• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SOPA e PIPA = fim do wikipedia, google, youtube, facebook, twitter...

Eu fazia isso! E ainda tenho as fitas com as músicas que gravei...

Pois é! E esses "cidadãos" americanos e de outros países que ficam criando ou incentivando essas leis ridículas quando eram crianças, jovens ou até mesmo adultos viviam gravando músicas das rádios e até hoje guardam essas piratarias em suas casas. Bando de hipócritas!!!
 
Quando fiz minhas primeiras viagens ao Paraguai em Ciudade Del Este nos anos 80 o forte da pirataria da época era sem dúvida o K7 onde com aqueles gravadores duplos eles copiavam em ritmo de alta produção descaradamente todos vinis, ou os K7 oficiais mais importantes e com baixa qualidade já que era normal eles fazerem cópias a partir de uma outra cópia.
 
Quem aqui é da época que ficava escutando música pela rádio e que gravava as músicas numa fita cassete? Naquela época não tinha essas lorotas todas de pirataria e tudo mundo, artistas, músicos brasileiros e internacionais vivam fazendo isso.

Háa! Fala sério!

eu também fazia isso. Quando fiz 12 anos ganhei meu 1º aparelho de som (que ainda tenho, mas queimou a caixa de som) que tocava CD e fita. As músicas das bandas cujos CDs eu não podia comprar, gravava em fita. Era um saco ficar esperando um monte de música chata na rádio terminar, pra chegar naquela legal... e tinha que ficar perto do aparelho pra apertar o botão exatamente na hora que começasse.
Pior era quando a rádio cortava a música ou o locutor ficava falando por cima :lol:
 
eu também fazia isso. Quando fiz 12 anos ganhei meu 1º aparelho de som (que ainda tenho, mas queimou a caixa de som) que tocava CD e fita. As músicas das bandas cujos CDs eu não podia comprar, gravava em fita. Era um saco ficar esperando um monte de música chata na rádio terminar, pra chegar naquela legal... e tinha que ficar perto do aparelho pra apertar o botão exatamente na hora que começasse.
Pior era quando a rádio cortava a música ou o locutor ficava falando por cima :lol:

É verdade! :lol: As vezes no meio da música vinha uma vinheta: "JOVEM PAMM!" ou "BH fm" :lol:

Ou seja, pirataria é coisa muito antiga e era saudável kkkkkkkkkkk
 
Não só musica.
Todo mundo também costumava gravar em fitas vhs quando tinha algum filme ou coisa similar.
Eu mesmo lembro que deixava programado pra gravar cavaleiros do zodiaco as terças e quintas pois fazia judo no horário.
Tinha vários filmes de sessão da tarde ou similares gravados também. Apertava FF quando tinha comerciais. Etc.

Hoje em dia só aumentou a velocidade com que você consegue distribuir e emprestar isso. Mas o processo é o mesmo.
 
Pois então.

Por mim, já está na hora de dar aquele "Deus morreu" metafórico para essa indústria do entretenimento, que surgiu em princípios do século XX.

Para remunerar, poderia ser cobrado um imposto fixo, de valor baixo, sobre todas as conexões de internet, e remunerar os donos da propriedade intelectual de acordo com suas vendas certificadas que, afinal, ainda teriam alguma função (e todo um marketing em torno delas para ganhar esse dinheiro público). Ainda sobraria uma graninha para incentivo à cultura.
 
Até num livro impresso, onde vem aquela menção que é proibido sua reprodução blá-blá-blá já tirei diversas xerocópias pra uso pessoal na minha adolescência e estudos, porque se tratavam de publicações de custo muito elevado e que na época eu não tinha a menor condição financeira de adquirir.
 
Até num livro impresso, onde vem aquela menção que é proibido sua reprodução blá-blá-blá já tirei diversas xerocópias pra uso pessoal na minha adolescência e estudos, porque se tratavam de publicações de custo muito elevado e que na época eu não tinha a menor condição financeira de adquirir.

Mas já há alguns anos não dá mais para fazer isso.
Não sei se a fiscalização caiu em cima... Mas de uns 5 anos pra cá as copiadoras não aceitam mais fazer esse tipo de trabalho. Nem mesmo se for cópia da cópia.

Na época da Patologia e E. Médio, a gente dependia muito disso. Na copiadora que tinha dentro da própria escola, cada prof. tinha sua pasta com as "apostilas" separadas por classe. Era só chegar e pedir. Até na biblioteca, os livros muito grandes, tinha um exemplar só pra isso, pra não estragar os outros.
 
Posso estar sendo paranoico, mas essa reação do Governo Americano (A.KA. FBI, CIA e outras agências secretas) não ocorreu após os eventos da Primavera Árabe e pelos protestos do Occupy Wall Street?

Pensem, a internet e a troca de arquivos está aí há mais de uma década, por que só agora o Porrete Planetário do Tio Sam está voltando a artilharia para o campo virtual? Será mesmo só por causa de supostos prejuízos das multinacionais?

Eu não acho paranóia e tb tenho pensado da mesma maneira; em que pesem os interesses das transnacionais e toda essa discussão sobre a pirataria, existem outras intenções por trás da investida do governo americano - acho que controlar o fluxo livre de informações é um dos objetivos principais. E não é só lá, considerem de que forma agiu o governo da Rússia para esmagar os protestos contra as últimas eleições (além da brutalidade nas ruas, a polícia confiscou servidores, prendeu blogueiros e censurou fóruns de discussão), e outras coisas mais que vêm acontecendo. É só ir pescando por aí.

A OECD soltou um relatório recentemente onde recomenda aos países "ricos" que exerçam "maior proteção ao fluxo livre de informações na internet", eu só não consegui encontrá-lo (se alguém conseguir, please, dá um toque...)
 
Para remunerar, poderia ser cobrado um imposto fixo, de valor baixo, sobre todas as conexões de internet, e remunerar os donos da propriedade intelectual de acordo com suas vendas certificadas que, afinal, ainda teriam alguma função (e todo um marketing em torno delas para ganhar esse dinheiro público). Ainda sobraria uma graninha para incentivo à cultura.

Os artistas nem ligam para isso, eles ganham com shows quem ganha com CDs e DVDs são as gravadoras e ninguém liga para elas, se dependesse de muita gente elas acabariam, vide Lobão.

Mas já há alguns anos não dá mais para fazer isso.
Não sei se a fiscalização caiu em cima... Mas de uns 5 anos pra cá as copiadoras não aceitam mais fazer esse tipo de trabalho. Nem mesmo se for cópia da cópia.

Talvez aí, pois aqui na UFRN só a copiadora da biblioteca não tira, as outras espalhadas pelo campus tiram na maior cara dura. Você não vai pagar R$ 200 sendo que só vai usar 10 páginas.
 
Da página da Avaaz:

ACTA - um acordo global - pode permitir que as corporações censurem a Internet. Negociado secretamente por um pequeno número de países ricos e por poderes corporativos, esse acordo configuraria um novo órgão sombrio para a regulamentação comercial internacional que daria poder para interesses privados policiarem tudo que fazemos online e iria impor enormes penalidades -- inclusive sentença à prisão -- a pessoas que eles julgarem estar afetando seus negócios.

Nesse exato momento, a Europa está decidindo se ratificará ou não o ACTA -- e sem ela, o ataque global à liberdade na Internet vai desmoronar. Nós sabemos que a Europa se opôs ao ACTA anteriormente, mas alguns membros do Parlamento Europeu estão hesitando -- vamos dar o empurrão que eles precisam para rejeitar o tratado. Assine a petição à direita -- faremos uma entrega espetacular em Bruxelas quando alcançarmos 500.000 assinaturas.

É revoltante -- os governos de quatro quintos da população mundial foram excluídos das negociações do Acordo Comercial Antipirataria (ACTA) e burocratas não eleitos têm trabalhado de perto com lobistas corporativos para criar novas regras e um regime de aplicação dessas regras altamente perigoso. O ACTA cobriria inicialmente os EUA, Europa e 9 outros países, e então se expandiria para o mundo. Mas se conseguirmos que a União Europeia diga não agora, o tratado perderá sua força e poderá ser paralisado para sempre.

As regras bastante rigorosas significam que pessoas em qualquer lugar do mundo são punidas por atos simples como compartilhar um artigo de jornal ou enviar um vídeo de uma festa que possua uma música sob direitos autorais. Vendido como sendo um acordo comercial para proteger os direitos autorais, o ACTA pode também banir medicamentos genéricos que salvam vidas e ameaçar o acesso de fazendeiros locais a sementes que eles precisam. E, espantosamente, o comitê do ACTA vai ter carta-branca para mudar suas próprias regras e sanções sem controle democrático.

O interesse das grandes corporações está pressionando muito pela aprovação do ACTA, mas o Parlamento Europeu está no meio do caminho. Vamos enviar um apelo enorme aos parlamentares para ignorarem o lobby e se posicionarem a favor da liberdade da Internet. Assine à direita e envie para todos que você conhece.

Na semana passada, vimos a dimensão do poder da coletividade quando milhões de nós juntaram forças para impedir que os EUA aprovassem leis de censura da Internet que atingiriam a rede em cheio. Nós também mostramos ao mundo o quão poderosas nossas vozes podem ser. Vamos levantar nossas vozes mais uma vez para combater essa nova ameaça.

link para assinar a petição:
http://www.avaaz.org/po/eu_save_the_internet_spread/?fWegibb&pv=273
 
o ACTA, imo, é mais uma demonstração sensacionalista do que factível. a palhaçada felizmente se restringe ao domínio norte-americano :)

a única ali que provavelmente apoiará é a inglaterra. pq né, o q esses imbecis sabem fazer senão chupar bolas norte-americanas e produzir boatos polemicos sobre a casa real? ah, claro, as colonias dela, nova-zelandia, etc. enfim...
 
Eu não acredito que nada disso vá pra frente, porque a pressão popular é muito grande. Mas ainda assim, são perigosos, sim!

Se conseguirem colocar qualquer um deles em andamento- SOPA, PIPA ou principalmente o ACTA - é certeza que isso vai dar em guerra.

Agora, se um ou mais deles for aprovado, prevejo um grande retrocesso da internet, com um bando de gente abandonando o barco, só por precaução.


o que o Elring e o Aster disseram, faz sentido sim... até porque esses projetos preveem que eles possam fuçar seu e-mail sem permissão, o que teria muito mais utilidade para procurar saber que tipo de documentos e informações vc compartilha, do que para vídeos e músicas com direitos autorais. Não há necessidade de um grande site, como megaupload, ou sistemas como torrent para compartilhar arquivos de textos que são bem mais leves... basta anexar e mandar pra qualquer pessoa - ou mais de uma - por e-mail.
 
Ninguém vai abandonar a internet, aranel. É um negócio lucrativo demais pra simplesmente ser abandonado. ACTA é 100% certo que se trata de bullshit e EUA+Inglaterra querendo fazer barulho, SOPA e PIPA já foram declarados como inválidos na soberania de diversos países (inclusive Brasil).

Megaupload fecha? Lindo, UOL lança um serviço equivalente, gratuito e lucrativo.
 
Ninguém vai abandonar a internet, aranel. É um negócio lucrativo demais pra simplesmente ser abandonado.

Meu Deus, Amon! Eu acho que vc vive em outro mundo!

Eu não falei de negócio, eu falei de usuário! E falei SE elas forem aprovadas...

O pânico, a histeria, a paranóia se espalham mais rápido que rastilho de pólvora!
Se alguma delas - ou outra parecida - for aprovada o povo vai debandar, sim... ninguém vai querer se arriscar.
E se vc acha que não teria consequências em outros países, pense de novo: FB, Google, Yahoo, Youtube, entre outros (todos entre as maiores empresas de internet) tem sede nos EUA e, portanto, acima de tudo, deve seguir as leis americanas.

Supondo que mesmo com a aprovação de 1 dessas 3 - ou outra parecida - o FB não fechasse: quando um usuário brasileiro compartilhasse algo que "ferisse" essa lei, os EUA iriam exigir a cabeça desse usuário.

Isso, no mínimo, causaria uma crise diplomática!
Agora imagina isso em MASSA: EUA pedindo a cabeça de milhares de usuário ao redor do mundo!

Não se esqueça do que aconteceu com o Julian Assange (dono do Wikileaks) e agora com o fundador do Megaupload, Kim Schmitz. O primeiro é sueco e o segundo é alemão!
__________________________________________________________________________________

Só pra completar: uma notícia sobre o Megaupload

Novo site do Megaupload ameaçava negócios das gravadoras.

Site lançaria portal de compartilhamento de músicas que daria a artistas 90% das receitas


:rofl: fui copiar o texto e olha o que apareceu quando dei ctrl + V:

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/...negocios-das-gravadoras-3754698#ixzz1kfMeckNW
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 
Última edição:
Mas quem determina se o usuário fica ou não é a disponibilidade do negócio :lol:

Simples: enquanto existir um serviço de compartilhamento de arquivos, existirá usuário. portanto, quem determina o que o usuário fará, não é o usuário, e é isso que eu disse implicitamente.

sobre a sede, repito: o que não vai faltar é país dando verba e estrutura para receber as tais empresas. realmente acredita que países europeus, o "eixo do mal asiático" (sic) e até mesmo a américa do sul não iriam adorar essa possibilidade? não é pq uma corporação nasceu em um país que ela sempre existirá única e exclusivamente nele e para ele. o google, único exemplo relevante dentre os que vc citou (considerando facebook como nada mais que uma rede social bem sucedida que pode ser facilmente copiada, e yahoo uma empresa decadente), demonstra e continua demonstrando uma brilhante capacidade adaptativa, e não será a migração de um país que vai impedi-lo de continuar sendo o que é

vc pode afirmar que o google pode optar por simplesmente aderir ao que os EUA tão tentando impor. respondo com facilidade: o pilar do google, desde a sua criação, sempre foi a internet aberta. eles investiram grana pesada em projetos de difusão de "propriedade intelectual", compraram youtube e com muito esforço desenvolveram serviços geniais de indexação de informações que serão informações "piratas" depois do SOPA. aderir a essa lei, além de demandar um gigantesco esforço para readaptação (esforço muito maior do que a migração de país, por exemplo), é jogar na lata do lixo tudo o que eles construíram até agora. pense como a CEO do google: qual opção vc adotaria?
 
Esqueceu de um pequeno, porém importante detalhe, Amon. E ele atende pela sigla de ICAAN. E a corporação encontra-se na Califórnia. Ou seja, você pode achar que está livre, só que qualquer domínio ou identificador da internet de qualquer país que tenha um usuário conectado a rede, passa pelo ICAAN. Até seus emails.
 
Só vi esse tópico agora. E o li todo. Não tem muito que não tenha sido dito aqui.

Eu realmente gosto muito da forma como a 'revolução' se alastra pelas internetz só demonstram como a internet atual está mais interligada em uma gigantesca comunidade, um corpo orgânico, que jamais esteve em sua história. Facebook e Twitter são centros de vida sociovirtual, baluartes do que representa a nossa comunidade universal virtual. Se as as leis os atingissem, assim como a outros centros referenciadas dessa comunhão virtual, a internet sobreviveria? Lógico, mas tremendamente debilitada, desfigurada, destruída enquanto comunhão virtual. Seria a internet dos anos 90 de volta, aliás, pior que ela. Fica difícil pensar como ela ainda seria tão lucrativa assim. A debandada é possível.

Antiamericanismo sempre me provando ser uma idiotice, pra variar.

Impressionante como as grandes corporações, mentoras dessa palhaçada, podem imaginar que sua forma jurássica de ganhar dinheiro pode ainda ter uma sobrevida, sem adaptação, através desses ataques. Enfim...

Falando do Anonymous, gosto da forma como eles trabalham, muito por causa da liberdade, da falta de filiação ideológica. Lutam pela liberdade apenas, não a liberdade ilusória de algum Marx ou Gramsci, mas a liberdade concreta que desfrutamos atualmente e que desejamos manter. Logo, não é revolução nem assim pretende se definir, é uma carga ousada de cavalaria contra os exércitos de Mordor que cercam nossa amada Minas Tirith, nosso último refúgio e lugar onde reencontramos formas realmente democráticas de nos expressarmos e de vivermos em sociedade que a vida offline não oferece mais pela decadência das estruturas sociais e promessa não cumpridas da direita e da esquerda.

Por isso respeito o Anonymous. Veem os verdadeiros responsáveis (as corporações) e lutam contra o poder que elas exercem, poder tirano, e lutam à sua forma. Revolução nem é uma questão de profundidade, coragem ou covardia, mas de princípios mesmo. Ideologia nunca libertou nada, só faz justamente o contrário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo