• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stanley Kubrick

Hoje eu assisti Nascido Para Matar, adorei...a primeira parte é exelente, mostra toda a dureza de um terinamento de guerra, aquela parte que mostra a cara de louco daquele gordo eu achei perturbador.

A segunda parte é exelente tbm, melhor qeu a primeira. Achei envolvente... é um dos melhores filmes de guerra eu ja assisti em toda minha vida, só fica atrás de O Resgate do Soldado Ryan.

NOTA: 8,5
 
Acho que você é a única pessoa que achou a segunda melhor que a primeira... eu preferia bem mais a primeira... mais intensa.
 
Perfeccionista. Acho q essa é a melhor palavra pra descrever Kubrick. Apesar de ter dirigido apenas 13 filmes, Kubrick atingiu o posto de um dos maiores cineastas de todos os tempos. E apesar de tudo, nunca ganhou um oscar por sua direção.
Para Kubrick o cinema deveria fazer as pessoas pensarem, por isso seus filmes sempre tocaram em temas polemicos, chocantes, profundos, complexos. Estava sempre tentando inovar, trazer algo novo para o cinema, tentando superar limites tecnicos e romper barreiras morais. Um diretor ímpar na hisotria do cinema. Seu estilo e brilhantismos são imcomparaveis até hj.

Um grande destaque dos filmes de Kubrick é a fotografia, sempre belissima, com destaques para 2001 e Barry Lyndon, e a incrivel relação q ele conseguia produzir entre som e imagens, 2001, de novo, e Laranja Mecanica são os melhores exemplos disso.

Sem duvida alguma, é um dos meus diretores favoritos, se não O meu diretor favorito.
Os filmes de Kubrick q eu assisti foram

O Iluminado - 10, dos filmes do Kubrick é o qual eu mais gosto
Laranja Mecânica - 10
2001 - Uma Odisséia no Espaço - 8, eu particularmente não gosto mto desse filme
Barry Lyndon - 8,5
Spartacus - 8
De Olhos Bem Fechados - 9, apesar de todas as criticas negativas ao filme, eu adorei
Nascido Para Matar - 8, até onde assiti, pois não deu certo de eu ver ele inteiro ainda.
Dr. Fantastico - 7,5
 
so comentando
pela parte de trás da capa do vhs
parece q é um filme feito ontem

me impressionei com isso
 
Dvd eu pego a partir da semana que vêm
qdo eu tiver um player :mrgreen:

ps. a versão q eu catei é um lançamento, acho q deram uma geral, a fita é novinha
 
O Iluminado - 10, dos filmes do Kubrick é o qual eu mais gosto

Gosto muito de O iluminado, mas alguma coisa nele me incomodou, poderia ter sido melhor, o zelador enlouquece muito rápido, não dá trempo do espectador se identificar com ele. A parte do alccolismo dele não foi esplorada, seria bem interessante se o público do filme sentisse compaixão por ele, como resultado a sua loucura seria muito mais sentida, dramática. Jack Nicolson deu veracidade impressionante ao personagem, mas faltou a dualidade bem/mal nele, ou seja não ficamos chocados quando ele destrata a esposa, pois ele sempre a tratou com indiferença e irritação, parecia que ele era uma pessoa má desde quando chegou ao overlook, o que não é verdade, pelo menos no ponto de vista de Stepen King. foi o único defeito do filme, mas foi grave.
 
Gosto muito de O iluminado, mas alguma coisa nele me incomodou, poderia ter sido melhor, o zelador enlouquece muito rápido, não dá trempo do espectador se identificar com ele.

Jack enlouquece muito rápido? Demora mais de 1 hora pra isso acontecer, se eu me lembro corretamente.

E se identificar com ele? Eu não penso no filme dessa forma. Jack é um personagem que deve ser visto a distãncia. Nós somos como o resto da família dele, vemos ele ser possuído pelos poderes do hotel e tudo o que podemos fazer é assistir e esperar o pior.

A parte do alccolismo dele não foi esplorada, seria bem interessante se o público do filme sentisse compaixão por ele, como resultado a sua loucura seria muito mais sentida, dramática.

Não acredito que Kubrick tivesse intenções de deixar Jack carismático ou relacionável de forma alguma. O jeito meio exagerado que ele interpretou a sua loucura foi para causar exatamente o efeito oposto.

Jack Nicolson deu veracidade impressionante ao personagem

Veracidade? Se você estiver falando em termos de como ele representou a loucura, eu acho o contrário. Nicholson interpretou um lunático de forma exagerada, irreal, realmente lunática. Não só uma imitação, mas uma verdadeira personificação. Uma das melhores performances de todos os tempos.

mas faltou a dualidade bem/mal nele, ou seja não ficamos chocados quando ele destrata a esposa, pois ele sempre a tratou com indiferença e irritação, parecia que ele era uma pessoa má desde quando chegou ao overlook,

Mas ele era mal desde que chegou no Overlook, a dualidade não era para acontecer. O ponto do filme, como é mostrado no final do filme por aquela metáfora, eu acredito que seja dizer que o mal sempre existiu no coração de Jack. O filme é um grande simbolismo para abuso familiar e espancamento. O hotel é o cérebro de Jack, o elevador é o nervo e o sangue vazou. Já era previsto acontecer aquilo.

pelo menos no ponto de vista de Stepen King.

O livro é fraco.

O Iluminado é uma obra-prima, um dos melhores filmes já feitos.
 
. Nós somos como o resto da família dele

Se somos com a família dele não deveríamos sentir compaixão?

Veracidade? Se você estiver falando em termos de como ele representou a loucura, eu acho o contrário. Nicholson interpretou um lunático de forma exagerada, irreal, realmente lunática. Não só uma imitação, mas uma verdadeira personificação. Uma das melhores performances de todos os tempos.

Veracidade, entenda como se ele estivesse possuído. Fora de si.

eu acredito que seja dizer que o mal sempre existiu no coração de Jack

ele nunca foi uma pessoa boa (no filme), mas tem um certo momento no bar do hotel que ele insinua claramente que quer ser uma pessoa melhor que ele faria tudo pelo filho, essa parte em especial, este esforço que ele faz para se tornar uma pessao boa é que deveria ser melhor mostrada. É tanto que ele demonstra um arrependimento forte por ter um certo dia batido no filho.
 
Se somos com a família dele não deveríamos sentir compaixão?

Eu digo em termos de ponto de vista. Compaixão pela família é aceitável. Compaixão pelo Jack é por sua conta...

ele nunca foi uma pessoa boa (no filme), mas tem um certo momento no bar do hotel que ele insinua claramente que quer ser uma pessoa melhor que ele faria tudo pelo filho, essa parte em especial, este esforço que ele faz para se tornar uma pessao boa é que deveria ser melhor mostrada. É tanto que ele demonstra um arrependimento forte por ter um certo dia batido no filho.

Aquela cena do bar mostrou mais sobre as verdadeiras intenções dele do que qualquer outra. Primeiro lugar, ele estava semi-bêbado, semi-chapado e semi-possuído. Segundo, ele chama o filho de "filho da puta". Isso não é bom. Terceiro, ele claramente declara que venderia a sua alma por uma bebida, mostrando que a sua alma é desnecessária, não importante pra ele. Ele não está nem aí para a família ou para ele mesmo. Ele perdeu todo a auto-apreciação. Seu espírito é negro, sombrio e cínico. Eu não achei que ele demonstra arrependimento. Parecia que ele estava contando uma piada quando falou do incidente no passado.



Sim, Wilknot. Eu já li.

Não gostei de jeito nenhum.
 
Vi ontem Nascido para matar (Full Metal Jacket, 1987). Razoável "retalho" sobre a guerra do Vietnã.

A primeira parte do filme (de longe a melhor) mostra um grupo de Soldados americanos em treinamento sob o julgo de um comandante totalmente fanático e repressor. A agressividade desse comandante miserável é tanta que beira ao irreal e hilário. É nessa primeira parte que vemos de maneira bem clara o toque "Kubrickiniano", direção elegante, narração em off, cortes secos de sequência e claro a cenografia de primeira, em especial o alojamento onde os soldados dormem, o lugar brilha como espelho, sem o mínimo resquício de sugeira e desordem; a situação é ressaltada em várias cenas onde mostram os soldados limpando e arrumando o alojamento a todo momento. Nas cenas onde o comandante lunático passa a revista na tropa nesse alojamento a câmera deixa toda a tela em foco claro, desde o plano mais próximo até o mais distante da câmera e em iluminação perfeita, são cenas muito bem feitas. essa parte do filme culmina em uma cena bem tensa.

Corte seco para o Vitenã, onde os soldados, estão já em exercício, a história se conduz a partir de um soldado chamado Jocker, que vimos em treinamento no começo e que agora faz reportagens de guerra para os soldados devidamente" adulteradas". E aí que o filme cai no lugar comum não mostrando absolutamente nada de especial ou interessante, com alguns diálogos políticos rasos, cenas convencionais e algumas partes bem monótonas. O ponto de vista dos Vietcongs é zero.
Somente na parte final do filme quando é mostrado uma tropa adentrando em uma cidadela em ruínas é que a projeção retorna a crescer, com uma boa exploração da interação dos personagens com as construções destruídas, resultando em ótimas cenas de tensão. O final é bastante cruel.

Não é um filme ruim, mas achei talvez o mais fraco de Kubrick, vi um ótimo começo de filme, e um final interessante, com o miolo ficando muito a dever. O toque do do homen está lá, mas em momentos esparsos e tímidos, vi apenas como um bom ponto de vista (ainda que parcial e pouco impacto) da guerra do vietnã, deveria pegar mais pesado na denúncia da guerra.

Nota 6,5

Agora só resta assistir Barry Lydon.
 
Waters disse:
deveria pegar mais pesado na denúncia da guerra.

Eu não acho que o ponto onde o Kubrick queria tocar é a guerra em si, mas na preparação psicológica dos soldados para a guerra. O filme questiona até onde o soldado deve se relacionar com a morte, e com a sua arma, e com o que signifíca matar alguém, o que é necessário para que tal ato seja mais ameno. Ou alguma coisa assim...

Agora só resta assistir Barry Lydon.

Você já viu tudo do Kubrick pré-Glória Feita de Sangue?

tonho disse:
na real acho mto dificil um filme superar um livro...

Pois é, mas aconteceu.
 
Não, mas estes filmes de Kubrick estão fora de catálogo, por determinação do próprio. Achá-los é quase impossível.

Bem, aqui no Brasil, talvez. Mas lá nos EUA não é difícil encontrar não.
 
Eu vou ter que admitir,naum é um dos meus diretores favoritos.mas é um diretor excelente.
olha os que eu vi

-Spartacus - Grande épico.Um dos melhores já feitos.

-Glória feita de Sangue - Um dos melhores filmes de guerra já feitos.o filme é o melhor sobre a primeira guerra mundial.

-Dr.Fantástico - na minha opinião,o melhor dele dos que eu vi.simplesmente um soco no estômago ao mesmo tempo engraçado e depressivo.

-2001 - Uma Odisséia no Espaço - Preciso ver de novo.Não o tinha compreendido.

-Nascido para Matar - O pior dos que eu vi dele.Ele é bom,o primeiro ato é mto bom,mas simplesmente ficou a sensação do "já vi esse filme" no segundo ato.Não gostei muito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo