1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre uma coisa que Gollum disse...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por xelvisgomesx, 2 Dez 2015.

  1. xelvisgomesx

    xelvisgomesx Usuário

    Gollum diz ao Frodo que viu o mão negra, e que tem quatro na mão dele.
    Penso que era esse o apelido que o Gollum deu ao Sauron, mas o quatro refere-se a 4 dedos, já que isildur cortou um deles; ou refere-se a 9 aneis? Pois o Um controla os outros aneis, mas na falta dele ele teria de usar 9 aneis para controlar os nazgul?
     
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Eu acho que as duas interpretações podem estar certas. Há uma carta de Tolkien que é interpretada como evidência de que Sauron possuía forma física em Barad-dûr (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). Se considerarmos a possibilidade (passível de debate) de a capacidade de recuperar a forma física de Sauron havia diminuído, então faz sentido que estivesse faltando um dedo em sua mão. Por outro lado há a interpretação dos Nove Anéis. Nesse caso também há evidências (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) de que Sauron possuía os anéis, de modo que a fala de Gollum poderia sim ser sobre eles.
     
  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Sauron voltou a forma física faltando o dedo do Anel.
     
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Gollum refere-se à falta do dedo mesmo. Se Sauron ele mesmo ou os nazgûl detém os Nove, isso é algo que ao que me lembre o próprio Tolkien se contradiz a respeito.
     
  5. xelvisgomesx

    xelvisgomesx Usuário

    Mas como é que se corta apenas um dedo com um golpe de espada?
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Apesar de se desconhecerem descrições detalhadas do momento exato da extração do anel o livro dá algumas dicas.


    Em certa passagem se comenta que a derrota de Sauron veio a custa das vidas de dois guerreiros poderosos (Elendil e Gil Galad) por meio de duas armas que também não eram comuns Aeglos e Narsil. O que significa dizer que a tarefa de imobilizar Sauron já estava cumprida antes que Isildur e Elrond se aproximassem do corpo (o tempo suficiente para cortar o dedo custou caríssimo). E que seria nesse momento que o maia baixa a guarda por tempo suficiente para que outro guerreiro corajoso (Isildur) fizesse uso de uma habilidade muito peculiar a ele que era obter o que desejava rapidamente sem que o inimigo o visse de forma furtiva. Aqui eu me refiro ao episódio do roubo da muda desde os pátios do rei em Númenor, um feito pelo qual ficou muito famoso e ganhou renome.


    Quero dizer, que além de Sauron já estar imobilizado Isildur também parecia estar predestinado a ser o próximo a conseguir o anel.


    Com relação a descrição de confrontos poderosos, Tolkien dá a entender que o mundo misturava poesia e literalidade em canções de Poder e que mesmo num combate a ocorrência de acontecimentos incríveis como o simples e delicado ato de cortar um único dedo num momento bélico também fosse provável se Elendil e Gil Galad não houvessem comprado a oportunidade para tal e de fato era mesmo o que ocorria com o passar das Eras uma vez que na guerra vale o caos e se perdem tanto grandes bens quanto as pequenas coisas.

    *É curioso pensar que Sauron estava mesmo ferrado porque logo depois de derrotar Elendil e Gil Galad o maia teria que encarar Isildur (fulo da vida) e Elrond (também em ritmo de vingança pela honra de Gil Galad) em um novo combate duplo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Pelo que me lembro Gil-galad e Elrond já tinham derrotado Sauron, ele já estava ferido mortalmente ou tecnicamente morto*. Isildur cortou o seu dedo para justamente retirar o Anel.

    *Não vejo problemas de Sauron herdar em seu segundo corpo o ferimento mesmo este tendo acontecido após a morte... talvez essa herança seja mais pelo impacto psicológico da tomada do Anel, do que pelo dedo propriamente dito.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Agora fiquei imaginando Sauron imobilizado no chão por soldados e Isildur cortando o dedo dele rsrsrsrs.

    Por um acaso Isildur era ciente de que se o Anel fosse retirado do Sauron, sua força/poder reduziria? Ou ele descobriu isso só quando estava com a posse do Anel?
     
  9. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Na minha imaginação Sauron já estava morto ou ao menos inconsciente, não precisava ninguém imobilizá-lo :-P, e ficou assim durante todo o processo. Também não teria acontecido nada de espetacular com a retirada do Anel, o espírito de Sauron meramente se afastou, enfraquecido e invisível.

    Claro, é como eu imagino as coisas, de repente tenha algum trecho que não ficou na minha memória que contradiga isso.
     
  10. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Por imobilizado entenda-se no sentido direto de não se mover (independente de ter examinado o corpo ou não) e que poderia ser por morte, incapacitação (inconsciência) resultando em neutralização etc...

    Mas com relação ao que Isildur estaria sentindo tenho forte suspeita de que o fato de ele ter tomado o anel como compensação tenha sido a externalização do sentimento de vingança cega por ter visto o pai dele cair diante de Sauron. Quero dizer, acredito que ele tenha pensado em nada além das conseqüências imediatas do combate para tomar a jóia e isso tenha facilitado ainda mais a sedução do UM. Penso ainda que o mais prudente da dupla sobrevivente já estava representado na pessoa de Elrond.
     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar