• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre uma Frase de Gandalf

Kimberly Raabe

Usuário
A morte é apenas um outro caminho, que todos temos que tomar. A cortina cinza desse mundo se enrola e tudo se transforma em vidro prata. E ai você vê...praias brancas, e o além, os campos verdes, longínquos sob um belo amanhecer.

A parte sublinhada é a que eu não entendo o que ele quer dizer. Por que isso é a caminho para Aman obvio...ao meu ver...me corrijam se não for, a cortina cinza são as nuvens, depois que se passa pelas nuvens tem isso de Vidro Prata...mais oque seria...será que é uma referencia as estrelas...ou não? Por que depois disso já se vê Aman certo. Então oque acham?
 
Última edição:
A frase do filme parece se referir a passagem do terceiro livro de SdA que em inglês inclui o termo "silver glass" (vidro prata):

“The grey-rain curtain turned all to silver glass and was rolled back, and he beheld white shores and beyond them a far green country under a swift sunrise.”

J.R.R. Tolkien, The Return of the King

A interpretação que faço, principalmente sob a luz da cultura existente no Reino Unido e do Silmarillion, é de que a passagem ou rota plana para as terras imortais precisa atravessar antes uma área de véu, responsável pela ocultação de Valinor (como uma cortina que se desenrola).

Durante a viagem dos barcos cinzentos e brancos élficos se alcançava uma terra que só era permitida ser vislumbrada aos homens quando eles morressem (e mesmo assim de forma temporária, porque devem prosseguir para fora do mundo). No caso do hobbit ele teve o privilégio de avistá-la antes de falecer.

Como curiosidade, o trecho também tem riqueza de simbolismo com o elemento prata. Na alquimia, por exemplo trata de um tipo específico de transformação de contemplação:

SilverAlchemySymbol.jpg

Silver: Silver is a very ductile and malleable (slightly harder than gold) univalent coinage metal with a brilliant white metallic luster that can take a high degree of polish. It has the highest electrical conductivity of all metals, even higher than copper, but its greater cost has prevented it from being widely used in place of copper for electrical purposes. In alchemy, silver is one of the three base metals often used as prima material at the inception of a work. Further, the alchemy symbol of silver is associated with the moon. As such, silver holds philosophical traits of the feminine persuasion as well as attributes of intuition, inner wisdom, and contemplation. Furthermore, profound artistic expression can be harness by using silver. Discover more about symbolism and silver by reading my interview with Goran Jonsson, who is an artist of sculpted jewelry made of primarily silver and slate. You can also learn more about symbolic meaning of silver on my blog post.
 
Bom dia, alguém saberia informar em qual parte do livro está essa fala? Já faz um tempo que estou procurando por ela, mas ainda não encontrei
 
Bom dia, alguém saberia informar em qual parte do livro está essa fala? Já faz um tempo que estou procurando por ela, mas ainda não encontrei
Esta fala só no filme.....
Mas tem 2 parecidas no livro: num sonho de Frodo na casa de Tom Bombadil (Capítulo 8, SdA) e quando Frodo parte em o Retorno do Rei, Capítulo 9.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo