1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Stuff]

Tópico em 'Enciclopédia Valinor' iniciado por Mith, 15 Fev 2005.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Mith

    Mith This server is too busy!

    Ah, foi um erro meu de não criar um tópico para assuntos que não se encaixam nos outros...tópicos!

    Bom, aqui está!

    :pula:
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    -Escrevi sobre o livro Roverandom:


    Roverandom

    No verão de 1925, um pequeno menino brincava numa praia em Filey, na ânsia de atirar pedras ao mar, deixou o seu brinquedo favorito - um cãozinho preto e branco feito de chumbo - cair na areia. Ele nunca mais o encontrou.

    O pobre Michael - esse era o nome do menino - ficou desolado, apesar da longa procura ele, seu pai, e seu irmão mais velho não conseguiram encontrar o cãozinho em qualquer lugar. Acontece que Michael era sortudo, pois era filho de alguém que poderia consolá-lo, era filho de [[John Ronald Reuel Tolkien]].

    John então criou uma história para justificar o desaparecimento do brinquedo. Uma história aonde um cachorro de verdade é transformando num brinquedo como punição dada por um mago. Após virar um brinquedo, o cão (que se chama Rover) é comprado por um menino muito parecido com Michael, mas foge para encontrar um feiticeiro capaz de trazê-lo de volta à sua forma real.

    Depois de encontrar-se com o feiticeiro-da-areia Psamatos Psamatides, Rover ainda vai para a Lua e para o fundo do mar. Como na lua e também no mar existem mais dois cães chamados Rover, o herói dessa história passou a ser conhecido como Roverandom (do inglês Rover, aventureiro e Random, errante, ao esmo, ao acaso).

    Tolkien gostou muito da história que contava e, após amadurecê-la mais um pouco, começou a passá-la para o papel. Não se sabe exatamente em que data Tolkien começou a escrever Roverandom, mas acredita-se que tenha sido no final de 1927.

    Foi em 1937 que o escritor enviou sua obra para a editora Allen & Unwin, que por sua vez encaminhou para o pequeno Rayer Unwin avaliar. O parecer de Rayer foi dado em 13 de janeiro daquele ano, aonde ele disse que a obra é "divertida e bem escrita". Apesar da opinião favorável, o livro não foi aceito para a publicação. Com o enorme sucesso de [[O Hobbit]], Allen & Unwin queriam uma continuação, antes de mais nada. Tolkien então começa a se dedicar exclusivamente ao "novo hobbit", sua obra-prima "[[O Senhor dos Anéis]]" e nem ele nem a editora se preocupariam de novo com Roverandom.

    Muitos anos mais tarde (quando Tolkien já havia falecido), Christopher Tolkien (filho mais novo do escritor, que era apenas um bebê quando o brinquedo-Rover foi perdido) conseguiu que a obra fosse publicada com algumas modificações nos erros deixados na obra não revisada do professor Tolkien.

    Quanto a esse livro, não seria errado afirmar que, sem ele e outras histórias contadas por Tolkien, [[O Senhor dos Anéis]] e [[O Hobbit]] não teriam chegado a existir. O professor era muito satisfeito com sua posição de contador de histórias para a família e foi o grande sucesso desses pequenos contos (como Roverandom) que nasceu a ambição de escrever um livro para publicação - esse livro viria a ser [[O Hobbit]].

    Fica então uma lição: se algum dia você estiver caminhando por uma praia em Filey e tropeçar num pequeno cachorro de chumbo, já muito velho e desgastado pelo tempo, não o despreze. Pode haver muito mais história por trás desse brinquedo do que podemos imaginar.




    Pronto, o que vocês acharam?
    Vou fazer algo sobre o livro Mestre Gil de Ham, que acho que também não têm lá.

    Edit: vocês não acham que esse texto ficou meio fora do estilo adequado à uma enciclopédia?
     
    Última edição: 23 Out 2005
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu não achei que foge do estilo, Bag.. eu gostei do texto. XD

    Sim, é o que deve ser feito.

    editar e colocar [[vide artigo xxx]], na medida do possível e com o andar da carruagem, vamos fazendo isso.
     
  4. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Bom, eu peguei um pouco de cada artigo já existentes, corrigi algumas coisas, adicionei textos externos e imagens, etc e etc e compilei um texto sobre os anões:

     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Nossa, faz um século que estou tentando escrever sobreo Mestre Gil, mas não saiu nada de bom. Agora finalmente acho que consegui, fiz um resumo do livro, ficou legal, eu acho.


    Mestre Gil de Ham

    De acordo com a história de Tolkien, o vale de Tâmisa, na Inglaterra, outrora foi palco de acontecimentos fantásticos, com dragões e gigantes. Foi lá que viveu um herói que nunca quis nada com o heroísmo: Mestre Gil de Ham.

    Mestre Gil era apenas um fazendeiro que vivia tranqüilo em sua fazenda junto do covarde cão Garm e de sua égua cinzenta. Certo dia, um gigante perdido acaba chegando nas terras de Mestre Gil, causando grande destruição. Ao atirar com um bacamarte, Gil faz o gigante pensar que foi picado por uma mosca, o que o leva a ir embora.

    A população do povoado de Ham passou a considerar Ægidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo (Mestre Gil de Ham) um herói defensor da pátria. Até o Rei Augustus Bonifacius rex et basileus reconheceu o seu heroísmo e lhe mandou uma espada antiga como recompensa.


    Algum tempo depois, o cão Garm, que estava passeado longe de casa, se depara com um enorme dragão. Após quase ser comido, Garm volta para casa e pede para seu dono derrotar a fera. Mestre Gil, que não era um genuíno herói, não vai combater o dragão.

    Aconteceu, porém, que nenhum Cavaleiro do rei ousou desafiar o lendário dragão Chrysophylax Dives, o que levou este a avançar livremente pelo reino, chegando bem próximo do povoado de Ham. O povo assustado passa a pressionar Ægidius para que este derrotasse o dragão, mas ele ainda criava desculpas para não ter que se arriscar.

    Mestre Gil finalmente teve de sair à guerra, quando o Pároco descobriu que a espada dada pelo rei era Caudimordax, ou Morde-Cauda, como era popularmente conhecida. Essa espada pertencera a um antigo guerreiro e recusava-se a ficar na bainha quando havia um Dragão no raio de cinco milhas de sua localização. Era o artefato perfeito para combater Chrysophylax.

    Ægidius montou sua égua cinzenta e, acompanhado de seu medroso cachorro, partiu para a batalha. O encontro com o dragão foi mais uma prova da sorte do fazendeiro: a égua se assustou e derrubou Mestre Gil, que deixou cair sua espada Morde-Cauda. Chrysophylax não gostou nem um pouco de ver aquela espada e queria de qualquer maneira evitar uma batalha. Gil empunhou a arma, que agiu imediatamente atacando o dragão na asa.

    Impossibilitado de voar, o feroz animal foge correndo do atônito fazendeiro, que o persegue a galope até o vilarejo de Ham, aonde o dragão se rende, em frente a todo o povo. Como castigo para a Fera, o povo de Ham decidiu que ela deveria entregar todo o seu tesouro e que tinha que o buscar em seu covil e trazê-lo de volta em oito dias.

    Como já era de se esperar, o dragão não voltou com seu tesouro, o que provocou a ira do rei Augustus Bonifacius, que contava com as riquezas. Após muitos dias terem passado da data de retorno do dragão, uma comitiva de cavaleiros, liderada por Mestre Gil de Ham, partiu ao encontro de Chrysophylax. Chegando a seu covil, foram atacados sem aviso, o que levou muitos a morte e fez com que os outros todos fugissem.

    Todos menos um: Ægidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, que continuou parado ao lado de sua égua com Caudimordax na mão. O dragão se sentiu amedrontado perante o fazendeiro e cessou seus ataques, rendendo-se por medo. Mestre Gil fez Chrysophylax carregar grande parte de seu tesouro para Ham, com a promessa de que serviria o fazendeiro quando necessário.

    Ao chegar em casa, Ægidius não se apresentou ao rei, nem levou-lhe seu tesouro, o que inflamou de cólera o monarca. Com alguns bons cavaleiros, ele foi até a fazenda do Herói no vilarejo de Ham, mas nada conseguiu: nem um pedido de desculpas pela insolência, nem uma moeda do tesouro. Os cavaleiros fugiram todos de medo do dragão e rei logo os acompanhou.

    Por milhas e milhas dali os povos louvaram Ægidius Ahenobarbus como seu senhor, chegando a coroá-lo como Ægidius Draconarius, ou Velho Gil do Lagarto, como era mais conhecido. Chrysophylax permaneceu um bom tempo junto de seu novo mestre, antes de partir de volta para casa e, enfim, encontrar quem havia começado com toda essa história. Após um longo sermão dado pelo dragão, restou ao gigante afirmar "Um Bacamarte, era isso mesmo? Achei que fossem mutucas!”.
     
  6. Bagrong

    Bagrong RaG

    Lord? Mith?
    Esse texto vai para os Itens Atualizados??
     
  7. Mith

    Mith This server is too busy!

    Agora tá lá, Bag :cerva:
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    Hum, não vi outro tópico que postar isso, então vai aqui mesmo. =)

    Páginas revisadas para categorização
    ---------- 2 de Outubro de 2006
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [acho que tem que ser editada, pois o nome está com erro de digitação - é erro de digitação mermo? o_O]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [erro de digitação]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [erro de digitação]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [erro de digitação]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizada]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado - fazer redirecionamento]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizados]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    ---------- 2 de Outubro de 2006
     
  9. Mith

    Mith This server is too busy!

    4 de Outubro - artigos categorizados

    ---------- 4 de Outubro de 2006
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [categorizado]
    ---------- 4 de Outubro de 2006

    Categorizei poucos artigos hoje porque ainda tenho que fazer uma pilha de redação e discursiva. Vest, vest :jornal:
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar