• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Som Ambiente Medieval... ajuda

Armitage

Usuário
Estou pensando em coletar um apanhado de sons e músicas para uma campanha na alta idade média. A intenção é usar esses sons num programa de som ( como o RPG Soundmixer), pra criar uma atmosfera medieval hardcore:

Por isso seria interessante músicas e sons característicos do período medieval mesmo:

- composições com flautas, tambores ou instrumentos de sopro, percussão e cordas da época;

- cantos gregorianos (aqueles cantos de igreja sinistros);

- gaitas de fowley escocesas e demais instrumentos regionais;

- etc.

De preferência todas músicas serem só instrumentais, sem vocal. Quem souber algum site onde ache coisas assim, diga lá!



ps: Seria legal também sons atmosféricos como: "falatório de taverna", "sons da natureza ( vento, caixoeiras, floresta, pastoral/gado, navegando em alto mar, etc)", "sons de combate (gritaria no fundo, homens agonizando, impactos de metal, etc)". Vários destes eu já tenho aqui no RPG soundmixer, mas seria legal achar mais.
 
Última edição:
Tem um site em espanhol sobre história medieval, que apesar de referir-se a um personagem da baixa idade média, tem muitas músicas também da alta idade média, todas autênticas e instrumentais, com pífaros, flautas, tambores, harpas, etc, ou seja instrumentos existentes na época. O nome deste site é "Federico II Emperador Romano", (sim, "Federico", sem o "r"), aparentemente um ótimo site elaborado por historiadores italianos e espanhóis. Também existe um outro site sobre atrações turísticas, "Viagens & Imagens", que tem uma subcategoria "Castelos & Palácios", onde existe muitas músicas da alta e da baixa idade média, é bem interessante, pois ainda conta a história de muitos castelos europeus.

Realmente achei ótima sua idéia, confesso que também aprecio muito mais a alta idade média, do que a baixa idade média. Em se tratando de músicas da alta idade média, a flauta em harmonia com o pífaro, e acompanhamento de tambor, é imbatível em produzir uma melodia fluída e muito bela. Mas as melodias celtas com gaitas e harpa também são empolgantes.
 
Última edição:
Blackmore's night, a trilha do Brave Heart, do Conan e dá uma olhada nas músicas do Midnight Syndicate.
 
Há muitas trilhas sonoras boas para isso. Braveheart, O Reino dos Céus e O Senhor dos Anéis são os que eu prefiro.
 
Há muitas trilhas sonoras boas para isso. Braveheart, O Reino dos Céus e O Senhor dos Anéis são os que eu prefiro.

"Reino dos Céus", ótima trilha sonora, com músicas árabes e cantos gregorianos, mas nem todos da baixa idade média. Aqui no Brasil, foi erroneamente traduzido como "A Cruzada". "Coração Valente", ("Bravehearth"), tem uma maravilhosa trilha sonora gaélica. No entanto, o SdA, que tem uma muito boa trilha sonora, não possui canções tipicamente da alta idade média, apenas canções épicas, mas já que puxam para um estilo de melodias célticas, poderiam talvez ser enquadradas dentro de tal contexto... :think: Interessante.
 
Primeiramente gostaria de agradecer ao link do Lobo Nobre (aquele sobre a história de Frederico Barbarossa). Muito legal! É exatamente isto que procuro! (ouçam esta música: http://www.stupormundi.it/spagnolo/cronistoria.htm );


Segundamente (aaaaaiii que palavra feia) , queria dizer que, apesar de todas essas trilhas sonoras indicadas pela galera serem muito legais (destaque para Conan e Braveheart, que adoro), ainda assim são muito ... orquestradas demais. Muito modernas. Não é bem isso que procuro. Eu procuro coisas mais rústicas e genuinamente medievais (ou que pelo menos pareçam genuinamente medievais :D ), não só na instrumentação, como também nas composições. Exatamente como o site que o Lobo Nobre indicou.

Aliás, achei esse site aqui que apresenta os instrumentos medievais mais famosos, contendo fotos e algumas músicas da época - SHOW DE BOLA :cerva: (Reparem no Lute (aquele aprecido com violão) e no Recorder (aquele instrumento de sopro meio doce), e em suas melodias ):

http://www.music.iastate.edu/antiqua/instrumt.html



EDIT: Só pra esclarecer, não quero algo do tipo "trilha sonora", o que eu quero é "som ambiente". Ou seja, não quero musicas para acompanhar o tema - quero músicas para acompanhar o cenário! Não quero aquela musiquinha bela de fundo que serve para evocar alguma emoção (à la Conan ou Braveheart), quero músicas ouvidas pelos personagens enquanto estes caminham num aldeia em festa, ou quando entram numa catedral gótica; ou quando estão numa taverna tomando um bom vinho e ouvindo um bom trovador! :cerva:
 
Última edição:
Primeiramente gostaria de agradecer ao link do Lobo Nobre (aquele sobre a história de Frederico Barbarossa). Muito legal! É exatamente isto que procuro! (ouçam esta música: http://www.stupormundi.it/spagnolo/cronistoria.htm );


Segundamente (aaaaaiii que palavra feia) , queria dizer que, apesar de todas essas trilhas sonoras indicadas pela galera serem muito legais (destaque para Conan e Braveheart, que adoro), ainda assim são muito ... orquestradas demais. Muito modernas. Não é bem isso que procuro. Eu procuro coisas mais rústicas e genuinamente medievais (ou que pelo menos pareçam genuinamente medievais :D ), não só na instrumentação, como também nas composições. Exatamente como o site que o Lobo Nobre indicou.

Aliás, achei esse site aqui que apresenta os instrumentos medievais mais famosos, contendo fotos e algumas músicas da época - SHOW DE BOLA :cerva: :

http://www.music.iastate.edu/antiqua/instrumt.html

Destaque para o Lute (aquele aprecido com violão) e o Recorder (aquele instrumento de sopro meio doce).

Legal, obrigado. Tem uma música muito boa no "Castelos & palácios" também, no item "Clifford's Tower", ela é a música mais precisamente deste período, apenas com flauta e pífaro, um ritmo crescente de combate, para animar talvez um banquete, me parece uma música anglo-saxã, eu a ouço e imagino Alfred o Grande no great hall de seu castelo em Winchester... :mrgreen: Ei, superlegal este site que você trouxe também, eu aprecio muito os intrumentos de sopro medievais, dão como você bem disse um tom doce e rústico as melodias, elas ficam superautênticas... Se eu puder ser útil em mais alguma informação, basta contactar-me... :joinha:

Eu tenho sempre imenso interesse em tudo que se refere a Alta Idade Média, em especial sobre a "Éra Viking", (que envolve os anglo-saxões neste contexto), e a Europa Carolíngia e Otônida... Eu tenho o endereço de mais alguns sites como este músicas autênticas medievais, vou procurá-los e daí eu posto aqui. Até mais.
 
Última edição:
A música de Clifford Tower é Show! (é uma pena estar em formato de midi, e não em intrumentação original, mas muito legal mesmo assim ).

Eu tenho sempre imenso interesse em tudo que se refere a Alta Idade Média, em especial sobre a "Éra Viking", (que envolve os anglo-saxões neste contexto), e a Europa Carolíngia e Otônida...

Já leu Bernard Cornwell e seus contos de ficção histórica Lobo Nobre? O Ultima Reino é um lindo conto sobre a sociedade nórdica e seu conflito com o anglo-saxões e o rei Alfred o grande. Recomendadíssimo!

Pessoal, tragam mais sites e recursos dessas musicas! Eu tenho um baita mixer aqui feito especialmente pra RPG (the RPG Soundmixer) e to querendo caprichar numa ambientação medieval!

- - -

PS: Pra quem não conhece o RPG Soundmixer, baixe o demo aqui: http://www.rpgsoundmixer.com/download/demo.php , só um aviso: coloquem o babador, porque o negócio é de deixar qualquer um boquiaberto!!
 
Última edição:
A música de Clifford Tower é Show! (é uma pena estar em formato de midi, e não em intrumentação original, mas muito legal mesmo assim ).



Já leu Bernard Cornwell e seus contos de ficção histórica Lobo Nobre? O Ultima Reino é um lindo conto sobre a sociedade nórdica e seu conflito com o anglo-saxões e o rei Alfred o grande. Recomendadíssimo!

Pessoal, tragam mais sites e recursos dessas musicas! Eu tenho um baita mixer aqui feito especialmente pra RPG (the RPG Soundmixer) e to querendo caprichar numa ambientação medieval!

- - -

PS: Pra quem não conhece o RPG Soundmixer, baixe o demo aqui: http://www.rpgsoundmixer.com/download/demo.php , só um aviso: coloquem o babador, porque o negócio é de deixar qualquer um boquiaberto!!

O Bernard Cornwell é incrível, as "Crônicas Saxônicas" são demais! E todos os outros livros dele também, claro. Vou trazer mais sites como estes com músicas medievais autênticas. Este rpgsoundmixer é muito legal, hein! Valeu! :D
 
Armitage, conhece "Tuatha de Dannan"? Eles são brasileiros, e tocam umas músicas bem legais. Não sei se é exatamente o que você quer. Tem alguns solos de guitarra, e bateria, etc. Mas não é em todas as músicas. Tem umas bem engraçadas.
Só não sei o que houve com o site deles...
 
Muito legal esse tópico. Eu sempre estou atrás de sites sobre música medieval porque eu adoro fazer música num programinha aqui no pc e sempre tento fazer algo medieval mas nunca fica muito bom. Talve com mais informação eu consiga melhorar.
 
Armitage, conhece "Tuatha de Dannan"? Eles são brasileiros, e tocam umas músicas bem legais. Não sei se é exatamente o que você quer. Tem alguns solos de guitarra, e bateria, etc. Mas não é em todas as músicas. Tem umas bem engraçadas.
Só não sei o que houve com o site deles...

Tuatha é muito bom! Ouvi eles tocando no Live n' Louder, e os caras mandam muito bem.

Mas quando se fala de inspiração celta, nada supera o bem e velho Jethro Tull!
 
No entanto, o SdA, que tem uma muito boa trilha sonora, não possui canções tipicamente da alta idade média, apenas canções épicas, mas já que puxam para um estilo de melodias célticas, poderiam talvez ser enquadradas dentro de tal contexto... :think: Interessante.

Experimente o tema de Rohan das Duas Torres e as primeiras 10 faixas da Sociedade do Anel. Ficam muito bem. =] O Senhor dos Anéis é óptimo para esse género de coisas pois, apesar de o estilo não ser muito diferente, as trilhas variam muito em sonoridade, adaptando-se a diferentes ambientes.
 
Alguem conhece Olam Ein Sof? banda de são paulo tem um clima bem mais medieval e totalmente fiel aos intrumentos da epoca

segue um clipe para quem se interessar
http//:www.youtube.com/watch?v=ExmS3H_L_iY

ataraxia também tem musicas nesse estilo, para quem quiser conhecer vale conferir

para momentos mais "orcs quebrando tudo" tem turisas, ensiferum, cruachan etc... boas bandas de death metal com elementos e instrumentos medievais
 
Alguem conhece Olam Ein Sof?
segue um clipe para quem se interessar
http//:www.youtube.com/watch?v=ExmS3H_L_iY

Legal Margrave, tem bastante a ver com o que quero.


Armitage, o som que tu procura é Blackmore's Night.

Definitivamente não é o que procuro. A não ser que você possa me indicar alguma musica em específico, por que das que conheço não tem anda a ver. São lindas musicas, de qualquer forma. :D

Experimente o tema de Rohan das Duas Torres e as primeiras 10 faixas da Sociedade do Anel. Ficam muito bem. O Senhor dos Anéis é óptimo para esse género de coisas pois, apesar de o estilo não ser muito diferente, as trilhas variam muito em sonoridade, adaptando-se a diferentes ambientes.

Idem acima.

Armitage, conhece "Tuatha de Dannan"? Eles são brasileiros, e tocam umas músicas bem legais. Não sei se é exatamente o que você quer. Tem alguns solos de guitarra, e bateria, etc. Mas não é em todas as músicas. Tem umas bem engraçadas.

Alpharaz, já tinha ouvido esse grupo. É bem interessante também... apesar de não ser bem o que eu quero. Quase... quase acertou. :D

ps: Gente, idade média com orquestra, teclados e guitarra não dá! :mrgreen: Acho que até agora só o Lobo Nobre e o Margrave entenderam exatamente o que eu quero.
 
Última edição:
Na rádio cultura fm tem um programa só de musica antiga, eu gravava no meu PC qdo ouvia on-line... é o Cantilena, só nao sei o horário... entra no site dos caras e de uma olhada...

Tuatha? Rhapsody? Isso faz mal pra saúde! Vcs tem q ouvir MÖTORHEAAD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Na rádio cultura fm tem um programa só de musica antiga, eu gravava no meu PC qdo ouvia on-line... é o Cantilena, só nao sei o horário... entra no site dos caras e de uma olhada...

Tuatha? Rhapsody? Isso faz mal pra saúde! Vcs tem q ouvir MÖTORHEAAD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:metal:

Tem show deles aqui em SP esse feriado. Muito bom!

E é realmente o tipo de música que se encaixa em qualquer situação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo