Com toda minha sinceridade, fiquei com muita preguiça de ler tudo o que já foi escrito, mas como a pergunta inicial parecer ser séria, vou responder com base numas aulas de História da Astronomia que estou tendo na UFES.
Quando eu escrever: isso foi assim-e-assado, leia-se: a hipótese é que isso foi assim-e-assado...
Na Antiguidade, ciência, religião, cultura, etc, eram tudo a mesma coisa.
---------------------------------------
Há muito tempo atrás, os homens começaram a relacionar os diversos ciclos da natureza com o céu; assim, sabia-se quando se deveria plantar/colher/etc através de constelações, associava-se o ciclo menstrual às fases da Lua, o ciclo de reprodução dos animais a quantidade de sóis que passavam no céu e muitas outras coisas.
Com o tempo, ele começou a marcar isso. Por exemplo: no primeiro dia de piracema, um homem vai e marca um ponto numa determinada pedra onde o sol está incidindo. Daí a um ano, quando o sol voltar a esse ponto, ele saberá que é novamente o primeiro dia da piracema, e é hora de pescar.
Uma hora, ele deixa de procurar determinadas pedras e passa a erguer pontos, que tem seu ápice nos Megálitos (Mega=grande lito=pedra), que ocorrem em vários lugares e o mais famoso é o Stonehenge.
O Stonehenge (SH) não foi construído todo de uma vez (estima-se 15 mil anos =P) e a primeira parte foi um círculo com 48 pedras, representando as 12 lunações dum ano (4 fases da Lua X 12 meses = 48 pedras). Essas são pedras menores.
A entrada do SH ficava direcionada para leste, direção exata no sol nascente nos Equinócios e também é alinhado com a Estrela Polar, ou seja, ele é alinhado com as coordenadas geográficas (assim como as pirâmides, e muitos outros templos). Havia uma pedra para cada direção.
Era considerado lugar sagrado, e em sua volta havia um poço, simbolizando a separação entre o externo - normal, impuro - e o interno - sagrado - e um monte de terra em seguida.
O círculo interno foi contruído posteriormente, com cada uma de suas pedras arrastadas desde o País de Gales até a localidade, e era relacionado ao Sol. Seu diâmetro era equivalente oa diâmetro do semicírculo que a Lua traça durante todas as suas fases.
Provavelmente as pedras eram como pilares de um templo de madeira (sim, as pesquisas indicam que ele era todo coberto, ao contrário do que se pensava), com várias "janelas", que em determinados dias iluminavam marcas feitas nas paredes (como o exemplo da piracema).
De frente para a entrada havia a chamada Hellstone, que marcava o ponto exato do Solstício de Verão.
Era um lugar onde várias tribos/clãs/esqueci-o-outro-nome se reuniam para celebrações, como foi dito, muito antes de termos druidas como se conhece hoje.
-----------------------------------
Eventuais incorreções se devem à minha (falta de) memória.
Pode-se discutir muito de religião, filosofia, história da humanidade e etc só a partir do que se sabe do Stonehenge. É no mínimo, interessante.