• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Spartacus (idem, 1960)

Hugo

Hail to the Thief
(Spartacus, EUA, 1960)

Gênero: Aventura
Disponível em: VHS
Duração: 183 min
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Peter Ustinov, John Gavin, Nina Foch, John Ireland.
Diretor: Stanley Kubrick
Roteirista(s): Howard Fast, Dalton Trumbo, Calder Willingham
Nota do Hugo: 10
Review do Hugo: Depois de assistir esse filme, eu vi que “Gladiador” é um cópia descarada e mal feita. Nesse filme Maximus é interpretado pelo Russel Crowe( que deveria ter ganho o Oscarâ pelo “O Informante” e não pelo “Gladiador”), o personagem Maximus age somente por vingança e os únicos valores no filme são força e honra. Em Spartacus dirigido pelo mestre Kubrick, temos um dos melhores épicos já produzidos, a começar pela ótima atuação de Kirk Douglas como protagonista. Os valores que o filme nos passa são tocantes. A historia é sobre um grupo de gladiadores que se revoltam contra seus donos e se juntam a milhares de escravos que buscam apenas voltar para suas terras natais mas são impedidos pelas forças do império romano. O final do filme é triste mas mostra que se uma pessoa tiver dito “NÃO”, já terá valhido a pena lutar. As cenas de batalhas são impressionantes e os diálogos são magníficos. A trilha-sonora é fundamental no filme e dá toda a emoção nas cenas. Kubrick realmente assinou uma obra-prima do gênero, e deixa Ridley Scott no chinelo. O filme tem uma longa duração mas em momento algum o espectador se cansa.
Poster:
capa_spartacus.jpg
 
Spartacus

Realmente quando eu assisti Gladiador eu lembrava de cenas do spartacus toda hora. Tem outro filme também que tem algumas coisas do Gladiador, é A Queda do Império Romano só que esse é meio ruinzinho.
O dvd de Spartacusfoi lançado agora, eu tô afim de comprar mas antes eu queria saber se no DVD tem os 12 min a mais que foram cortados na época do filme. Alguém sabe se tem?
 
Eu gostaria muito de assistir esse filme....
Sobre Gladiador, eu acho que é um bom filme, não é ESSAS COISAS, nem devia ter ganho o oscar de melhor filme (deveria ter sido Traffic) e concordo que Russel Crowe deveria ter ganhado por O informante, que é outro filme que gostei. (A academia só faz merda no prêmio de melhor ator).
Ben-Hur é o melhor épico que já vi na minha vida e acho difícil esse filme passar ele...
 
Eu gostei de Spartacus. É claro que Ben-Hur é infinitamente superior (acho que eu digo isso pq Ben-Hur é meu filme favorito). Mas Spartacus é legal sim, e as cenas de batalha do filme (as de exército não as de arena) serviram de inspiração para vários filmes. O próprio Mel Gibson disse que se inspirou nas cenas de batalha de Spartacus para criar as suas em Coração Valente. Eu gostei mais da história do Spartacus do que da de Gladiador, do Gladiador eu gosto mesmo é das batalhas principalmente as de arena.
Agora quanto ao Kirk Douglas, eu nem sabia desse papo de ele ter dirigido o filme por um tempo. Ele não é grande coisa no filme, mas o filme tem ótimas atuações como por exemplo o Peter Ustinov, Laurence Olivier e também o Charles Laughton.
 
Acho Spartacus o melhor filme épico ja feito, a atuação de Kirk Douglas é perfeita afinal, ele é um ótimo ator. O filme é superior ao Ben Hur, na minha opinião.
Os únicos filmes épicos que se aproximam de Spartacus são O Leão do Inverno e El Cid.
Alias, vocês sabem que O Gladiador é uma refilmagem, inferior, de um antigo filme cujo nome não me recordo infelizmente. Vou procurar saber e postar aqui.
 
Faramir of Ithilien disse:
Acho Spartacus o melhor filme épico ja feito, a atuação de Kirk Douglas é perfeita afinal, ele é um ótimo ator. O filme é superior ao Ben Hur, na minha opinião.
Os únicos filmes épicos que se aproximam de Spartacus são O Leão do Inverno e El Cid.
Alias, vocês sabem que O Gladiador é uma refilmagem, inferior, de um antigo filme cujo nome não me recordo infelizmente. Vou procurar saber e postar aqui.

Talvez esse gilme antigo ao qual você se refira seja A Queda do Império Romano. El Cid também é bom, mas eu prefiro mesmo o Spartacus. Este Leão do inverno eu não conheço.
 
Acho que é esse mesmo. Eu me lembro que vi na Faculdade, emprestado pela minha professora de História do Baixo Império Romano. O enredo é o mesmo do Gladiador, mas eu achei o filme menos forçado um pouco, no caso a atuação do Imperador Cômodo. Leão do Inverno é bom mesmo. Narra a História de Henrique II e sua esposa, Eleonor da Aquitânia, pais de Ricardo coração de Leão e João sem terra. No filme atuam Peter O´Toole, Katherine Hepburn, Anthony Hopkins (em seu primeiro grande filme) e Timothy Dalton (bem novo).
Eu não consigo encontrar esse filme ... gostaria muito de reve-lo.
 
Faramir of Ithilien disse:
Acho que é esse mesmo. Eu me lembro que vi na Faculdade, emprestado pela minha professora de História do Baixo Império Romano. O enredo é o mesmo do Gladiador, mas eu achei o filme menos forçado um pouco, no caso a atuação do Imperador Cômodo. Leão do Inverno é bom mesmo. Narra a História de Henrique II e sua esposa, Eleonor da Aquitânia, pais de Ricardo coração de Leão e João sem terra. No filme atuam Peter O´Toole, Katherine Hepburn, Anthony Hopkins (em seu primeiro grande filme) e Timothy Dalton (bem novo).
Eu não consigo encontrar esse filme ... gostaria muito de reve-lo.

Em A Queda do Império Romano o Cômodo é o Hristofer Plummer, ele tá muito bem mesmo. Esse Leão do Inverno parece bom eu gosot bastante do Peter O´Toole
 
Putz esse filme não tem quase nada a ver com Gladiador... esse é melhor mas a história é bem diferente...
deve ser o único filme do Kubrick que não tem final confuso
 
Faramir of Ithilien disse:
Alias, vocês sabem que O Gladiador é uma refilmagem, inferior, de um antigo filme cujo nome não me recordo infelizmente. Vou procurar saber e postar aqui.

Demétrius e os Gladiadores? Nao sei se eh uma refilmagem, pelo menos o IMDb nao referencia ele como remake...

Quanto ao Spartacus ainda nao assisti, mas so pelo fato de ser do Kubrick ele ja merece ser assistido.
 
Akinendel disse:
Putz esse filme não tem quase nada a ver com Gladiador... esse é melhor mas a história é bem diferente...
deve ser o único filme do Kubrick que não tem final confuso

Nada a ver?? Bom, em se tratando da história eu concordo com você, mas se vc for ver algumas coisas do treinamento de gladiadores e combates vc percebe muitas semelhanças.
Também acho que é o único filme do Kubrick com final normal!

Jay_Santos disse:
Faramir of Ithilien disse:
Alias, vocês sabem que O Gladiador é uma refilmagem, inferior, de um antigo filme cujo nome não me recordo infelizmente. Vou procurar saber e postar aqui.

Demétrius e os Gladiadores? Nao sei se eh uma refilmagem, pelo menos o IMDb nao referencia ele como remake...
.

Não é remake não. O Demétrius e os Gladiadores é uma continuação de O manto sagrado e a história também é sobre gladiadores mas é bem diferente se passa no tempo do imperador Calígula e da perseguição aos cristãos.
 
Eu assisti o remake de Spartacus antes do original, e achei um dos melhores filmes do estilo. A história é muito boa, e o ritmo também: conforme Spartacus toma suas decisões e faz seus movimentos, vemos a reação do Senado de Roma e suas atitudes perante eles. O remake é um filme muito bom, e esperava o mesmo do Spartacus original. Não foi bem assim. Esse filme é cheio de cenas que fogem da história, como Crassus conversando com Antoninus ou este recitando um poema e fazendo mágicas, além de cenas excessivas do novo cotidiano dos escravos, como a velhinha jogando leite no bebê. Não precisava disso. É "encheção de lingüiça", e torna o filme cansativo. O final, que é diferente do que foi filmado no remake, é bom e emocionante, porém contém também cenas cansativas e "encheções de lingüiças". No remake, não há a luta de Antoninus e Spartacus (que alias é muito boa), e nem o final de Spartacus crucificado, o que é uma pena. Neste ponto o remake perde para o original. Porém, pelo que me lembre, é só nisso e em outros pequenos pontos. Não me crucifiquem, mas considero o remake superior ao original, sendo um dos melhores filmes do estilo épico (juntamente com "Átila, o Huno" e "Coração Valente").

Nota para o original: 8,0
Nota para o remake: 10,0


Alias, não liguem, meu gosto para filmes não é o mesmo gosto dos críticos. Entre os meus três filmes épicos preferidos, dois não fizeram tanto sucesso ("Átila, o Huno" e o remake de "Spartacus"), e sequer tem um tópico aqui na Valinor sobre eles. Vou criá-los em breve. :mrgreen:
 
Esse tlavez tenha sido a maior e única decepção em relação à Kubrick.
Não que o filme seja de todo ruim, mas fica bem aquém dos outros.
Minha primeira queixa é em relação ao Kirk Douglas, como já foi citado aqui, ele simplesmente não me convence. Não consigo ver nele a imagem de um escravo inconformardo e tudo mais.
A trilha sonora também não me agradou tanto, esperava mais, principalmente por se tratar de um épico.
Achei a narrativa um pouco cansativa em alguns momentos, e as cenas de batalhas também foram fracas. Aliás, medianas, nada além disso.

Enfim, um 51sofrido...e por algumas cenas realmente boas (como a aquela na qual Spartacus conhece sua amada na cela e a do final)
 
Sapartacus é um dos melhores épicos d todos os tempos, na verdade, ele divide o título d maior épico, IMO, com Cleópatra e A Queda do Império Romano (sim, Gladiador é um remake desse filme). Confesso q tenho q rever Ben-Hur, mas não achei tudo isso q falam por aí, principalmente por perder muito tempo com sua pregação religiosa. Enquanto a El Cid, é muito legal mesmo, mas infelizmente tem um dos piores roteiros q eu já vi, com falas terríveis. O q salva o filme é a atuação e o carisma d Charlton Heston e Sophia Loren, além da incrível reconstituição d época e da grandiosa Batalha de Valência.

Voltando a Spartacus: As atuações são perfeitas, não sei pq reclamam tanto do Kirk Douglas. Ele conseguiu passar toda força, determinação e ao mesmo tempo a sensibilidade e perpicácia do personagem. O elenco d apoio então é um dos melhores q já existiu: Laurence Olivier como o ambicioso Crassus, Charles Laughton como o manipulador Gracus, e Sir Peter Ustinov (agraciado com seu primeiro Oscar por esse papel) como o covarde e esperto diretor da escola de gladiadores.

O filme possui falas afiadas (principalmente no Senado Romano) e também tocantes. Aliás, é muito interessante os discurssos q eles fazem sobre liberdade e oq ela representa para os escravos.

Agora, por mais impressionate q seja ver milhares de figurantes desfilando no exército de escravos, bem como no romano, as batalhas são a parte mais fraca do filme pra mim. São mal coreografadas, pouco inventivas e terminam d um maneira muito brusca. Mas isso não dimunui em nada o mérito do filme, q se apóia mesmo é na sua história, nos seus personagens e nos seus diálogos (q são os verdadeiros ingredientes d um épico, muito mais do q qualquer batalha).

Enfim, uma Obra-Prima q deveria sempre ser utilizada como exemplo antes de se filmar qualquer épico. Se os diretores de hoje em dia fizessem isso, nós seríamos poupados d coisas como "Tróia" e "Cruzada".

P.S: O remake de Spartacus melhor do q original???????????? Respeito a sua opinião (e considero o remake até um filme bom), mas vc deveria estar postando no Heresia.:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo