• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Soneto

São muitas palavras desconhecidas, Mavericco. Tão desconhecidas que não consegui ter uma idéia do significado delas pelo contexto. Aliás, um contexto um tanto vago. Não saberia dizer se é um poeta apaixonado por uma amada indefinida ou uma alma angustiada por sentimentos inexpressíveis.

Abscôndito e recôndito são sinônimos. Sinônimos que rimam.

Damas pardas não cantadas? Existem damas alvas não cantadas também. Das mãos delicadas sob luvas. Damas que morreram no milênio passado.
 
Quando escrevi o soneto, pensei nessa primeira opção mesmo. O sentido realmente talvez tenha ficado meio obscuro... Mas se a amada é obscura, e se o poeta não tem ninguém com quem se agarrar, é preferível que se agarre à métrica... Ou às damas que morreram no milênio passado. Helena já foi cantada por uma horda de poetas maior que a dos troianos ou dos gregos.
 
Mas, se se vai agarrar à métrica, não é melhor que se cuide para que o poema esteja bem metrificadinho?

Eu conto aí versos com 9, 10 e 11 sílabas.
 
Calib disse:
Mas, se se vai agarrar à métrica, não é melhor que se cuide para que o poema esteja bem metrificadinho?

Eu conto aí versos com 9, 10 e 11 sílabas.

Eita... É verdade :think:
Sempre esqueço dessa regra... Mesmo quase nunca tendo usado (e achá-la exclusória, ao renegar a um verso a beleza estranha dum proparoxítono ou a leveza dum oxítono).
 
O que vale como regra é comunicação do poeta com o mundo. Seja a forma de verso livre ou seguindo o rigor da métrica.:sim:
 
Pode ser. Mas, quando se percebe que o objetivo era seguir a métrica e não foi atingido, é um problema. Especialmente se se quer chamar o poema de "soneto".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo