1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobrevivência dos orcs

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Marendûr, 23 Mar 2005.

  1. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    No "O Senhor dos Anéis" está escrito que milhares de orcs viviam em Mordor certo?
    Também está escrito que Mordor (especialmente nos arredores da Montanha da Perdição) era uma terra desolada e estéril...
    Então...
    De que maneira esses milhares de orcs se alimentavam?
    Lá não tinha gado nem planta alguma crescia porque não havia luz do sol (e nem vem dizer que eles eram canibais!).
    Tá aí a dúvida...especulem!
     
  2. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Provavelmente eles caçavam alguma coisa em Ithilien.
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Poderia haver grupos responsáveis por caçar alimento. Mas creio que o que ocorria mesmo era pagamento de tributo a Sauron. Os Haradrim e Easterlings eram servos de Sauron, e provavelmente pagavam algum tributo ao Senhor do Escuro, como por exemplo alimento e bebida para os Orcs.
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Ou tvz or orcs menores eram assados pros maiores
     
  5. Portos Cinzentos

    Portos Cinzentos Usuário

    Como não tinha o que crescer e se reproduzir em Mordor, eles caçavam.
     
  6. Gollum_SDA

    Gollum_SDA Usuário

    Tá, mas eles caçavam o que? Seria MUITO difícil achar carne suficiente para alimentar esses milhares de orcs..
     
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Caso eles caçassem algo, poderiam ser animais de Ithilien, como alguém já sugeriu aqui. E sim, eram muitos orcs, então, por isso eu acho que os Easterlings e Haradrim que forneciam o almento dos orcs, ou, como o Deriel sugeriu, talvez também orcs menores e mais fracos pudesse acabar virando comida dos maiores.
     
  8. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Haviam campos de trabalho escravo ao sul de Mordor perto das margens do Mar de Nurnen. Provavelmente haviam plantações por lá. E é dito sim que havia comércio e pagamento de tributos dos sulistas e orientas para Sauron. Provavelmente essa era a fonte de comida e água dos exércitos de Mordor.
     
  9. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Eu concordo com a idéia do pagamento de tributos às hostes de Morgoth, mas quanto aos menores serem "lanchinho" dos mais fortes... só se os mais fortes já nascessem grandalhões! :lol: :lol: :lol:
     
  10. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    É, eu vi em algum lugar (talvez nos apêndices do SdA) que em Nurn havia plantações e que os sulistas e orientais pagavam tributos a Sauron.
     
  11. Dunga- o Anão!

    Dunga- o Anão! Usuário

    Sim, isso é até explicado no Atlas da Terra-Média, mesmo sendo um objeto de consulta extra-oficial (já que não é escrito por Tolkien), é uma obra de estudo profundo e com base.
     
  12. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Não é nem por estar no Atlas da Terra-média, no próprio O Retorno do Rei tem uma parte que é dito isso. Provavelmente é dessa fonte que a Karen Wynn Fonstad pegou suas informações.
     
  13. Dunga- o Anão!

    Dunga- o Anão! Usuário

    E que Eru a tenha. :(
    Mas sitei o Atlas, tb pq não me lembrava desse trecho, e tb pq acho essa obra (ATM) o máximo.
     
  14. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Ok, então os orcs de Mordor recebiam tributo dos sulistas...
    Mas o que dizer dos orcs de Angband?
    A terra de Anfauglith, na primeira era, era tanto quanto ou mais devastada que Mordor! Criatura alguma que pudesse ser caçada ousava se aproximar de lá. E me parece que as hostes de orc's da primeira Era eram ainda maiores que os da terceira...
    É claro que poderia haver também pagamento de tributos por parte dos orientais, mas antes dos homens surgirem os orcs já existiam por lá em exércitos tão inumeráveis quanto as areias do mar (poético isso, não?).
    Então... como é que os malditos orcs da primeira era, anteriores à chegada dos homens, sobreviviam? O quê comiam? Pó?
    Aí vocês vão dizer "mas Anfauglith não era devastada antes da chegada dos homens, isso só ocorreu depois que choveu fogo da montanha por lá!" Tá, tá, tá... mas e o cerco a Angband?
    Se os orcs viviam caçando, e dadas as dimensões de seus exércitos eles certamente acabariam com todas as criaturas do norte antes de quebrar o Cerco a Angband!
    Se não for pedir demais queria que Elrond e Pandatur se expressassem a respeito.
    Até mais!
     
  15. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Interessante... De fato, um exército daquelas proporções não poderia ser tão terrível como o era se não tivesse por trás uma fonte confiável e abundante de alimento, que é essencialmente o que define uma vitória ou uma derrota.
    Bem, eu acho que é razoável assumir que sob o comando de Melkor Morgoth os orcs da Primeira Era eram mais inteligentes e organizados que aqueles sob o comando de Sauron. Nos dois casos a única fonte de "civilidade" (se é que seja possível se referir a orcs com esse termo) dos orcs era o poder sub-criativo emanado pelos ainur que os controlavam. Só que o poder de Melkor era trocentas vezes superior ao de Sauron, embora Sauron tenha se tornado mais terrível em seus dias de glória. Então eu acho que é muito razoável acreditar que sob o comando de Morgoth os orcs da PE eram capazes de cultivar alimentos e até empreender em algum tipo de pecuária rústica, com animais como porcos ou outras bestas do passado. Tudo isso ou nas próprias profundezas de Angband ou em regiões distantes ligadas por túneis subterrâneos até Angband.
     
  16. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    meu mas o q se caçava em Mordor? só tinha orcs por lá..
    nossa vc complicou dessa vez!! mas acho q eles comiam uns aos outros...
    e o fato d plantaçoes eh irrelevante...
    NOSSA... esse foi dificil.!!
    naum tem como saber... quem sabe eles naum criavam raizes e sugavam o solo!! :lol: :lol: :lol: :lol: ... se axa!!!
     
  17. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    GaLaDr|eL, minha linda amiga...você é engraçada! E graciosa!
    Bem, que tal um pouquinho mais de perguntas para não "travarmos" aqui.
    Que tipo de coisas um orc comia? Eles eram onívoros ou carnívoros? Quando, nos livros, lemos a expressão "sujeira de orc's", Tolkien quer dizer cocô de orc? É dito que os orc's farejavam... será que eles tinham outras características de animais como audição hipersensível, daltonia, etc? Orc's eram negros, verdes ou outra cor? Acontecia com os orcs o mesmo que acontecia com humanos e elfos no que diz respeito à uma linhagem mais forte, além dos já conhecidos Uruk-Hai?
    Respondam aí!
     
  18. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Não está escrito em algum lugar que os orcs de Angband caçavam ou cultivavam vegetais fora de Beleriand, lá para Eriador?
     
  19. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    aff Marendûr...
    axo q taum complexo como bombadil (por favor naum vamos começar com essa antiga discussaum :eek: )..
    q q esses monstrinhos faziam para sobreviver?? meu naum dah pra saber!! td q se diz no livro eh q eles bebiam algo!! q eles daum para Pipin e Marry qnd eles foram capturados!! mas aqueles caras eram uruk-hai!! tá ai!! e os urok-hai!! q diabos eram eles? (axo q diabinhos mesmo!! :mrgreen: )
    mas o fato eh q EU NUM SEI!! :'(... q tisti!! :(
    mas qnd eu ver algum eu pergunto!! hehehehehe

    Bju migo!!! :grinlove:
     

Compartilhar