• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consoles Steam Deck

felipeocr

Usuário
A Valve anunciou hoje um console / pc deles:


Basicamente é um console / pc portatil, que pode ser hibrido, comprando um Dock separado.

Achei interessante, aparentemente da para instalar Windows, e o hardware dele é potente para rodar jogos como Jedi Fallen Order e Death Stranding.

Vamos esperar para ver a disponibilidade no mercado nacional, infelizmente a Valve tem pessima historia com isso, geralmente não lançando os produtos deles por aqui.

O preço ficou em $399,00 dolares, $50,00 a mais que o Switch.
 
Última edição:
Vi alguns comentando que irá concorrer com o Switch, mas eu acho isto muito difícil, principalmente por conta dos exclusivos da Nintendo.

Eu gostei da ideia e quero vê-lo em ação. Eu adoro o modo portátil e é aguardar para ver o preço que será lançado por aqui.
 
Não é fácil ser concorrente direto do Switch, mas no fundo é o que torço, pois havendo concorrência isso ajudaria no custo final, mas o jeito é esperar pra ver.
 
A Valve tem a tradição de "flopar" hardware, mas esse esta vindo bem interessante, vamos ver como vai ser no mercado.

Espero que crie uma concorrencia minima com a Nintendo, e faça a mesma abaixar os preços dos jogos.

Mas não estou tão esperançoso, esperar para ver.
 
Estava vendo e jogos como Destiny 2, R6, entre outros nesta linha de multiplayer não estarão disponíveis no portátil em seu lançamento.
 
Estava vendo e jogos como Destiny 2, R6, entre outros nesta linha de multiplayer não estarão disponíveis no portátil em seu lançamento.

Então, ele vem com Linux instalado, porém ele roda Windows, então todo jogo que roda no Windows vai estar disponivel, basta formatar e instalar o sistema.

Alias, ja estão comentando sobre a possibilidade de emular Switch, no PC, alguns jogos ja rodam bem no emulador, resta saber se com o hardware do portatil, também vão rodar.

Por enquanto, vou esperar para ver se realmente vai fazer sucesso, como disse a Valve tem a tradição de "flopar" hardware, mas é promissor, esperar e ver.
 
Última edição:
Se emular jogos da Nintendo, a Nintendo vai cair em cima do console da Steam e será difícil para a Steam se defender. A Nintendo está vendendo demais seus jogos e consoles, tanto que mesmo o lançamento do PS5 e Xbox Series está afetando seu mercado.

Mas eu espero que o console da Steam se mantenha com os jogos da Steam, para que assim não tenhamos problemas futuros.

Estou curioso quanto ao limite gráfico. De certo muitos jogos no próximo ano vão exigir bem mais dos processadores, já que serão construídos tendo em vista a geração atual e deixando de lado a geração anterior.
 
Se emular jogos da Nintendo, a Nintendo vai cair em cima do console da Steam e será difícil para a Steam se defender. A Nintendo está vendendo demais seus jogos e consoles, tanto que mesmo o lançamento do PS5 e Xbox Series está afetando seu mercado.

Mas eu espero que o console da Steam se mantenha com os jogos da Steam, para que assim não tenhamos problemas futuros.

Estou curioso quanto ao limite gráfico. De certo muitos jogos no próximo ano vão exigir bem mais dos processadores, já que serão construídos tendo em vista a geração atual e deixando de lado a geração anterior.

Então, na realidade a Nintendo ja cai em cima de quem modifica e disponibiliza as roms a um bom tempo. Porém ela não pode processar a Valve, ou a Microsoft por isso, apenas quem modifica e disponibiliza as roms.

Ai resta esperar para ver se ela vai continuar fazendo isso.

Também acho que tem que ver se o console / pc, vai continuar rodando as coisas, porém o precedente é positivo, a tecnologia de hardware dele, é a mesma dos consoles da geração atual (RDNA 2), porém a potencia é menor. A resolução é menor também (é algo em torno de 720p), então pode ser que se os jogos tiverem a configuração para rodarem com graficos mais baixos, ele consiga algo.

Tem também o fato do FidelityFX, que é um upscalling inteligente da AMD (concorrente do DLSS), fazendo com que voce possa jogar os jogos em resoluções baixissimas, fazendo upscalling sem perder quase nada de qualidade, e ainda com mais desempenho.

Eu espero que crie concorrencia com a Nintendo, principalmente para ver se os japoneses abaixam os preços dos jogos, apesar de entender que até a Sony, com o Game Pass da Microsoft, ainda não se mexeu um centimetro pra isso.

É esperar e ver.
 
Mas se o Steam Deck disponibilizar algum emulador nele, de certo que a Nintendo irá cair em cima. Ainda mais se fizerem em cima dos jogos do Switch, que tem sido sua mina de ouro atual.

Eu acho difícil a Nintendo mudar sua política de preços, tendo em vista seu histórico. A não ser que aconteça algo muito impactante na empresa para eles mudarem esta política. Jogos do Nintendo 3DS continuam caros até hoje. Ao menos eles tem procurado fazer algumas promoções no Switch, mas ainda muito inferiores do que acontece em seus concorrentes.

Sobre a qualidade gráfica, eu não me importaria de jogar em 720p os jogos no portátil, já que ali ficam muitos bonitos nesta qualidade. O importante é não ficar travando. Desde que rode liso, esta qualidade pouco importaria em um portátil, já que a tela é bem menor do que na televisão.

É aguardar para ver, mas este tem chances de agitar um pouco o mercado, caso consiga entregar uma boa qualidade de serviço.
 
Mas se o Steam Deck disponibilizar algum emulador nele, de certo que a Nintendo irá cair em cima. Ainda mais se fizerem em cima dos jogos do Switch, que tem sido sua mina de ouro atual.

Eu acho difícil a Nintendo mudar sua política de preços, tendo em vista seu histórico. A não ser que aconteça algo muito impactante na empresa para eles mudarem esta política. Jogos do Nintendo 3DS continuam caros até hoje. Ao menos eles tem procurado fazer algumas promoções no Switch, mas ainda muito inferiores do que acontece em seus concorrentes.

Sobre a qualidade gráfica, eu não me importaria de jogar em 720p os jogos no portátil, já que ali ficam muitos bonitos nesta qualidade. O importante é não ficar travando. Desde que rode liso, esta qualidade pouco importaria em um portátil, já que a tela é bem menor do que na televisão.

É aguardar para ver, mas este tem chances de agitar um pouco o mercado, caso consiga entregar uma boa qualidade de serviço.

Então, a questão é que a Valve não precisa ter o emulador, na loja dela, nem a Microsoft na loja do Windows. Quando você tem Windows (ou até no Linux), você não precisa usar uma loja para instalar aplicativos no sistema, basta você acessar o site e baixar, você é livre.

Se alguem comprar um Steam Deck, e instalar Windows, basicamente a pessoa tem livre acesso a todos aplicativos de Windows.

Fora que não é ilegal criar emuladores, desde que os mesmos não usem bios modificadas de consoles. A unica coisa ilegal que tem no ato, é modificar a rom (ou a propria bios) e disponibiliza-la. Até para usar a rom, não modificada, de um jogo que você possui fisicamente, existem interpretações de não ilegalidade na lei.

As promoções do Switch tem melhorado mesmo, mas ainda falta melhorar mais, eu duvido que a Nintendo abaixe o preço dos jogos exclusivos, pelo menos por enquanto, mas se o Steam Deck ajudar isso a acontecer, acho que ja é um bom ganho para o mercado.

Edit. Na verdade, tanto a Valve quanto a Microsoft podem ter o emulador nas lojas, que não é considerado ilegal, porém não podem ter a bios, nem as roms.
 
Última edição:
Este portátil esta cada vez mais interessante. Esta reproduzindo bons jogos pesados. Este vou dar uma boa olhada, ainda mais que meu Switch está meio parado por conta do preço dos jogos da Nintendo.
 
Pra ser competitivo contra o Switch, um grande diferencial tem que ser mesmo poder rodar jogos mais pesados com grande performance.
 
Na esperança de dar muito certo este portátil. Eu gosto muito de jogar em portátil meus jogos. Imagina conseguir jogar vários jogos da steam mais pesados em qualquer lugar. Será bem interessante.
 
Na esperança de dar muito certo este portátil. Eu gosto muito de jogar em portátil meus jogos. Imagina conseguir jogar vários jogos da steam mais pesados em qualquer lugar. Será bem interessante.

O problema é a Valve saber trabalhar o que esta vendendo, pelo historico, ela tem uma pessima experiencia em fazer hardware ou qualquer produto dela, tirando jogos, vingar.

Só para ter ideia, esse é o momento que todos deviam estar falando sobre o console, e vejo poucos comentando.

Vamos esperar para ver, estou sem esperanças que de certo, não pelo potencial, mas pela empresa por trás mesmo.

:(
 
Última edição:
Primeiros reviews estão saindo, e estão criticando bastante o sistema, parece que é tão ou pior do que um PC a experiencia de jogar, nada como um console.

Reclamaram da bateria também, que esta durando 1h 30m em alguns jogos, e dos touchpads e botões traseiros (não os Rs), que parecem inuteis, e em alguns momentos atrapalham a jogatina.

Em quase todos lugares, estão chamando o produto de "incompleto".

Esperar para ver, mas pelo visto, vai acabar sendo algo de nicho, ou que só agrada a poucos que gostam de ficar configurando as coisas, e não se incomodam com problemas de software e incompatibilidades, além de uns botões inuteis que atrapalham a jogatina.

Vamos ver. :tsc:
 
Última edição:
Se for isto mesmo, vai ficar longe de ser popular e pensar de brigar com um Switch pela preferência de portátil.
 
O jeito é aguardar. Por ser um produto recente, se pegar muito mal no início, a empresa teria que correr muito pra tentar reverter o que seria muito mais complicado, se acontecesse com um Nintendo Switch que é um produto mais consolidado no mercado, mas se lançasse um versão ruim, ela teria condição de dar uma resposta rápida na versão seguinte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo