• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Está rolando um rumor de que o exército numenoriano da série será composto de soldados do sexo masculino e feminino em bases igualitárias.


Ver anexo 93285


Valerá dar uma lida no compilado de informações que o Martinez fez aí nesse artigo


Tb haverá orcs/orques fêmeas


Que nós aqui sabemos que foram confirmadas por Tolkien em carta mas de cuja existência alguns dos grandes "acérrimos" defensores da Lore não estão tão a par quanto deveriam estar.




Assisti esse!
 
Não quero nem pensar na loucura e "impraticidade" de juntar homens e mulheres em um modelo de exército antigo/medieval. Ademais, Númenor é um reino ufanista, militarista, colonialista, tem uma economia vampírica que depreda a Terra-Média, saqueia recursos e escraviza outros povos. Ou seja, segue um modelo imperante dos reinos, civilizações e impérios que moldaram a humanidade: Egito, Grécia, Pérsia, Roma, etc.

E tudo isso antes de Sauron. Mas olha que coisa legal: em meio a essas características medonhas da natureza humana, Númenor é progressista! Que coisa legal, matam e escravizam povos inteiros, mas com igualdade de gênero num mundo militar que sempre foi predominantemente masculino.

Cara, se isso for verdade, a Série perdeu a oportunidade mostrar um modelo antítese a "tendência" militarista/marcial masculina que dominou (com algumas exceções) a política e a história humana: como as mulheres, durante a história, muitas vezes tiveram de usar sutileza, inteligência, oratória e personalidade para driblar as "gaiolas das barreiras culturais, religiosas e sociais" referenciadas por Eowyn no SDA.

A linha para a Série podia ser o que Erendis fala para Ancalime:







Se isso for verdade, aquela passagem do Silmarillion torna menos "trágico" o perecimento das "pessoas que, teoricamente, não tiveram participação" nas políticas de genocídios, escravizações e a mortandade praticada por Númenor:



Quando li o Akallabeth, eu via as mulheres de Númenor num paralelo das "Mulheres de Atenas":




Lamentem o triste papel das mulheres na História do Mundo. Mas não precisam ser Amazonas assassinas de mulheres e crianças em Harad para isso. Muito mais fantástico e poderoso um feito como a de Morwen, que encarou altivamente, com sua presença e olhar, um exército de Orientais na porta de sua casa, do que usar armadura e partir pra porrada. Ou a existência de uma Ancalime que governou Númenor num período em que a Ilha ainda não tinha "se perdido".
Eu meio que torço para que esse rumor seja só boato no que tange à divisão de 50% no exército, embora goste de ver mulheres combatendo e comandando com os homens, e concordo com uma boa parte do que vc comentou mas isso realmente depende da credibilidade dos insiders da Fellowship. Vai ser ver pra crer.
 
Última edição:

Quem corrompeu o pobre Sauron. Quem será? Será que foi Melkor, ou as injustiças do mundo?

IdolizedCommonBear-max-1mb.gif



O que a Amazon quer fazendo todo mundo repetir a citação de que Sauron não foi mau no princípio é a chave de toda a questão e pelo andar da carruagem, de toda a série.

A partir deste momento entramos nas partes importantes de toda a trama. Esperem agora as coisas grandes que, aí sim, gerarão debates suntuosos com citações e interpretações dos livros. Se não entendi mal, a Amazon usará citações dos livros, com a pitada especial de "sua versão da história", fomentando a distorção e dúvida. Essa será a dinâmica das discussões da série até o final (interpretações dos livros x interpretações da série). Hoje foram diluídas com conversa de exército com cota e blá blá blá. Mas no futuro esse fórum provavelmente voltará aos bons movimentos de anos atrás, para o bem, ou para o mal.
 
Última edição:
1656408107892.png

eh, Phobs. Ar- Pharazôn e Sauron.

Podem anotar o nome desse cara nos seus caderninhos pq a gente, provavelmente, terá muitas notícias com ele nas próximas duas décadas se aprouver a Eru...

Esse outro de baixo o Gerwell tb:





Esse daí junto com o Valerhon é um que faz Celebrimbor e Sauron com cabelos relativamente curtos bem antes da Amazon. E, se bobear, influenciou o character design da série

Entrevista com ele aí feita pra uma revista russa dedicada a Tolkien:


E com o Phobs vcs acham aí:

 
Última edição:

Quem corrompeu o pobre Sauron. Quem será? Será que foi Melkor, ou as injustiças do mundo?

IdolizedCommonBear-max-1mb.gif



O que a Amazon quer fazendo todo mundo repetir a citação de que Sauron não foi mau no princípio é a chave de toda a questão e pelo andar da carruagem, de toda a série.

A partir deste momento entramos nas partes importantes de toda a trama. Esperem agora as coisas grandes que, aí sim, gerarão debates suntuosos com citações e interpretações dos livros. Se não entendi mal, a Amazon usará citações dos livros, com a pitada especial de "sua versão da história", fomentando a distorção e dúvida. Essa será a dinâmica das discussões da série até o final (interpretações dos livros x interpretações da série). Hoje foram diluídas com conversa de exército com cota e blá blá blá. Mas no futuro esse fórum provavelmente voltará aos bons movimentos de anos atrás, para o bem, ou para o mal.

Risco de vir a versão fácil do "começo" de Sauron, no caso a visão fanfic (mais barata) da Amazon do começo dele.

O verdadeiro começo de Sauron vem muito antes de SdA, e muito antes da participação na música dos Ainur, muito anterior aos círculos do mundo quando Eru em algum lugar além do tempo e do espaço gerou criaturas com elementos de Criador ao invés de paternidade. Quando ele surge no mundo, sob o comando de Aulë, ele já havia ouvido a dissonância e há uma passagem no Silmarillion que declara que os Ainur daquela fase já estavam maduros e inteligentes dizendo que muitos dos mais brilhantes dentre eles decidiram entrar nos círculos do mundo (Sauron foi um deles).

A convocação de Manwë (via Eonwe) para Sauron ser julgado também não é um julgamento de preferência igual ao que a Amazon deseja imputar ao expectador de TV julgando um show. Manwë tinha status de Vala sagrado, representando Eru, para julgar Sauron que era uma criatura angelical decaída. Não a toa era chamado de Rei Mais Velho. Manwë ocupa o mesmo status bíblico daqueles que, ao vencerem na fé (video Paulo e Coríntios) poderão julgar os anjos. Fazendo isso a produtora dá direitos para a audiência se sentir "entitled" detendo algo que ela não merece.

A opção fácil nesse rocambole todo é imputar a criação da ignorância de Sauron a algum momento depois de a personalidade dele já estar muito bem formada e de ele ter eleito abandonar o serviço de Aulë. Ou seja, Sauron de Ëa não tem nada a ver com o real começo de Sauron que seria Sauron saído das mãos de Eru.

Se vier material assim (um risco alto) é porque engoliram material do HoME sem mastigar.
 
As mulheres que protagonizam o livro de Pamela Toler, “Women Warriors” [ainda sem tradução portuguesa], que abrange vários milénios de história, galopam rumo à batalha, decepam inimigos, ordenam execuções, montam emboscadas e comandam exércitos de dezenas de milhares de soldados. “As mulheres sempre combateram”, afirma a autora. “E nós tendemos a esquecer-nos disso.” Ferramentas modernas como os testes de DNA, complementados por novos exames de artefactos de enterramento e documentos originais, fornecem a historiadores como Pamela Toler informação sobre a vida das mulheres que combateram, com ou sem homens a seu lado. Elas eram líderes “para quem a batalha não era uma metáfora”, diz Pamela Toler.

001.png

Da esquerda para a direita:

Ca. 1200 a.C. Fu Hao - GENERAL DA DINASTIA XANG

Fu Hao talvez seja a mais antiga mulher guerreira cuja história conhecemos. Primeira esposa do imperador Wu Ding, foi uma comandante militar por direito próprio. Estudos recentes de antigos documentos chineses sugerem que ela comandou tropas e liderou campanhas: encontraram-se mais de cem armas no seu túmulo.

Ca. 358-320 a.C. CYNANE - LÍDER MACEDÓNICA

Cynane, meia-irmã de Alexandre, conquistou a fama de chefe militar talentosa antes de completar 20 anos. Comandou os exércitos da Macedónia, provavelmente combatendo a cavalo. Segundo um autor do século II d.C., Polieno, ela derrotou um exército e matou a sua rainha em combate corpo a corpo.


Ca. 361-411 d.c. MAWIYYA - REBELDE ANTI-ROMA

A rainha viúva árabe Mawiyya, líder de uma aliança tribal chamada Confederação Tanukh, chefiou uma revolta contra os romanos no século IV d.C. no território da Síria. Servindo-se de tácticas de guerrilha do deserto, conduziu as tropas à Palestina, despistando as legiões romanas que acabaram por aceitar os seus termos.

002.png

Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

1582-1663 NJINGA - RAINHA DA ÁFRICA OCIDENTAL

Njinga serviu-se de tácticas de guerrilha e da diplomacia para defender os seus reinos, Ndongo e Matamba, dos portugueses. Teria quase 75 anos quando chefiou, pela última vez, o seu exército no campo de batalha. Njinga treinava os soldados, dezenas de anos mais novos do que ela, liderando um exercício de dança guerreira com flechas e lanças.

1771-1825 LASKARINA BOUBOULINA - COMANDANTE MILITAR GREGA

Nacionalista grega, encomendou secretamente um navio de guerra, organizou uma frota e, de seguida, comandou-a na guerra de independência contra o Império Otomano. Foram-lhe atribuídos os créditos da vitória num ataque naval contra um importante porto otomano e recebeu das suas tropas a alcunha de Kapetanisa, Senhora Capitã.

1780-1862 JUANA AZURDUY DE PADILLA - REBELDE SUL-AMERICANA

Azurduy juntou-se ao marido, Manuel Padilla, como opositora ao poder colonial espanhol no início do século XIX. Organizaram juntos um exército rebelde e combateram nos territórios da Bolívia e Argentina. Ela comandou militares do sexo masculino e prosseguiu as suas campanhas após a morte do marido.

1847-1868 NAKANO TAKEKO - SAMURAI JAPONESA

Takeko chefiou 30 mulheres samurais contra os soldados imperiais numa batalha no Norte do Japão. Utilizou espadas para matar os soldados munidos de armas de fogo. Prestes a morrer devido a um golpe, pediu que lhe cortassem a cabeça e a escondessem para que o inimigo não a pudesse usar como troféu.

CA. 1840-1889 LOZEN - GUERREIRA APACHE

Guerreira entre os apaches chiricahua, Lozen participou regularmente no esforço guerreiro de finais do século XIX e em expedições de ataque lançadas contra o Sudoeste dos EUA. Terá sido uma grande estratega, com conhecimentos farmacêuticos e especializada em roubar cavalos ao inimigo durante os ataques.

1892-1973 MILUNKA SAVIĆ - HEROÍNA DE GUERRA SÉRVIA

Condecorada com medalhas por bravura em combate, Savić disfarçou-se de homem para combater na Primeira Guerra dos Balcãs. Como acontecia habitualmente às mulheres sob disfarce, foi descoberta quando foi ferida. No entanto, recusou-se a abandonar os combates e prestou serviço militar em três guerras.

Fonte: National Geographic

No Brasil, as mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

"Nos dias de Tar-Elendil, as primeiras naus dos Númenóreanos retornaram à Terra-média. Seu primeiro descendente foi uma filha, Silmariën. O filho dela foi Valandil, primeiro dos Senhores de Andúnië no oeste da terra, renomados por sua amizade com os Eldar. Dele descenderam Amandil, o último senhor, e seu filho Elendil, o Alto. O sexto Rei deixou apenas uma descendente, uma filha. Ela se tornou a primeira Rainha; pois foi feita então uma lei da casa real de que o descendente mais velho do Rei, fosse homem ou mulher, receberia o cetro." O Senhor dos Anéis, I Os Reis Númenóreanos, (i) Númenor

Mulheres e homens, lutando juntos no âmbito de uma série, ainda que em Númenor, é bem razoável.

#vemsetembro

Days 65 Hours 13 Minutes 32 Seconds 05
 
Última edição:
1582-1663 NJINGA - RAINHA DA ÁFRICA OCIDENTAL

Njinga serviu-se de tácticas de guerrilha e da diplomacia para defender os seus reinos, Ndongo e Matamba, dos portugueses. Teria quase 75 anos quando chefiou, pela última vez, o seu exército no campo de batalha. Njinga treinava os soldados, dezenas de anos mais novos do que ela, liderando um exercício de dança guerreira com flechas e lanças.
História em quadrinhos contando a trajetória da Njinga aí:


Foi usada por Lin Carter e L. Sprague de Camp pra batizar uma rainha dos tempos de Conan nos anos sessenta e ajudar a dar uma boa desconstruída nos ideais assumidamente racistas do Robert E. Howard, coisa para a qual o tb criado 'fanfiqueiramente' Juma tb contribuiu.




 
Última edição:
Muitas considerações interessantes aí embora, em sua maioria, tendentes a desabonar a série da Amazon



A Queda de Númenor vai ter lançamento simultaneo com o original



Charles Edwards falando sobre o Celebrimbor da série:

“Ele é cauteloso e pode ser bem crédulo. Ele é vaidoso e um brilhante artesão. Ele também é muito meticuloso, mas pode ser usado. Ele é orgulhoso e prefere a reclusão; Celebrimbor não é uma pessoa do povo, ele não tem muitos interesses sociais. Ele pode ser muito sincero e é ambicioso, colossalmente ambicioso.”
 
Última edição:




 
Última edição:
Texto bem interessante do Martinez:


E o Daniel Stride de Phuulish Fellow comentando o " Nada é mau no começo"


Comic book russo ilustrado pela Anastacia Kim ( Phobs) contendo, logo no começo do número linkado, uma representação da Queda dos Anjos Rebeldes como "meteoros" no que, presume-se, se tornaria o Inferno.


Um exemplo da arte tolkieniana dela aí, direto na jugular ( outros vários exemplos já estão nos post anteriores)...

1656843729627.png

Entrevistas com ela no Youtube:


Tumblr de um fã da editora deles Bubble Comics

O outro quadrinho tb desenhado pela Anastacia em alguns números que virou filme na Rússia e que está na Netflix:

Major Grom


 
Última edição:
Risco de vir a versão fácil do "começo" de Sauron, no caso a visão fanfic (mais barata) da Amazon do começo dele.

O verdadeiro começo de Sauron vem muito antes de SdA, e muito antes da participação na música dos Ainur, muito anterior aos círculos do mundo quando Eru em algum lugar além do tempo e do espaço gerou criaturas com elementos de Criador ao invés de paternidade. Quando ele surge no mundo, sob o comando de Aulë, ele já havia ouvido a dissonância e há uma passagem no Silmarillion que declara que os Ainur daquela fase já estavam maduros e inteligentes dizendo que muitos dos mais brilhantes dentre eles decidiram entrar nos círculos do mundo (Sauron foi um deles).

A convocação de Manwë (via Eonwe) para Sauron ser julgado também não é um julgamento de preferência igual ao que a Amazon deseja imputar ao expectador de TV julgando um show. Manwë tinha status de Vala sagrado, representando Eru, para julgar Sauron que era uma criatura angelical decaída. Não a toa era chamado de Rei Mais Velho. Manwë ocupa o mesmo status bíblico daqueles que, ao vencerem na fé (video Paulo e Coríntios) poderão julgar os anjos. Fazendo isso a produtora dá direitos para a audiência se sentir "entitled" detendo algo que ela não merece.

A opção fácil nesse rocambole todo é imputar a criação da ignorância de Sauron a algum momento depois de a personalidade dele já estar muito bem formada e de ele ter eleito abandonar o serviço de Aulë. Ou seja, Sauron de Ëa não tem nada a ver com o real começo de Sauron que seria Sauron saído das mãos de Eru.

Se vier material assim (um risco alto) é porque engoliram material do HoME sem mastigar.
Marcando para reler em outra oportunidade interessante, que pelo visto com certeza virá. 🌺
 
Texto bem interessante do Martinez:

O programa de TV Amazon LoTR On Prime criará seu próprio cânone. O fandom da Amazon Middle-earth apreciará a nova tradição. Os puristas de Tolkien irão desaprová-lo ou ignorá-lo. Mas a Terra-média permanecerá no coração de milhões.

Um uso proposital de palavras erradas é o que vejo aqui. Tolkien sabia usar as palavras devidamente como eram apropriadas. "Cânone" e "Nova Tradição", assim como "original" podem ser simplesmente substituídos por invenção, e para ser mais doce até mesmo criação. Mas existe uma razão para o uso dessas palavras no fim, e não é mero descuido ou marketing.
Comic book russo ilustrado pela Anastacia Kim ( Phobs) contendo logo no começo do número uma representação da Queda dos Anjos Rebeldes como "meteoros" no que, presume-se, se tornaria o Inferno.


Um exemplo da arte tolkieniana dela aí, direto na jugular...

Ver anexo 93304
Muito interessante essa revista.
 
Tá empolgante o novo teaser. 💗

Lord Of The Rings Hobbits GIF by Box Office


E um novo trailer no dia quatorze de julho.

Acho que a introdução do "Homem do Meteoro" é uma excelente maneira de inserir um "wildcard" e criar tensão e expectativa numa narrativa que já vem "mapeada" sem, necessariamente, forçar demais as restrições.

Galera vai aproveitar que , pelo visto, a Hype em cima de Thor Love and Thunder FLOPOU legal* , e, como agora se tornou o padrão, a Amazon, provavelmente, vai investir em ataque massivo na mídia nos dois meses que antecedem a estréia da série do Anéis do Poder.

*( se feliz ou infelzimente eu não sei bem, pois até que eu gostei de Thor Ragnarök e torcia pra que esse fosse bom) A maioria dos críticos youtubers nos quais eu confio mais estão dizendo que o caldo desandou, mesmo aqueles que gostaram do trabalho anterior do Waititi com a franquia.


Capaz deles se valerem bem do "vácuo" que vai ficar entre a estreia do Thor 4 e o próximo blockbuster da Marvel de maneira bem proveitosa. 💗
 
Última edição:
À direita Tar Miriel, à esquerda a provável inspiração da pintora.
1657108597885.png1657108629314.png


Agora estão dizendo que essa personagem do trailer será a versão da Amazon comentada no vídeo aí ( o usual Doom and Gloom em termos de previsão-antecipação, provavelmente )

Pela ordem de passagem do "meteoro" eu acharia que a mulher retratada está BEEEMMM mais pra estar no leste da Terra-média do que em Númenor mas...A ordem dos avistamentos na série pode estar toda trocada mesmo, ou até mesmo não haver avistamento nenhum pra diversas dessas pessoas, ficando somente o trailer dando a falsa impressão de que sim.


Se for pra ser multiculturalista eu preferia assim:


Mas se for mesmo a mostrada no trailer já tem arte inspirada nela por aí:

 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo