Taverneiro
Old school
É complicado analisar um sistema isoladamente. Embora D&D tenha todo o suporte para um lado voltado ao combate, é possível adaptar seu estilo de jogo.
O que eu percebo muito é que a maioria dos jogadores novos que conheço pessoalmente hoje em dia (isentando portanto tudo o que eu vejo em foruns, embora estes confirmem a minha observação) é que eles não se esforçam para mudar nada, não há mais esforço em impor um estilo de jogo diferente, original e com identidade própria. Não que há algo de errado no que o D&D originalmente propõe, mas todo mundo sabe que depois de um tempo esse formato cansa.
Acho que hoje as coisas andam mais certinhas, mais sérias em termos de jogo, mais estreito, o que dá a impressão de haver um certa "competição" entre os jogadores. Mas eu olho para o D&D e ainda vejo o mesmo potencial de criar verdadeiros mitos pessoais, cenários deslumbrantes e personagens marcantes. Como eu disse, estou me baseando nas experiências que eu tive com outros grupos de D&D, mas vendo tudo o que é discutido, os ultimos EIRPG, esse tipo de jogo é a regra, não a exceção.
Já vi pivete surpreso ao ver que eu já mestrei uma campanha inteira só usando o Livro do Jogador, como se isso fosse uma limitação do que pode ser feito em termos de processo criativo. Tudo o que está escrito no Livro do Jogador adquiriu um peso bem maior do que tinha a uns 10 anos atrás, e acho que é isso que me faz desgostar de jogar D&D com grupos que não o meu.
O que eu percebo muito é que a maioria dos jogadores novos que conheço pessoalmente hoje em dia (isentando portanto tudo o que eu vejo em foruns, embora estes confirmem a minha observação) é que eles não se esforçam para mudar nada, não há mais esforço em impor um estilo de jogo diferente, original e com identidade própria. Não que há algo de errado no que o D&D originalmente propõe, mas todo mundo sabe que depois de um tempo esse formato cansa.
Acho que hoje as coisas andam mais certinhas, mais sérias em termos de jogo, mais estreito, o que dá a impressão de haver um certa "competição" entre os jogadores. Mas eu olho para o D&D e ainda vejo o mesmo potencial de criar verdadeiros mitos pessoais, cenários deslumbrantes e personagens marcantes. Como eu disse, estou me baseando nas experiências que eu tive com outros grupos de D&D, mas vendo tudo o que é discutido, os ultimos EIRPG, esse tipo de jogo é a regra, não a exceção.
Já vi pivete surpreso ao ver que eu já mestrei uma campanha inteira só usando o Livro do Jogador, como se isso fosse uma limitação do que pode ser feito em termos de processo criativo. Tudo o que está escrito no Livro do Jogador adquiriu um peso bem maior do que tinha a uns 10 anos atrás, e acho que é isso que me faz desgostar de jogar D&D com grupos que não o meu.
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