• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sucesso financeiro X Evolução humana

Estamos nos focando demais no sucesso financeiro ao invés das questões que proporcionam a evolução da humanidade?

Por evolução me refiro a qualidade de vida e não necessariamente ao estilo de vida.

Sei que em certo aspecto toda profissão contribui de alguma forma para a sociedade. Não quero dizer que alguém que trabalha vendendo picolé de chuchu deveria estar fazendo outra coisa. Me refiro ao aspecto macro da sociedade e no que ela dá mais incentivo pelo seu tempo.

Entretenimento é muito importante, mas realmente precisamos contribuir tanto para as pessoas responsáveis por jogar futebol?

Ao selecionar uma carreira profissional devemos optar pelo o que nos proporciona realização pessoal ou realização financeira?

Essas questões estão em evidência em minha mente e gostaria de discuti-la com vocês.
 
Já tive a oportunidade de ter abraçado se quisesse trabalhos em empresas que me proporcionariam melhores e elevados ganhos financeiros, mas nenhum era no segmento que eu gostaria.

Desde então sigo há mais duas décadas trabalhando por conta própria, mas com o diferencial de trabalhar no que eu gosto, aonde gosto e fazendo o horário que eu bem entender, três itens que afetam positivamente na minha qualidade de vida. Mesmo não tendo um ganho financeiro ganho, eu não me arrependo de nada.
 
Já tive a oportunidade de ter abraçado se quisesse trabalhos em empresas que me proporcionariam melhores e elevados ganhos financeiros, mas nenhum era no segmento que eu gostaria.

Desde então sigo há mais duas décadas trabalhando por conta própria, mas com o diferencial de trabalhar no que eu gosto, aonde gosto e fazendo o horário que eu bem entender, três itens que afetam positivamente na minha qualidade de vida. Mesmo não tendo um ganho financeiro ganho, eu não me arrependo de nada.
Você poderia compartilhar a natureza do seu trabalho?
 
Penso muito sobre isso, mas não sei se consigo conversar a respeito sem ser num bar. :lol: Muita filosofia pra botar num post.
 
Levo o seguinte mantra.
Existem 2 tipos de sucessos.

O 1º é o sucesso pessoal, este você avalia pelo o que você realizou na sua vida e como você sente com as suas realizações: trabalho/família/salário/conquistas/viagens e etc.
Esse é o sucesso que você deve dar importância pois esse irá lhe trazer felicidade (ou não) e deve ser sempre que possível analisado.
É importante você se dar um feedback de onde está, onde quer chegar e como chegar lá. Mudar/crescer e etc.

O 2º sucesso é aquele que a sociedade irá se impor sobre você. Normalmente ele é medido pela conta bancária da pessoa. Se a pessoa tiver grana ela tem sucesso, mas sabemos que nem sempre isso é uma verdade. Vemos várias pessoas famosas e/ou muito ricas deprimidas ou suicidas.
 
Você poderia compartilhar a natureza do seu trabalho?

Área: Eletroeletrônica.
Durante a semana: comercio eletrônico de transformadores, carregadores e fontes.
Finais de semana: Engenharia com projeto e execução de sistemas de iluminação de emergência comercial/residencial/rural ou industrial e sistemas alternativos de geração de energia.

Meu "ganha-pão" principal (digamos que uns 75%) está concentrado nos finais de semana. Se por um lado eu raramente aproveito Sábados e e Domingos como qualquer um (em média só uns dois ou três por ano), de outro sempre nesses dias eu viajo desde 1999 por todo o país, em diversas cidades diferentes (de uns cinco anos pra cá muito mais pelo interior mineiro e paulista) e depois faço meu próprio "Sábado e Domingo" durante a semana quando quiser, pois a parte de comércio eletrônico dos meus produtos é bem mais tranquila.

Mas o meu grande prazer estar aliar o trabalho a área que eu gosto sem uma coisa chata chamada rotina, com as viagens e aproveitar muito bem o que cada cidade oferece, pois não é fácil pra qualquer um conhecer um país de dimensões continentais como o Brasil e constatar que é um país de um potencial tão rico, mas que seu povo de modo geral não tem uma ideia bem formada de tudo que temos, achando que o que vem de fora é sempre superior. Hoje se alguém chega pra mim e mesmo que brincando "Se você ganhasse um pacote pra uma semana com todas as despesas pagas e pudesse escolher só entre Londres, NY ou São Gabriel da Cachoeira-AM, qual delas escolheria?" Iria pra São Gabriel sem pensar :)

Por isso não trocaria nada do que vivi e aprendi nessas viagens por um trabalho altamente remunerado burocrático, rotineiro e sedentário passando várias horas com a bunda colada na cadeira de um escritório por nada.
 
Sucesso financeiro está mais ligado a disciplina e determinação para atingir um objetivo, é um dom que poucas pessoas possuem. Pessoas com esse perfil são como locomotivas; elas traçam uma meta e seguem, não importando quantos vales desertos, abismos ou tuneis escuros, elas chegam lá. E quando se encontra alguém assim, ou você se torna passageiro e segue até a próxima estação ou se torna vagão e acompanha até o fim do percurso :lol:

Eu vejo a situação atual da sociedade de uma forma pouco otimista, há um crescente desgaste moral e afetivo entre as três gerações. Além da inversão total de valores, é triste constatar que o brasileiro torce o nariz para alguém mais instruído (culto ou erudito são blasfêmias), mas faz das tripas coração para ver os filhos com curso superior.
 
Os brasileiros precisam começar a investir em massa na Bolsa de Valores, em ações PN do Banco do Brasil. E cada um precisa ter uma poupança. E os brasileiros precisam para de fazer dívidas, e de comprar produtos da moda tecnológica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo