• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stonehenge, oque voce acha que eh isso ?

De stonehenge para as pirâmides... esse povo não se decide...

Houvi dizer que o Stonehenge era usado como centro de sacrifícios (humanos e não humanos). A pedra central é onde a "oferenda" fca (a churraqueira que o deriel falou).

Mas me parece que é muito mais antigo que isso. E se não me ingano as pedras que o constituem não são da região... Vai saber??? :o?:

Sub Zero disse:
Stonehenge, o que vc acha que é isso?

É..... er..... tipo..... pedras né????

Deriel disse:
Eu andei comprando tb o Livro de Ouro dos Mistérios da Antiguidade (alias, esse livro é uma preciosidade!) que fala justamente sobre "mistérios da antiguidade"
duh.

Pra mim aquilo é coisa de ET

o Dirhil,
nao me diga que sao pedra hahahaa
eu quis dizer oque aquilo que dizer, para que serve e tal...
mais vc tava brincando neh /... ( tomara ... )

bom....
numa visão objetiva e rápida saum só pedras mesmo.... :D
numa visão arqueologica e historica a coisa muda....
pra mim saum lugares d rito mesmo....ritos d q eu já naum sei....
mas q ou saum d ritos ou saum enfeites.... :mrgreen:
naum tem como ser otra coisa....

Fiz algumas pesquisas sobre o assunto Stonehenge e repasso algumas informações interessantes pra todos:

* O que sabe-se
- Stonehenge começou a ser construída por volta de 3000 A.C. e passou por sucessivas modificações, aumentos e incrementos até 1600 A.C. quando foi abandonado (não tem nada a evr com druidas, celtas, romanos ou nórdicos)
- as pedras utilizadas no circulo externo vieram de uma pedreira ha 20 milhas
- as pedras utilizadas no circulo interno vieram do Pais de Gales via rota maritima
- como as pedras foram transportadas (trenos de madeira e balsas, respectivamente)

* Em que há dúvidas
- exatamente qual a função original (o mais provavel é tratar-se de um templo solar)

Alias, tem um trechinho do "Mistérios da Antiguidade", que fala especificamente sobre a construção das pirâmides, que eu acho bastante oportuno citar aqui:

Desde o triunfo do darwinismo no século XIX, a teoria da evolução tem sido lamentavelmente mal interpretada por muitos, como se tudo vivesse em constante progresso, inclusive a inteligência humana e a inventividade técnica, o que simplesmente não ocorre. Como demonstramos em nosso livro Ancient Inventions, muitas surpreendentes descobertas tecnologicas do passado foram simplesmente esquecidas, tendo às vezes que esperar séculos até serem redescobertas (quando o são). No entanto, nos aferramos tanto à idéia de progresso que a idéia de uma evolução em linha reta, das antigas civilizações até a nossa, ainda exerce uma influência repressora na imaginação das pessoas. E ainda hoje é utilizada para fornecer argumentos ilusórios de que os egípcios não eram suficientemente inteligentes para construir por conta própria as Grandes Pirâmides.

Deriel disse:
Alias, tem um trechinho do "Mistérios da Antiguidade", que fala especificamente sobre a construção das pirâmides, que eu acho bastante oportuno citar aqui:

Desde o triunfo do darwinismo no século XIX, a teoria da evolução tem sido lamentavelmente mal interpretada por muitos, como se tudo vivesse em constante progresso, inclusive a inteligência humana e a inventividade técnica, o que simplesmente não ocorre. Como demonstramos em nosso livro Ancient Inventions, muitas surpreendentes descobertas tecnologicas do passado foram simplesmente esquecidas, tendo às vezes que esperar séculos até serem redescobertas (quando o são). No entanto, nos aferramos tanto à idéia de progresso que a idéia de uma evolução em linha reta, das antigas civilizações até a nossa, ainda exerce uma influência repressora na imaginação das pessoas. E ainda hoje é utilizada para fornecer argumentos ilusórios de que os egípcios não eram suficientemente inteligentes para construir por conta própria as Grandes Pirâmides.

isso eu concordo....
axo absurda a idéia d alienigenas vindo contruir essas construções lá no Egito....
já temos descobertas suficientes (d pergaminhus e talz) q comprovam q eles eram genios em matemática, arquitetura e talz....

putz..eu ia faze a terrivel pergunta de como eles levaram aquelas pedras pra lah...
mias deve ter cido mais facil do que no egito, para fazer aquelas piramedes e levar as pedras que encaixam perfeitinho pra lah deve ter dado algum trabalho bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
grande...

Bom, as pedras de Stonehenge são, em geral, mais pesadas do que as das grandes pirâmides. Mas é aquele negócio, com tempo, paciência, mão-de-obra e uma dose de engenhosidade, tudo se arrasta, empurra, vira, torce, lixa, esculpe, etc, etc, etc

O monumento de Stonenheng (na planicie de mesmo nome) é um dos Cairms, lugares sagrados com grande concentração de força mistica, para os antigos povos celtas...era la o lugar de reunião e celebração de rituais dos solciticios e equinocios (Beltane- primavera) e coisas do tipo....

bom, amanha eu posto mais informações aqui,,,,alem desse livro que o Deriel falou, vcs podem achar bastante coisa no Livro de Ouro da Mitologia

Sim, a construção é anterior, porém foi um dos lugares sagrados mais cutuados por esse povos...era o Cairm mais importante e conhecido na europa.... :wink:

Seguinte.... to lendo um livro agora chamado Avalon e o Graal...

ele foge um pouquinho de religião e enquadra mais nos temas históricos...

interessantes pontos a respeito de Stonehenge, Glastonbury e a Bretanha

o bom é que ele é fininho e bem barato

Com toda minha sinceridade, fiquei com muita preguiça de ler tudo o que já foi escrito, mas como a pergunta inicial parecer ser séria, vou responder com base numas aulas de História da Astronomia que estou tendo na UFES.

Quando eu escrever: isso foi assim-e-assado, leia-se: a hipótese é que isso foi assim-e-assado...

Na Antiguidade, ciência, religião, cultura, etc, eram tudo a mesma coisa.

---------------------------------------

Há muito tempo atrás, os homens começaram a relacionar os diversos ciclos da natureza com o céu; assim, sabia-se quando se deveria plantar/colher/etc através de constelações, associava-se o ciclo menstrual às fases da Lua, o ciclo de reprodução dos animais a quantidade de sóis que passavam no céu e muitas outras coisas.

Com o tempo, ele começou a marcar isso. Por exemplo: no primeiro dia de piracema, um homem vai e marca um ponto numa determinada pedra onde o sol está incidindo. Daí a um ano, quando o sol voltar a esse ponto, ele saberá que é novamente o primeiro dia da piracema, e é hora de pescar.

Uma hora, ele deixa de procurar determinadas pedras e passa a erguer pontos, que tem seu ápice nos Megálitos (Mega=grande lito=pedra), que ocorrem em vários lugares e o mais famoso é o Stonehenge.

O Stonehenge (SH) não foi construído todo de uma vez (estima-se 15 mil anos =P) e a primeira parte foi um círculo com 48 pedras, representando as 12 lunações dum ano (4 fases da Lua X 12 meses = 48 pedras). Essas são pedras menores.
A entrada do SH ficava direcionada para leste, direção exata no sol nascente nos Equinócios e também é alinhado com a Estrela Polar, ou seja, ele é alinhado com as coordenadas geográficas (assim como as pirâmides, e muitos outros templos). Havia uma pedra para cada direção.
Era considerado lugar sagrado, e em sua volta havia um poço, simbolizando a separação entre o externo - normal, impuro - e o interno - sagrado - e um monte de terra em seguida.

O círculo interno foi contruído posteriormente, com cada uma de suas pedras arrastadas desde o País de Gales até a localidade, e era relacionado ao Sol. Seu diâmetro era equivalente oa diâmetro do semicírculo que a Lua traça durante todas as suas fases.
Provavelmente as pedras eram como pilares de um templo de madeira (sim, as pesquisas indicam que ele era todo coberto, ao contrário do que se pensava), com várias "janelas", que em determinados dias iluminavam marcas feitas nas paredes (como o exemplo da piracema).

De frente para a entrada havia a chamada Hellstone, que marcava o ponto exato do Solstício de Verão.

Era um lugar onde várias tribos/clãs/esqueci-o-outro-nome se reuniam para celebrações, como foi dito, muito antes de termos druidas como se conhece hoje.

-----------------------------------
Eventuais incorreções se devem à minha (falta de) memória.

Pode-se discutir muito de religião, filosofia, história da humanidade e etc só a partir do que se sabe do Stonehenge. É no mínimo, interessante.

Deriel disse:
Bom, as pedras de Stonehenge são, em geral, mais pesadas do que as das grandes pirâmides. Mas é aquele negócio, com tempo, paciência, mão-de-obra e uma dose de engenhosidade, tudo se arrasta, empurra, vira, torce, lixa, esculpe, etc, etc, etc

E se você considerar que era uma tarefa de toda uma sociedade, ainda com um carácter religioso acentuado, fica mais fácil entender.
Pode-se levar uma geração inteira só para arrastar uma pedra, mas isso vai ser feito com determinação. E uma coisa que não se tinha naquela época era pressa...

PS: Gostei da sua assinatura, Tio.

Agamennon Warren disse:
Houvi dizer que o Stonehenge era usado como centro de sacrifícios (humanos e não humanos). A pedra central é onde a "oferenda" fca (a churraqueira que o deriel falou).

Ahn, não

Costumava-se pensar isso por causa do tom avermelhado da mesma (sangue), mas quando se pesquisou mais a fundo decobriu ser apenas minério de ferro (ferrugem).

Todo mundo fala que foram feitas por ET's, que são pontos de energia, que são campos de pousos de OVNI's e etc, mas não há como ter certeza de nada só o que podemos dizer é que sim há uma certa energia no ar do local uma coisa bem mística. Não comprovamos nem que existam seres de outros planetas que nos visitam, como iremos comprovar que seres inexistentes construiram Stonehenge? Mas eu acredito que existam seres de outro planeta que nos visitam...

Adufirithion disse:
só o que podemos dizer é que sim há uma certa energia no ar do local uma coisa bem mística

Podemos é? Essa é nova pra mim :obiggraz: "detecção de energia mística no ar" :obiggraz:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back