1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Outro dia fui ler sobre fenômenos fantasmas de andarilhos que perambulam por lugares que assumem uma aparência totalmente diferente, assumindo qualidades diferentes quando outra dimensão é penetrada.

    Enquanto lia um texto do autor sobre observação de árvores (no texto ele dizia ter lido um livro inteiro de Tolkien ao ficar olhando para as árvores do quintal :D) encontrei um trecho interessante que lembra bastante a sensação de um Hobbit entrando na floresta velha, a saber:

    De árvores que as vezes pareciam mais próximas da cerca enquanto outras vezes pareciam estar mais distantes a depender da hora do dia e o que é mais estranho... Os caminhos e picadas dentro dela mudavam constantemente de lugar. Ou seja, olhar para algo nunca era olhar para a mesma coisa do jeito que havia sido... Que aqui no caso vale o quote do texto do site que descreve muito bem como deve ter sido a entrada dos Hobbits em um lugar com leis diferentes:

    O site todo é interessante, aliás:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mas então.... voltando ao ponto, é muito interessante ver nas passagens negritadas que os sintomas dos Hobbits se assemelham à penetração de uma "dimensional fortress" (fortaleza dimensional) dotada de mais vida do que aquela vida que havia do lado de fora da floresta.

    A bem da verdade os conceitos parecem se tornar diferentes dos existente no dicionário, por exemplo, quando se compara o silêncio de fora da floresta com o silêncio de dentro da floresta e que a palavra "alarmante" de fora difere do seu par dentro das terras de Bombadil e Fruta D'Ouro.

    Inclusive no post que vem na seqüência deste há a inevitável alusão do tema ao "Mágico de Oz":
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Quer dizer, dentro daquelas terras não pareceria estranho se árvores caminhassem ou se interagissem com as pessoas que é o que na verdade ocorre no ataque do salgueiro. De modo que Bombadil aplica um novo transe hipnótico que infunde obrigação mais forte do que o pior dos machados.

    Se pararmos para pensar bem o conteúdo da cabeça dos Hobbits deve ter perdido as relações e ligações de significação daquele mundo (ampliando o sentido de totally lost) porque tinha sido construída com base em outro mundo.

    Se seguir o sentido de ampliação o termo "stray sod" poderia ser expandido para não apenas arbustos encantados por fadas, mas também pedra, terra, cores, névoa, sombra, luz... E cada um deles teria a sua própria fórmula de controle... Dimensionalmente falando, cada uma possuiria uma relação de conversão de energia em um tipo de massa mágica E=mc2 para cada corpo.

    No fim das contas... so much for those poor little hobbits.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 27 Ago 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. amon_amarth

    amon_amarth Usuário

    É verdade, essa interação sentida com as árvores é muito interessante. Vou dar uma olhadela no blog.:)

    Bom post.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu mesmo favoritei porque foi um achado.

    Um estudioso ufólogo, fã de Tolkien e Stanislaw Lem, que pesquisa paranornalidade e que trocava cartas com Carl Sagan... Fantástico.

    Quando ele comenta sobre "middle kingdom" (mundos de outras dimensões) ele faz referência ao Tolkien. Outro dia estava lendo outro post com uma lista muito curiosa (lista de casos ufológicos mundiais importantes defendidos por 33 militares). Imagine só que nessa lista escolhida pelos militares tem um caso de "Leprechaun" (homenzinhos que tentaram roubar as meias de uma mulher). Tolkien tinha um passado militar também...

    Na mesma hora fiquei pensando nas relações com Tolkien e em que tipos de ligações com a natureza o autor deve ter tido para criar os Hobbits. No fim das contas os Hobbits deram tanta sorte para a terra média quanto um Leprechaun (quer dizer, dão sorte se forem capturados porque atenderiam a 3 desejos).
     
  4. -Failivrin-

    -Failivrin- Amaterasu

    Talvez seja hora de rever conceitos... o_O
    Mas sim, foi um post interessante.
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar