• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILERS Ep. VII] Pais da Rey

Sobre o Ep. VII ter se baseado no U.E., não dá pra afirmar, mas a conclusão mais tranquila é a de que o que há de comum no Ep. VII com o U.E são fatos que seguem uma certa lógica para que a história possa continuar. Não dá pra sair muito do que já foi explorado pelo U.E, no que tange às famílias Skywalker, Solo, Knobi... Mesmo que tenham sido criadas sem uma vinculação direta, qualquer interpretação dará pra forçar uma ligação. Sei lá.

Sobre essa teoria aí da Rey x Anakin x reencarnação. Não vi lógica na explicação. Se é reencarnação, teoricamente não seria necessário treiná-la e se Kylo tivesse sentido qualquer coisa que levasse à essa conclusão, ele não iria chamá-la pra treinar, ele iria cair de joelhos, chorando de emoção.

Mas, apesar de não ter visto lógica na explicação, pode ser que a continuação da história leve a isso e, assim, Luke teria um papel muito maior do que eu imagino, pois aí abriria o espaço para ele ser quem irá combater Rey, como a nova versão de Darth Vader.

Mas acho improvável, sinceramente, pois na minha opinião, pelo enredo que vimos no VII e pelo que já conhecemos das lógicas de SW, Luke terá um papel importante, porém não principal, tal como tiveram Yoda, Obi Wan, o que a meu ver derruba essa teoria de reencarnação.
 
Pois é, a resposta acabou sendo um tanto quanto inesperada. E, apesar da história, no filme, ter sido encaminhado de maneira muito tosca, a resposta em si até que é plausível: afinal, é coerente que o Palpatine, tendo atingido o auge de seu poder, quisesse estabelecer uma dinastia. Isso seria plausível ainda se ele tivesse esperanças de virar imortal (o que, nos filmes, não era evidente até esse último episódio). Um dos pais de Rey seria um personagem qualquer que renegou Palpatine e afastou-se, mais tarde perceberia a necessidade de abandonar a filha. Snoke poderia ter sido um filho de Palpatine também, que teria ficado deformado na ocasião em que o irmão rompeu com o pai, e de quebra explicaria a posição privilegiada em que Snoke começou na história... Infelizmente The Last Jedi escolheu ir por outro caminho, o que atrapalhou todo andamento da trilogia.

Quanto essa teoria de Anakin ter sido criado por Darth Plagueis, acho a maior bobagem... Para mim é clara a referência do Espírito Santo concebendo virginalmente em Maria aquele que será o redentor da humanidade, etc; assim também a Força concebeu virginalmente em Shmi aquele que traria equilíbrio a Força. Alguém pode não gostar também dessa história, ok, mas paciência, ela está nos filmes... trocar essa versão do nascimento do principal personagem da saga por uma versão onde um sith decide do nada criar Anakin no ventre de uma desconhecida no fim do mundo, e depois acabou saindo de cena... Ah ma vá.

Não é "teoria", né? (....) A confirmação de que o Plagueis era o mestre do Sidious vem do universo expandido. A história de que o Plagueis foi quem criou o Anakin também. (...) Por mais que eu não goste do Universo Expandido, essa história do Plagueis criando o Anakin é muito foda! E fica subentendido só na fala dele no episódio III, né? O cara tinha o poder de criar vida através da Força. E o Anakin é justamente isto. Um ser de pura Força.

Estava ciente que essa história já tinha aparecido no universo estendido - para mim como fã dos filmes e apenas dos filmes, não deixa de ser uma teoria no contexto dos filmes que um autor dentre milhares decidiu solidificar em sua história - mesmo porque muito antes de surgir nesse livro em 2012 ou em outro qualquer, essa teoria nasceu como uma teoria de fãs, mais ou menos na época do ep. III. Tivemos até um tópico a respeito aqui em 2005.

Sem falar que a Disney e a LucasFilm estabeleceram explicitamente que todos livros antes de 2014 não são canônicos mas são Legends, e que eventualmente serão até contraditos nas obras canônicas. Nesse sentido mesmo para quem estará disposto a levar a sério os livros canônicos, os livros antigos não serão tão diferentes de fanfics, só que diferente do usual são disponibilizados comercialmente.

Um adendo sobre Plagueis: o que está em Darth Plagueis, de James Luceno, é parcialmente canônico, pois foi confirmado em Tarkin, do mesmo autor - aquele livro é Legends, enquanto este é do cânon. Se vai ser levado a sério, a ver os filmes.

Quatro anos depois acabei tendo uma discussão parecida em outro local, o que me levou a ler a respeito. Pelo que vejo aqui,[1] essa ligação de causalidade entre Plagueis e Anakin não acabou se tornando (Disney-)canônica, ficou só no Legends mesmo.[2] O romance Darth Plagueis foi lançado antes de 2014, e a continuação Tarkin depois desse ano, mas o que é mencionado na continuação não é relevante com respeito a esse assunto. Curioso que Plagueis estava programado para 2007, mas o pessoal que coordenava o Universo Expandido não achou interessante explorar esse assunto na ocasião, e o lançamento acabou só acontecendo em 2012.[3]

Mas se formos ler o artigo sobre o assunto do Legends, fica claro que nem Plagueis e nem Sidious criaram Anakin, o que é dito que eles fizeram um grande experimento,[4] em uma Lua que nada tinha a ver com Tatooine, o experimento falhou, e que a Força, como reação a essa ameaça, deu origem ao Anakin. Quer dizer, ainda é um nascimento milagroso, causado pela Força quando os Sith atingiram o auge de seu poder, justamente para derrubá-los e trazer equilíbrio à Força.[5] Logo, essa história não se trata de uma teoria oposta àquela de Anakin como uma criação deliberada da própria Força.

Em dezembro de 2018 uma cena da revista canônica Darth Vader foi interpretada pela mídia como uma evidência de que o próprio Sidious teria manipulado o nascimento de Anakin.[6] Mas fazendo uma análise mais aprofundada, a cena não indica nada disso.[7]
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo