• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os Palantíri

Swanhild disse:
O palantir levantado pelo Pippjn era pequeno. Era um dos que tinha cerca de 30cm de diâmetro. Eram os maiores que, de tão pesados, não podiam ser levantados por um homem só.

Olwë disse:
Os palantíri de Annúminas e Amon Sûl foram perdidos na baía de Forochel e o de Osgiliath caiu no Rio Anduin.

Este era um dos grandes. Foi uma grande perda não? Aliás estes grandes tinham propriedades diferentes. Suas perpectivas de vislumbres eram outras.
 
essa pergunta pode parecer bem doida mas...o espelho de galadriel era tipo as palantiri....ela podia ver o que quisesse?
 
Não, o Espelho de Galadriel não era como um palantír.

Sujo, o palantír de Osgiliath era sim a maior e mais poderosa das pedras-videntes que os numenorianos trouxeram. Era ela a única na Terra-média capaz de romper a "conexão" entre outras duas.
 
E tem outra coisa, essa pedra de Erech era grande demais para ser um palantir. Ela tinha a altura de um homem. As maiores pedras videntes não eram maiores do que um hobbit.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Não, o Espelho de Galadriel não era como um palantír.

Sujo, o palantír de Osgiliath era sim a maior e mais poderosa das pedras-videntes que os numenorianos trouxeram. Era ela a única na Terra-média capaz de romper a "conexão" entre outras duas.

Sim, esta é uma das caracteristicas à parte da qual me referia. Só para quem não sabe: Quando duas pedras estavam em ligação, as outras as enxergavam como brancas, não podendo estabelecer ligação com estas. A pedra de Osgiliath tinha a propriedade única de fazê-lo.

Sendo que Tolkien não foi detalhado no que diz respeito a pedra mestra em Eressea, apenas se referindo que esta lá estava pousada, será que a pedra de Osgiliath também possuiria outra propriedade única de se comunicar com a pedra de Eressea? Claro, se manipulada por mentes exímias na arte. Digo "arte" por que sabemos que é penoso mister fazer valer sua vontade sobre a pedra. Outro ponto bastante sugestível a reflexão, já que não sabemos a que limites pode atingir o manipulo das palantiri, é: que prodigios mais as Palatiri seriam capazes de realizar? Antes de Sauron conseguir "ler" os pensamentos de Saruman através da pedra ninguém sabia que isto era possível. Quando digo "ninguém" me refiro aqueles que se dedicaram a seus estudos e formularam as tradições. O texto especifica:

"Deve se recordar que as Pedras originalmente eram "inoscentes" e não serviam a propósitos malígnos. Foi Sauron quem as tornou sinistras, e instrumentos de dominação e fraude" - Contos Inacabados pag. 444

O que mais poderia ser feito com as pedras se manipuladas por seres poderosos como Sauron?
 
Sobre a pedra de Osgiliath poder se comunicar com a de Eressëa: acho que não podia. As pedras eram poucas, e foram dadas aos Faithful em Númenor pelos Eldar "para consolá-los/aliviá-los em sua privação de se comunicarem com os Eldar" por causa da proibição imposta pelos reis. Podemos imaginar que os Faithful em Númenor se comunicavam com Eressëa através delas? Sim. Se eles tinham poucas pedras, é provável que houvesse mais de uma que se comunicasse com Eressëa? Não.

Interessante que a pedra que se comunicava com Eressëa nem mesmo era uma das grandes. Parece que as grandes eram só as de Amon Sûl e Osgiliath. Isso me faz pensar que os Eldar não deram apenas uma porção de pedras videntes para os Faithful, eles deram foi uma verdadeira rede de comunicações, em que as pedras não apenas comunicavam-se entre si, mas cada uma tinha uma função bem determinada na rede e essas funções se complementavam.
 
Sobre Palantíres

Ao ler "A Voz de Saruman" e "O Palantír" foi contado que se tratavam de pedras pelas quais Sauron se comunicava com quem lhe ajudava, e que havia TRES deles.
Um estava com Saruman
Outro com Denethor
E O TERCEIRO, COM QUEM?
 
ora, com o próprio sauron!!! do contrário como ele iria se comunicar??

sauron tinha a de minas ithil, saruman a de orthanc e denethor a de minas tirith (ou era a de anor que foi levada pra tirith?)
 
Aff hehehe nem pensei nessa possibilidade
Pensei que havia um terceiro ajudante, que se comunicavam dos Palantíres para o Olho diretamente, não é isso?
 
Não... Sauron usava o Palantír de Minas Morgul. :wink:
Ele era poderoso, mas não TÃO poderoso... Os Palantíri só funcionam graças a Fëanor, afinal, pra vc ter uma idéia. :obiggraz:
Haviam mais alguns palantíri perdidos por aí, mas, ahn, eles foram... perdidos. :roll:
Ainda tinha o Palantír de Tol Eressëa, o Mestre-Palantír, mas isso é outra história. :D
 
será q algum dos três (saruman, sauron ou denathor) naum poderia usar o seu palantir pra tentar descobrir onde estavam os outros..... afinal, eles naum foram destruidos pq as pedras são indestrutiveis..... sempre pensei nisso........

e se aquele q ficava naquela cidade entre minas tirith e minas morgul (qual o nome???? :wall: ) era o maior, ele pode muito bem ter caído no rio e ficado lá..... eles poderiam tentar resgata-lo........
 
O poder de controlar as palantiri era proporcional a legitimidade de quem a usava... Sauron conseguiu dominar Saruman, mas a Denethor, que tinha legitimidade para usá-las, pelo cargo que exercia mesmo não sendo o rei legítimo, só trouxe loucura, mas nunca dominação. Aragorn, rei legítimo dos Dunedain, poderia usar a pedra e enfrentar, por meio dela, a de Minas Ithil, que por ventura, nas mãos de Sauron, poderia estar em consonância.

Sauron usurpou a de Minas Ithil. A de Orthank ficou com Saruman. A de Minas Tirith lá ficou sem ser usada até o reinado do mordomo Denethor II, pai de Boromir e Faramir. Algunas das palantiri se perderam até por conta do declínio de Gondor, outras foram tragadas no afundamento de Numenor, a maior, de Tor Eressea, lá repousa muito bem obrigado... Há quem acuse na ação das Palantiri relações com o declínio de Arnor, mas eu não me atrevo a afirmar isso. :-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo