1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sony lança robô humanóide capaz de correr

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Deriel, 19 Dez 2003.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    A gigante dos eletrônicos Sony anunciou hoje ter dado um grande passo para a robótica ao desenvolver o primeiro robô humanóide do mundo que consegue correr. "Ao redor de todo o mundo, as universidades e os grupos de pesquisa tentam fazer os robôs correrem, mas nós temos o prazer de anunciar que somos os primeiros a conseguir isso", disse Toshi Doi, vice-presidente executivo da Sony.
    O Qrio, um robô magro e pequeno conhecido até recentemente como SDR (que divertia crianças e adultos realizando movimentos de dança), pode agora correr a uma velocidade de 14 metros por minuto. Se o robô, com 60 centímetros de altura e 7 quilos de peso, tivesse as dimensões de um ser humano médio, conseguiria correr a 2,4 quilômetros por hora.

    O grande avanço tecnológico, segundo a Sony, foi conseguir fazer com que os dois pés do robô perdessem contato com o solo ao mesmo tempo. Até agora, os robôs humanóides ou que possuem dois pés precisavam sempre manter ao menos um deles no chão para se moverem com segurança. "A parte mais difícil foi a parte teórica. Os robôs humanóides como o Qrio ou o Asimo (da Honda) foram baseados em uma teoria que prevê a permanência de ao menos um dos pés no chão. Tivemos de desenvolver uma nova teoria", afirmou Doi.

    A versão mais recente do Qrio incluiu um controle mais avançado dos dedos, o que lhe permite, por exemplo, atirar uma bola leve a 3 ou 4 metros de distância. Os engenheiros da Sony admitem, porém, que as habilidades de corrida do robô precisam ainda ser melhoradas.

    A distância que o robô corre ainda é curta e a máquina ainda não está preparada para se juntar a outros modelos da Sony em eventos promocionais, porque a tecnologia que os permitem levantar depois que caem precisa ser melhorada no Qrio. O próximo desafio, disse Doi, é fazer Qrio deixar de correr como alguém que pratica marcha atlética, tornando seus movimentos mais naturais.

    Qrio consegue ficar com os dois pés fora do chão por apenas 40 milisegundos, comparado ao tempo de 1 segundo conseguido pelos atletas. O executivo admitiu que Qrio e sua capacidade de corrida não será um produto necessariamente útil. "Ele não terá obrigatoriamente uma utilidade. A Sony não faz robôs úteis. A Sony faz robôs de entretenimento", afirmou.

    A empresa, que ainda produz o cachorro-robô Aibo, lançado com enorme sucesso em 1999, não definiu um cronograma para começar a vender Qrio, cujo nome é uma abreviação de "questão de curiosidade".

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]




    Ok, notícia legal. Mas como o danado funciona? Basta saber um pouco de inglês e dar uma espiada na página oficial em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . A seção
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é especialmente saborosa.[/url]
     
  2. Thangorodrim

    Thangorodrim Usuário

    Esses robozinhos da Sony aos Asimos, da Honda. Mas esses robozinhos se movimentam muito bem. A robótica vai avançando super bem!!!
     
  3. Ivan_RF

    Ivan_RF Usuário

    Realmento o avanço vem cada vez mais rápido, só nos resta especular em quanto tempo vamos ter robôs interagindo ativamente com humanos. 20, 30 50 anos ?
     
  4. Hellboy_theOld

    Hellboy_theOld Usuário

    Especular é meio difícil, mas ao que parece, não vai ser algo muito próximo. Existe muito a ser desenvolvido e estudado, como por exemplo, a inteligência artificial, que precisaria ser melhorada e desenvolvida até que os robôs adquirissem autonomia suficiente para interagir livremente com os humanos. E isso seria apenas o começo.....
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Tem um videozinho de cerca de 7 MB com o robozinho da SOny se mostrando, aqui nesse endereço:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Em última análise, um robô humanóide não tem muitas utilidade real. A forma não é a mais adequada a um robô, implica em muitos problemas e um robô com outras formas pode fazer mais tarefas e de maneira mais adequada.

    Mas que é muito legal vê-los dançar, é :grinlove: A fluidez de movimentos realmente me impressionou 8O
     
  6. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    absurdo. perfeito.

    Os movimentos estão muito bons, fiquei de boca aberta.

    Dependendo d apessoa que ver pode dizer que tem um anãozinho alih dentro.
     
  7. Sony I

    Sony I Usuário

    A Sony e muito foda. A cada dia ela se supera...
     
  8. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    A sony está com um projeto de um robo que imita os escorpiões. Os escorpiões são famosos por terem um sistema nervoso "perfeito" e totalmente organizado e isso os ajuda a ter um controle grande de suas habilidades. A vantagem nos robos será que eles serão capazes de andar em terrenos extremamente "danificados".
     

Compartilhar