• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stanley Kubrick

Sister Jack

Usuário
Provavelmente o melhor diretor de todos os tempos. O único diretor que conseguiu criar três puras obras primas, praticamente uma atrás da outra, e mais um monte de filmes excelentes.

Eu ainda quero ver um filme ruim do Kubrick. Já vi quase sua filmografia inteira, tirando Barry Lindon, Glórias Feitas de Sangue e outros dois do início de sua carreira, e quero vê-los o mais rápido possível. Os seus filmes são sempre lotados de significado, de temas fortes, metáforas, e ainda sim podem ser vistos como entretenimento. Ele é extremamente eclético, fazendo filmes de comédia, de guerra, drama e ficção científica, e consegue se superar em todos os gêneros. O seu único problema é que demorava muito para fazer os seus filmes, e por isso nós não temos uma filmografia tão extensa quanto a maioria dos fãs desejava dele.

Aqui vai um comentário, sobre os filmes dele que vi.

Spartacus:

Um épico decente, se não for um pouco superficial, e o pior dos filmes de Kubrick que eu vi até hoje. Mas mesmo sendo o pior dele, ainda é melhor que muitos. O Kirk Douglas, que estrelou e produziu o filme, queria ter o controle sobre a produção e por isso ele e Kubrick tiveram várias discussões durante as filmagens e o diretor acabou não fazendo o filme que queria fazer. Mas ele tentou.

NOTA 6



Lolita:

Mesmo tendo uma história mais comum do que a dos outros filmes do diretor, ainda é controversial, principalmente para a época. O filme é um show de atuação dos atores, especialmente de James Mason e do brilhante comediante Peter Sellers. É um drama, com toques de romance e humor, sobre um homem e a sua obsessão proibída.

NOTA 8



Dr. Fantástico:

Agora o estilo de Kubrick estava começando a aparecer mais. O filme fez um sucesso pelo o seu assunto sobre bombas atômicas, principalmente na época de Guerra Fria. É extremamente engraçado e as vezes assustador. O final, com a música "We'll Meet Again" e a montagem de várias bombas explodindo, é inesquecível.

NOTA 8



2001: Uma Odisséia No Espaço:

Melhor filme de todos os tempos. Duh.

NOTA 10



Laranja Mecânica:

Outro filme de ficção científica, revolucionador, e muito controversial. As técnicas de edição usadas no filme são incríveis, um dos melhores trabalhos que eu já vi no assunto. E o Kubrick abusa: cameras lentas, cameras aceleradas, cortes rápidos e montagens. A direção é perfeita, a atuação de McDowell é perfeita, e o roteiro também. Obra prima.

NOTA 10



O Iluminado:

O filme que eu vi mais vezes de todos do Kubrick. Não sei porque. O filme não é rápido, não é muito divertido... Mas eu continuo assistindo de novo e de novo e de novo, e vou continuar até o meu DVD apodrecer(aí eu compro outro). Um filme de terror psicológico cheio de subtexto e temas como violência doméstica. Jack Nicholson dá uma das melhores performances que eu já vi.

NOTA 10



Nascido Para Matar:

Um dos melhores filmes de guerra que existem. Totalmente envolvente e perturbador. É dividido em dois atos. O primeiro se passa no treinamento dos soldados para a guerra, concentrando principalmente no Joker e no Gomer Pyle. No segundo ato, se passa no Vietnã, seguindo Joker e companhia em batalha. O segundo não é tão forte quanto o primeiro, mas não atrapalha muito.

NOTA 7



De Olhos Bem Fechados:

O último filme de Kubrick, infelizmente. Podia ter feito mais. Mas o filme não decepciona. Eu adorei. É meio que uma viagem surreal pelas ruas de NY seguindo os passos de Bill, o médico que está com ciúmes de sua mulher e tem visões recorrentes dela o traindo. A melhor atuação que o Cruise já deu, sem dúvida.

NOTA 7



Depois eu vou ver os seus outros filmes e deixo mais comentários.

Outros tópicos de filmes do Kubrick:

2001: Uma Odisséia No Espaço

Laranja Mecânica

Lolita

Nascido Para Matar

Discutam.
 
Legal do Kubrick foi, como o Folco falou, a capacidade dele de colocar mensagens ocultas através de metáforas em seus filmes.

Ele abusou disso em 2001. A direção foi boa, os efeitos incríveis (pra época) e a trilha sonora assustadora (tenho pesadelos até hoje com aquele coral que toca na cena em que eles acham um monolito na Lua), mas ao mesmo tempo grandiosa. Tanto que o tema virou um clássico... Também tem algumas cenas bonitas, como o feto (eu chamo aquele treco de feto mesmo, embora tenha outros nomes) no espaço. Mas mesmo assim achei parado demais, chegando a ser entediante. Difícil de enteder? Sim, mas não por isso que não o considero ótimo...

NOTA 6,0.

O seguinte foi Laranja Mecânica, que me surpreendeu. E olha que estava com expectativas altas... Durante as cenas de torturas psicológicas no personagem Alex, dava muita pena e ao mesmo tempo ódio daquelas pessoas que estavam forçando um ser humano a agir do jeito adptável pela sociedade. Mas também me fez pensar que milhões de pessoas também passam por isso, não do jeito que é mostrado no filme, mas de outras maneiras que muitas vezes não tem como perceber. É daí que vem a parte "mecânica" da história: é ser alguém que você não é. Outra coisa a ser considerada ao falar de Laranja Mecânica, é a questão da violência. Aliás, esse deve ser o ponto que mais se ressalta ao se lembrar desse filme. Quem não ficou impressionado com o estupro com um fundo "Beethoviano", ou então com o assassinato da mlher-dos-mil-gatos? Em momento algum apelativo. Pelo menos diferencia do Alex de antes e de depois; e assim dá ênfase ao tema principal, à mensagem que Kubrick quis passar.

NOTA 8,5

E por último, O Iluminado. Esse sim não foi o que esperava, mesmo tendo gostado bastante. Infelizmente já tinha visto uma outra versão (ruim) desse filme antes, e acho que foi esse o principal problema. Eu já sabia o que ia acontecer... Dizem que saber o que vai aconter não é realmente relevante, mas eu não concordo. Com certeza iria ser muito mais apreensivo e agoniante. Mas não deixo de reconhecer que mais uma vez Kubrick foi brilhante na direção... Jack Nicholson tá em sua melhor atuação, pelo menos na minha opinião.

NOTA 7,0

Por enquanto esses três foram os únicos filmes que vi até agora, mas acho que amanhã mesmo verei Nascido Para Matar... Talvez dê uma conferida em De Olhos Bem Fechados, mas nos outros não tenho muita vontade, pra ser sincero...
 
Os filmes do diretor que ainda não assisti foram Nascido para Matar Barry Lyndon e os anteriores à Glória feita de Sangue.

o que dizer mais sobre Kubrick? É impressionante como ele transita pelos mais diversos Gêneros (comédia, drama, guerra, intriga, terror, épico) deixando irremedialvelmente sua marca indiscutível.

O que mais impressiona é a capacidade que suas obras tem de envolver o espectador atento. Os fimes de Kubrick não se assiste, se participa. Os dramas de seus personagens e as situações são tão bem construídas e lapidadas que as imagens e impressões ficam na nossa cabeça durante muito tempo após assistirmos. As indagações e questionamentos abertos em suas obras são pertubadoras e reveladoras, na medida que elas nos propciam a divagar sobre as coisas que nos rodeiam e que antes não nos dava-mos muita atenção, e ainda com aquele delicioso gosto de transgressão. Como não admirar um diretor capaz de realizar trabalhos cinematográficos dessa natureza?

Nos quesitos técnicos, os filmes de Kubrick são marcados por cenários internos grandiosos e empostados, aliados a uma fotografia sempre marcante e uma trilha sonora corretíssima, presente como um elemento a mais a serviço da dramaticidade da história.

O seu filme que menos gostei foi Lolita, talvez poeu ter assistido a versão nova antes, e o impacto ter se perdido um pouco apesar das diferenças grandes de uma para a outra.

Spartacus realmente é o seu filme mais comercial, mas se percebe de maneira sutil o dedo característico de Kubrick, principalmente na cenas que surgiram recentemente na versão extendida, como a sequencia onde os escravos e escravas pateticamente tentam manter relações carnais sob os olhos perversos dos capatazes, e as nuances claramente homossexuais entre o tirano romano e seu servo.

Vou assisti Barry Lyndon urgente, foram usadas realmente roupas da época (não me perguntem como) e câmeras antigas para conseguir o chamado efeito pintura das cenas. Vi o DVD lustrando na locadora há algumas semanas atrás. não peguei porque estava sem tempo. esse tipo de filme se deve assistir com tranquilidade.
 
2001 com certeza é uma obra prima do cinema, além de ser perfeito(Kubrick é um diretor perfeccionista e isso mostra quando assistimos os filmes dele) esse filme é meio psicodélico também, o show de luzes e os cortes de câmera quando ele vai se vendo mais velho 8O
Laranja Mecânica como já disse no tópico sobre o mesmo, é um dos meus preferidos da minha coleção é uma visão punk de um futuro pós apocaliptico e corrompido simplesmente a OBRA da violência e sátira de um mundo futuro.
O Iluminado, além da direção do Kubrick o que seria do filme sem aquela cara de louco do Nicholson? :aham: e o livro tem umas partes que ficam enjoativa, mas o filme não é assim e isso graças ao Kubrick.
De Olhos Bem Fechados apesar de ser o último filme do diretor não perdeu a qualidade, o erotismo mostrado no filme não é o que chama a atenção no filme é o simples movimento e como é mostrado esse erotismo....

Não irei comentar Lolita e nem Dr. Fantastico pois ambos eu assisti apenas uma vez então não tem uma opinião formada sobre ambos. :aham:
 
Cara, eu gosto muito do kubrick, apesar de ser um newbie :p
vi só laranja mecanica, o iluminado e 2001 (faz mto tempo), to louco atars do nascido pra matar, mas na minha locadora so tem em dvd, e eu nao tenho dvd ~~

bom, laraNja mecanica vcs podem ler o q eu acho no topico lá, nota 10
2001, apesar de não lembrar do filme perfeitamente (tenho q ver de novo) lembro de como ele me assustou, e como ele era grandioso, de uma forma q nao sei explicar, dou nota qdo ver de novo :p
o iluminado, nao sei quem é melhor: o kubrick ou o jack nicholson, mas fodasse, puta filma bom do caralho eheheh, suspense dele é perfeito, nota 8,5 (é tbm preciso rever)
 
Realmente, Folco, acho q Kubrick nem precisa ser discutido...hehehe...ele eh o meu 4º diretor favorito. 2001 eh parte do meu TOP 10 e Laranja Mecanica e O Iluminado, do TOP 100. E eu não consigo ver 2001 como entediante, simplesmente pelas imagens maravilhosas que passam na tela a cada cena e a extremamente envolvente e interessantissima história. Mais do que perfeito.
Notas:
2001: *****
Laranja Mecânica: ****
O Iluminado (assisti de novo e aumentei a nota: mesmo já sabendo o que ia acontecer, não conseguia mexer minha mao depois que o filme acabou): *****
Barry Lindon: ***
Nascido Para Matar (1ª metade rox, segunda sux): ***
Spartacus (superficial e insuportavel): *
Lolita: ****
Dr. Fantástico: ****
De Olhos Bem Fechados: ****

Não assisti Gloria Feita de Sangue...eh bom?
 
dos filmes do kubrick eu so naum vi ainda gloria feita de sangue, spartacus e nascido para matar...os outros que vi achei excelente...e dois filmes do kubrick estão no meu top 10...laranja e 2001...acho os dois filmes simplesmente perfeitos!

e ainda tem outro filme do kubrick que naum entra no meu top 10...mas quase
eh dr fantastico...mais um filme excelente do kubrick...o final do filme eh um dos melhores que eu ja vi,...e o peter sellers esta fantastico, nos varios papeis que faz!

laranja mecanica - *****
2001 - *****
dr fantastico - *****
o iluminado - *****
lolita - ****
barry lyndon - ****
de olhos bem fechados - ***
 
Re: Filmes de Stanley Kubrick

Spartacus: muito Bom. Um dos melhores épicos já feitos.


Lolita: Concordo com cada palavra do Folco sobre esse filme( 8O Deve ser o apocalipse... 8O )

Dr. Fantástico: excelente


2001: Uma Odisséia No Espaço: B.o.s.t.a de vaca. digno de Paul Anderson.

Laranja Mecânica: O Melhor de Kubrick! Excelente!


O Iluminado: excelente... pena que o remake seja aquela caquinha de pombo velho...

Nascido Para Matar: excelente.


De Olhos Bem Fechados: Ao contrário da maioria das pessoas, adorei...
 
dos que eu vi:

Laranja Mecânica - DEMAIS! NOTA 10
Spartacus - Bom épico
O Iluminado - preciso ver de novo...
Nascido para matar - o 3º melhor filme de guerra na minha opinião
2001 Uma Odisséia no espaço - Sublime!

Agora que eu ganhei dvd, vou ver todos do Kubrick!
 
Folco.. eu realmente detesto 2001.. sempre detestei.. eu nem imaginava entrar num fórum e te conehcer e eu já odiava esse filme...

PS: Mas a piada do Paul Andwerson realmente foi pra implicar.. eu não ousaria compárar Kubrick a PA...
 
Não assisti Gloria Feita de Sangue...eh bom?

Ouvi falar que é uma obra prima pura.


Interessante, os filmes mais assistidos do Kubrick aqui são 2001, Laranja Mecânica e O Iluminado, os três que eu considero os mais perfeitos dele. Isso é bom.
 
Acho que vou começar a dar notas só de 0 a 5. Deve ser mais fácil.

Spartacus - preciso ver de novo

Glória Feita de Sangue - não vi

Lolita - não vi

Dr. Fantástico - não vi

2001 - preciso rever

O Iluminado - 5/5

Nascido Para Matar - 3/5

Laranja Mecânica - 5/5

Barry Lindon - não vi

De Olhos Bem Fechados - 1/5

Cheguei à conclusão de que não vi quase nada do Kubrick. Em contrapartida, realmente é mais fácil dar notas de 0 a 5. Talvez eu comece a usar estrelinhas, como o David Lynch. :mrgreen:

Ou mrgreens. :mrgreen:

Hm... tive uma idéia... vou usar os smilies do fórum.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - excelente
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - muito bom
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - bom
:mrgreen: :mrgreen: - suportável
:mrgreen: - ruim
:x - bomba

O que acham??? :mrgreen:
 
Cheguei à conclusão de que não vi quase nada do Kubrick.

Bem, vc já viu 5. Tá na média.

E quando vc for rever 2001, faça questão de ver sozinho, com as luzes desligadas, uma TV boa e um som potente. :mrgreen:
 
Será que fica melhor assim?

:obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: - excelente
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - muito bom
:D :D :D - bom
:? :? - assistível
:x - ruim
:lol: -ridículo

Hmn...
 
V disse:
Será que fica melhor assim?

:obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: - excelente
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - muito bom
:D :D :D - bom
:? :? - assistível
:x - ruim
:lol: -ridículo

Hmn...

Eu particularmente usaria:

:obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: - excelente
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: - muito bom
:D :D :D - bom
:? :? - assistível
:tsc: - ruinzinho
:eek: - Muito ruim
:disgusti: - Péssimo
:x - Paul Anderson


e como extras:

:cheers: - Divertido
:lol: - engraçado
:grinlove: - apaixonante
:wink: - interessante, seja bom ou ruim
:lily: - Filme gay
8O - Impressionante
 
Não assisti Gloria Feita de Sangue...eh bom?
Ouvi falar que é uma obra prima pura.
[/quote]

já que falaram sobre esse filme, que assisti tem uns dois anos vou falar sobre ele rapidinho. É um drama espetacular que fala sobre a ética da guerra. na primeira guerra mundial um comandante francês lança as suas tropas para a morte certa apenas para conquistar pequenos pedaços de terra do inimigo na chamada guerra de trincheiras (os detalhes das táticas são bem interessantes. As operações são um fracasso e t~rês soldados que arredaram o pé da situação são considerados traidores covardes. o personagem de Kirk Douglas é um oficial do exercito francês que resolve ir em defesa dos três soldados e acusar o general imprudente em uma acariação militar.
O filme divaga de maneira brilhante sobre a total inconsequecia e absurdos daquela guerra. Apesar de a duração ser bem rápida, a obra deixa o seu recado. A direção de Kubrick ainda não é a mesma que apareceria depois, afinal o filme não é uma produção dele, mas a elegâcia das cenas, aliada a uma fotografia belíssima em preto e branco dão o tom seco do filme, e marca do diretor. é bom dizer que é um filme de guerra sem explosões e cenas grandiosas de batalha o centro está justamente na~discurssão dos atos.
Altamente recomendável.
 
Dr Fantastico
Nota 7

2001
Visualmente o filme é perfeito.
O começo é muito legal, mas dps de ve-lo mais duas vezes cheguei a conclusão q ele é bem cansativo.

Nota 7

De olhos bem fechados
Não gostei do filme...
Tom cruise estava bem no papel, mas n consegui me envolver com a historia, e o final nao me agradou.

Nota 5

Nascido para Matar
Já vi esse filme umas 7 vezes e tudo oq posso dizer é q acho um dos melhores filmes de guerra já feitos.
Fica atras apenas de Resgate do Soldado Ryan e Platoon.
É de longe superior ao Hamburger Hill q eu acho chato.

A primeira parte do filme é sensacional, mostrando como era o treinamento para a guerra.
O capitão muito exigente, o soldado q n conseguia fazer as coisas. Ótimo.
A segunda parte tb é legal, especialmente os SONS de guerra.

Nota 9
 
Vou fazer um TOP dos filmes do Kubrick como uma desculpa para BUMPear o tópico para cima e satisfazer a minha paixão por listas. :mrgreen:


1 - 2001: Uma Odisséia No Espaço
2 - O Iluminado
3 - Laranja Mecânica
4 - Dr. Fantástico
5 - Lolita
6 - Nascido Para Matar
7 - De Olhos Bem Fechados
8 - Spartacus
 
Acabei de rever O Iluminado e Doutor Fantástico.
O Iluminado é realmente excelente, quase perfeito, talvez se tivessem mais cenas com o Jack Torrence dele enlouquecer, de como ele amava a família, só teve uma ou duas. De resto é maravilhoso, nota 9,5 superou mesmo o livro.
Doutor Fantástico eu também, gostei mas está bem abaixo na minha opinião dos outros filmes do Kubrick... mas é melhor que a maior parte dos filmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo