1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Soneto do Amor Envelhecido

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Mavericco, 16 Jul 2012.

1. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Tem
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    também, viu?

[hr][/hr]
    Soneto do Amor Envelhecido.

"Pois o sol é mais sol quando é inverno,
    E a neve é menos neve quando brilha."

(Guilherme de Almeida, Camoniana)

Posto que desvanece a tolerância
    De reaver a chama que nos chama,
    Se o fogo se estendesse pela cama
    E roçasse a indecente discrepância,

Não sondemos aquela exuberância
    Que já não nasce, já não se proclama
    Nem se emaranha na teia de lama
    Eterna como eterna é a circunstância.

Beijemos o restante que nos sobra
    E, das salivas fáceis e longevas,
    Do suor que persiste e que soçobra,

Como se fossem cópulas primevas,
    Ousemos uma última manobra
    Antes do amor se consumir nas trevas.

*: sim, o último verso é a boa e velha muleta da métrica heróica: o ilustríssimo decassílabo sáfico.

2. Calib

Calib Visitante

Nenhum problema em misturar um sáfico, né.
    Mesmo porque o sétimo verso tem um ritmo bem mais diverso e quebrado.

E reza a gramática normativa que se escreva "antes de o amor..."
    Mas há quem discorde dessa exigência.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    entre eles.

No mais, eu precisaria de analisar mais detidamente o seu poema para exprimir qualquer coisa de útil sobre ele, mas é coisa que por ora, no trabalho, não posso fazer. Assim, por cima, me parece lindão.

3. Mavericco

Pois é, o sétimo verso foi uma malandragem básica: considerar o "na" como suficiente pra marcar território na cesura 6 é contar com a benevolência do leitor (o que eu conto, pois sei que meus leitores do mundo inteiro são pessoas amáveis :beijinho:). Mas acho que até consegui dar uma contornada nisso pela rima toante inteira do "emaranha" com o "lama", o que dá uma acelerada na leitura do verso que é pra esquecer esses detalhes que fazem a vida ficar mais difícil (além do efeito, digamos, visual disso, de acordo com o sentido do verso).

4. Vinnie

Vinnie Usuário

Cara;;; me impressiono com o nível de vcs. :)

Mavericco..... seria uma última tre*ada de um velhinho antes da esclerose?

5. Mavericco

Acho que tá mais pra depois da esclerose :traça: (sim, esse emoticon foi devidamente pensado)

Compartilhar