1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[SPOILERS Ep. VII] Pais da Rey

Tópico em 'Clube Star Wars' iniciado por Haran Alkarin, 20 Dez 2015.

  1. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Opa...

    E aí, quem vocês acham que é a família da Rey? O episódio VII não deixou isso claro.

    Todo o domínio da Força que ela mostra parece indicar que ela seja descendente de algum Skywalker. O sabre reconhecendo ela parece indicar isso também. Igualmente uma frase de Maz Kanata parece sugerir isso, mas o faz bem nas entrelinhas e talvez a herança aqui não seja sanguínea, mas meramente herdeira do direito pelo sabre ou domínio privilegiado da Força. Temos porém que Kanata parece indicar que os familiares nunca voltariam para Rey (e que Rey no fundo sabia disso), então sei lá.

    Em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    o narrador Luke diz "A força é forte em minha família. Meu pai a tem. Eu a tenho. Minha irmã a tem. Você tem esse poder também". Uma frase que bem poderia ter sido dita por Luke a Rey eventualmente. Se bem que em trailer não dá pra confiar muito...

    Uma outra possibilidade é que assim como Anakin não era herdeiro de ninguém em especial, Rey também não o fosse, mas fosse um fenômeno do mesmo tipo que o Anakin, qualquer que fosse esse fenômeno.
     
    Última edição: 20 Dez 2015
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Essa fala foi extraída diretamente do Return of the Jedi. O Luke fala isso para a Leia. Mesmo assim, acho que essa fala pode ter sido dita ao Ben Solo, quando ele estava sendo treinado pelo Luke.

    Engraçado que, antes de assistir o filme, apenas pelos trailers e imagens, eu tinha CERTEZA que a Rey era uma Skywalker. Mas eu achava que seria filha da Leia com o Solo. Conseguiram me surpreender...

    É claro que ela ainda pode ser, filha do Luke... Mas não acho que seja o caso. Acho que pode ser algo mais forte ainda do que a descendência de um Skywalker.

    Se lembram quando o Kylo foi até a o Snoke e lhe disse que a Rey conseguiu resistir a ele? Pois é. O Snoke disse algo como: "If it's true what you say... BRING - HER - TO - ME!". Cogito até a possibilidade de ela ter uma origem Sith, como foi o caso do Anakin. O Anakin nasceu sem um pai... Mas aquilo foi o experimento de um Sith, que criou ele a partir da Força. Acho que pode ser algo do tipo.
     
  3. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    duas teorias que li por aí até o momento e que eu gostei:

    - essa de ela ser fruto de manipulação dos sith como o anakin, não tendo de fato parentesco com os skywalker. a única relação seria a força.
    - de fato filha de luke. no momento que o kylo ren alopra, ele mata os discípulos do luke *e* a esposa dele - e mãe da rey. luke deixa rey escondida para protegê-la.

    meu problema com a segunda teoria: foi o acaso que levou bb8 até rey. foi o acaso que levou rey até han solo. da combinação desses dois eventos temos rey encontrando o sabre e sendo capturada por ren e descobrindo que tem a força. assim: entendo que o r2d2 em modo soneca lá com o resto do mapa só se ativando quando um evento 'x' ocorre (retorno da rey? chegada de um jedi aleatorio poderoso?). mas sem aqueles dois incidentes que ocorrem por acaso, ela nunca teria saído de jakku. talvez isso que a katana queria dizer sobre não voltar: a mãe estava morta e o pai ela só encontraria por conta, porque ele não voltaria para jakku para buscá-la. de qualquer forma mesmo que como jedi ele possa ter visão do futuro, meio puxado confiar num sistema que depende quase totalmente do acaso para reencontrar a filha, né? talvez ele não queira reencontrá-la?

    o que pesa a favor de rey ser filha de luke na minha opinião: a montagem final. por que ELA precisaria buscar luke, se encontrá-lo é uma coisa tão importante para a resistência? ela tem a força, tem um sabre e pilota bem, ok, mas é "só" uma guria. e tem um abraço de reconhecimento entre ela e leia também em que nada é dito mas sei lá. e tem lá as traços marcantes do anakin e do luke, né. pilota bem, tem jeito com droides, e a força é forte nela hehe. ah, sim: e ela é a cara da natalie portman. mas pode ser só um monte de red herrings e depois no fim ela realmente só filha de um casal aleatório.

    (já li qualquer coisa também sobre a rey ser filha do luke e da phasma. 'magina, só faltaria abertura de hans donner para essa novela)
     
    • LOL LOL x 3
    • Ótimo Ótimo x 2
  4. ANNË PITYE

    ANNË PITYE Usuário

    Assisti ao filme ontem e por enquanto tenho duas possibilidades em mente : Rey é filha do Luke ou então ela é a nova Jedi que o Líder Supremo comentou.Achei interessante o fato dela não se deixar levar pelo lado sombrio da força nem quando Kylo Ren a chama.
    É incrível como ela maneja o sabre de luz dos Skywalker sem nunca ter tido o mínimo de treinamento...Realmente a Força é poderosa com ela ,mto mais do que no próprio Ben.
    Achei muito interessante a teoria comentada acima sobre a possível filiação Sith de Rey.
     
  5. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Esse nascimento do luke por experimentos sith é canônico?
     
  7. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    do anakin, o luke é filho do anakin com a padmé =P mas sobre ser canônico, seu eu não me engano é sim, grimnir. shimi fica grávida sem ter relações com um homem. pelo menos a identidade do pai do anakin nunca foi revelada.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Sim, nunca foi revelado o pai de Anakin e a mãe dele disse q não houve pai. E sidious fala sobre seu mestre ter aprendido a preservar a vida, mas não lembro de criar vida a partir da Força.

    Sei lá, tb não manjo do cânone. Quem sempre fala disso é o @Bruce Torres .
    --- Mensagem Dupla Unificada, 20 Dez 2015, Data da Mensagem Original: 20 Dez 2015 ---
    Aliás achei meio tosca a teoria do renascimento de Anakin em Rey. Achava q a Força era uma energia única de modo q o credo dos Jedi não tinha espaço para essa visão espírita de renascimento. Vc morre e volta p a Força. Se bem q os espíritos de Anakin, kenobi e yoda continuam a existir...
    --- Mensagem Dupla Unificada, 20 Dez 2015 ---
    Se o pai dela for luke, ele foi bem fdp ou então tem q ter algum motivo desesperador p abandoná-la. Pq ele tb foi exilado, mas tinha família e obi-wan estava por perto.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Também fui um dos que acreditava na história da Rey ser filha do Han e da Leia (convenhamos, aquela foto da leitura do roteiro foi cuidadosamente organizada para nos enganar) e a teoria de que ela é filha do Luke parece a mais embasada.

    Agora, será que ela precisa *mesmo* ser filha de um personagem poderoso do passado? Isso só empobreceria a história. O que a impede de ser uma filha de humanos normais que manifesta a Força de forma excepcional? Ou mesmo filha de sensitivos na Força que nunca foram detectados? Os jedis deixaram de ter uma rede de contatos capaz de localizar essas pessoas após a formação do Império e, jogada num planeta do terceiro mundo (sorry), é esperado que ela tenha passado despercebida.

    Claro que isso exige um monte de coincidências, como a Ana apontou, mas que se resolve facilmente se o Luke estivesse prevendo a vinda de alguém assim -- como os outros Jedis previram o Anakin.


    E, sim, faz quatro dias que estou fanboyzando pela Rey -- pelos trailers, posters e tudo mais, eu achava que o Jedi foderoso dessa história seria o Finn mas, comparado com ela, ele é só um mala capaz de empunhar um sabre :)
     
    • Gostei! Gostei! x 7
  10. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Gostaria bastante que ela não fosse uma Skywalker, mas tenho dificuldades de conciliar essa possibilidade com o fato dela mostrar certa afinidade com o sabre de luz (tenho diversos flashbacks e antevisões ao tocá-lo), pois essa afinidade só se justifica pelo vínculo familiar (Ou será que ela teria o mesmo tipo de experiência com qualquer sabre? Estranho...).

    Quanto essa teoria de Anakin ter sido criado por Darth Plagueis, acho a maior bobagem... Para mim é clara a referência do Espírito Santo concebendo virginalmente em Maria aquele que será o redentor da humanidade, etc; assim também a Força concebeu virginalmente em Shmi aquele que traria equilíbrio a Força. Alguém pode não gostar também dessa história, ok, mas paciência, ela está nos filmes... trocar essa versão do nascimento do principal personagem da saga por uma versão onde um sith decide do nada criar Anakin no ventre de uma desconhecida no fim do mundo, e depois acabou saindo de cena... Ah ma vá.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    né. vou ser bem sincera: o que eu odeio da prequel é justamente a inserção dos midchlorians na história, porque antes daquele papo "ele tem uma contagem anormal de midcholrians no sangue", eu sempre tive a sensação que o lance de ser jedi tinha mais a ver com treinamento do que com alguma característica ~~genética~~. rey ser filha de dois zé ninguéns traria de volta a possibilidade dessa leitura, de que qualquer um pode ser um jedi - por isso prefiro essa teoria do que a de que ela é filha de luke, algum evento milagroso da força ou qualquer coisa do tipo.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  12. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Tb acho. Considerando só o que eu vi nos filmes, a minha interpretação sobre o nascimento de Anakin é exatamente essa.

    A genética pode fazer parte da história, mesmo ignorando as micholrians. Não seria um absurdo dizer que algumas pessoas tem mais afinidade com a Força do que outras e que essa é uma habilidade que pode ser passada de pais para filhos. Acho que o que estraga é quando especificam o genoma da coisa.

    Enfim, a relação com o sabre de Luke é um bom argumento. Por outro lado, se ela for mesmo a filha de Luke, vão ter que explicar bem aquele abandono, pq ficou muito escroto. Eu não sei das idades de Kylo e Rey, mas eles parecem ter idades parecidas. Só que Rey foi abandonada com seus 5 anos e (pelo flashback) Kylo parece ter se rebelado bem mais velho, talvez com seus 15 anos. Aparentemente não cola a ideia de que Luke abandonou Rey como forma de protege-la do surto de Kylo (se é que alguém pensou nesse argumento).
     
  13. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Não é "teoria", né?

    Eu sou um cara que tenho aversão ao Universo Expandido. Mas o que temos do Plagueis no episódio III é apenas o seguinte:

    1. Ele era um Sith tão poderoso, que poderia criar vida apenas com a Força.
    2. Ele desenvolveu um poder que podia impedir que as pessoas morressem.
    3. O discípulo dele o matou em seu próprio sono.

    Todo o resto sobre o Plagueis foi construído no universo expandido a partir destas 3 informações. A confirmação de que o Plagueis era o mestre do Sidious vem do universo expandido. A história de que o Plagueis foi quem criou o Anakin também. E até a raça e a aparência do Plagueis são detalhes do Universo Expandido. Se o Canon (filmes) vai utilizar essas informações do EU ou não, fica por conta dos roteiristas dos filmes. A Disney deu aval para eles puxarem qualquer coisa que achassem interessante do Universo Expandido - e, ao fazerem isso, canonizariam aquele detalhe daquela história.

    A questão do espírito santo também é idéia da sua cabeça. É claro que é uma referência ao nascimento de Cristo. Mas aí é interpretação. Na minha interpretação, por exemplo, isto é muito mais uma referência ao anti-cristo. O Anti-Cristo seria confundido com um novo messias, de acordo com a bíblia, não é? E o Anakin tinha toda a roupagem de que seria o salvador da Galáxia, que traria equilíbria para a Força, mas na verdade foi o Sith mais terrível de todos, provocando quase a extinção dos Jedis e sendo o cão de guarda para que o Sidious criasse o maior Império que a Galáxia já viu.

    Por mais que eu não goste do Universo Expandido, essa história do Plagueis criando o Anakin é muito foda! E fica subentendido só na fala dele no episódio III, né? O cara tinha o poder de criar vida através da Força. E o Anakin é justamente isto. Um ser de pura Força.
     
    Última edição: 21 Dez 2015
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 2
  14. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Fica subentendido na sua cabeça, né? A ligação entre o nascimento milagroso de Anakin e o poder de Plagueis parece um salto meio grande. No melhor dos casos é uma interpretação concorrente à citada pelo Haran.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Por que? O espírito santo, a mitologia cristã ou mesmo uma "entidade maior" não fazem parte do universo de Star Wars. O elemento místico de Star Wars é justamente a Força. No Ep. I, é dito que ele nasceu de uma virgem, sem um pai. A referência a cristo ou ao anti-cristo é literária. Mas, se tentarmos fazer sentido dentro do universo de Star Wars, a única pessoa que foi dita ser capaz de criar vida com a Força foi justamente o Darth Plagueis.

    E o Palpatine ainda enfatiza que este tipo de poder não é um poder Jedi. Este tipo de poder, de brincar com a vida e com a morte, é um poder Sith. Reveja a cena do Ep. III, e tire suas próprias conclusões.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Já revi a minha conclusão é que não há conclusão canônica. Se você argumentar que a Força não possui vontade própria, então talvez a referência ao Espírito Santo não faça tanto sentido.

    Por outro lado, se a Força não possui vontade própria, pq o sabre de luz de Luke respondeu ao chamado de Rey, mas não ao chamado de Kylo?

    Mistérios.
     
  17. Thor

    Thor ἀλήθεια

    A força é muito mais uma referência ao Chi oriental, do que aos milagres hebraicos, né? Tanto é que a Força não é boa e nem ruim por si só. Tanto o Darkside, quanto o Lightside, fazem parte da Força. É uma concepção muito taoista, bem Yin-Yang mesmo. Então, sinceramente, nunca tive a idéia de que a Força tenha vontade própria. Os agentes da manifestação da força são justamente as pessoas: Os Jedi e os Sith.
     
  18. Grimnir

    Grimnir Usuário

    O que torna mais esquisitas então as cenas como sabre de Luke.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  19. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Quando um Jedi cria um lightsaber, ele utiliza sua própria Força para energizar o cristal que fica lá dentro, e que é responsável pela lâmina de luz que se projeta para fora. Como este sabre azul foi criado pelo Anakin, tenho a impressão de que ela teve contato com uma emanação remanescente do Anakin Skywalker.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Bem... É claro que foi uma cena bem nova. Nunca vimos isso antes. Mas a Rey, também, é um indivíduo muito único e especial nas histórias de Star Wars. É até possível que a Força seja maior nela do que em qualquer outro Force User que já tenha existido (incluindo Yoda, Anakin ou Plagueis).
     
    Última edição: 21 Dez 2015
    • Gostei! Gostei! x 2
  20. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Estava ciente que essa história já tinha aparecido no universo estendido - para mim como fã dos filmes e apenas dos filmes, não deixa de ser uma teoria no contexto dos filmes que um autor dentre milhares decidiu solidificar em sua história - mesmo porque muito antes de surgir nesse livro em 2012 ou em outro qualquer, essa teoria nasceu como uma teoria de fãs, mais ou menos na época do ep. III. Tivemos até um tópico a respeito
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    em 2005.

    Sem falar que a Disney e a LucasFilm estabeleceram explicitamente que todos livros antes de 2014 não são canônicos mas são Legends, e que eventualmente serão até contraditos nas obras canônicas. Nesse sentido mesmo para quem estará disposto a levar a sério os livros canônicos, os livros antigos não serão tão diferentes de fanfics, só que diferente do usual são disponibilizados comercialmente.

    Se é claro a referência ao nascimento de Cristo, a relação entre Espírito Santo e Força vem automaticamente, está muito longe de ser algo "da minha cabeça", a Força faria em Anakin o que o Espírito Santo fez em Cristo - por mais que alguém possa querer pontuar diferenças entre Espírito Santo e Força, que obviamente existem (não há lado negro no Espírito Santo, por exemplo).

    Entre Anakin e Cristo então, a diferença é ainda mais gritante. Mas a comparação foi desde sempre episódica, não se trata em comparar os personagens como um todo. É como comparar a ressurreição de Gandalf e de Cristo - a comparação é possível e foi apreciada por Tolkien, nem por isso Gandalf faz um papel de Cristo na história.

    Se eu fosse escolher algo no tópico que puramente saiu da cabeça de alguém seria a teoria do Darth Plagueis e isso aqui:
    Porque o Anti-Cristo é o falso Cristo, mas o único candidato a Cristo na saga é Anakin, e é o próprio Anakin que se redime no final, não sendo desbancado por um verdadeiro Cristo. Assim não é só uma diferença simples, mas parece incompatível com a figura do Anti-Cristo ele próprio (e não Cristo ou seguidores de Cristo) ser o principal fator de seu desbanque, e Anakin o é. Anakin é o sujeito que é tentado, peca, se arrepende e se redime.

    Sem falar que Yoda sugere que a profecia foi mal interpretada, e não que meramente foi bem interpretada, mas atribuída erroneamente a Anakin - vejo uma diferença clara entre as duas coisas.

    Tá, Shmi diz que Anakin não teve pai* em um canto do Universo e em outro canto do universo reza a lenda que alguém pode criar vida, então pronto, está subentendido que o cara criou outro, não há um universo inteiro possibilidades para além dessa. :jornal:

    * Posso estar enganado, mas o que me lembre Qui-Gon não leva essa informação ao Conselho, o que mostra que essa informação é encarada com ceticismo pelos jedis, que confiam mais na informação 'científica' da alta contagem de midi-chlorians no garoto.
     
    Última edição: 21 Dez 2015
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar