• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sociedade do anel: os mais aptos

Imrahil de Dol Amroth

Encantador de Vagalumes
Leiam essa passagem do SdA, Sociedade, capítulo X - O rompimento da Sociedade:

"- Na verdade, seria uma traição se todos nós o abandonássemos - disse Aragorn - Mas se ele for para o Leste, então não é preciso que todos o acompanhem: nem eu acho que todos deveriam. Essa aventura pe desesperada: tanto para oito, para três, como para uma única pessoa. Se me deixassem escolher, eu apontaria três companheiros: Sam, que não suportaria se fosse de outra maneira, Gimli e eu. Boromir retornará à sua própria cidade, onde seu pai e seu povo precisam dele; com ele os outros deveriam ir, ou pelo menos Meriadoc e Peregrin, se Legolas não tiver intenções de nos abandonar."

Pra vcs, que tipo de parâmetro Aragorn usou pra selecionar quem quer que fosse pra continuar na Sociedade, ir pro Leste?
E exlpiquem segundo vcs, o significado da última frase, essa possibilidade de opção do Legolas. Pq ele tinha isso?
 
Como ele diz claramente, Boromir intencionava retornar para Minas Tirith, e era necessário lá. Merry e Pippin dariam mais trabalho do que auxílio em Mordor, logo não deviam ir. Gimli era um anão, resistente e forte, seria de grande ajuda, segundo Aragorn. Ele também disse que os demais deveriam ir com Boromir para Gondor, e que caso Legolas não aceitasse abandonar o grupo que iria para Mordor, que pelo menos Merry e Pippin seguissem com o filho de Denethor para o Sul, e o Elfo acompanhasse os demais rumo à Terra Negra.
 
bem, explicadinho o tópico e a aprópria passagem está... O que eu não entendo, aliás, o que é discutível, é o pq dessa escolha do Aragorn, especificamente o Gimli, dando uma escolha de ir ou não pro Legolas. O Boromir todo mundo sabia que ia pra Gondor, ele só tornou-se membro da comitiva depois de dito que em Gondor ele parava, com certeza - na verdade, com o interesse de levar o anel pra Minas Tirith.
 
Nossa então o filme erro feio, mostra aragorn e amando legolas e esquecendo o gimli qndo na verdade é ao contrario
 
-Felagund- disse:
Nossa então o filme erro feio, mostra aragorn e amando legolas e esquecendo o gimli qndo na verdade é ao contrario

Não sei se ocorre dessa forma - tipo, o Aragorn ter uma preferência pelo Gimli. Mas de alguma forma, ele pode ter sentido (atenção, isso é bem hipotético!!!!) que talvez o Legolas não tivesse niteresse tão grande nad emanda, pq o "tempo dos elfos" já era, e a TM era problema de quem ficasse nela. Eu tentei refletir sobre isso, mas tá osso!
Do ponto de vista "guerreiro" não sei quem seria mais apto, uma máquina de guerra poderosa como o Gimli, ou um cara ágil, silencioso, perpicaz, além de efetivo, com o Legolas. Eu escolheria pela situação, o Legolas, se fosse pra só um cara seguir.
 
Sinceramente, em Mordor, com a necessidade de se manterem escondidos, o Legolas seria mais útil do que o Gimli. E engana-se quem acha que os elfos são pouco resitentes. Eles viajam rápidos e leves, ultrapassando a resistência de um anão à maioria das condições hostis.
 
sinceramente ñ considero elfos capazes de entrar em mordor, com todas aqueles privilégios de valinor ao eles entrarem na terra negra eles deviam se borrar
 
Mas de alguma forma, ele pode ter sentido (atenção, isso é bem hipotético!!!!) que talvez o Legolas não tivesse niteresse tão grande nad emanda, pq o "tempo dos elfos" já era, e a TM era problema de quem ficasse nela.


Eu concordo com o que Imrahil de Dol Amroth disse, pois parece o que mais se adequa a situação. Acho que a escolha Aragorn deu a Legolas seja pelo fato dele ser um elfo e aquela ser necessariamente uma guerra dos homens; idenpendetemente da vitória ou derrota os elfos deixariam a terra-média e como Aragorn não tinha certeza da vitória talvez achasse que o elfo preferisse passar seus último dias na terra-média em lugares mais agradáveis que Mordor.
 
-Felagund- disse:
sinceramente ñ considero elfos capazes de entrar em mordor, com todas aqueles privilégios de valinor ao eles entrarem na terra negra eles deviam se borrar

Nada disso Felagund, havia muitos que amavam a TM e lutavam por ela, é a mesma coisa que dizer que os elfos não tinham medo de morrer pq sabiam que Manwë os daria um novo corpo.
Eles lutavam tb por seus ideais.
 
grupo 1)Aragorn, Fordo, Sam e Gimli
grupo 2)Boromir, Pippin e Merry

Há Legolas foi dado a escolha para qual grupo seguir. Veja que o "se Legolas não tiver intenções de nos abandonar." refere-se ao grupo de Mordor, não há companhia como um todo (creio eu).
Talvez pq Leglas fosse útil nos dois lugares e cabia a ele escolher onde iria.
 
Peregrino disse:
-Felagund- disse:
sinceramente ñ considero elfos capazes de entrar em mordor, com todas aqueles privilégios de valinor ao eles entrarem na terra negra eles deviam se borrar

Nada disso Felagund, havia muitos que amavam a TM e lutavam por ela, é a mesma coisa que dizer que os elfos não tinham medo de morrer pq sabiam que Manwë os daria um novo corpo.
Eles lutavam tb por seus ideais.

Mas Legolas ficaria um tanto quanto debilitado lá.No Conselho de Elrond, quando Gandalf pronuncia o idioma de Mordor, todos os elfos tapam as orelhas, assustados, imaginem quando entrarem na própria Mordor?Borração total!!!! 8O 8O 8O
 
Por favor, os elfos combateram Melkor e seus exércitos. E já haviam combatido Mordor no passado, contra um exército maior, e fizeram um cerco a Barad-dûr, na época que Sauron tinha ainda mais força.

Entrar em Mordor era fichinha para a raça élfica.

Legolas era o menos vinculado à Sociedade; suas habilidades seriam úteis nos dois lados, mas, sendo um elfo, Sauron poderia "perceber a presença" dele mais facilmente; de maneira semelhante caso houvesse a aproximação de Gandalf, por exemplo. Talvez por isso Gimli tenha sido uma escolha certa; ele partiu determinado, Legolas partiu com a Sociedade como não mais que um emissário élfico.
 
Não concordo que Sauron poderia perceber Legolas mais facilmente, os elfos são MUITO mais furtivos do que anões e mais corajosos na minha opinião. Fingolfin é o exemplo vivo. O cara aparece pra duelar um-a-um com Melkor, nenhum anão faria isso.
 
Aldamar disse:
Não concordo que Sauron poderia perceber Legolas mais facilmente, os elfos são MUITO mais furtivos do que anões e mais corajosos na minha opinião. Fingolfin é o exemplo vivo. O cara aparece pra duelar um-a-um com Melkor, nenhum anão faria isso.

Pois é, tanto que os anões pareciam mais envolvidos com seus próprios negócios, não ligando muito pra Melkor/Sauron e os problemas dos elfos.

A não ser que a coisa fosse com eles... aí talvez um deles fosse lá. Não lembram da historinha do Azog? (Tá, ele era só um orc, mas quando se é fiel no muito, se é fiel no pouco).
 
Aldamar disse:
Não concordo que Sauron poderia perceber Legolas mais facilmente, os elfos são MUITO mais furtivos do que anões e mais corajosos na minha opinião. Fingolfin é o exemplo vivo. O cara aparece pra duelar um-a-um com Melkor, nenhum anão faria isso.

O Fingolfin tava louco e, por isso, ninguém teve coragem de se postar na frente dele. Ele não foi nem um pouco furtivo.

E quando eu falo de perceber, não me refiro à falta de furtividade. Não tem nada a ver com isso. Eu quero dizer que Sauron estava acostumado a lidar com elfos; ele era um Maia, assim como Gandalf percebeu alguém de poder semelhante ao dele em Moria (o Balrog), Sauron também poderia se portar de maneira semelhante a um elfo, por estar familiarizado com o poder sub-criativo inerente à raça élfica.
 
Mas Fëa, se o Legolas fosse um Calaquendi até que o seu argumento valeria porque nesse caso ele seria em Mordor para o Sauron como um verdadeiro farol na noite de luz viva. Mas o Legolas é um elfo cinzento, a luz dele é bem mais discreta, não creio que ele teria problemas de entrar em Mordor sem ser percebido.

Eu acho que a resposta para a pergunta do tópico está em dois argumentos que já foram bem colocados: 1) Legolas era o mais habilidoso de todos e seria muito útil em qualquer um dos grupos; 2) Legolas, por ser um elfo, poderia abandonar a Sociedade no momento que desejasse visto que aquele mal a ser destruído era agora responsabilidade dos homens e não mais dos elfos.
 
Na minha opinião os grupos foram escolhidos devido aos seguintes pretextos:

1ª Grupo: Frodo, Sam, Aragorn e Gimli - Talvez a escolha mais controversa aqui seja Gimli. Porque Gimli? Antes de mais nada, ele era um anão, e por isso possuía as características próprias aos da sua espécie: era resistente e obstinado, dando-se bem nos terrenos mais inóspitos, e por isso o mais apto a aguentar a escuridão e dificuldade de Mordor. Frodo e Sam são escolhas óbvias. Quanto a Aragorn, talvez porque ele achasse que era seu dever acompanhar o Portador do Anel, como uma remediação do que Isildur havia feito em relação ao Anel.

2º Grupo: Boromir, Pippin e Merry - Boromir obviamente tencionava regressar para Minas Tirith, e era isso que faria, com ou sem Anel. Tendo em conta que Merry e Pippin não poderiam acompanhar Frodo na perigosa jornada pela qual ele iria, o mais fácil seria acompanharem Boromir, com o qual aliás tinham um bom entendimento.

Quanto a Legolas: como o Elrond Meio-Elfo disse, os elfos não tinham necessidade de participar nos acontecimentos da Guerra do Anel. Poderiam partir se quisessem. Se Legolas ficasse, seria porque queria, por amor à terra onde vivia. Por isso Aragorn, não sabendo dos seus intentos, não o incluíu definitivamente em nenhum grupo... Seria opção do próprio Legolas decidir o que frazer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo