• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SOPA e PIPA = fim do wikipedia, google, youtube, facebook, twitter...

A piada, amarga e irônica, foi que tudo isso tenha surgido na Era Obama, justo ele que se elegeu com força através das redes sociais. Pois é, a direita americana consegue ser mais reacionária do que a esquerda.

Mesmo aqui no fórum, muitos vídeos vão começar a ser excluídos gradativamente. A maioria deles está em servidores de fora.
 
Lembram que eu disse isso?

Talvez SOPA e PIPA fossem só para fazer fumaça e o Obama sair como um heroi.
O pessoal começa a discutir na internet a ACTA (escala global), mas aqui no Brasil existe a Lei Azeredo (exclusiva do nosso país) que poucos discutem.

http://www.portaldasnoticias.com/lei-azeredo-conheca-o-sopa-brasileiro/

Ah, mas pelo que eu vi, essa lei nem é ruim. Ela só preve pena para o que realmente é crime eletrônico, mas não existe muito embasamento na lei pra punir os culpados atualmente:

Entretanto os tópicos atuais da lei ainda são um pouco abertos, mas provavelmente ela será melhorada caso alguém tente colocá-la em prática. Veja abaixo o que seria crime caso a lei fosse aprovada:

Acessar um sistema informatizado sem autorização.
Obter, transferir ou fornecer dados ou informações sem autorização.
Divulgar ou utilizar de maneira indevida informações e dados pessoais contidos em sistema informatizado.
Destruir, inutilizar ou deteriorar coisas alheias ou dados eletrônicos de terceiros.
Inserir ou difundir código malicioso em sistema informatizado.
Inserir ou difundir código malicioso seguido de dano.
Estelionato eletrônico.
Atentar contra a segurança de serviço de utilidade pública.
Interromper ou perturbar serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou sistema informatizado.
Falsificar dados eletrônicos ou documentos públicos.
Falsificar dados eletrônicos ou documentos particulares.
Discriminar raça ou de cor por meio de rede de computadores.

Pois é, foi antes de procurar mais a respeito, já que o texto do link dado era bem superficial.


Mas aí eu fui ouvir o último NerdCast de 6ª feira, recomendado pelo Edra, no tpc a respeito do ataque do Anonymous aos sites de bancos (mas achei que faz mais sentido aqui!). E, diga-se de passagem, é muito esclarecedor. Altamente recomendável. O link: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-295-sopa-pipa-acta-pqp/

E aí eles dizem que a Lei Azeredo é também muito perigosa, mas sem explicar direito do que se trata e por quê... aí fui pesquisar mais pra entender e achei esse texto do qual não entendi nem a metade :lol: Mas vale aí pra quem entende de gerenciamento de sistemas: http://idgnow.uol.com.br/blog/plura...de-tornar-inviavel-cultura-e-pesquisa-hacker/

Como, ao ler os comentários a este texto fiquei muito em dúvida, fucei mais e achei esse texto da Carta Capital, de Julho do ano passado (2011). Mas, felizmente, parece que ainda não houve avanços em relação à lei:

O AI-5 digital

(confesso que também lembrei do AI-5 quando comecei a ouvir falar de SOPA e PIPA)

Em junho deste ano, uma onda de ataques a sites oficiais do governo e estatais ressuscitou nos corredores do Congresso a polêmica “Lei Azeredo”. A proposta, que prevê a punição para crimes digitais, causa arrepio em muitos militantes das redes sociais, que já estão chamando a proposta de “AI-5 Digital”.

O projeto voltou à discussão pelas mãos do agora deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que dá nome à proposta, após passar 11 anos adormecida na Câmara; desta vez, o parlamentar tucano pede pressa para a aprovação, já que, segundo ele, os crimes na internet, como fraudes bancárias, seguem sem punição no País. Em uma última audiência sobre o tema, no último dia 13, em Brasília, ele afirmou que não era possível “adiar eternamente as discussões”. “Precisamos ter uma definição”, defendeu.

eduardo-azeredo_edt-300x211.jpg


O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pede urgência na aprovação da lei de crimes digitais.

Entre outros pontos, o projeto de lei prevê a punição (que pode chegar a seis anos, mais multa) para crimes como: acesso não autorizado a sistema informatizado protegido por restrição de acesso; inserção ou difusão de código malicioso ou vírus em sistema informatizado; estelionato eletrônico; falsificação de dados eletrônicos ou documento público ou particular, entre outros.

imgNoticiaUpload1310147917177.jpg

Para o sociólogo e professor Sergio Amadeu, a proposta de Azeredo, na verdade, é a de implantar “vigilantismo” na rede. Ele evoca Thomas Hobbes (1588 – 1679) para dizer que a lógica da proposta é espalhar o medo para aprovar medidas extremas que destroem direitos, em razão de uma “falsa segurança”. O professor acredita que, com a aprovação do projeto, apenas entidades como a Febraban (a federação nacional dos bancos) sairia ganhando, pois ela responsabilizaria os provedores pelos ataques que venha a sofrer. Além disso, Amadeu afirma que atitudes do cotidiano, como baixar uma música ou copiar um CD, seriam passíveis de criminalização.

sergio_amadeu_edt-300x211.jpg


Para o sociólogo e professor Sergio Amadeu, é preciso a aprovação do marco civil da internet antes de uma lei que trate dos crimes digitais.


Inicialmente proposto em 1999, pelo então deputado Luiz Piauhylino, o projeto foi aprovado pela Câmara quatro anos depois, mas foi alterado por Azeredo quando ele era senador. Nesse tempo, em meados de 2001, a Convenção de Budapeste, a lei mundial sobre crimes na web, era assinada por outros 50 países. O Brasil não assinou o documento.

Em 2008, a proposta, com o novo texto da lei de crimes na internet, voltou para a Câmara, onde se “reencontrou” com Azeredo, que se elegeu deputado em 2010 e virou o maior patrocinador das mudanças na Casa. Na última versão do texto, elaborada pelo então senador Azeredo, alguns pontos polêmicos já haviam sido retirados, entre os quais a previsão de que o provedor de acesso à internet informe à autoridade competente, de maneira sigilosa, denúncia que tenha recebido e que contenha indícios da prática de crimes em sua rede de computadores. O tucano não alterou, no entanto, a obrigação de os provedores manterem em ambiente controlado e de segurança, por três anos, os dados de conexão dos usuários.

Em seu parecer, o deputado também propôs a supressão dos termos “dispositivos de comunicação” e “redes de computadores” de diversos artigos. O objetivo era que os crimes tipificados pela proposta valessem apenas para “sistemas informatizados” (ou seja: qualquer sistema capaz de processar, capturar, armazenar ou transmitir dados eletrônica ou digitalmente).

O relator também sugeriu a eliminação dos dispositivos relativos à pedofilia presentes no substitutivo, em virtude da aprovação, pelo Congresso, da Lei 11.829/08, que já criminalizava a aquisição e a posse de material de pornografia infantil e outras condutas relacionadas à pedofilia na internet.


Uma saída para as controvérsias

O grupo de deputados também contrários ao projeto, jutamente com os ativistas da internet livre, defendem, antes de qualquer lei que venha a ser aprovada sobre internet, que seja rediscutida uma norma mais abrangente que regulamente o uso da internet no País. Segundo eles, essa proposta já existe. Trata-se do Marco Civil Regulatório da Internet, que define os direitos e deveres dos internautas e provedores. No entanto, o projeto, elaborado pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministerios da Justiça em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, ainda não foi encaminhado ao Congresso.

manuela_davila_edt-300x211.jpg


A deputada Manuela D'ávila (PCdoB-RS): “Como podemos debater uma lei com 11 anos de idade para um meio tecnológico que muda rapidamente?”

“É impossível pensar em punição sem pensar antes em direitos”, disse a deputada Manuela D’ávila (PCdoB-RS), uma das principais opositoras da “Lei Azeredo”, em entrevista à Agência Câmara.

Construído de forma colaborativa em uma plataforma aberta na rede, o anteprojeto do marco civil, que estabelece direitos e responsabilidades dos usuários e provedores, entretanto, ainda não foi enviado pelo governo ao Congresso.

Na tentativa de frear a aprovação do AI-5 digital, uma mobilização da sociedade civil conseguiu reunir mais de 160 mil assinaturas numa petição online chamada “Pelo veto ao projeto de cibercrimes – Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento da internet brasileira”. Parado desde o início do novo governo, o projeto do Marco Civil Regulatório da Internet pode voltar aos debates como forma de antecipação de uma eventual aprovação da Lei Azeredo, na volta do recesso parlamentar em agosto.

Azeredo, como é de se imaginar, se opõe à ideia de que seja necessário primeiramente estabelecer os direitos dos internautas para depois tipificar os crimes. “Na área ambiental, por exemplo, foram estabelecidos os crimes sem ter sido aprovada legislação sobre os direitos ambientais”, afirmou à Agência Câmara.

O sociólogo Amadeu, por sua vez, defende a aprovação do marco civil da internet antes de uma lei que trate dos crimes digitais. “Antes de criminalizar precisamos decidir quais os nossos direitos na rede. Deve ser considerado crime a violação de alguns desses direitos”, destaca.

Na última audiência da Câmara sobre o caso, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que solicitará, na primeira reunião da comissão após o recesso, o adiamento da votação e a realização de um seminário sobre o assunto. O deputado Sandro Alex (PPS-PR) se propôs a assinar conjuntamente o requerimento. Assim como os deputados Emiliano José (PT-BA) e Manuela d’Ávila. Manuela disse que os mais de 11 anos de tramitação da “Lei Azeredo” o tornam obsoleto e superado. “Como podemos debater uma lei com 11 anos de idade para um meio tecnológico que muda rapidamente?”, questionou.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-ai-5-digital/

Bom...

1º isso explica aquela menção de que havia tucanos a favor desse tipo de medida. Eu sei que a Melian vai se deliciar com isso, mas tenho que dizer... senti uma absurda VERGONHA disso! Nem vou me aprofundar na questão política... isso é tudo que tenho a dizer por hora. VERGONHA!!!

2º Não sei a quantas anda a votação dessa lei, mas eu acho que é o caso do povo - ou internautas - brasileiro fazer o mesmo barulho que foi feito pro SOPA e PIPA. Os americanos conseguiram derrubar - por enquanto - essas ideias de leis ao pressionar os parlamentares em que votaram.
Quando que o brasileiro vai aprender a cobrar, exigir, questionar, pressionar em quem votou???

3º fui pesquisar a tal "Convenção de Budapeste" pra gente saber do que se trata: Convenção de Budapete (Wikipedia), Debate Urgente: A Internet não é caso de polícia - Convenção de Budapeste (AdaDigital - 03/08/2008) e pra quem quiser ver o texto completo: http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/secoes/crimes_digitais/texto_convencao.pdf
 
Última edição:
Seria terrível imaginar uma internet com tais barreiras. Perderíamos muito de nossa liberdade virtual, nossas buscas seriam restringidas, e muito do conteúdo escondido.
Provavelmente não será aprovada, os internautas não permitiriam. Torçamos para a não aprovação da SOPA e PIPA
 
Algum de vocês já ouviu falar numa parada chamada UnderNet?
Acho que essa coisa vai ser o futuro da humanidade em pouco tempo xD
 
Sabe que, ultimamente, isso tem martelado nos meus pensamentos? Penso que, se essas medidas de censura irem adiante, podem começar a aparecer redes paralelas à Internet.

Aí, finalmente, o George W. Bush teria razão em falar sobre "o que rola nas internets". :lol:
 
Algum de vocês já ouviu falar numa parada chamada UnderNet?
Acho que essa coisa vai ser o futuro da humanidade em pouco tempo xD

Tu quer dizer Deep Web?
Esses tempos fiz uma pesquisa para saber como entrar e usar, mas acabei encontrando cada coisa bizarra nisso q desisti.
 
Cara a deepweb são os nove infernos da internet, sem o devido preparo e cuidado a viagem a ela por ter consequencias nefastas.
 
Eu já vi sites da Deep Web com o THOR....
Parei quando vi um ritual com pessoas bebendo sangue do crânio de um bebê.
(e sério)
 
Eu fiquei com medo (sério) quando li o referido tópico!

Se num futuro, próximo ou não, esta for a única opção... eu prefiro viver sem internet. Sei lá... tudo tem limite e "submundo" não é minha praia em nenhum sentido.
 
Pois é, é algo que assusta e infelizmente só o tempo dirá se o futuro da net é ver as pessoas se dividindo em mundos virtuais paralelos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo