• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Sauron e a Guerra da Ira

legolas86888

Usuário
Uma questão que me atormenta se refere a Sauron durante a Guerra da Ira (Grande Batalha), onde após as suplicas de Eärendil, os Valar resolvaram atacar Morgoth e destruir Angband. O que eu não compreendo é onde estava Sauron quando explodiu essa investida contra Morgoth. Pois no Silmarillion, a ultima referencia que se tem de Sauron, é que após a luta contra Huan (o Cão dos Valar), ele “assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua, fugiu, gotejando sangue da garganta sobre as árvores, e foi para a Taur-nu-Fuin, onde permaneceu, enchendo a região de horror”.
Então é essa a questão que queria levantar, após essa “surra” que levou de Huan, ele permaneceu em Taur-nu-fuin até que se reergueu nos tempos de Tar-Minastir, décimo primeiro Rei de Númenor? Se sim, foi ele um covarde ou inteligente o bastante para não se erguer contra os Valar em defesa de seu mestre? Existe algum outro escrito que fale sobre Sauron durante esse periodo?
 
Acredito que sim, ele ficou em Taur-nu-fuin.Acredito que ambos, ele já devia perceber que Morgoth estava sendo derrotado e foi covarde para auxiliar-lo, assim como não teve coragem para lutar contra o exército de Númenor posteriormente.

É classico do tio Sauron unir a covardia e a inteligencia em suas ações, nessas duas que citei, mas não digo com tanta certeza pois não li todos os livros e pelos que li não lembro de citação sobre o Sauron nesse tempo.
 
Se sim, foi ele um covarde ou inteligente o bastante para não se erguer contra os Valar em defesa de seu mestre?

Um misto de covardia e inteligência. Covardia pela razão óbvia de preferir se esconder à lutar e inteligência porque se Morgoth havia sido derrotado, como Sauron, sendo apenas seu discípulo, conseguiria vencer sem antes aumentar seu poder?

Depois da guerra, Sauron temia os Valar e renunciou todos os seus feitos maléficos diante de Eönwë (o porta-estandarte e arauto de Manwë, e chefe dos Maiar juntamente com Ilmarë). Eönwë pediu que Sauron fosse às terras Imortais para ser julgado por Manwë, mas Sauron se sentia humilhado e queria fugir das punições por seus atos. Daí ele fugiu e continuou aumentando seu poder e fazendo o mal. Isso no fim da primeira era, claro.
 
Pois no Silmarillion, a ultima referencia que se tem de Sauron, é que após a luta contra Huan (o Cão dos Valar), ele “assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua, fugiu, gotejando sangue da garganta sobre as árvores, e foi para a Taur-nu-Fuin, onde permaneceu, enchendo a região de horror”.
Então é essa a questão que queria levantar, após essa “surra” que levou de Huan, ele permaneceu em Taur-nu-fuin até que se reergueu nos tempos de Tar-Minastir, décimo primeiro Rei de Númenor?


Mas essa não é a última referência ao Sauron feita no Silmarillion...
Em “Dos Anéis de Poder e da Terceira Era” vemos que depois que as Thangorodrim foram destruídas, e Morgoth, vencido, Sauron voltou a usar sua bela forma e se curvou diante de Eonwë, prestando obediência e repudiando seus antigos feitos (puro medo de ter o mesmo destino do chefe). Eonwë, então, ordenou a Sauron que voltasse para Aman para ser julgado pelos Valar, o que ele não fez porque não quis se humilhar e nem ficar preso em Aman pra pagar seus pecados. Assim, quando Eonwë dá as costas, Sauron foge, se esconde na Terra Média e “volta a cair no mal”. Isso acontece no fim da Primeira Era (ou no começo da Segunda?), bem antes do Tar-Minastir (pra onde ele foi, nesse momento, eu não sei - ou não estou me lembrando agora, minha memória não é lá essas coisas).
Se Sauron foi capaz de assumir, novamente, sua bela forma diante de Eonwë, parece que ele já não estava mais lambendo as feridas e, sim, bem recuperado. E deve ter se recuperado mesmo em Taur-nu-fuin, pra onde foi, pingando sangue, depois de levar um pau do Huan.

EDIT: Não tinha visto que a Maria Pretinha já tinha respondido a questão de Sauron ter aparecido ANTES da época de Tar- Minastir. E tb fico pensando... Se Sauron tinha tanto medo dos Valar, porque não continuou escondido em vez de se apresentar a Manwë?
 
Última edição:
Depois da guerra, Sauron temia os Valar e renunciou todos os seus feitos maléficos diante de Eönwë (o porta-estandarte e arauto de Manwë, e chefe dos Maiar juntamente com Ilmarë). Eönwë pediu que Sauron fosse às terras Imortais para ser julgado por Manwë, mas Sauron se sentia humilhado e queria fugir das punições por seus atos. Daí ele fugiu e continuou aumentando seu poder e fazendo o mal. Isso no fim da primeira era, claro.

Mas essa não é a última referência ao Sauron feita no Silmarillion...
Em “Dos Anéis de Poder e da Terceira Era” vemos que depois que as Thangorodrim foram destruídas, e Morgoth, vencido, Sauron voltou a usar sua bela forma e se curvou diante de Eonwë, prestando obediência e repudiando seus antigos feitos (puro medo de ter o mesmo destino do chefe). Eonwë, então, ordenou a Sauron que voltasse para Aman para ser julgado pelos Valar, o que ele não fez porque não quis se humilhar e nem ficar preso em Aman pra pagar seus pecados. Assim, quando Eonwë dá as costas, Sauron foge, se esconde na Terra Média e “volta a cair no mal”. Isso acontece no fim da Primeira Era (ou no começo da Segunda?), bem antes do Tar-Minastir (pra onde ele foi, nesse momento, eu não sei - ou não estou me lembrando agora, minha memória não é lá essas coisas).

Aster, eu acabo de falar e você posta exatamente a mesma coisa no post LOGO em seguida? Leia, não repita o que já foi dito e contribua para a discussão com informações novas. E sim, é no fim da primeira era, como está dito no fim da minha citação.

Se Sauron foi capaz de assumir, novamente, sua bela forma diante de Eonwë, parece que ele já não estava mais lambendo as feridas e, sim, bem recuperado. E deve ter se recuperado mesmo em Taur-nu-fuin, pra onde foi, pingando sangue, depois de levar um pau do Huan.

Poder suficiente para assumir uma forma bela não quer dizer que ele estivesse recuperado. Pelo menos não recuperado ou forte o suficiente para enfrentar a ira dos Valar.
 
Aster, eu acabo de falar e você posta exatamente a mesma coisa no post LOGO em seguida? Leia, não repita o que já foi dito e contribua para a discussão com informações novas. E sim, é no fim da primeira era, como está dito no fim da minha citação

Vc tb não viu que coloquei um EDIT logo depois que vi seu post. E não vi seu post pq enquanto vc o postava eu escrevia o meu. Acontece, ué. Não fiz por mal.

Poder suficiente para assumir uma forma bela não quer dizer que ele estivesse recuperado. Pelo menos não recuperado ou forte o suficiente para enfrentar a ira dos Valar.

Eu acho que ele não enfrentaria a ira dos Valar nem se estivesse forte o suficiente. E não tenho tanta certeza de que ele não precisaria estar recuperado para reassumir um fána.
 
Última edição:
A Guerra da Ira durou mais de 50 anos. Sauron não estava quietinho mas sim na ativa como grande capitão dos exércitos de Morgoth. Embora os livros não deixe claro isso, na minha interpretação Sauron atuou na guerra e quando percebeu que seu chefinho Melkor iria se ferrar, acabou fugindo.

Mas agora não me lembro se realmente ele fugiu ou foi capturado e levado a Eonwe onde o mesmo o aconselhou a voltar a Aman e pedir perdão aos valar pelos seus atos. :think:
 
Excelente tópico. Uma boa discussão para um assunto realmente interessante.

Já há algum tempo que li o Silmarillion e não me lembro do que realmente aconteceu.
Se a Guerra da Ira durou mais de 50 anos (como disse o amigo Elessar), acho provável que Sauron tenha realmente lutado ativamente sim. No entanto, na hora que a "coisa ficou feia", ele se rendeu e se arrependeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo