1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobrenome Hobbit

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Débora Elbereth, 24 Nov 2004.

  1. Débora Elbereth

    Débora Elbereth Usuário

    ... eu dei uma pesquisada a respeito, mas como sao mtos e mtos tópicos, pode ser que tenha passado desapercebido. Enfim:

    Porque os hobbits tem esses sobrenomes? Bolseiro, Sacola-Bolseiro, Justa-Correia, entre outros nomes relacionados a objetos. Sempre me perguntei isso e nunca encontrei explicação satisfatória na minha cabeçinha :mrgreen: ...
     
  2. acredito que por ser um povo simples eles recibiam esses sobrenomes pelo modo de viver, atividades que fazem e outras coisas das famílias, como antigamente que produzia figos, tinha o sobrenome figueira, quem produzia ferro era ferreira, meu próprio sobrenome (spadini) era pq meu antepassado fazia espadas
     
  3. Débora Elbereth

    Débora Elbereth Usuário

    pois é, eu ja sabia a respeito da origem de sobrenomes através da profissão dos antepassados. Mas será que isso se aplica aos sobrenomes hobbits?
     
  4. acredito que sim, pq outra razão eles teriam nomes digamos, peculiares :mrgreen:
     
  5. Lingwilóke

    Lingwilóke Usuário

    Este processo é comum às sociedades que desenvolvem este tipo de identificação dos seus membros, os sobrenomes se tomam geralmente das profissões ou dos lugares de trabalho ou de moradia, assim como do nome do pai e mais raramente dalgum defeito físico.
    Em português encontramos exemplos como "Ferreira" (que trabalha na ferreira ou ferraria), "Lago" (que mora perto do lago), "Fernandes" (< port. ant. "Fernândez" < lat. "Ferdinándici", ou seja, próprio de Ferdinandus ou Fernando), "Leitão" (semelhante a um leitão).
     
  6. Aiwendil

    Aiwendil Usuário

    Oriental

    Esse processo não ocorre apenas no ocidente, veja o nome japonês bem comum Fujiyama, que significa Monte Fuji!
     
  7. king_gondor

    king_gondor Usuário

    os nomes hobbits vem como uma erança para eles, por exemplo, "lago", então a familia sempre morou e sempre morará perto de um lago? :eek:
     
  8. Fafa

    Fafa Visitante

    Eu discordo de você que os sobrenomes dos hobbits estejam sempre relacionados a objetos, mas vamos analisar casa o caso.
    Bolseiro, no original Baggins, é um sobrenome que existiu realmente na Idade Média, e se relaciona à uma bolsa de ouro, o que justifica a riqueza dos Bolseiros (já que para Tolkien, primeiro vinha o nome e depois a história para justificá-lo) .
    Justa-Correia, é o mesmo que um cinto apertado, porque os hobbits geralmente tem barrigas protuberantes.

    Ao colocar nomes nos hobbits, Tolkien teve a preocupação de os criar com a a maior familiaridade possível, afinal nas obras o Condado é uma espécie de "lar". Ele também orientou os tradutores para que trabalhassem mantendo essa familiaridade em sobrenomes hobbitescos, e parece que chegou até a traduzir para algumas línguas.
     

Compartilhar