto a furar a bolha que é a Valinor...
 
Última edição:
Se é para sugerir mudanças... err (é para sugerir?)... poderiam juntar num só os fóruns "Jogos & Outros Hobbies", "RPG" e "Jogos Eletrônicos", com este último sendo o principal (?) e os demais seus subfóruns, dada a óbvia preferência que hoje eles têm (e não pela quantidade de tópicos no histórico). Os atuais subfóruns de RPG nem parecem fazer qualquer sentido, na verdade... :think:

O subfórum "Planeta Bizarro? etc..." embora tenha um bocado de novos tópicos entre 2019-2020 (quase todos do @Fúria da cidade haha) me parece que não gera quase nenhuma interação (comentários), talvez até por ser subfórum e ninguém entrar lá. Poderia, quem sabe, ser misturado com o próprio "Atualidade e Generalidades", de repente.

O "Nostalgia" teve um único tópico (sem resposta) em dois anos... Não poderia ser fundido com o ValiNerds, sei lá? É um tópico meio deprimente, na verdade. Os dois parecem já bem abandonados. :lol:

Penso nisso aí como forma de tornar o fórum mais enxuto. Também acho que assusta ver aquele moooonte de coisa — e o pior é saber mesmo que muitas não têm razão de existir mais.
 
Trouxe as mensagens para cá. Tópico para sugestão de mudanças nos sub-fóruns da Valinor.

Só lembrando que tem o Fale Conosco também para caso queira entrar em contato direto com os administradores do fórum.
 
Vou compartilhar uma sugestão que postei algum tempo no Fale Conosco, ainda aguardando resposta, mas que talvez seja interessante outros opinarem, principalmente aqueles que participam do fórum há mais de cinco anos tempo e tiveram a oportunidade de conhecer de outros sub-fóruns que já existiram aqui no passado:

@Deriel

Há muito tempo existe o sub-fórum Jogos & Outros Hobbies do qual no passado derivaram os subfóruns Jogos Eletrônicos e Esportes.

Porém depois dessa separação há mais de uma década, esse sub-fórum ficou completamente isolado e diga-se de passagem muito subutilizado, pois é disparado o menos movimentado e mais vazio dentro da seção Fãs de Tolkien Também Têm Outros Interesses!

O que gostaria de sugerir aqui não é a criação de um novo sub-fórum, mas uma readequação deste que já existe, otimizando e rebatizando-o de modo a incorporar tópicos que hoje estão no Atualidades e Generalidades, o que deixaria esse sub-fórum mais abrangente e mais volumoso em mensagens e tópicos, o que acaba potencialmente ficando mais atraente para atrair novas discussões com a percepção dos usuários que existe uma área mais específica e adequada pra esses temas.

A minha sugestão é rebatiza-lo como: Artes, Viagens & Outros Hobbies pelas seguintes razões:

1 - Artes e viagens já tiveram no passado sub-fóruns próprios e dezenas de tópicos sobre esses temas hoje estão esparramados e completamente esquecidos no Atualidades e já algum tempo esses temas aparecerem discretamente no Jogos & Outros Hobbies pelo simples fato de artes e viagens serem considerados hobbies. Então se o sub-fórum for rebatizado com esse nome poderia ficar mais interessante e abrangente.

2- Outra coisa que acontece, é que pelo fato de existir dois sub-fóruns iniciando com a palavra Jogos, é comum usuários novos se atrapalharem e abrir tópico de jogos eletrônicos em Jogos & Outros Hobbies, assim como o inverso ocorre com jogos de tabuleiro em Jogos Eletrônicos. Uma mudança no nome desse sub-fórum ajudaria bastante a acabar com esse tipo de confusão que de vez em quando ocorre.

Dessa forma fica a sugestão e caso ache interessante me coloco a disposição para relacionar todos os tópicos de artes e viagens que se encontram no Atualidades para facilitar movê-los para esse sub-fórum.

Grato pela atenção.
 
Comentando por partes...

Se é para sugerir mudanças... err (é para sugerir?)... poderiam juntar num só os fóruns "Jogos & Outros Hobbies", "RPG" e "Jogos Eletrônicos", com este último sendo o principal (?) e os demais seus subfóruns, dada a óbvia preferência que hoje eles têm (e não pela quantidade de tópicos no histórico). Os atuais subfóruns de RPG nem parecem fazer qualquer sentido, na verdade... :think:

Curiosamente e também historicamente, o RPG aqui sempre funcionou como um universo paralelo a parte aqui dentro da Valinor. No RPG tirando alguns pouquíssimos usuários como o @Jeff Donizetti que no passado durante anos carregou aquele sub-fórum quase que inteiro nas costas, eventualmente o @Ranza, eu diria que mais de 90% de quem posta lá não se mistura, muito menos interage ou tem interesse de interagir com qualquer outra parte do fórum, sepultando definitivamente pra sempre uma velha teoria do @Kainof que dizia que Esportes era a maior panelinha hermeticamente fechada do fórum, só que tirando o Bazani que só aparece pra falar de um time cuja torcida inteira cabe dentro de um Fusca, a maioria pelo menos, sempre participou e interagiu com o resto do fórum.

O tópico Combos D&D 5.0 que é o tópico mais popular e regular desse sub-fórum é a síntese perfeita disso, com centenas de usuários diferentes que raríssimamente você verá algum deles participando do restante do fórum.

Sinceramente? Pra não prejudicar essa galera que está habituada a ficar no seu canto, eu jamais proporia fundir o RPG com outros sub-fóruns e sim deixa-lo mais enxuto. Nessa segunda parte eu concordo plenamente contigo.

O subfórum "Planeta Bizarro? etc..." embora tenha um bocado de novos tópicos entre 2019-2020 (quase todos do @Fúria da cidade haha) me parece que não gera quase nenhuma interação (comentários), talvez até por ser subfórum e ninguém entrar lá. Poderia, quem sabe, ser misturado com o próprio "Atualidade e Generalidades", de repente.

Quem sugeriu esse sub-fórum foi o sumido @Morfindel Werwulf Rúnarmo . Na boa, acho bom ele ficar do jeito que está, porque de certa forma ele serve de filtro pro Atualidades ter tópicos teoricamente mais sérios não se misturarem com o que é bizarro.

O "Nostalgia" teve um único tópico (sem resposta) em dois anos... Não poderia ser fundido com o ValiNerds, sei lá? É um tópico meio deprimente, na verdade. Os dois parecem já bem abandonados. :lol:

Penso nisso aí como forma de tornar o fórum mais enxuto. Também acho que assusta ver aquele moooonte de coisa — e o pior é saber mesmo que muitas não têm razão de existir mais.

Valinerds comprovadamente é parado, mas Nostalgia vez ou outra tem tópico ou post novo. Esse eu ainda defendo manter.

O que realmente é parado e você não observou por talvez não frequentar são alguns sub-fóruns Tolkien. Lá sim talvez seja necessário fundir os totalmente estagnados com os mais movimentados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo