• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Soneto do Amor Envelhecido

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
Tem aqui também, viu?


Soneto do Amor Envelhecido.

"Pois o sol é mais sol quando é inverno,
E a neve é menos neve quando brilha."

(Guilherme de Almeida, Camoniana)

Posto que desvanece a tolerância
De reaver a chama que nos chama,
Se o fogo se estendesse pela cama
E roçasse a indecente discrepância,

Não sondemos aquela exuberância
Que já não nasce, já não se proclama
Nem se emaranha na teia de lama
Eterna como eterna é a circunstância.

Beijemos o restante que nos sobra
E, das salivas fáceis e longevas,
Do suor que persiste e que soçobra,

Como se fossem cópulas primevas,
Ousemos uma última manobra
Antes do amor se consumir nas trevas.

*: sim, o último verso é a boa e velha muleta da métrica heróica: o ilustríssimo decassílabo sáfico.
 
Nenhum problema em misturar um sáfico, né.
Mesmo porque o sétimo verso tem um ritmo bem mais diverso e quebrado.

E reza a gramática normativa que se escreva "antes de o amor..."
Mas há quem discorde dessa exigência. Cláudio Moreno entre eles.

No mais, eu precisaria de analisar mais detidamente o seu poema para exprimir qualquer coisa de útil sobre ele, mas é coisa que por ora, no trabalho, não posso fazer. Assim, por cima, me parece lindão.
 
Pois é, o sétimo verso foi uma malandragem básica: considerar o "na" como suficiente pra marcar território na cesura 6 é contar com a benevolência do leitor (o que eu conto, pois sei que meus leitores do mundo inteiro são pessoas amáveis :beijinho:). Mas acho que até consegui dar uma contornada nisso pela rima toante inteira do "emaranha" com o "lama", o que dá uma acelerada na leitura do verso que é pra esquecer esses detalhes que fazem a vida ficar mais difícil (além do efeito, digamos, visual disso, de acordo com o sentido do verso).
 
Cara;;; me impressiono com o nível de vcs. :)


Mavericco..... seria uma última tre*ada de um velhinho antes da esclerose?
 
Acho que tá mais pra depois da esclerose :traça: (sim, esse emoticon foi devidamente pensado)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo