• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Spoilers] Luta no final do filme

Chegando em casa vou analisar o combate do Obi-Wan com o Darth Tyranus. Tenho quase certeza que o Saruman só pegou o Obi-Wan no force-choke após desarmá-lo/abrir a guarda do Lightsaber.

Bem... acho que o duelo Mace Windu vs Palpatine/Darth Sidious confirma a sua teoria. Enquanto Windu tinha o sabre o choque foi defendido, provocando danos no próprio Sidious. Inclusive no min 2:37 parece que o sabre procura os raios para absorvê-los ou refleti-los.

 
Chegando em casa vou analisar o combate do Obi-Wan com o Darth Tyranus. Tenho quase certeza que o Saruman só pegou o Obi-Wan no force choke após desarmá-lo/abrir a guarda do Lightsaber.

Se vc está falando sobre o Ep3, realmente tem uma cena meio estranha. Não consegui ver Obi-Wan ser desarmado, mas de repente some o sabre dele e rola o enforcamento com a Força. Estranho.
 
Gente, essa cena é assim: o Conde Dooku usa o choke nele e o sabre do Obi Wan se apaga. Obi Wan primeiro leva o golpe, depois a arma dele desliga, pois ele perde a força na mão e provavelmente solta o botão que deixa o sabre aceso.
 
Apesar de ser minha única crítica ao filme, foi uma coisa que me deixou incomodado demais. Na hora que a cena estava se desenhando, talvez por já ter visto filmes demais, eu já comecei a prever o que ia acontecer, ao mesmo tempo que eu fiquei torcendo: "pelo amor de deus, não me diga que esses dois noob vão fazer frente a esse cara, pelo amor de deus, não pode ser verdade". Mas foi.

Fiquei decepcionado demais com o "vilão". Começou bem na primeira cena, e depois, na cena em que ele perde a cabeça e destrói tudo com o sabre também foi bacana, mas depois foi só ladeira abaixo. Primeiro, mostraram o cara como imaturo e inseguro. Depois, ele aceita calado uma discussão contra aquele comandantezinho cujo nome eu nem lembro. Depois, ele perde pra Rey no interrogatório. E pra terminar com chave de ouro, o cara perde pra dois novatos que nunca sequer viram um sabre de luz ou ouviram falar da força / achavam que era lenda. Até o interrogatório eu aceitei, fiz uma força pra engolir a velha desculpa do "ela é a escolhida". Mas na hora da luta não deu.

Se ele fosse um vilão muito poderosos com problemas psicológicos (insegurança, descontrole, etc), estaria ok. Se ele fosse o inverso, alguém forte psicologicamente mas sem muito poder ainda, também estaria ok. Mas ele consegue ser ruim em tudo.

O problema é que a cena me fez desgostar da Rey também, não só do Ren. Eu não aguento mais esse negócio de "ah, mas ele é o escolhido (a)". Uma das coisas que eu mais gostava em Star Wars era que, diferente de muitos outros filmes, há uma relação entre treino e poder (ou havia). Episódio I Yoda ameaçou não treinar o pirralho Anakin porque o achou muito VELHO para ser treinado, indicando que ser Jedi (ou Sith) demandaria anos de treinamento. Depois, episódio V, mesma coisa com Luke. Mesmo Yoda voltando atrás, praticamente o filme todo é sobre o treinamento de Luke, onde ele tem que passar por vários testes e HORAS de treinamento com o cara mais pica das galáxias que existe, e mesmo depois de tudo isso ele enfrenta Vader e perde!!!! Assim é que deveria ser.

Aí, episódio Vii, a mina passa a vida toda catando lixo, ouviu falar da força ontem e de repente enfrenta um Sith que aparentemente era fodão e deveria ser o antagonista principal dos filmes e vence porque sim? Se ainda fosse só o interrogatório, ok, eu entenderia e faria força de aceitar que ela pode ter uma grande pre disposição e facilidade com a Força - mesmo que isso fosse a coincidência mais conveniente da história de SW. O começo da luta também, lutando contra o Finn ele parecia estar só se mostrando. Mas contra a Rey ele realmente perdeu. Pra mim foi tipo, Lebron James perdendo uma partida 1 x1 contra alguém de 1,70 que aprendeu ontem o que é basquete. "Ah mas ele estava com dor no quadril" Não importa, não era pra acontecer.

Banalizou demais o cavaleiro Sith, a força, o treinamento Jedi, a luta de sabres e tudo o mais.
 
Mesmo Yoda voltando atrás, praticamente o filme todo é sobre o treinamento de Luke, onde ele tem que passar por vários testes e HORAS de treinamento com o cara mais pica das galáxias que existe, e mesmo depois de tudo isso ele enfrenta Vader e perde!!!! Assim é que deveria ser.

Se bem que em O Retorno de Jedi ele também perde ao enfrentar o Palpatine - Papai Vader ao Resgate! Sem contar que ao enfrentar Vader, mesmo com todo o treinamento de Yoda e as dicas de Obi-Wan, ele quase sucumbe ao lado sombrio.

Não vou pretender saber quem ou que a Rey é, mas para mim, o filme funciona da mesma maneira que Uma Nova Esperança: um zé-ninguém surge para fazer a diferença. Da onde vem esse zé-ninguém? Cenas dos próximos capítulos.

(Aliás, ainda bem que o Lucas conseguiu ter sucesso com o primeiro filme, hein? Do contrário a sequência seria Splinter of the Mind's Eye e aí sim todo mundo teria uma razão pra reclamar.)
 
O Lightsaber não é meramente um Laser, como o laser de um blaster. O Lightsaber é composto de Força. O Jedi infunde a sua própria força no cristal que fica dentro do equipamento, e então este cristal passa a ficar pronto para produzir essa lâmina de luz quando é ativado. É por isso que você nunca vai ver um Jedi ou um Sith ligando um sabre de luz, e controlando ele no ar como se fosse uma espada fantasma. Por ser composto da própria Força, eu acredito que se o usuário mantiver o lightsaber em guarda, pode barrar ataques de Força contra ele próprio. No caso do Finn, a Força que continha naquela lâmina azul era a do próprio Anakin.

Aqui. O Count Dooku abre a guarda do Obi-Wan, e só então pega ele em um Force Choke:

1:45

Essa parte aqui vem logo depois de um corte seco, mas claramente a guarda do Obi-Wan está baixa, e ele dá um "force push" na testa.

1:27

Só uma questão bem interessante... No Episódio III, o Obi-Wan estava no auge do seu poder. No episódio IV estava bem mais velho e enfraquecido. O Dooku é poderoso nas artes que envolvem o "Conhecimento da Força", mas sabemos que o Darth Vader é muito mais poderoso do que ele. Se o sabre de luz não fizesse diferença para defender de um Force Choke, então nem haveria um combate entre os dois no Episódio IV. Pior ainda, no Episódio V o Vader simplesmente ficaria utilizando telecinése como desejasse contra o Luke, que naquele momento era inferior ao Obi-Wan velho. E o Vader quis utilizar a Força contra o Luke. Mas, como estava em guarda, ele utilizou objetos ao redor para serem jogados contra ele:

3:36

Essa cena aqui mostra exatamente como funciona a "guarda de lightsaber". Se for colocado na posição certa, fica muito mais difícil de pegar um cara com a "Força". Mas, se funcionasse telecinése, o Dooku iria simplesmente empurrar o Obi-Wan na parede, já que tinha o "Conhecimento sobre a Força" em patamar muito mais elevado.

0:32

Já esse combate do Dooku contra o Anakin mostra exatamente como fica mais fácil utilizar a Força em um cara que não esteja com o Lightsaber à sua frente. Imediatamente após arrancar o braço do Anakin, ele isola o Padawan há uma distância de uns 10 metros. Se ele pudesse fazer isso desde o início, nem teria um combate de Lightsaber. Só teria o Dooku empurrando o Anakin na parede até matar.

1:56

Outra coisa. Olha o que o Yoda faz com o Darth Sidious:

1:20

Se o Yoda pudesse fazer isso contra qualquer adversário que empunhasse um lightsaber, nunca ele nem precisaria entrar em combate, né? Mas depois vimos que, após o sidious retirar o Lightsaber, o Yoda nem tentou mais isolá-lo como se fosse um boneco de pano. Por que será? Será que é porque o Yoda achou que seria mais "legal" decidir o futuro da Galáxia se digladiando com o Palpatine até a morte? Acho que não. É porque o Lightsaber é uma defesa contra a própria Força.

9d006e951ed36495f1504086c2c55d38c12280eb.gif

Então... Assim. Ninguém nunca, em nenhum dos seis filmes, conseguiu fazer a Força passar através de uma guarda de Lightsaber. Ninguém nunca, sequer, moveu um lightsaber ligado com a Força. Eu acho que é muito nitpick reclamar que o Kylo não "puxou" o lightsaber da mão do Finn, ou então que não jogou ele na parede. E, na real, o Finn nem foi um desafio para o Kylo. O Kylo brincou com o Finn como quis. E, quando em um momento de desatenção o Finn triscou o braço do Kylo de raspão, o Kylo acabou com um combate em menos de segundo, isolando longe o lightsaber do Finn, e depois fazendo um corte brutal nas costas dele.
 
Última edição:
A cena do Windu vs. Palpatine só mostra que o sabre atrai os raios, e ao que parece se os raios forem muito fortes o cara só aguenta com esforço também, dá pra ver pela cara de cu do Windu. Diferentemente dos raios do Dooku vs. Obi-Wan, que ele só faz aquilo no início da luta pra posar de gostosão, e o Obi-Wan segura a coisa sem nem ciscar. Aliás, na mesma luta, o Anakyn dá uma carga bem porra-louca com sabre na mão e tudo, e toma choque de boas. O bagulho não faz tudo sozinho também néam. :lol:

Mas quanto ao sabre proteger contra telecine etc. é outra história.
 
Eu acho que esse negócio aí de resistir à telecinese tem muito mais a ver com o oponente estar focado e canalizando a Força para esse propósito do que o uso ou não do sabre. Sempre que o cara sofre um ataque de telecinese na luta é quando está distraído e, por óbvio, com a guarda baixa. Só coincidência que o sabre esteja abaixado ou desligado nessa hora.

Se o Yoda pudesse fazer isso contra qualquer adversário que empunhasse um lightsaber, nunca ele nem precisaria entrar em combate, né?

Daí nunca haveria lutas de sabre, e bye bye Chambara no espaço, que é a marca registrada da franquia.

Mas depois vimos que, após o sidious retirar o Lightsaber, o Yoda nem tentou mais isolá-lo como se fosse um boneco de pano.

Na real, o Palpatine se levanta e ainda fica um tempão falando merda. A diferença agora é que ele está focado no oponente e não mais distraído. Só depoooois é que ele saca o sabre. Ademais, vide observação acima.
 
Mas tb n da pra comparar a força do raio de Dooku com a do Sidious, por isso o Windu teve que segurar o touro pelo chifre.

Reparem que o Yoda segurou os raios do Dooku de boa com as mãos, sem o sabre, mas os do Sidious isolaram o bichinho longe...

Por falar em Yoda... ele é muito foda e tem pouco reconhecimento sobre seu poder na saga, apesar de ser respeitado, mais pela sua inteligência e conhecimento, e menos pelo seu domínio da força. Talvez por utilizar a força precipuamente para defesa. O Darth Vader era o pica, escolhido e não fazia nada que o Yoda não fizesse. Hehe
 
Última edição:
Mas tb n da pra comparar a força do raio de Dooku com a do Sidious, por isso o Windu teve que segurar o touro pelo chifre.

Reparem que o Yoda segurou os raios do Dooku de boa com as mãos, sem o sabre, mas os do Sidious isolaram o bichinho longe...

Por falar em Yoda... ele é muito foda e tem pouco reconhecimento sobre seu poder na saga, apesar de ser respeitado, mais pela sua inteligência e conhecimento, e menos pelo seu domínio da força. Talvez por utilizar a força precipuamente para defesa. O Darth Vader era o pica, escolhido e não fazia nada que o Yoda não fizesse. Hehe

Verdade, Yoda pra mim foi o Jedi mais foda que já teve até agora, vamos ver como está o Luke agora que está velho e com mais conhecimento sobre a força.
 
É porque o Lightsaber é uma defesa contra a própria Força.

Eu acho que esse negócio aí de resistir à telecinese tem muito mais a ver com o oponente estar focado e canalizando a Força para esse propósito do que o uso ou não do sabre. Sempre que o cara sofre um ataque de telecinese na luta é quando está distraído e, por óbvio, com a guarda baixa. Só coincidência que o sabre esteja abaixado ou desligado nessa hora.

Acho que a explicação do Calib faz mais sentido. O force push e o force choke não são usados o tempo todo nas lutas talvez pq qnd os jedis/siths estão focados, eles conseguem usar a Força para se defender de ataques baseados na Força (como esses dois que estamos discutindo).
 
Última edição:
Acho que a explicação do Calib faz mais sentido. O force push e o force choke não são usados o tempo todo nas lutas talvez pq qnd os jedis/siths estão focados, eles conseguem usar a Força para se defender de ataques baseados na Força (como esses dois que estamos discutindo).

O problema é que nunca foi mostrado uma tentativa frustrada ou defesa de um force push. Já o choke, a exceção do Yoda, que defendeu um force choke com as mãos, sempre a defesa deste golpe se deu com o sabre. Acho que, repito, com a exceção do Yoda (que além de Jedi é Ninja), seria uma combinação das duas explicações: a defesa de ataques baseados na Força é feita com o Sabre, desde que o Jedi esteja com a devida concentração e focado na luta.

Uma questão interessante que me veio agora em mente é que algumas vezes o manejo da Força se dá com extrema concentração, outras vezes o mesmo manejo se dá por impulso, de forma súbita...
 
O problema é que nunca foi mostrado uma tentativa frustrada ou defesa de um force push. Já o choke, a exceção do Yoda, que defendeu um force choke com as mãos, sempre a defesa deste golpe se deu com o sabre. Acho que, repito, com a exceção do Yoda (que além de Jedi é Ninja), seria uma combinação das duas explicações: a defesa de ataques baseados na Força é feita com o Sabre, desde que o Jedi esteja com a devida concentração e focado na luta.

Uma questão interessante que me veio agora em mente é que algumas vezes o manejo da Força se dá com extrema concentração, outras vezes o mesmo manejo se dá por impulso, de forma súbita...

Me perdi. Qnd que Yoda defendeu um force choke com as mãos? Lembro dele ter defendido apenas os raios de Darth Sidious.
 
Não importa se o sabre bloca ataque de força. O cara ainda perdeu pra alguém que nunca viu aquela arma sendo que ele é treinado desde a infância.

Fora que ele podia fazer igual o Vader também, tacar objetos nela se o sabre defende frontalmente.

O medo que a Rey descobriu nele (de nunca ser tão bom quanto Vader) é bem fundamentado. Não é nem 10%
 
O cara ainda perdeu pra alguém que nunca viu aquela arma sendo que ele é treinado desde a infância.

de onde você tirou que o finn nunca tinha visto um sabre de luz? vou repetir a imagem da página anterior:

SWN00v.gif


essa nova geração de stormtroopers está claramente preparada para lutar contra sabres de luz.
 
E pera lá, o Kylo tomou um belo de um tiro do Chewbaca. Durante o filme a gente vê o estrago que aquela arma fazia, e ele ainda ficou de pé e lutou. Mas tava na cara que lutou ferido, perdendo muito de sua força na batalha.

Aposto que o Round II entre Kylo e Rey vai ser beeeem melhor. Ambos devem treinar, e dificilmente ele tomará outro tiro, já que quando não está desprevinido por matar o próprio pai, ele consegue segurar o tiro com a Força. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo