• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sugestão de leitura

Bialencar

Usuário
Amigos da Terra média, podem me indicar livros de fantasia ou aventura medieval com heroínas femininas? (com exceção de qualquer coisa de As Cronicas de Gelo e Fogo) Agradeço desde já a sugestão :)
 
Heroínas em mundos medievais é algo bem amplo. Tem as históricas e as fictícias.

Até seria possível dar uma olhada em listas de romances mais folhetinescos como as do Goodreads tipo essa:

Best Strong Medieval Heroines
Romance novels from medieval ages that feature a strong heroine

Mas verdade é que bom dar antes uma olhada no que os folcloristas igual a Terri do blog Myth and Moor comentam sobre heroínas em fantasia pra ajudar a filtrar pois o Martin é dark Fantasy, diferente da alta fantasia do Tolkien:

Wily and brave: the heroines of fairy tales

A Terri mora em Dartmoor que é a região aonde moram um dos artistas que desenham para o material de Tolkien.

No sentido do típico do "conto de fadas" do assunto Cinderela e E Bela e a Fera são títulos com raízes na idade média ("Era uma vez em um reino distante..." da época dos feudos) em que a protagonista traz qualidades de heroísmo (bravura, honestidade, etc...)

Autores medievalistas como o Tolkien buscam a abordagem mais clássica (o medievo se inspirava no clássico) voltada para uma organização que deriva de um panteão (das mulheres comuns, passando pelas elfas e meio-sangues até as deusas) e algumas heroínas são efetivamente figuras que entre os gregos seriam deusas, por exemplo a Eos a titanesa do amanhecer combina com a Arien Ainu guardiã do sol:


Autores que inspiram o Tolkien como o George McDonald também escrevem sobre heroínas medievais como a garota no livro A Princesa e o Goblin (The Princess and The Goblin, que está gratuito em inglês no site Project Gutenberg)

Com a característica mais humana Shakespeare também tem mulheres bem heróicas como Rei Lear em que uma das filhas é a pessoa com a cabeça mais no lugar de todo o reino. É importante frisar o "humano" porque algumas fantasias a heroína é de outra raça igual o conto da Polegarzinha (Thumbelina).

No mundo pop atual, na fantasia mais superficial (exemplo, o gênero de tecno-fantasia igual Final Fantasy), autoras floresceram com livros que as vezes eram apenas com protagonistas mulheres como a Marion Zimmer em A Corrente Partida (fala de uma guilda de mulheres chamadas As Renunciantes), e mesmo alguns livros do ciclo de Avalon que é algo mais pesquisado e rebuscado se afastando da superfície tipo A Casa da Floresta e A Senhora de Avalon.

Eos, William-Adolphe Bouguereau

220px-William-Adolphe_Bouguereau_%281825-1905%29_-_Dawn_%281881%29.jpg
 
A Roda do Tempo, de Robert Jordan. Sempre falo sobre a série aqui no fórum. Várias das personagens principais são mulheres. Mas já aviso que a saga é longa: são 15 livros mas no Brasil por enquanto só temos traduzido até o sexto e não sabemos quando teremos a tradução do sétimo. Mas nos EUA a saga já foi concluída, tá? São 14 volumes + 1 prequel e nada mais.

Enfim, se tiver interesse em dar uma lidinha no primeiro livro da série pra saber como é, vai em frente! Mas tem muitas personagens boas que não aparecem logo de cara no primeiro volume. Ainda assim, acho que vale a pena dar uma olhada.
 
Obrigada pela sugestão pessoal, gosto do estilo alta fantasia do Tolkien, sou fã de conto de fadas também e já li a saga Avalon da Marion Zimmer, mas não os outros dela. O campo é realmente amplo e dark fantasy é a moda (não sou muito fã) por isso é bom filtrar mesmo. A série Oz por exemplo, clássico da literatura infantil eu vi que ganhou uma versão dark hoje em dia, essa é a moda! e eu confio no bom gosto de quem é fã do Professor, por isso decidir perguntar :)
 
Ia indicar justamente As Brumas de Avalon.

Não sei se você curte livros numa pegada mais young adult, que geralmente envolve romance etc. A Sarah J. Maas tem algumas boas sagas de heroínas femininas, como Corte de Espinhos e Rosas e Trono de Vidro.
 
Uma outra dica é que no gênero de fantasia simples estilo "RPG" o campo aumenta ainda mais quando se considera os personagens principais em torno do protagonista.

Dois dos mais recentes que li e que possuem personagens femininos importantes/fortes (protagonistas do cast principal que fazem muitas coisas), são Elantris do Brandon Sanderson e O Olho do Mundo do Robert Jordan.

Elantris é sobre a queda/maldição de uma cidade e a busca para conseguir restaurá-la. A princesa Sarene é personagem chave na política da história. Já O Olho do Mundo tem por exemplo a Moirane Damordred que é uma feiticeira Aes Sedai (parecida com a Morgana de Avalon) que vai junto do grupo.

Eu sempre gosto de ficar de olho em histórias que tem círculos ou grupos de heróis tipo Record of Lodoss War pois essas também tem heroínas fortes (em Lodoss tem a elfa Deedlit que tem umas magias).

Ambos livros são bem divertidos:

Elantris

Elantris_cover.jpg


O Olho do Mundo

51T4OFLG8ML._SX340_BO1,204,203,200_.jpg


Princesa Sarene e seu fiel "globo de luz" ajudante:

9eca39384f3f15c9283504441800b2da.jpg


Moiraine, a Aes Sedai

francesca-resta-moiraine-nijiart2-001.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo