• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SOPA e PIPA = fim do wikipedia, google, youtube, facebook, twitter...

Turgon disse:
É isso ai! Parece que o Obama vetou mesmo esse projeto de lei!

Fonte
Na verdade ele ainda não vetou, mas prometeu [citation needed] vetar caso ele passe pelo legislativo. Isto ainda não aconteceu. A votação que era para acontecer ontem foi adiada na segunda feita quando o projeto foi removido da pauta para revisão.


Amon_Gwareth disse:
vbulletin é sim proprietário, mas nada impede que o conteúdo do fórum seja migrado para outra plataforma open. temos excelentes alternativas disponíveis, tais como phpbb, etc
Isto não tem relação com o SOPA. O vBulletin é um software proprietário que a Valinor usa (devidamente licenciado, obviamente) mas as situações que nso causariam problemas continuam existindo mesmo se usássemos outra plataforma.

Elriowiel Aranel disse:
Se essa lei fosse aprovada seria o fim da própria Valinor e de todos os fã sites. Por mais que sejamos contra a pirataria na sua forma, digamos, "pura e simples", praticamente qualquer coisa poderia ser considerada como infringindo direitos autorais ao pé da letra: fotos dos filmes publicadas sem autorização expressa (por exemplo: um print screen de uma cena do filme), a citação de um trecho de um livro (como citamos tantas vezes nas nossas argumentações) ou até mesmo fazer e / ou compartilhar um vídeo de paródia ou de homenagem que usam cenas capturadas dos filmes sem autorização (os famosos clipes "fan made" e as redublagens e re-legendas).
Novamente, o problema é outro. SOPA não muda as regras de atribuição de copyright, as alternativas legais de fair use (a versão deles das exceções e permissões para uso de material sob direitos autorais) continuam valendo e nós simplesmente não hospedamos material ilegal na Valinor. Mas essa SOPA indigesta cria um mecanismo que obriga os prestadores de serviços a remover imediatamente o material que o detentor do copyright julga infringir seus direitos mediante comunicação.

Atenção especial aos termos em negrito: imagine que eu poste um link para um vídeo legalzinho feito com cenas do SDA que, pelo consenso, é aceitável dentro do fair use. Se a Warner julgar que ele infringe seus direitos, basta ela comunicar aos nossos fornecedores (a empresa que aluga o servidor, a que hospeda o DNS, o Google que fornece esses banners que pagam nossas contas, etc., todas americanas BTW) e eles estão obrigados a sumir com a Valinor sem sequer uma ordem judicial, processo, contra-prova ou avaliação independente e com um tempo para defesa curtíssimo. Se quiséssemos recuperar o estrago, nós teríamos que entrar com um processo judicial nos EUA para provar que não fizemos nada de errado e que o vídeo que linkamos está coberto pelo fair use, etc. arcando com todos os custos envolvidos -- algo simplesmente inviável. Este é o problema real do monstro.
 
Isto não tem relação com o SOPA. O vBulletin é um software proprietário que a Valinor usa (devidamente licenciado, obviamente) mas as situações que nso causariam problemas continuam existindo mesmo se usássemos outra plataforma.
na verdade, o vbulletin colocaria restrições por movimentar conteúdo considerado ilegal nos EUA, levando em conta que o vbulletin está legalmente associado aos EUA. um opensource, por exemplo, tem uma facilidade muito maior para desvinculação a uma determinação de um país isolado, certo?

o que não poderia acontecer de qualquer forma seria o tráfego dos dados nos EUA, mas acho que esse não descreveria um problema real para o Valinor :lol:

claro, valinor precisaria migrar do SiteSolutions para algum serviço russo, br, ou sei lá o que. supondo que a warner efetivamente enviasse um alerta contra o vídeo legalzinho, o que exatamente ela poderia fazer senão ordenar o bloqueio do valinor nos ISP dos EUA? ameaçar militarmente a russia/br/X?

isso só reforça o meu ponto. supondo que a lei imbecil bloqueou o valinor nos EUA, imagine quantos outros sites ela não bloquearia? entretanto, o valinor continuaria existindo na web (depois de um ajuste ou outro na estrutura de internet que conhecemos). não apenas o valinor, mas também todo o restante do conteúdo bloqueado. EUA se tornaria mais uma china, e por um acaso a existência da china nos impede de ler um fórum de fãs de adam smith?
 
Última edição:
COMO EU VOU PASSAR DE ANO SEM WIKIPEDIA, DIO MIO? 8-O

Falando sério, mas que controvérsia hein? Na China, praticamente um país-muralha para o mundo, é até aceitável. Mas e onde os ideais democráticos e de liberdade de expressão figuram, onde que fica o respeito a esses ideais? Nublados pela hipocrisia?
Assim num dá, Mundo..

Não é de hoje que os EUA deixaram de ser o pilar da democracia para ser o pilar da hipocrisia.

Mas a lei tem um problema grave: ela fere violentamente a 1ª Emenda da Constituição Americana que é considerada praticamente intocável. A 1ª Emenda é o principal pilar da cultura americana!

Mas isso não impediu Bush de aprovar a Lei onde o governo poderia violar correspondências e vigiar telefonemas sem mandado judicial.
 
Tramitação do projeto antipirataria Sopa é suspensa no Congresso dos EUA

Apoio de representantes da Câmara ao projeto de lei caiu após protestos na web

O presidente do Comitê Judicial da Câmara dos Representantes americana, Lamar Smith, afirmou nesta sexta-feira que a tramitação do projeto antipirataria Stop Online Piracy Act (Sopa) na Casa legislativa está suspensa. De acordo com o republicano, a suspensão será mantida até que haja um acordo entre as partes envolvidas – detentores de direitos autorais, empresas de internet e instituições financeiras.

“Ouvi a opinião de diversos críticos e levo a sério suas preocupações em relação ao projeto”, disse Smith. “Precisamos revisitar o assunto e encontrar a melhor forma de lidar com o problema dos criminosos no exterior, que roubam e vendem criações dos americanos”, disse, referindo-se aos setores de propriedade intelectual, responsáveis pela geração de 19 milhões de empregos no país e 60% de suas exportações.

“O roubo desse conteúdo gera um prejuízo aproximado de 100 bilhões de dólares por ano, sem contar com os postos de trabalho que deixam de existir”, completou Smith. O representante apresentou a nova estratégia depois que o projeto de lei perdeu apoio no Congresso devido ao protesto on-line realizado nesta semana por sites como Google e Wikipédia.

Nesta sexta feira, o Senado americano também decidiu adiar a votação do Protect IP Act (Pipa) – que tenta legislar sobre o mesmo assunto. Entre os senadores, também caiu a adesão ao projeto. A decisão representa uma vitória parcial das empresas de tecnologia no embate contra as indústrias do cinema, música e editorial, produtoras de conteúdos e defensoras da aprovação das leis para conter a pirataria.


Fonte
 
Por mais que esse Sopa e PIPA não tenham saido do papel, por outro lado o que foi que aconteceu hoje? Megaupload Fechado!

Megaupload é fechado nos Estados Unidos


SÃO PAULO – O site de compartilhamento de arquivos MegaUpload.com foi fechado por agentes federais norte-americanos sob a acusação de repetidamente violar direitos autorais. O fundador e três executivos da empresa foram presos na Nova Zelândia a pedido das autoridades norte-americanas.

O fundador Kim Dotcom e os outros executivos foram formalmente acusados de violar as leis de proteção a direitos autorais e antipirataria dos Estados Unidos, segundo comunicado do promotores.

A acusação diz que o site lesou proprietários de direitos autorais em mais de US$ 500 milhões ao abrigar conteúdo pirateado como filmes e músicas.

O Megaupload tem como CEO o produtor de hip hop Swizz Beats, que tem no currículo trabalhos para Beyoncé e Alicia Keys. Ele se defendeu das acusações, que ele classificou como “extremamente exageradas”, dizendo que sempre acata pedidos de remoção de material ilegal e que a maioria do tráfego do site é legítimo.

“Se a indústria de conteúdo quiser tirar vantagem da nossa popularidade, estamos felizes em abrir um diálogo. Temos boas ideias. Entrem em contato conosco”, disse Beats em comunicado.

O site se envolveu há pouco tempo numa disputa judicial com a gravadora Universal ao usar seus artistas num vídeo promocional. A Universal pediu que o YouTube tirasse o vídeo do ar ao constatar nele a presença de nomes de seu elenco. O Megaupload retaliou processando a gravadora; alegou que tinha contratos individuais legalmente válidos com os artistas.

Segundo os promotores do caso, o Megaupload já chegou a ser o 13º site mais acessado do mundo.

A ação acontece no dia seguinte a uma onda de manifestações online contra a Sopa e a Pipa, propostas de lei antipirataria que tramitam no Congresso americano.
 
Achei legal esse gif.

Sopa.gif
 
Sites brasileiros da Visa e da Mastercard acabaram de ser derrubados, e também derrubaram um sites .org.
O pessoal tá derrubando sites e mandando as informações para o Anonymous para eles publicarem como se fossem eles os responsáveis.
 
ACTA ou Acordo Comercial Anticontrafação.
Vi no facebook uma imagem postada pela Ceinwyn alertando sobre este tratado, vou falar sobre ele por aqui mesmo para aproveitar o destaque que o movimento anti-SOPA já tem.

O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta "ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais".
O tratado aparenta ser um complemento a um tratado anterior sobre propriedade intelectual, Acordo TRIPs, que foi severamente criticado por "defender" o domínio cultural e tecnológico dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.
As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.
O tratado é bastante criticado pelo fato das negociações ocorrerem entre uma minoria e de forma sigilosa. E também pela existência de indícios, como os documentos vazados para o Wikileaks, de que o acordo planeja beneficiar grandes corporações com o prejuízo dos direitos civis de privacidade e liberdade de expressão do resto da sociedade.



  • O ACTA não é um SOPA Europeu. É quase global, e vai ser aplicado a cada país que assinar este tratado.
  • O ACTA é muito mais agressivo. O ACTA não vai simplesmente afetar Web Sites e bloqueá-los da internet, são medidas de vigilância de qualquer coisa que é compartilhada na internet por meios privados.
  • Não existe uma campanha contra o ACTA e este é tão organizado como o SOPA. Ele é perigoso e há puco tempo até o tratado ser finalmente assinado.
  • O ACTA tem efeitos na saúde, no comércio e no turismo.
Wikipédia

Apesar de o Brasil não participar das negociações do Acta, o acordo produzirá implicações deletérias significativas para o país. A apreensão de medicamentos importados pelo Brasil em países de trânsito e a responsabilização de provedores da internet que operam internacionalmente são somente as mais diretas e imediatas. O acordo pode ainda influenciar negativamente, sob forma de lobby de grupos privados, discussões em curso no país sobre a revisão da Lei de Direito Autoral. Em âmbito global, o Acta deve criar dubiedade e ineficiência institucional no que tange à normatização e arbitragem dos DPI. Suas novas regras terão que ser harmonizadas e sobrepostas a diversos acordos, e sobretudo o acordo Trips.
fonte

Mais sobre o ACTA aqui e aqui. Vou procurar me informar mais também.
 
Última edição por um moderador:
é, pelo visto só sou eu mesmo torcendo pra essa merda entrar e terminar de foder os EUA :lol:

Seria o mesmo que pedir para o Imperio Romano ruir, dando lugar a Idade Média, Peste Negra (fruto da nova cultura que tomar banho é ruim, coisa que gregos e romanos costumavam fazer), etc..

tipo, não é boa idéia... :mrgreen:

Será que voce vai precisar fazer o mesmo que um amigo aqui de Valinor, que quando servia a Marinha acabou indo parar nos EUA e teve de rever TODAS as idéias preconceituosas que tinha contra os "ianques", e agora percebe que era um tolo falando mal de pessoas que não conhecia? :cool:





Eu estranharia pacas se Obama não fizesse nada contra essa idiotice. Mesmo longe de seu fiel Blackberry, ainda assim ele é mais antenado do que os velhinhos que fazem negócios a moda antiga e não sabem mudar de rotina.
 
Pois é. Estudando teoria política, o funcionamento do capitalismo, etc., percebi o quão hypado era ser antiamericano (apesar que mantenho a prática de usar "estadunidense" como gentílico dos EUA), pois percebi que o grande problema não é nem o povo nem o governo estadunidenses, mas sim as grandes empresas multinacionais nascidas lá, detentoras dos meios de produção (todos nós sabemos quais são elas, então não é necessário citá-las), que manipulam os governos (em especial a Casa Branca) para aprofundar a exploração sobre o povo.

Concordo com muitas ações e idéias do Anonymous, mas, ao mesmo tempo, acho suas metas um tanto reformistas. Não saquei ainda até que ponto eles realmente desejam uma transformação profunda na sociedade (a.k.a. revolução) e acabar com a exploração do povo, ou se eles apenas querem diminuir o abismo social. Mas é muito bom, pelo menos, prestar atenção no que eles dizem.
 
Seria o mesmo que pedir para o Imperio Romano ruir, dando lugar a Idade Média, Peste Negra (fruto da nova cultura que tomar banho é ruim, coisa que gregos e romanos costumavam fazer), etc..

tipo, não é boa idéia... :mrgreen:

Será que voce vai precisar fazer o mesmo que um amigo aqui de Valinor, que quando servia a Marinha acabou indo parar nos EUA e teve de rever TODAS as idéias preconceituosas que tinha contra os "ianques", e agora percebe que era um tolo falando mal de pessoas que não conhecia? :cool:

Eu estranharia pacas se Obama não fizesse nada contra essa idiotice. Mesmo longe de seu fiel Blackberry, ainda assim ele é mais antenado do que os velhinhos que fazem negócios a moda antiga e não sabem mudar de rotina.
na verdade o que eu apoio é a descentralização da estrutura física da internet nos EUA, e o SOPA implicaria isso. é completamente preocupante quando um governo pode tomar uma decisão que impacta na utilização do mundo inteiro, certo?

a comparação não tem absolutamente nada a ver com a da idade média, já que teoricamente não teremos uma estrutura dominante ditando regras (igreja) - ao contrário, teremos uma diluição na tomada de decisões. fora que você não pode comparar a migração de um datacenter - coisa relativamente simples hoje em dia - com anarquia completa em relação a uma centralização organizacional de saúde pública, cultura, etc. sim, ocorreria um período complicado na internet - o período de transição. mas não concorda que, superado este período, uma internet onde um governo retardatário não pode opinar seria muito melhor?

tenho sim antipatia pelo governo EUA, e o SOPA ser levado a sério justifica a minha antipatia. entretanto, tô mais pensando no escopo mundial do que ver os caras se ferrando :)

não é bem uma idéia preconceituosa. preconceito é quando você assume um julgamento sem ter a menor idéia do contexto/ambiente. o caso da minha afirmação é o absoluto contrário - assumi que os EUA se ferrarem nessa questão seria o melhor para todos - e é mesmo.

fora que também não sei onde que citei os civis de lá. citei que a estrutura governamental é imbecil. alguém discorda?
 
Última edição:
Concordo com o olorin, o problema nem é o governo dos eua e nem seu povo e sim as corporações e companias que o manipulam. O governo norte-americano é muito manipulado pelas grandes empresas. O caso da sopa e da pipa é mais um exemplo disso. Mas acredito que o buraco seja bem mais embaixo que a sopa e a pipa, a acta é muito pior e não vai só influenciar os Eua.
 
Só sei que eu usava o megaupload pra distribuir a minha dissertação pros meus colegas e professores pelo tamanho do arquivo. Vou ter que uploadar em outro site.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo