• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Solução nota 10

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Solução nota 10

Para estimular os professores, a cidade de Sobral, no Ceará, está oferecendo um bônus condicionado ao desempenho dos alunos. É daquelas idéias que deveriam se disseminar por todo o país --e rapidamente-- para melhorar o nível de cidadania via melhoria da educação.

Além do estímulo em dinheiro, há todo um programa da capacitação, de supervisão e de produção de materiais didáticos. Não é, portanto, apenas um truque, mas parte de um projeto. O professor passa a ser sócio do sucesso dos alunos. Os melhores profissionais são recompensados e os medíocres ou desmotivados, punidos. É mais um incentivo para o esforço, atingindo a visão tenebrosa de que todos no serviço público, independentemente do que façam, merecem o mesmo rendimento. Sobral mostra que esse tipo de estímulo funciona: tanto que, na cidade, 92% das crianças da primeira série do ensino fundamental já sabem ler e escrever. É muito mais do que a cidade de São Paulo, muito mais rica do que Sobral e onde o problema do absenteísmo dos professores não pára de crescer.

Não recompensar quem se esforça e não punir os incompetentes é a chave para entender a desmotivação crônica do serviço público.

É a junção dessas pequenas grandes idéias, espalhadas por muito municípios, que vai mexer de fato nos indicadores sociais brasileiros.

O detalhamento da experiência de Sobral está no www.dimenstein.com.br.

Escola de diretores: boa idéia do governo Lula

O ministro da Educação, Tarso Genro, informou que pretende drenar recursos para estimular a formação de escolas de diretores de escolas. A idéia é que, além de gestores escolares, eles possam ser empreendedores sociais, agregando pais e comunidade. A idéia ainda está no papel (e o governo Lula é pródigo em idéias apenas no papel), mas é uma boa idéia, por ser um investimento com retorno certo.

Todos sabem que o melhor que se pode fazer pela educação é treinar sempre os professores. Tão ou mais importante é formar diretores que sejam líderes de suas escolas, capazes de agregar novos ingredientes curriculares, motivar professores, pais, atrair apoio da comunidade. Sabemos que uma boa escola começa com um bom diretor.

Não se vê, no Brasil, o papel do diretor como um empreendedor, apenas como um gestor de assuntos curriculares. Erro grave. Aliás, gravíssimo. Não temos formação para que os diretores apresentem melhor desempenho. Na verdade, é como se não preparássemos executivos para trabalhar em empresas.

Se o presidente Lula conseguir tirar essa idéia do papel, estimulando esses programas nos Estados e municípios, terá oferecido uma boa proposta para a melhoria de ensino.

Fonte:Pensata - Folha Online(Gilberto Dimenstein)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo