• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SOBRE SARUMAN

bombadil

FATHERLESS
Aqui vai alguma coisa que entendi ao ler o SDA sobre o tolo do Saruman.

Pelo que entendi, Saruman estudava incansavelmente a arte do Um Anel, e em determinado momento de sua "pesquisa acadêmica" acredito que ele tenha descoberto alguma relação entre a destruição do Anel e a "queda" dos povos élficos, anões, ...

Acho que ele não queria que isso acontecesse e resolveu tentar se apoderar do Anel quando soube que ele foi encontrado. Mas essa foi sua ruína na minha opinião. Seu desejo de possuir o Anel se corrompeu para ser o TODO PODEROSO e virou o tolo em que se formou, e sem saber fez o jogo de Sauron, utilizado como uma marionete.

Talvez isso que eu "vomitei" aí em cima não tenha nenhuma coesão, ou talvez tenha alguma coisa de verdade. Nao li o SILMA ainda e não sei se fala sobre SARUMAN.

De qualquer forma foi isso que entendi dele. E vcs? Quais suas opiniões?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Concordo com vc, mas acredito que sua ruina foi por ele ser um fraco e por não ter calculado o risco que corria, um erro fatal para alguém que destinou longos anos estudando os poderes do anél, pois quase todos também tiveram suas fantasias de grandeza ao se imaginarem se apoderando do anél, até mesmo Gandalf e Galadriel mas estes sabendo das origens do anél abandonaram seus devaneios

Talvês o fato de Saruman ter se comunicado durante muito tempo com Sauron através do "palantir" tenha afetado mais ainda a sua já enfraquecida índole

Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
Isso que é algo que eu não entendi, também. Saruman era o líder do Conselho - talvez até mais sábio que o próprio Gandalf!
Como ele pôde se deixar corromper daquele jeito?!? E ainda a Tia velha foi para o Condado tentar fazer alguma coisa, ainda! Depois que os hobbits enfrentaram o próprio MAU!
E o que aconteceu com o espírito dele? (alias, era aquela fumaça estranha?)
 
outra coisa que tou curioso eh pra onde vaum os maiar qdo morrem? qdo os filhos de eru morrem tem um lugar pra onde vão (ateh os anões tem) mas e os maiar? qdo saruman foi morto a fumaça que saiu dele se direcionou pra mordor e depois de ver que nada mais existia se dissipou? pra onde?

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."




Edited by - mystlink on 31 August 2001 21:18:49
 
Bom, vou tentar responder a tua pergunta.

Basicamente os seres da Terra-média são compostos de hroa e fea (corpo e alma)
Alguns não possuem o fea, tais como orcs, dragões e animais em geral.
Existe ainda os que assumem um Fana (Fana é um tipo de corpo, mas não é como o hroa, o Fana é como se fosse uma "veste" para o fea)
Exemplo:
Os Valar assumiam Fana para serem vistos pelos elfos.

Sauron assumiu vários Fanas durante sua vida, ele foi o líder dos lobisomens e assumiu o Fana de um vampiro...também assumiu o Fana que enganou os elfos para a confecção dos anéis.

Ou seja, o Fea não pode ser destruido, logo Saruman "perdeu" seu hroa (os Istari possuiam hroa se não me engano, mas posso estar errado!) mas acho que nada impede que Saruman pudesse assumir outro Fana.

Gandalf, o cinzendo, quando morreu perdeu seu hroa, e voltou assumindo um Fana, se tornando Gandalf, o branco.

Mas quem pode explicar isso melhor é o Deriel ou o Gaemitrel....meus conhecimentos sobre essa parte vão parando por aí


Glaurung, o urulóki
 
AH!

Esqueci de comentar só mais uma coisinha!
Sauron, quando Númenor foi afundada, perdeu seu último Fana....Acho que fugiu dali assumindo a forma de uma nuvem negra... e voltou para terra-média.

Acho que era por isso que no SDA ele não tinha "forma" ...na verdade quando perguntaram pra alguém como era a forma de Sauron a resposta foi : "AH! Sauron era um olho e um dedo(pra colocar o anel)" HAHAHAAHAHAAHAHA

Glaurung, o urulóki
 
quote:
Isso que é algo que eu não entendi, também. Saruman era o líder do Conselho - talvez até mais sábio que o próprio Gandalf!
Como ele pôde se deixar corromper daquele jeito?!? E ainda a Tia velha foi para o Condado tentar fazer alguma coisa, ainda! Depois que os hobbits enfrentaram o próprio MAU!
E o que aconteceu com o espírito dele? (alias, era aquela fumaça estranha?)




Saruman tinha uma pequena parte maligna, desde que chegou à Terra-média, como previu Círdan; que ao invés de presentear Saruman com o Anel de Fogo, presenteou Gandalf.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Bom, vou tentar responder a tua pergunta.

Basicamente os seres da Terra-média são compostos de hroa e fea (corpo e alma)
Alguns não possuem o fea, tais como orcs, dragões e animais em geral.
Existe ainda os que assumem um Fana (Fana é um tipo de corpo, mas não é como o hroa, o Fana é como se fosse uma "veste" para o fea)
Exemplo:
Os Valar assumiam Fana para serem vistos pelos elfos.

Sauron assumiu vários Fanas durante sua vida, ele foi o líder dos lobisomens e assumiu o Fana de um vampiro...também assumiu o Fana que enganou os elfos para a confecção dos anéis.

Ou seja, o Fea não pode ser destruido, logo Saruman "perdeu" seu hroa (os Istari possuiam hroa se não me engano, mas posso estar errado!) mas acho que nada impede que Saruman pudesse assumir outro Fana.

Gandalf, o cinzendo, quando morreu perdeu seu hroa, e voltou assumindo um Fana, se tornando Gandalf, o branco.

Mas quem pode explicar isso melhor é o Deriel ou o Gaemitrel....meus conhecimentos sobre essa parte vão parando por aí


Glaurung, o urulóki




valeu Glaurung, me ajudou a entender melhor... sauron tb pode naum ter sumido pra sempre...cada dia se descobre mais coisa hehhe

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Minha opinião sempre foi meio dividida, pois nunca tive com quem debater: ou Sauron passou a "controlar" Saruman através do Palantir de Orthanc (logo que ele chegou a Isengard, portanto, já tinha bastante tempo), por isso ele degrediu de tal forma até chegar ao ponto de desejar vingança aos hobbits; ou então ele foi consumido pelo desejo de possuir o Um, tendo passado tanto tempo com seu pensamento fixado nele que o Anel passou a atraí -lo e tentá-lo, como fez com Galdriel; ou os dois juntos....
Bem, não sei se falei ou muita asneira ou o óbvio, mas, qualquer coisa, gostaria que me corrigissem.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Eu concordo com a Éowyn, o palantir foi o responsável pelo início da ruína de Saruman. No meu entender ele começou a usá-lo com propósitos benéficos, na tentativa de obter mais informações sobre o Um Anel e sobre Sauron. Me parece que ele subestimou o poder malígno que estava enfrentando, uma vez que o próprio Gandalf negou-se a portar o palantir, passando-o para Aragorn, pois temia o contato direto com o "Olho".O poder contido no Um Anel é somente uma parte do poder de Sauron e mesmo assim é capaz de corromper os espíritos mais nobres, como o caso do Boromir, imagine o que poderia causar um contato direto com o próprio Sauron? Na minha opinião Saruman achou-se forte o suficiente para jogar com as forças malígnas e pagou um alto preço pelo seu egocentrismo.
 
Tá esqueci de colocar o palantir no meio do que eu escrevi lá em cima, então:
Acho que ele começou a ser influenciado pelo desejo de ter o Anel, e mais tarde a partir do palantír.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:Na minha opinião Saruman achou-se forte o suficiente para jogar com as forças malígnas e pagou um alto preço pelo seu egocentrismo.

Concordo, e provavelmente o fato de ser o chefe do Conselho e considerado o mais poderoso dentre os istari o fez pensar que poderia bater de frente com o próprio Sauron e resistir ao poder maligno dele.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo