• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SpaceX

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Win McNamee / Equipe / Getty Images

Imagem: Win McNamee / Equipe / Getty Images
Marcella Duarte

O foguete Starship é a aposta da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, para levar seres humanos a Marte. Mas na terça-feira (30), mais um protótipo da Starship explodiu durante um teste, o que rendeu muita piada nas redes sociais.

ExvMGdXWUAgSha8


Este foi o quarto foguete perdido da SpaceX em menos de quatro meses. A espaçonave de modelo SN11 conseguiu decolar e voar, mas sofreu uma falha catastrófica durante a descida. A Nasa filmou e divulgou os momentos finais do foguete.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/08/13/receba-noticias-de-tilt-em-seu-whatsapp.htm
Além do SN11 agora e do SN10 no começo de março, o protótipo SN9 explodiu durante um teste em fevereiro, enquanto o SN8 não "sobreviveu" ao teste realizado em dezembro do ano passado. Apenas o SN5 e SN6, que ainda eram versões em miniatura, sobreviveram a pequenos saltos de 150 metros de altura. O SN7 foi destruído propositalmente em um teste de pressurização.

A internet não perdoou a sucessão de problemas nos testes e a última explosão gerou uma série de memes. Alguns ainda aproveitaram para brincar com o navio Ever Given que ficou encalhado no canal de Suez na última semana. "Ainda bem que não dependeram da Starship para rebocar", brincou um perfil no Twitter.

Por falar no Canal de Suez, será que o navio está bloqueando a ida para Marte também?

Este criou um diálogo entre a SN11 e a Starhopper, um dos protótipos que deram certo. "Os engenheiros me deram essa caixinha bacana por algum motivo. Talvez eu possa te dar também", teria dito a espaçonave maior. O "presente", que seria responsável por explodir a SN11, foi negado pela nave menor.

A péssima visibilidade durante o teste também foi lembrada.

Alguns não perdoaram Elon Musk, afirmando que após a sucessão de fracassos ele teria dito que a partir de agora a SpaceX vai produzir "fogos de artifício".

No começo de março, a SN10 também se deu mal no teste de pouso. A espaçonave decolou de Boca Chica, no Texas, e atingiu uma altitude de dez quilômetros, quando iniciou o processo de descida. Aparentemente tudo correu bem: o foguete pousou e técnicos da SpaceX disseram que foi "uma aterrissagem magnífica". Mas minutos depois, algumas chamas foram vistas na base da nave, que pouco depois explodiu e ficou totalmente destruída.

"A reação de todos à Starship aterrissando":

"Trazemos a você os memes da SN10"

A Starship em sua versão final terá 120 metros de altura e deve ter a capacidade de carregar até 100 passageiros e 100 toneladas de carga. O grande plano da SpaceX é criar uma frota de 1.000 Starships nas próximas décadas, para viagens espaciais de passageiros e astronautas pelo Sistema Solar. Ele estima que, até 2024, a nave irá pousar na Lua —mas ainda não há previsão de testes em órbita. Até 2050, a empresa de Elon Musk quer construir uma cidade para um milhão de pessoas em Marte.

 
Esses testes iniciais de naves, em que dá problema fatal em motores, combustível, motor, controladores... nem deviam ser vendidos com toda esse aparato de divulgação para o público. Basta uma notinha no site falando que está o projeto está com problemas grandes ainda e pronto. Todos sabemos que teste de foguete nos anos 50-60s tinha que explodir trocentos protótipos até chegar em uma nave com um sistema estável. Aí cria expectativa no mercado em uma ciência "rocket science" que é muito delicada e dura de chegar a um resultado rápido.
 
É díficil nos tempos atuais querer fazer lançamentos secretos, mas um pouco mais de discrição cairia bem pros projetos do Musk.
 
Teste orbital da Starship+Superheavy em nove minutos ... parece acertaram um prazo agora que o Musk comprou um brinquedinho novo e parou de atrapalhar o trabalho por lá.



Edit: menos de 20s depois de eu postar deu chabu em uma leitura de pressão e vão parar a contagem regressiva em T-10s para testes. Falei demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo