• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars e Tolkien!!!

deviam continuar a serie guerra das estrelas! o que vcs acham?:think:


Mas não há mais história,George Lucas só deixou cklaros algumas poucas hsts antigas.


Tipo o surgiemento dos Sith,EX: que o Darth Sidious era aprendiz de Darth Playguers,e este era aprendiz de algum Darth que encontrou um holocrom Jedi que falava sobre a força e as midiclorianas,mas ele não conseguiu aprender a uzá-las,só seu aprendiz (Darth Playguers) conseguiu,mas depois Darth Sidious(seu aprendiz) o amtou seguinado a tradição,e depois seu aprendiz Darth Vader o matoue indiretamente trouxe equilíbria À força.

MAs George Lucas tirou um nome de Tolkien:

Lembram de Endor então,esse nome aparece no O silmarrillion

E tudo já esta contado nas revistinhas em quadrinhos
 
Última edição:
I. Acho que poderia haver uma nova história baseada no mundo de SW, se o cara quisesse. Afinal, ele é muito mais vasto que o de Tolkien.

II. Não sei se já disseram nas páginas anteriores, mas SW é uma hexalogia. OSDA seria um livro único, mas, para baratear os custos, ele se tornou uma trilogia.

III. Tanto George Lucas quanto Tolkien criaram mundos incríveis e complexos, mas GL se concentrou em apenas uma história bastante fechada, enquanto que Tolkien fez uma história bem aberta (principalmente em O Silmarillion) e a explorou.

IV. Acho que a criação de várias espécies e raças semelhantes aos humanos (que pensam, falam, comercializam, etc) deve ter alguma imfluência de Tolkien.
 
I. Acho que poderia haver uma nova história baseada no mundo de SW, se o cara quisesse. Afinal, ele é muito mais vasto que o de Tolkien.

II. Não sei se já disseram nas páginas anteriores, mas SW é uma hexalogia. OSDA seria um livro único, mas, para baratear os custos, ele se tornou uma trilogia.

III. Tanto George Lucas quanto Tolkien criaram mundos incríveis e complexos, mas GL se concentrou em apenas uma história bastante fechada, enquanto que Tolkien fez uma história bem aberta (principalmente em O Silmarillion) e a explorou.

IV. Acho que a criação de várias espécies e raças semelhantes aos humanos (que pensam, falam, comercializam, etc) deve ter alguma imfluência de Tolkien.

Mas OSDA são várias hsts da TM,não só os 6 episódios.Mas um mundo inteiro criado,sim,as histórias são bem diferentes ,e não podemos dizer quem é + complexo.
 
Eu discordo da parte que você disse sobre a história de SW ser fechada. Tolkien criou um mundo, GL um universo, mas claro, se vocês se aprofundaram no universo expandido, nos primórdios dos Sith irão ver que GL não explica com tantos detalhes quanto Tolkien com seus personagens, que mesmo sem nenhum desenho criado, ele explicou com tanta clareza e varios desenhistas colocaram isso na tela. E fora que GL em suas linguas de varios mundos, criou nada mais que ruidos de monstros, ja Tolkien criou linguas como todos sabem.

Mas sem duvida, existem reportagens que provam que GL teve influencias das obras de Tolkien.
 
Última edição:
com certeza as linguas feitas por Tolkien e os ruidos criados por GL não são a discussão aqui! rsrs!! Porém o fato de que GL foi uma das maiores criações cinematograficas feitas na época, isso é verdade. Mas se você comparar as bases de Tolkien e GL, podem perceber que não existe nada que dê enfase a criação dos Sith e dos Jedi, apenas uma mera semelhança aos samurais. Já Tolkien teve muitas inspirações que deram enfase ao Senhor dos Anéis, como mitologia celta e nórdica, fora as histórias de O anel dos Nibelungos e Beowulf que os inspirou. Enfim, é uma questão de gostar de medievalismo e gostar de futurismo, pois são histórias fantasticas.
 
Comparar o Tolkien com George Lucas sempre vai dar problema. George Lucas e Star Wars é delirante,desde a primeira vez que vi os Jedis,me apaixonei. E a Estrela da Morte destruindo o pacífico planeta de Alderã? Os caças rebeldes explodindo a segunda estrela da morte com uma saída triunfal da Millenium Falcon? Perfeito,perfeito. Mas...
Star Wars se tornou repetitivo,Knights of the Old Republic repete a história de Legacy,e por ai vai... Jedis vindo,jedis felizes,jedis morrendo. Acho que já li boa parte do Universo Expandido e não vejo como comparar o universo de Star Wars com Tolkien. Tolkien impregnou sua obra com filosofia,mitologia,contos,histórias,magia,destino e uma centena de coisas indescritíveis. Só criou um "planeta",é verdade,mas é mais complexo que toda a galáxia de Star Wars.
 
Eu discordo da parte que você disse sobre a história de SW ser fechada. Tolkien criou um mundo, GL um universo, mas claro, se vocês se aprofundaram no universo expandido, nos primórdios dos Sith irão ver que GL não explica com tantos detalhes quanto Tolkien com seus personagens, que mesmo sem nenhum desenho criado, ele explicou com tanta clareza e varios desenhistas colocaram isso na tela. E fora que GL em suas linguas de varios mundos, criou nada mais que ruidos de monstros, ja Tolkien criou linguas como todos sabem.

Mas sem duvida, existem reportagens que provam que GL teve influencias das obras de Tolkien.
Convenhamos, não é possível transmitir o aprendizado de uma língua ( ou simplesmente criar vários roteiros com línguas estranhas ) para o cinema..isto é, as obras de Tolkien se passam nos livros, escritos, e Star Wars é tudo no cinema.Imagine os roteiros de todas as línguas..há variações, além do mais, fica implícito que se há mundos e mundos com seres de outros planetas há também estudo das línguas que existem neles, e que os respectivos habitantes de tal mundo conhecem e tem, sim, uma língua própria...só não dá pra divulgar isso!
Enfim,
Até!
 
Tem um ponto muito importante aqui que não vi ser abordado claramente ( li o tópico por alto, me desculpem se estou sendo repetitivo de alguma forma ).

Star Wars foi criado com uma trilogia inicial que na época se chamava apenas

Star Wars
Empire Strikes Back
Return of the Jedi

Que posteriormente ( década de 90 ) receberam os subtítulos numéricos 4, 5, e 6, sendo que o "4" recebeu o nome de "A New Hope".
Então temos entre os anos de 99 e 05 o lançamento de mais três filmes de uma sequência que conta a história anterior e que é considerada por ( quase ) todos muito inferior. O que possibilitou a nomenclatura de dupla trilogia e afins.
George Lucas "criou" o chamado Universo Expandido, que trata de assuntos que vão de milhares de anos antes da batalha de Yavin ( época usada para divisão de tempo deles, acontece no episódio 4 ) e quase dois séculos depois dessa mesma batalha.
Dentre tudo que foi criado para o Universo Expandido provavelmente oque se tornou mais famoso foi a The Thrawn Trilogy escrita por Timothy Zahn que representaria episódios 7, 8 e 9.
Eu considero que uma das coisas que torna George Lucas tão inferior a Tolkien é a falta de controle sobre sua própria criação, sendo que sua participação no Universo Expandido é mínima.
Ele não tem planos de lançar esse livros para o cinema.
Espero ter ajudado com o post. :mrgreen:
 
...Eu considero que uma das coisas que torna George Lucas tão inferior a Tolkien é a falta de controle sobre sua própria criação, sendo que sua participação no Universo Expandido é mínima.
Ele não tem planos de lançar esse livros para o cinema.
Espero ter ajudado com o post. :mrgreen:


Concordo!!! Li certa vez uma entrevista com Lucas, e perguntado por que ele não levava em consideração certas coisas do Universo Expandido, como a origem de R2D2 e C3PO, que são mostradas no UE e depois na Nova Trilogia do cinema de formas diferentes (e outros acontecimentos), e se ele não tinha receio dessas discrepâncias, Lucas respondeu com um categórico "não fui eu quem escreveu aquilo!"

Entendo UE da seguinte forma: só serve pra encher mais os cofres do titio George!:lol:
 
Isso mesmo, George Lucas se vendeu e hoje tem bilhões de doláres para gastar...


Tolkien se manteve incorruptível e hoje deixa fortunas para bisnetos maconheiros ( teve uma notícia dessa um tempo atrás ).
 
Tem um ponto muito importante aqui que não vi ser abordado claramente ( li o tópico por alto, me desculpem se estou sendo repetitivo de alguma forma ).

Star Wars foi criado com uma trilogia inicial que na época se chamava apenas

Star Wars
Empire Strikes Back
Return of the Jedi

Que posteriormente ( década de 90 ) receberam os subtítulos numéricos 4, 5, e 6, sendo que o "4" recebeu o nome de "A New Hope".
Então temos entre os anos de 99 e 05 o lançamento de mais três filmes de uma sequência que conta a história anterior e que é considerada por ( quase ) todos muito inferior. O que possibilitou a nomenclatura de dupla trilogia e afins.
George Lucas "criou" o chamado Universo Expandido, que trata de assuntos que vão de milhares de anos antes da batalha de Yavin ( época usada para divisão de tempo deles, acontece no episódio 4 ) e quase dois séculos depois dessa mesma batalha.
Dentre tudo que foi criado para o Universo Expandido provavelmente oque se tornou mais famoso foi a The Thrawn Trilogy escrita por Timothy Zahn que representaria episódios 7, 8 e 9.
Eu considero que uma das coisas que torna George Lucas tão inferior a Tolkien é a falta de controle sobre sua própria criação, sendo que sua participação no Universo Expandido é mínima.
Ele não tem planos de lançar esse livros para o cinema.
Espero ter ajudado com o post. :mrgreen:

Errado em aguns detalhes:

- Apenas o episódio 4 não teve seu número e subtítulo colocado na tela nos cinemas por ordem do estúdio. A primeira exibição como "Episódio 4 - A New Hope" foi em 1981 enquanto ESB e ROTJ quando lançados já possuiam os números.
- A trilogia de Thrawn NUNCA foi considerada como episódios 7, 8 e 9 e nunca foi planejada como. Esse é um erro comum devido ao marketing nacional em torno delas, visto que estão entre as pouquíssimas obras do UE lançadas em português.

Como eu acabei de postar uma ultra-explicação sobre o UE em outro tópico, fica o link:

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?p=1877033#post1877033


M'Y
 
Star Wars foi criado com uma trilogia inicial que na época se chamava apenas

Star Wars
Empire Strikes Back
Return of the Jedi

Que posteriormente ( década de 90 ) receberam os subtítulos numéricos 4, 5, e 6, sendo que o "4" recebeu o nome de "A New Hope".
Então temos entre os anos de 99 e 05 o lançamento de mais três filmes de uma sequência que conta a história anterior e que é considerada por ( quase ) todos muito inferior. O que possibilitou a nomenclatura de dupla trilogia e afins.
George Lucas "criou" o chamado Universo Expandido, que trata de assuntos que vão de milhares de anos antes da batalha de Yavin ( época usada para divisão de tempo deles, acontece no episódio 4 ) e quase dois séculos depois dessa mesma batalha.
Dentre tudo que foi criado para o Universo Expandido provavelmente oque se tornou mais famoso foi a The Thrawn Trilogy escrita por Timothy Zahn que representaria episódios 7, 8 e 9.

Eu considero que uma das coisas que torna George Lucas tão inferior a Tolkien é a falta de controle sobre sua própria criação, sendo que sua participação no Universo Expandido é mínima.

Ele não tem planos de lançar esse livros para o cinema.
Espero ter ajudado com o post. :mrgreen:

Com certeza, quase nunca assisto a nova trilogia, apesar de ser um super-fã de Star Wars acho-a muito inferior à Trilogia original, George Lucas deixou que seu universo se perdesse em um monte efeitos especias. Como você disse, ele não têm controle sobre á própia criação, têm participação mínima nas expansões.
 
Última edição:
É engraçado pensar nisso, pois foi justamente a questão dos efeitos que fez de Star Wars um filme à frente de seu tempo na época da trilogia antiga....conquistou uma legião de fãs porque era algo novo, jamais imaginado e que maravilhou todo mundo. Os efeitos especiais eram literalmente a alma da trilogia antiga (para aquela geração!), dando suporte às aventuras que tbm por si só já eram fantásticas para a época. Mas notadamente o que entrou para a história foi o aspecto visual mesmo...

O filme não se propunha antes a valorizar o universo intelectual ou filosófico das mensagens sobre a luta do bem contra o mal...na verdade eram pretextos para a coisa maior: Diversão de primeira! Primeiro se preocupava em impressionar com algo diferente que pudesse acrescentar ao gênero Sci-fi. Numa de suas entrevistas, George diz claramente que, apesar do universo imaginativo e simbólico, gostava mais de trabalhar com o descobrimento de novos efeitos....isso sempre foi o mais interessante para ele...

Se a trilogia nova extrapolou o uso dos efeitos e diminuiu de sobremaneira a psicologia das relações, não deixa de ser uma grande coerência com a trilogia antiga. Não é uma incoerência...apenas esperávamos ver um melhor desenvolvimento humano...acontece que George manteve a mesma linha de narrativa mas exagerou ao carregar de milhares de efeitos que deixaram o filme com uma aspecto intragável. Perdemos até nosso envolvimento...ou alguém aqui consegue levar a sério milhares de veículos espaciais, os milhares de detalhes de cada cenário digital da trilogia nova?


GL e sua equipe não imaginaram que o problema não era criar um número recorde de efeitos inovadores ou tecnicamente impecáveis...o problema foi não entender que o excesso das melhores coisas acaba desequilibrando a harmonia da narrativa...pq percebemos claramente que há uma maior ênfase nos efeitos especiais....a gente pega o início do filme ( Vingança dos Sith) e, tudo bem, é fantástico ver a Guerra no Espaço...mas ficou aquela sensação de que parecia um joguinho eletrônico de última geração...sei lá....fica sem sentido e não há como nos relacionarmos com um mínimo de envolvimento com o filme.
 
Última edição:
Acho que já li boa parte do Universo Expandido e não vejo como comparar o universo de Star Wars com Tolkien. Tolkien impregnou sua obra com filosofia,mitologia,contos,histórias,magia,destino e uma centena de coisas indescritíveis. Só criou um "planeta",é verdade,mas é mais complexo que toda a galáxia de Star Wars.
Sei que é errado postar em seguida, mas não resisti!

Perfeito a sua análise! Eu valorizo bem mais a complexidade avassaladora de um único mundo como o que Tolkien criou do que centenas de galáxias com suas milhares de raças bizarras. Se não há a devida informação e desenvolvimento das mesmas, tornam-se nada mais que números. Enquanto que TODAS as raças que Tolkien criou, ele colocou nelas personalidades distintas, tradições, verossimilhança...coisa que não chega a acontecer nem com o povo do Chewbacca, por exemplo.
 
Última edição:
realmenet ele se inspirou sim..alais Lucas foi craque nisso...fez um mundo complexo em espaço e data distante....e com uma peculiridade ímpar..pura inspiração...e com ceretza um de seus guias foi Tolkien!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo