• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sou uma 'jovem escritora' e preciso saber o que vocês estão lendo ultimamente!!

Maranwë

Usuário
Olá, pessoal!

Eu estou empenhada em uma idéia séria de publicar um livro até o ano que vem, mas uma dúvida consome todos os meus pensamentos! Todos nós aqui do Fórum estamos aqui por causa do Mestre e de suas obras, então posso supor que todos gostemos de ficção.
O que eu queria saber é como seria a aceitação de um público como vocês para uma história fantástica de uma autora jovem e brasileira??? Vocês achariam isso uma coisa interessante ou veriam completo fracasso na minha tentativa de tentar vender algo do gênero aqui???
E, o principal, quais os temas que despertam interesse em vocês? (No público em geral) Odisséias Épicas? Ficção Científica já ficou 'antiquada'?
Me dêem os pareceres de vocês, por favor! Vou ficar muito agradecida com a ajuda! :yep:
 
Sabe... Isso não importa muito. Você pode escrever uma aventura medieval ao estilo do Tolkien, uma ficção ao estilo do Asimov... Qualquer coisa!

Mas, o que realmente é importante é você criar personagens interessantes. O foco precisa ser as personagens. Crie personagens que despertem a simpatia dos leitores, ao ponto em que o leitor pode amar a personagem, ou odia-la.

Aquele cara que escreveu Eragorn... Ele seguiu a fórmula perfeitamente, arquetipos, reviravoltas na trama e tem uma excelente técnica de escrita. Mas, os personagens dele não cativam, todos são rasos demais, parece que todos têm quinze anos de idade.

Outra coisa, não importando o que você vá escrever. Impressione o leitor, dê algo novo. Não se preocupe querer ser original logo no começo, trabalhe sua trama com calma, mas tenha em mente um final impressionante, um climax (ou vários), que seja aquele momento de empolgação.
 
Sabe... Isso não importa muito. Você pode escrever uma aventura medieval ao estilo do Tolkien, uma ficção ao estilo do Asimov... Qualquer coisa!

Mas, o que realmente é importante é você criar personagens interessantes. O foco precisa ser as personagens. Crie personagens que despertem a simpatia dos leitores, ao ponto em que o leitor pode amar a personagem, ou odia-la.

Aquele cara que escreveu Eragorn... Ele seguiu a fórmula perfeitamente, arquetipos, reviravoltas na trama e tem uma excelente técnica de escrita. Mas, os personagens dele não cativam, todos são rasos demais, parece que todos têm quinze anos de idade.

Outra coisa, não importando o que você vá escrever. Impressione o leitor, dê algo novo. Não se preocupe querer ser original logo no começo, trabalhe sua trama com calma, mas tenha em mente um final impressionante, um climax (ou vários), que seja aquele momento de empolgação.

Concordo em tudo, mas discordo em um ponto, eu sem dúvida gosto de ficção, mas prefiro odisséias épicas a ficção cientifica estilo star wars, acho mais empolgante e menos escandaloso, mas se vc fizer uma ótima história que mantenha o leitor atento, não sendo repetitiva, mesclando muitos sentimentos e grades surpresas garanto que vai fazer muuito sucesso.

Menos converssa e mais ação esse é meu lema.
 
Bom... se eu me dei ao trabalho de ler Orlando Paes Filho leria qualquer autor brasileiro que criasse uma obra do tipo ( odisséia épica ou mesmo ficção cientifica ). O OPF até que teve boas idéias, o problema é que ele não soube trabalhar a obra e é convencido demais.
 
Sucesso depende de um milhão de coisas, sorte e oportunidade dentre elas. Mas eu leria sim com todo prazer do mundo livros de autora brasileira que me despertem interesse, principalmente em obras relacionadas à fantasia.
Se trata de uma obra brasileira, então, já que estamos falando de sucesso, seria bom senso evitar a "simulação" do folclore europeu, como é com o Senhor dos Anéis, e dar lugar a coisas mais inovadoras.
 
Eu gosto muito de histórias épicas. Mas se você quer atingir todos os públicos, eu sugiro uma aventura meio estilo fantasia, mas algo inteligente, e que envolva o leitor.
 
Sucesso depende de um milhão de coisas, sorte e oportunidade dentre elas. Mas eu leria sim com todo prazer do mundo livros de autora brasileira que me despertem interesse, principalmente em obras relacionadas à fantasia.
Se trata de uma obra brasileira, então, já que estamos falando de sucesso, seria bom senso evitar a "simulação" do folclore europeu, como é com o Senhor dos Anéis, e dar lugar a coisas mais inovadoras.

Poderia até mesclar o folclore brasileiro com o europeu ficaria interessante.
 
Já tem algo escrito?
Dá pra adiantar alguma coisa?
Você tem algo já publicado ou na internet que a gente possa procurar?
 
Nosso folclore não tem nada realmente aproveitavel... e não venham com essa história de admiração pelos povos que habitavam a região brasileira da Mezo América... não produziram nada de bom, NADA!
É dificil ser inovador de alguma forma hoje... mas não vejo problema em aproveitar elementos de outras culturas... desde que seja feito da forma certa.
 
Nosso folclore não tem nada realmente aproveitavel... e não venham com essa história de admiração pelos povos que habitavam a região brasileira da Mezo América... não produziram nada de bom, NADA!

Bom, o Monteiro Lobato fez isso muito bem, misturou folclore e tradições brasileiros com mitologia grega, história medieval e aquela coisa toda, criando histórias muito bem escritas e "fantásticas" (em ambos os sentidos) que são bacanas de ler até hoje.


É dificil ser inovador de alguma forma hoje... mas não vejo problema em aproveitar elementos de outras culturas... desde que seja feito da forma certa.

Isso é verdade. A maioria das melhores histórias (senão todas) já foi escrita. Porém o que vai definir o bom escritor é esse "feito da forma certa" que você escreveu aí. E (eu acho) é atrás disso que a Maranwë Tinúviel está, e pra isso pede nossa ajuda.
 
Acho que você deve continuar a escrever sempre. Claro que depende do genero, do que você realmente se sente a vontade pra "contar" em seus livros, qual a faixa etária para a qual vc gostaria de escrever e por ai vai.

Tive algumas experiencias em concursos literários e posso afirmar, depende do público ao qual vc pretende destinar suas historias. Lembro de um recente, na Bienal de 2003 em que meu livro ficou em 8o. lugar e foi selecionado por 100 crianças, e meu intuito era atender a um público de maior idade. E foram as mais novas que gostaram do livro!

O que tirei disto, além claro da emoção do evento, foi que às vezes atingimos um público totalmente diferente de nossa expectativa. O que serve de experiência para que se possa correr atrás e tentar melhorar sempre.

Recomendo que vc procure bons cursos de literatura, e faça oficinais literárias, pois vc terá contato com escritores e gente que está na área, e não se sinta mal por que recebeu "uma meia dúzia de bolachas" de um grande autor, vai por mim, são bolachas muito bem merecidas e tiramos sempre algo muito bom disso.

Não acredito que o assunto esteja esgotado, acho que temos sempre um modo diferente de tratar o mesmo assunto, basta buscar um caminho certo.

Boa sorte, espero que vc consiga ir adiante em seu desejo!

Recomendo literatura infanto-juvenil medieval, é há muitos bons exemplos por ai.

:abraco:
 
Última edição:
Olá, pessoal!

Eu estou empenhada em uma idéia séria de publicar um livro até o ano que vem, mas uma dúvida consome todos os meus pensamentos! Todos nós aqui do Fórum estamos aqui por causa do Mestre e de suas obras, então posso supor que todos gostemos de ficção.
O que eu queria saber é como seria a aceitação de um público como vocês para uma história fantástica de uma autora jovem e brasileira??? Vocês achariam isso uma coisa interessante ou veriam completo fracasso na minha tentativa de tentar vender algo do gênero aqui???
E, o principal, quais os temas que despertam interesse em vocês? (No público em geral) Odisséias Épicas? Ficção Científica já ficou 'antiquada'?
Me dêem os pareceres de vocês, por favor! Vou ficar muito agradecida com a ajuda! :yep:
Já tentou não pensar no que "o povo" quer e escrever aquilo que você gostaria de ver eternizado em um livro?
Se fizer isso eu compro e indico, sem ler...
 
Simples: faça uma BOA história.

Não importa se será fantasia, sci-fi, épica, western spaghetti... O que vale é ser uma boa história.
 
Faça uma história de vampiras lésbicas que voltam no tempo e precisa derrotar uma raça de aliens.

Ai depois que você fizer sucesso com isso. Escreva fantasias e histórias de qualidade XD
 
Dane-se o sucesso. Ele não depende de você. Escreva uma boa história. Escreva algo que você goste. Pesquise muito sobre o que vai escrever. Não dê muita bola para o que os outros falam, inclusive pra mim também. Muita gente dando pitaco dá em m**r*a.
Escreva, escreva e escreva.
 
estou lendo nesses ultimos dias , Sonho de uma Flauta de Resse


uma leitura fantastica que leva imaginação a otro mundo, dificil de definar tal leitura, pois muitos amigos do qual ja indiquei esse livro me trouxe outras interpretações..
enfim..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo