• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Solaris (idem, 2002)

Folco disse:
É um filme de ficção científica, não é de ação ou suspense ou comédia. Não faço idéia de pq vc esperava suspense nele.

Tô falando pq, se tivesse suspense, creio eu, a história seria muito mais bem aprovetada. Quis sizer que um filme de suspense com essa história ficaria melhor que um filme de "reflexão"(ou pelo menos um filme de reflexão feito dessa forma, que nao me agradou nem um pouco). De qq forma verei o original, pq vcs tao falando que é tao bom assim e nem viram...
 
Laurelin Vox disse:
De qq forma verei o original, pq vcs tao falando que é tao bom assim e nem viram...

Eu vi o oririgal tbm sim.

Ahh! Outra coisa que eu não gostei no filme foi o visual de Solaris... :disgusti:
 
To falando que a maioria nao viu o remake, naum o original.
Por isso qro ver o orgiinal pra comparar. Pq todos gostaram do original.

Po eu achei o visual de Solaris mto phoda!

Depois eu comento aqui...
 
Bom, eu vi o filem na estréia e gostei pra caramba. Infelizmente ainda não vi oremake, tentei pegar aqui na locadora mas tava alugado ( :( ). O filme definitivamente não tem suspense (algumas pessoas podem ter achado que ele voltar ou não pra Terra com seu visitante seria o tema/suspense :eek: ). Quando o filme acabou eu fiquei sentado na poltrona sem me mexer - díficil isso acontecer.

Uma coisa que eu achei interessante (pode não ser isso), é que tem uma hora em flashback que a Rheya tá falando sobre uma força maior com os amigos do Kelvin, e essa força pode ser Solaris. :D

Não sei dar nota pra filmes... :|
 
Strider disse:
Bom, eu vi o filem na estréia e gostei pra caramba. Infelizmente ainda não vi oremake, tentei pegar aqui na locadora mas tava alugado ( :( ).

Vc viu o original na estréia???? 8O








:lol:
 
Dirhil disse:
Strider disse:
Bom, eu vi o filem na estréia e gostei pra caramba. Infelizmente ainda não vi oremake, tentei pegar aqui na locadora mas tava alugado ( :( ).

Vc viu o original na estréia???? 8O








:lol:
Slow... ehehehhe

Eu vi o original também. E acredito que quem fala sobre o filme, já viu.
Nao tem razao ficar falando que viu um filme sem ter visto...
:eek:
 
Strider disse:
Não sei dar nota pra filmes... :|


É simples, siga o meu método:

10 - Obra-prima

9 - Excelente

8 - Muito bom

7 - Bom

6 - Decente

5 - Regular

4 - Ruim

3 - Muito Ruim

2 - Bosta

1 - Queimem a porra! Queimem!
 
Dirhil disse:
Strider disse:
Bom, eu vi o filem na estréia e gostei pra caramba. Infelizmente ainda não vi oremake, tentei pegar aqui na locadora mas tava alugado ( :( ).

Vc viu o original na estréia???? 8O








:lol:

:doh:

Bom, errei ali... eu vi o remake na estréia e o original eu não achei na locadora :aham:

Ah, de acordo com o seu método Folco, eu daria um 8 pro filme. :anjo:
 
Ah, ainda bem que eu não tenho essa frescura de ficar comparando o original com o remake. Gosto de analisar o filme em si, e não ficar gritando: "AAAH, DESTRUIRAM O ORIGINAL!!!!!" (vide critica de O Chamado do Folco)

Seria bom se vocês evitassem isso =P
 
Mesmo se eu não tivesse comparado a Ringu, O Chamado continua sendo uma bosta.

E eu não vi o remake ainda, mas esse eu não vou ficar enchendo o saco por causa do remake, especialmente pq o Solaris original nunca teria chance de um relançamento no cinema ou seria tão popular quanto esse novo(ao contrário de Ringu).
 
Tipo, legal... não via a hora de criticar sobre esse filme... bem.... vamo lá... eu queria dizer que adorei o filme, mas faltou alguma ação mesmo... ou até um suspensezinho básico que não rolou... nota 7...

Tipo... fora isso, eu adorei a história do filme... no final eu não entendi só uma coisa... quem estava na cozinha era o psiquiatra vivo ou era o seu clone?! Pois há um monte de cortes de cena e pelo que eu tentei entender ele morreu na nave, ou seja... o clone dele viveu em Solaris e fim?! ou seja, ele morreu na nave e o clone dele ficou com a clone da garota?! Alguém me ajuda nessa!? :?
 
pkm disse:
o clone dele viveu em Solaris e fim?! ou seja, ele morreu na nave e o clone dele ficou com a clone da garota?! Alguém me ajuda nessa!?
Foi isso mesmo... Quando a nave está prestes a decolar de Solaris, ele não entra naquela cabine junto daquela negra (esqueci o nome). Ele volta pra nave e se mata (provavelmente porque não queria viver sem a mulher). O problema é que um clone dele é criado pelo planeta, clone que vem pra Terra (tanto que quando ele chega aqui, ele diz que não reconhece e tal...). Isso fica mais visível quando ele se corta e não fica nenhuma cicatriz; ou seja, o clone dele e da mulher vivem juntos aqui na Terra................não é lindo? :grinlove:
 
OBRA-PRIMA

Sim, por incrível que pareça, eu adorei o filme. Embora eu ainda ache a versão original do Tarkovsky superior, o Soderberg finalmente se provou um diretor de qualidade pra mim com esse filme. Ele é demais. Eu estou até pensando em dar uma chance aos outros filmes dele depois desse.

Eu já vi o filme DUAS VEZES no cinema. Dá pra ter uma idéia de quanto eu gostei; o filme não é do tipo que se repete.

Pra começar, eu quero elogiar Soderberg e a fotografia do filme com os mais altos elogios possíveis. Só de olhar pra tela foi um prazer enorme, realmente grande. Cada plano foi planejado com muita atenção, tentando alcansar um nível de beleza e significância. Os filtros amarelados usados na Terra, a camera lenta, pesada, macia, estática. As vezes o uso de Steadycam representava uma situação caótica, nervosa ou confusa. As vezes um filtro azulado e tomadas longas mostravam o ambiente misterioso da estação. E as imagens e efeitos especiais do planeta Solaris são de deixar qualquer um em grande necessidade de um babador.

Os dois personagens principais, Rheya e Kelvin, tinham um relacionamento intenso. Não intenso como vc vê em filmes de romance, mas realmente intenso, do tipo que dá pra sentir o calor e a tensão sexual saindo da tela e atingindo você. Durante o primeiro sonho de Kelvin, onde misturas de flashback, imaginação e realidade acontecem, Soderberg filma uma cena de sexo que realmente foi NECESSÁRIA para um filme. Que fazia sentido na história. Não era apenas para mostrar o corpo dos atores ou por polêmica. O amor entre os dois, a conexão que eles tem, foi expressada nessa cena. Um momento lindo.

Soderberg realmente teve bastante diversão dirigindo esse filme. Dá pra ver o estilo que ele mostra em outros filmes, agora totalmente explorado, com flashbacks e presente misturados (sem aviso), cameras tremendo em uma cena e estáticas em outra, vários filtros e trabalhos de cores diferentes. Ele até fez homenagens (várias) a 2001: Uma Odisséia No Espaço.

A trilha sonora é uma das melhores trilhas que eu já vi para um filme. Realmente ajudou e complementou o filme. Combinava com o tema, com o clima. Os barulhos eletrônicos e batidas leves em momentos mais calmos e os sons mais fortes nos momentos de tensão do filme. Não podia ter sido de outro jeito.

Comparando com a obra do Tarkovsky, esse filme é claramente mais rápido, menos poético e menos ambíguo. Aliás, ficou até um pouco óbvio. Mas não atrapalhou. Agora eu me sinto meio culpado de gostar tanto de dois filmes iguais, então pelo fato dele ser um remake(algo que eu não gosto), eu vou tirar um ponto da nota final dele. Não foi necessário, nenhum remake é, mas o Soderberg fez a única coisa aceitável em um remake, que é mudar o filme bastante do original, uma nova versão da mesma história.

8/10

Ok, vou colocar mais um post em relação a essa pequena discussão...

Ristow disse:
pkm disse:
o clone dele viveu em Solaris e fim?! ou seja, ele morreu na nave e o clone dele ficou com a clone da garota?! Alguém me ajuda nessa!?
Foi isso mesmo... Quando a nave está prestes a decolar de Solaris, ele não entra naquela cabine junto daquela negra (esqueci o nome). Ele volta pra nave e se mata (provavelmente porque não queria viver sem a mulher). O problema é que um clone dele é criado pelo planeta, clone que vem pra Terra (tanto que quando ele chega aqui, ele diz que não reconhece e tal...). Isso fica mais visível quando ele se corta e não fica nenhuma cicatriz; ou seja, o clone dele e da mulher vivem juntos aqui na Terra................não é lindo? :grinlove:

Não foi isso que aconteceu não.

[spoiler:ac6f759e71]Kelvin, na hora de entrar na nave, decide que não pode voltar pra Terra pois ainda está muito emocionalmente conectado com Rheya. Então ele continua na estação, na esperança da esposa voltar. Mas a estação é sugada por Solaris.

No entanto, ele não morre. Solaris, o planeta inteiro, uma forma de vida altamente inteligente e poderosa, coloca Kelvin em um estado de alucinação. Kelvin pensa que está na Terra, vivendo sua vida normalmente, re-acostumando(como ele diz) ao lugar, mas na verdade, tudo aquilo está acontecendo no planeta Solaris. Isso é revelado quando ele corta o seu dedo e não sangra(um jeito meio idiota de mostrar, mas whatever). Isso prova que ele não está mais sobre o controle do seu corpo, mas apenas de sua mente. E Solaris realizou o desejo de Kelvin, de ter a sua esposa de volta, não fisicamente, mas mentalmente. Então os dois continuam a vida de paixão deles no planeta, só que não estando realmente ligados a realidade.

Kelvin:"Estou morto ou vivo?

Rheya:"Você não precisa pensar mais dessa forma."

Isso significa que eles fazem parte do planeta agora, são imortais.[/spoiler:ac6f759e71]

Espero que tenha tirado algumas dúvidas.

PS: Esqueci de comentar no post acima, mas todas as atuações do filme foram excelentes, especialmente o Clooney(a melhor atuação da vida dele) e o Davies, o cara que interpreta o malucão Snow da estação.
 
É muito triste e difícil falar, para mim, que o Solaris do Soderbergh é maravilhoso. Na verdade, fui assistir o filme só para dizer que era ruim, mas...é simplesmente brilhante. Que nem o Folco falou, não tem a mesma ambiguidade, discussão filosófica e simbolos mais complexos do que o do Tarkovsky, mas o "remake" tem algo que o de Tarkovsky não tem tão bem: estimulação. Poucos filmes me empolgaram tanto em pensar e criaram uma emoção estética tão forte em mim. O visual, a trilha sonora, a originalidade, a profundidade daquilo tudo...um filme absolutamente genial.

Solaris (Tarkovsky): *****
Solaris (Soderbergh): *****

PS: Aproveitando a oportunidade, dei mais uma chance ao Soderbergh...assisti todos (ou quase todos) os filmes dele de novo.

Onze Homens e Um Segredo: **
Traffic: **
Full Frontal: ****
Solaris: *****
Sexo, Mentiras e Videotape: ***
Erin Brocovich: **
O Estranho: ****
Kafka : * (o escritor eh meu idolo e acho que não foi devidamente retratado)

Folco, notas!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo