• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Please Stop Spreading This Nonsense that Rey From Star Wars Is a “Mary Sue”
Charlie Jane Anders

vpu8hbe3lnyh55jq0xes.jpg1234

Over the weekend, even as most of us were celebrating the fact that a new Star Wars movie did not in any way suck, some portions of the internet got sucked into a pointless, silly debate. Is Rey, the film’s hero, a “Mary Sue”? The answer is no. Next question?

Some spoilers for The Force Awakens ahead...

I wrote about this on my Tumblr, but wanted to get into it in a bit more depth. So here goes.


“Mary Sue” is one of those terms that had a useful meaning in fan culture at one point, long ago, and has now become both vague and toxic. Originally, a “Mary Sue” was an author surrogate, inserted into fan-fiction. The “fan fiction” thing is important, because part of the fantasy of the “Mary Sue” was the fan-fic author getting to live at Hogwarts or travel on board the U.S.S. Enterprise. And this thinly veiled copy of the story’s author is incredibly good at everything, to the point where all the established characters marvel at her (usually it’s “her”) wonderfulness.

k1p3gf5a5pzcmf7ejhqf.jpg

The “Mary Sue” is a very specific wish-fulfillment fantasy, in other words. It’s about getting to hang out with Harry, Ron and Hermione, and having them admire you. There’s nothing wrong with that kind of fantasy—we’ve all had it, when we get especially invested in a particular universe—but the term acquired a pejorative meaning because people felt it made for bad stories. Fair enough.

Over time, the term “Mary Sue” has broadened until it means “any female character who is unrealistically talented or skilled.” Which is insane for a couple of reasons: It makes this “trope” so vague as to be meaningless, and this is also purely a way at tearing down female characters who are good at stuff.

So without getting into heavy spoilers, Rey has one element of the “Mary Sue” character locked down: She’s a newly added character in an existing universe. But she’s among a bunch of new characters in the first chapter of a new story, so it’s not like she was introduced halfway through Return of the Jedi and suddenly started out-Lukeing Luke.

xxrrtjccfhseazq4xc8o.png

Meanwhile, is Rey unrealistically competent? She’s good at fixing machines, having spent her entire life as a scavenger taking apart the crashes spaceships on Jakku. She’s a good pilot, and maybe figures out how to fly an unfamiliar spaceship rather quickly. And she’s strong in the Force, learning to use Force powers incredibly fast. Just as most of The Force Awakens is pretty explicitly patterned on A New Hope, Rey is basically this movie’s answer to Luke Skywalker. Luke touches a lightsaber for the first time about 45 minutes into A New Hope, and is using the Force pretty brilliantly by the end of the movie.

But still, Rey’s prowess in this film is pretty incredible, considering that she doesn’t have Obi-Wan to train her. There are lots of hints that she had some training when she was a child, but in any case, this seems to be one of those “just go with it” things.

(I’d also argue that—SPOILER ALERT!—Kylo Ren teaches Rey a lot about using the Force. Every time she gets better at using it in this film, it’s right after Kylo Ren has tried to use it against her. She sees what he’s doing, and copies it. I thought it was fairly explicit that Kylo Ren is Rey’s “teacher” in this movie.)

zl9ux31a3xey7gkvmkfw.jpg5

But in any case, this is a convention of these sorts of movies. Kingsman also has a protagonist who is useless at the start of the movie and is an invincible badass by the end of the film. Most superheroes have a freakishly steep learning curve, even if they don’t have any powers. (Especially if they don’t have any powers.) If you are worried about realism, go watch My Dinner With Andre.

The thing about Rey, and characters like her, is that she subverts the actual awful trope that is ruining everything: the female character who is badass until the final act of the movie. Most films, with a character like Rey, would have her be ridiculously competent and brilliant until the final 20 or 30 minutes of the film, at which point she suddenly becomes useless and Finn has to solve everything. This is a trope that I have seen in approximately seven billion movies: the super-awesome woman who becomes suddenly less awesome as the male hero takes control of his power.

So yes, Rey is a tad unrealistic. Not unlike everything else in this universe with a magic space elf and fantasy mind powers and spaceships that can jump across the galaxy at the push of a button. What she isn’t, is more unrealistic than most of the other characters.

migxn7dlaywfhnohl1gl.jpg

What the “Mary Sue” thing shows—other than that people will find any craptastic excuse to tear down female characters—is that memes have a decay rate. After a while, they wear out and you gotta find new ones. Fan culture is good at putting its finger on that one thing that’s bugging us at this one specific moment, but then absolutely terrible at generalizing and extrapolating, until you reach the heat death of criticism: total loss of information. This is a failure mode of fan culture, and it’s something to watch out for
 
Por mais que eu tenha adorado o Force Awakens, e tenha adorado ainda mais a Rey, o Max Landis levanta um ponto relevante sobre a Rey "Mary Sue".


A Rey realmente é extraordinária em tudo. Fala todos os idiomas, é forte, boa pilota, boa mecânica, etc. Talvez, se ela estivesse perdendo para aqueles dois capangas que tentaram roubar o BB-8, no início do filme, e tivesse sido salva pelo Finn, pode ser que equilibrasse um pouco mais as coisas.

Anakin tb não era um menino gênio? Não lembro de ter visto esse surto todo por causa disso. Ele construiu o C3PO, também era um gênio da mecânica e exímio piloto.

Enfim, eu ia postar o mesmo link que o @Bruce Torres postou. Acho meio vazia a crítica, especialmente pq não conhecemos a obra completa, como você mesmo falou, @Thor.

No vídeo que você postou, o sujeito se esquece de comentar que apesar de ter sido treinado por Luke e Snoke, Kylo Ren é clara e inequivocamente apresentado como um personagem arrogante e com zero inteligência emocional. Não é de se surpreender que ele tenha sido derrotado por Rey, especialmente se ela de fato tiver tido algum treinamento no passado.
 
No vídeo que você postou, o sujeito se esquece de comentar que apesar de ter sido treinado por Luke e Snoke, Kylo Ren é clara e inequivocamente apresentado como um personagem arrogante e com zero inteligência emocional. Não é de se surpreender que ele tenha sido derrotado por Rey, especialmente se ela de fato tiver tido algum treinamento no passado.

o ren tava machucado também. ele ficava batendo no quadril toda hora. por isso tomou uma sova da rey
 
Anakin tb não era um menino gênio? Não lembro de ter visto esse surto todo por causa disso. Ele construiu o C3PO, também era um gênio da mecânica e exímio piloto.

Pois é. Eu também discordo praticamente de quase a crítica toda. E eu também vi essa semelhança toda com o Anakin, que, além de ter over 9.000 midclorians, também era um piloto e um mecânico gênio. Inclusive, acho até que esse é um ponto relevante para considerar que ela seja uma nova "chosen one", assim como o Anakin foi.

De qualquer forma, por mais que também ache que foi muito exagerada a comparação com Mary Sue, achei a crítica pelo menos pertinente. E, realmente, podiam ter dado esse ponto a mais de tensão logo no início, se tivessem feito o Finn salvando ela daqueles capangas. Podia até mostrar que ela estava brigando com garra, e não desistindo, mas se ela estivesse perdendo naquele início, acho que traria mais mortalidade para a personagem.

Mais uma vez, digo que eu adorei a personagem. E a interpretação da Daisy Ridley é extraordinária. Realmente acertaram mesmo em torná-la a protagonista. Mas, pensando melhor agora, como o filme inteiro ela passa ownando todo mundo em tudo, nesse início podiam mostrar ela perdendo... Mesmo que mostrando que ela era feroz e boa de briga, sabe?

o ren tava machucado também. ele ficava batendo no quadril toda hora. por isso tomou uma sova da rey

Nesse final eu concordo inteiramente. O tiro do Chewie logo após a morte do Han, serviu como um plot device perfeito para justificar o combate do Kylo com o Finn e com a Rey. E ficou muito legal ele perdendo, já que a característica mais marcante do Kylo é justamente a fragilidade.
 
Voltando ao assunto: Tudo bem que na luta contra Kylo, Rey levou a melhor. Mas e Finn? O cara não mostrou um desempenho muito acima do esperado? Não era para Kylo arrebentar c ele rápido?
 
Concluo que o Kylo com o sabre é igual aquele calouro que compra uma caralhada de livros dos quatros anos de faculdade ainda no primeiro mês, sem manjar nada. :lol: Isto é, em termos de sabre ele seria bem noob mesmo.

O que me incomoda mais é: por que Kylo e Finn escolheram lutar com sabre? Decerto se Kylo tivesse um blaster ali, Finn estaria ferrado, não sairia rebatendo tiros.
 
Toda essa sequencia de luta de sabres do Ren é bem decepcionante, pra falar a verdade. Ainda que Finn e a Rey tivessem treinamento com bastões, é complicado acreditar que alguém treinado perderia pra eles. Ok, O Ren estava machucado e a Rey ativou a força, mas ainda assim, dá pra questionar o tipo de treinamento que ele teve.

Vai ver é que os Siths (sim, não usaram o nome, mas tudo leva a crer isso) é que são mal-treinados... Ou pelo menos que o Snoke o é.
 
Voltando ao assunto: Tudo bem que na luta contra Kylo, Rey levou a melhor. Mas e Finn? O cara não mostrou um desempenho muito acima do esperado? Não era para Kylo arrebentar c ele rápido?

Eu sei que é difícil te convencer por este argumento que eu vou te dar, mas...

O Finn é um Stormtrooper. E os stormtroopers são os soldados mais bem treinados da galáxia!

Bem. Na trilogia clássica eles não acertam ninguém... Mas a verdade é que eles são tipo uma mistura de Swat com Espartanos. Então, eu confesso que gostei muito do combate do Kylo (ferido) contra o Finn.

E, olha. Quem achou decepcionante as lutas de lightsabers, é porque é fã dos prequels, hein? Preferiam ver dois retardados com ataque epilético girando o sabre de luz igual uns bailarinos, sem nunca nem tentar um golpe em ponto vital? Credo. Gostei de mais do Force Awakens ter voltado às origens, e ter feito combates bem mais pesados mesmo.


Estilo dos prequels:
162192_o.gif

Lightsaber+Battle.gif
 
Última edição:
Eu sei que é difícil te convencer por este argumento que eu vou te dar, mas...

O Finn é um Stormtrooper. E os stormtroopers são os soldados mais bem treinados da galáxia!

Bem. Na trilogia clássica eles não acertam ninguém... Mas a verdade é que eles são tipo uma mistura de Swat com Espartanos. Então, eu confesso que gostei muito do combate do Kylo (ferido) contra o Finn.

E, olha. Quem achou decepcionante as lutas de lightsabers, é porque é fã dos prequels, hein? Preferiam ver dois retardados com ataque epilético girando o sabre de luz igual uns bailarinos, sem nunca nem tentar um golpe em ponto vital? Credo. Gostei de mais do Force Awakens ter voltado às origens, e ter feito combates bem mais pesados mesmo.

Convenhamos: onde é que o confronto do Obi-Wan com o Anakin no episódio III fica devendo pro combate entre Ben e Vader no IV?! Ambas as formas, a coreografada e a improvisada, são boas. Talvez nos próximos episódios veremos lutas mais elaboradas, já que tanto Rey quanto Ren estarão mais bem treinados.
 
e o imdb é colaborativo, as pessoas podem editar a lista. se bobear ela foi elaborada ainda enquanto anunciavam o elenco do primeiro filme.

o que eu acho sobre o han: juntando o fato de que o ford recebeu 50x mais do que o resto do elenco para voltar, que vivia dizendo que benzadeus que a trilogia acabou e que tem dado umas entrevistas beeeeem grumpy por aí, fica a impressão de que o ator embarcou nessa só porque a grana era alta e havia a garantia de que seria uma participação em um filme só. então assim, fora flashbacks de cenas já gravadas, eu não acho que ele deve voltar, não.

(seria ótimo que não voltasse, btw. pelo bem da narrativa. ele não era jedi, não tem nem a aparição tipo fantasminha como o obi wan que justificasse um retorno)
 
O que me incomoda mais é: por que Kylo e Finn escolheram lutar com sabre? Decerto se Kylo tivesse um blaster ali, Finn estaria ferrado, não sairia rebatendo tiros.

Arrogância típica de quem se julga superior?

Kylo mesmo machucado acreditou que bateria fácil no ex-trooper (soldado baixo), mesmo que o filme tenha feito uma cena inteira mostrando que os novos troopes são treinados para combate corpo a corpo. Foi imprudente e quase se fodeu, depois levou a parada mais a sério e bateu no cara.

É o famoso "você ainda não está pronto" que o Kenobi falava pro Anakin o tempo todo. Parece uma tendencia dos Sith se julgarem mais fortes do que realmente são (talvez isso seja a tentação do lado sombrio) o que sempre os levam a cometer vacilos, e desses vacilos o Kylo Ren se teve muito mais sorte que o Anakin.

Ser Jedi/Sith não é somente ser cabuloso na força e um bom esgrimista, é saber lidar com os sentimentos, ter frieza e tomar as decisões certas no tempo certo. Veja a frieza e o pensamento calculista do Palpatine por exemplo, sabia usar todas as peças a sua volta, e só não foi bem sucedido pq subestimou a capacidade de um de seus pupilos se voltarem contra ele (o que sempre acontece entre os Sith).
 
Hum, legal, para mim é uma boa explicação para o fato de Kylo não usar outra arma que não o sabre... mas ainda acho incômodo como o sabre é desde início considerado uma arma útil para Finn, conforme expliquei aqui:

Porém, ainda nesse sentido estranhei o sabre ser indicado ao Finn para a batalha (ele pede um blaster, mas recebe um "você já tem uma arma [o sabre]"). Ora, para um não-jedi um sabre parece inútil para lidar por exemplo com um blaster, afinal nem Finn nem Rey sairiam rebatendo os tiros... É como ter uma arma branca contra inimigos com armas de fogo. Assim para mim é plausível que Kylo tenha um treinamento tão tosco a ponto de que numa luta com sabre ele leve a pior para Rey ou mesmo Finn consiga resistir por um tempo considerável... o problema é ele escolher lutar com o sabre - ele poderia ter usado mais a força, ou ter usado um blaster, e o que a Rey e o Finn fariam nesse caso? Enfim....
 
e o imdb é colaborativo, as pessoas podem editar a lista. se bobear ela foi elaborada ainda enquanto anunciavam o elenco do primeiro filme.

Não foi não, faz poucas semanas que eu fui lá no site e não tinha o elenco, quanto mais o Harrison, e o IMDB costumava colocar informações confiáveis, há muitos anos eu me guio por lá... Além do mais, a própria Kathleen Kennedy, em um evento em dezembro, disse que todos os atores que ali estavam iriam retornar no VIII, e o Harrison estava bem atrás dela...rsrsrs

Mas eu acho que talvez o Han apareça para "atormentar", de certa forma, o Kylo, afinal ele matou o próprio pai... Mas eu sei que o Harrison não liga para o universo Star Wars e o negócio dele é Indiana Jones, então provavelmente não vai ser lá uma grande participação não... Mas que seria legal se ele não tivesse morrido, isso seria! Não me conformo até agora com isso, um personagem como esse morrer daquela forma... :wall: Bem que o Luke podia ter salvado ele de algum jeito né, afinal ele é um Mestre Jedi poderoso agora. Mas enfim, fazer o quê. :cry:
 
Mas eu acho que talvez o Han apareça para "atormentar", de certa forma, o Kylo, afinal ele matou o próprio pai... Mas eu sei que o Harrison não liga para o universo Star Wars e o negócio dele é Indiana Jones, então provavelmente não vai ser lá uma grande participação não... Mas que seria legal se ele não tivesse morrido, isso seria! Não me conformo até agora com isso, um personagem como esse morrer daquela forma... :wall: Bem que o Luke podia ter salvado ele de algum jeito né, afinal ele é um Mestre Jedi poderoso agora. Mas enfim, fazer o quê. :cry:

como o luke iria salvar o Han se está longe pra carai? kkkkk
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo