• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sonda espacial indiana encontra água na Lua

A descoberta de moléculas de água e de hidroxila na Lua levanta novas questões sobre a origem da "água da Lua" e seus efeitos sobre a mineralogia lunar.

A frase que deixa todo ciêntista louco.
Espero que isso tenha grandes resultados..é uma ótima descoberta.
 
Uma coisa é uma sonda detectar...

Outra é comprovar de corpo presente. Até porque se essa água não prestar...

Não a toa que depois de todo aquele oba-oba dos anos 60 e começo dos anos 70 que achavam que na virada do século estaríamos morando na Lua virou apenas uma teoria utópica.
 
Bom, realmente 100% de comprovação so pousando e tomando um trago :P

mas segundo o artigo:

"Os cientistas então interpretaram essa relação como sendo coerente com a presença de água congelada no interior dessas crateras. O gelo deve ser relativamente puro e ter pelo menos cerca de dois metros de espessura para apresentar essa assinatura."

Entre este interpretar e certeza absoluta, só indo lá, nem que seja sonda robotica recuperavel...
 
pois é o mais racional é mandar uma sonda com robôs capazes de entrar em crateras profundas e comprovar isso in loco, já que a Lua é bem mais perto que qualquer planeta e não fica uma missão de custo tão elevado se comparada a Marte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo