• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi (Star Wars: The Last Jedi, 2017)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    31
sub-buzz-309-1516217983-16.png
 
Entre as doze maiores bilheterias, só quatro (Titanic, The Force Awakens, Frozen, HP 7.2) não tem essa pouca relevância que ele falou. Isso porque HP 7.2 é mais marcante pela saga como um todo do que pelo filme em si... E The Force Awakens tá muito hype ainda, não sei se daqui dez anos será considerado um filme marcante.
Pois é, agora já sei: passaram-se três, quatro anos e ninguém liga mais pro filme. Em parte é porque The Last Jedi foi tão ruim de roteiro que piorou o The Force Awakens, em retrospecto.
 
Eu considero Last Jedi o segundo melhor filme de SW, como já disse anteriormente no "Confessionário Cinematográfico", depois de Empire Strikes Back...

Para os mais aficionados em SW, o longa foi bem duvidoso em questão de roteiro (se bem que devo assistir de novo pra avaliar melhor o filme nesse aspecto). Na primeira assistida, ao menos, não achei nada forçado e tal.

O que mais me chama atenção em Últimos Jedi é a fotografia, um pouco mais elaborada e trabalhada do que os filmes anteriores – o uso do vermelho nas batalhas principais, e a utilização de planos mais abertos, como nas batalhas também e na "partida" do Luke.

Além disso, os efeitos visuais são mais razoáveis – o da clássica é excelente para a época, já a vergonha da prequel melhor nem falar nada.

Enfim, o episódio VIII é falho em questão de roteiro (mas nem tanto como alegam), mas a experiência visual de assisti-lo (além da emotiva, em alguns momentos) compensam essa fraqueza.
 
Pois é, agora já sei: passaram-se três, quatro anos e ninguém liga mais pro filme. Em parte é porque The Last Jedi foi tão ruim de roteiro que piorou o The Force Awakens, em retrospecto.

Tipo isso. O último Star Wars a ser lançado continua sendo o episódio V.

Sendo sincerão é o único realmente bom, o resto a gente curte porque somos nerds.

PS: Menção honrosa ao Rogue One, bom filme.
 
eu adorei the last jedi, tem umas cenas que pqp, coisa mais linda. assim, o visual mesmo. eu sei que a tecnologia de hoje permite umas coisas que em décadas anteriores não eram possíveis, mas the last jedi é o mais bonito de todos. tipo:

Star-Wars-The-Last-Jedi-Rey-and-Kylo-Snoke-Throne-Room-battle-photo-Disney-Lucasfilm.jpg


star-wars-the-last-jedi-crait_8fb2f5e1.jpeg


ep8-ff-005208_d64973bc.jpeg

o que é um negócio relevante a se considerar, porque cinema não é só a historinha, né. e caramba, todo o duelo do luke com o kylo <3 aqui esquentou o coraçãozinho pela fala do luke, mas novamente: que negócio lindo.

upload_2019-8-6_22-7-10.png

em termos de enredo: sempre me pareceu óbvio que o plano da disney era meio que passar o bastão para um novo time de heróis e vilões, até porque a galera da trilogia original não estaria aí para sempre , etc. aí o primeiro filme foi de apresentação de personagens, o segundo foi justamente para marcar o passar do bastão: e é de forma bem óbvia, bem escancarada, com aquela fala do luke que acabei de comentar. basicamente: star wars não acabou, só mudou.

acredito de verdade que parte da resistência de alguns fãs (para além das polaridades políticas que têm contaminado qualquer discussão) é mais pela decepção de ter anos e anos, uma porrada de material do universo expandido, e perceber que quando finalmente existe a chance de rodar um filme eles simplesmente... tacam tudo no lixo e começam do zero. é um tanto frustrante - porque são realmente anos de dedicação, inclusive elaborando teorias mil sobre o que poderia acontecer com personagens x, y e z. e é esquisito sabe, tem personagem que você não viu nos filmes mas para os fãs é tão importante quanto um luke ou um han. então é isso, é difícil reajustar as expectativas. de qualquer forma, eu tenho muito amorzinho pelo last jedi. gostei da personagem do benicio del toro, rolou um certo desperdício com o hux e a phasma e as outras novas eu achei meio desnecessárias, se bem que laura dern é bão de ver em qualquer momento então deixa. :uhu:
 
Esse filme com certeza está no meu top 3 de todo o universo SW.

Na enquete dei nota 10, nota que até então só dei apenas pro Império Contra Ataca, outro preferido meu.
 
Tipo isso. O último Star Wars a ser lançado continua sendo o episódio V.

Sendo sincerão é o único realmente bom, o resto a gente curte porque somos nerds.

PS: Menção honrosa ao Rogue One, bom filme.

O episódio IV é um baita filme também. Não é a toa que ele venceu 7 Oscars e ainda foi indicado a melhor filme, melhor roteiro, melhor direção e o Alec Guinsess recebeu uma indicação a melhor ator coadjuvante pelo seu papel como Obi Wan.

O episódio VI é bem inferior aos outros 2 da trilogia, mas ainda sim é um bom filme.
 
Última edição:
Revi o filme antes de ver o ep. 9. Os problemas de roteiro que eu apontei aqui [1] continuam sendo incômodos. Em especial, a luta de Luke é passível de crítica em vários níveis: (1) Do ponto de vista de Luke, não havia motivo plausível para ele lutar - é dito que ele queria atrasar o exército inimigo para os rebeldes fugirem, mas fugirem como, se a caverna onde os rebeldes estavam não tinha saída? Rey chegou por acaso. Vai me dizer que à distância ele analisou a geografia do local, viu que daria pra saírem e orientou a Rey...?!?! (2) Se o plano realmente fosse algo desse tipo, Luke teria comunicado aos rebeldes, mas eles adivinham a existência da saída por sorte, através de um pensamento errado ("Luke entrou aqui, deve existir uma saída"). (3) A necessidade do Luke se desgastar através de uma aparição intergalática também era evitável - ele teve décadas para pensar sobre seu papel na atual configuração do mundo, poderia ter acompanhado Rey ao planeta, mas decide partir apenas quando a Rey já tinha partido.. Quer dizer, o aspecto mais surpreendente do ato derradeiro do Luke foi apenas para compensar sua teimosia... (4) Sei lá, valeu a pena o Luke fazer esse sacrifício para atrasar o inimigo por 10, 15, 30 min? Não havia jeito mais eficiente? Nem houve luta de verdade... (5) Vale lembrar que o sacrifício de Luke só se fez necessário por causa da rebelião de Dameron contra a general Holdo e da aventura de Finn que daí se seguiu, o que também era bastante evitável, bastava os personagens terem conversado e terem tido bom senso.... Todo o arco do Dameron não tem cabimento, se houvesse um mínimo de realismo ele teria que ser condenado a morte (ou, ok, sendo um filme da Disney, expulso da Resistência) pela bagunça despropositada que causou, mas o filme vê todo o transtorno como uma "lição aprendida" por Dameron e que o capacitou para liderar os rebeldes, e ainda rendeu um clima bastante alegre na cena final... Enfim, estabelecer que a general Holdo tinha um plano para salvar a todos e que o motim de Dameron foi despropositado serviu à necessidade de surpreender (gotcha!) à custa da coerência do roteiro e da integridade dos personagens.

Um problema maior do filme é que ele não pareceu se compreender como um segundo episódio de uma trilogia. Não dá pra colocar um monte de questões em um primeiro filme, para no segundo considerá-las pouco relevantes, como os pais da Rey, a origem do Snoke, a devoção de Kylo a Darth Vader, a busca pelo Luke.... A pegada "não é preciso ser Skywalker, cada um é dono de sua história, Força democratizada, bora olhar para o futuro" é bem interessante, poderia ter originado um bom terceiro episódio, ou melhor, um bom filme isolado, como Rogue One. ... mas não cabe em um filme do meio: não harmoniza o bastante com o ep. o 7, e pior, não deixa espaço para continuação... Repare que dá muito bem para pensar que o ep. 7 e 8 formam uma duologia (não tão harmônica, mas vá lá), e fingir que o ep. 9 não existiu. Talvez seja o melhor a fazer com respeito a essa trilogia. :rolleyes: Até faria mais sentido, porque Kylo Ren, uma vez que mata o pai, não parece passível de redenção... E a luta entre Primeira Ordem e Resistência no fundo é um repeteco em miniatura de uma história já contada, provavelmente haverá inúmeras lutas desse tipo no futuro da galáxia, logo é algo cuja conclusão não é de grande interesse....

Enfim, o ep. 9 é horrível, mas boa parte foi porque o ep. 8 decidiu praticamente terminar a história numa pegada de "seremos resistência!" ao invés de prosseguir com os direcionamentos do ep. 7 e preparar terreno para o ep. 9. Teria sido melhor se a trilogia tivesse o mesmo diretor, ou ao menos o mesmo roteirista. Prevejo que os fãs do futuro vão olhar essa trilogia como parte do universo expandido, e vai ser menos canônica do que a hexalogia do George Lucas. Como era mais ou menos o sistema de antigamente (antes do envolvimento da Disney), em que as obras não eram apenas canônicas ou não-canônicas, mas tinham diferentes graus de canonicidade. O que é interessante, e lembra as mitologias antigas, em que havia histórias mais canônicas (como Homero), mas inúmeras histórias menos canônicas e conflitantes entre si. Em Star Wars, G-canon era o maior grau (os filmes de George Lucas), e o C-canon era o grau de continuidade mais padrão, dos livros e quadrinhos... S-canon (secondary canon) eram histórias ainda menos canônicas, e que não entravam na Star Wars Databank, pois contradiziam histórias mais célebres do C-canon... Mais tarde surgiu um T-canon, com a série da TV, The Clone Wars, que passou a reescrever muito do que o C-canon tinha estabelecido sobre as guerras clônicas, mas ainda assim era algo com menos canonicidade do que o G-canon, pois não tinha uma coautoria do George Lucas (G > T > C > S). E faz sentido, afinal a série tem vários elementos estranhos ao espírito da hexalogia, como o retorno de Darth Maul, Anakin ter uma aprendiz, etc.[2] Esse canon da Disney para a Nova República deverá ser um canon próprio, um D-canon, abaixo do G-canon e quiçá do C-canon... :evil:

Curiosamente, George Lucas nunca permitiu que autores escrevessem, no contexto do C-canon, histórias sobre a juventude de Anakin e a queda da República, pois pretendia ele próprio fazê-lo... O mesmo não aconteceu com o período após o ep. VI. Quer dizer, essa história que a Disney empurra em propagandas, de que o ep. 9 é o "fim da saga Skywalker", é forçada pra caramba. :lol: A história Skywalker terminou no ep. III em 2005, ou no ep. VI para os mais puristas. Episódios da Nova República (após a morte do imperador), ainda que GL tivesse planos para escrevê-los, sempre foi com o espírito de começar um novo projeto, e não de dar um prosseguimento a um mesmo arco narrativo...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo