1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre os Palantíri

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Odo Tûk, 18 Out 2001.

  1. Odo Tûk

    Odo Tûk Usuário

    eu naum sei se eu to fazendu essa pergunta pq eu naum li direito o sda (q triste), mas aonde estavam todos os palantíri na epoca da guerra do anel? eu sei q um tava c o saruman e o gandalf pegou e outro cm o denethor... o sauron tinha algum? e o resto?

    ah.. vcs repararam qndo falam em palantíri, estah escrito os palantíri?? naum estah errado? pq palantíri jah o plural de palantír, naum?

    §Also known as maddest§
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    As sete pedras Palantiri ["As que enxergam longe"] foram feitas por Fëanor em Aldamar, em Aman; é dito: "... e outros cristais também ele fez, onde poder-se-ia ver as coisas de muito longe, de maneira pequena mais clara, como se fosse com os olhos das águias de Manwë". Elendil levou-as de Numenor para a Terra-média durante a Queda de Númenor em 3319 [Segunda Era]. Os Palantiri foram dados aos herdeiros de Elendil como um presente dos Eldar. Os Palantiri pareciam serem feitos de vidro sólido ou cristal de um tom negro bastante escuro, e eram perfeitamente esféricas, sendo o tamanho das menores cerca de 30 cm e das maiores entre 90 e 120 cm e tão poesdas que não podiam ser levantadas por um homem. Elas permaneciam em mesas feitas de mármore negro.

    O uso das pedras: as menores podiam apenas se comunicar com as outras uma a uma, uma terceira não poderia interromper ou interferir, e teria que esperar que a conexão fosse finalizada. Apenas as maiores eram capazes disso [a de Osgiliath e provavelmente a de Amun Sul]. Todas eram alinhadas com os pólos da Terra para serem funcionais, se por acidente fossem removidas não funcionariam até que seus pólos fossem alinhados novamente, tanto na horizontal quanto na vertical. Caso se desejasse enxergar o Leste, deveria se olhar nela do Oeste. As pedras menores era fixas em uma direção, mas estas poderiam ser alteradas. Com as maiores poder-se-ia apenas andar ao redor delas que o ângulo de visão mudava.

    Era necessária uma grande força de vontade para se utilizar os Palantíri com a máxima eficiência. Qualquer um poderia olhar dentro deles e enxergar o que estava em sua linha de visão mas apenas aqueles de vontade forte eram hábeis de enxergar coisas específicas, objetos ou humanos, concentrando-se neles. As sete pedras eram mantidas em:

    1 A cidade de Annuminas. 2 A torre Elostirion em Emyn Beraid nos Portos Cinzentos. 3 A torre de Amun Sul [mais tarde Topo do Vento]. 4 A cidade de Osgilliath em Gondor. 5 A torre de Minas Ithil [mais tarde Minas Morgul]. 6 A torre de Minas Anor [em Minas Tirith] em Gondor. 7 A torre Orthanc em Nan Curunir / Isengaard.

    O destino conhecido das setes pedras : 1 e 3: Os Palantiri de Annuminas e o de Amun Sul afundaram na Baía de Forochel com Arvedui em 1975 [Terceira Era] enquanto Arvedui tentava escapar para Mithlond do maligno Re-Bruxo de Angmar. O Palantir de Amon Sul era o mais importante dos Palantiri ocidentais. 2: O último Palantiri no oeste, deixou a Terra-média no mesmo navio com Elrond, Bilbo, Frodo, Galadriel e Gandalf. Este Palantir não se correspondia com os outros, mas olhava além do oceano, e Elendil podia olhar as Terras Imortais. 4: O Palantir em Osgilliath, o mais forte deles e chamado Palantir de Anarion foi perdido na guerra civil, com a ruína e incêndio da torre na cidade em 1437 [Terceira Era] durante o reinado de Eldakar. 5: O Palantir de Minas Ithil foi capturado por Sauron quando a cidade caiu sob a ira dos Nazgul [2002 Terceira Era]. Este Palantir era o de Isildur e desapareceu quando Sauron e seu reino negro foram finalmente destruídos em 3019 [Terceira Era]. 6: Permanecia em Rath Dinen com Denethor II, mas tudo que se podia ver nele, se não se tivesse o poder de mudá-lo de direção, eram as mãos queimadas de Denethor II. 7: O último Palantir foi para as mão de Aragorn II [3019 da Terceira Era], e após sua passagem não é dito o que foi feito dele. Pode-se assumir que passou para seu filho Eldarion.
     
  3. Largo Cavafundo

    Largo Cavafundo Usuário

    Eu acho q alem dessas sete tinha uma q ficou no Oeste, nao?
     
  4. Leo

    Leo Usuário

    quote:

    Eu acho q alem dessas sete tinha uma q ficou no Oeste, nao?





    A palantiri mestra ficou em valinor sim, e das sete citadas na muitissimo completa resposta de Deriel, 2 aparecem na saga LOR a arremessada por lingua de cobra em orthanc, usada por pinpin(que poarou na mao de aragorn posteriormente) e a que sauron possuia.

    ------------------------
    Leandro Taddeo
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Três aparecem: a de Sauron em Barad-dur, a de Saruman em Orthanc (jogado fora pelo Língua-de-Cobra) e a de Denethor em Minas Tirith.
     
  6. Balbo

    Balbo Usuário

    Há uns meses atrás, o .:gloin:. fez uma observação: será que a pedra negra, grande e redonda fincada no solo nas Sendas dos Mortos não era um Palantir?
     
  7. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não acredito nisso, Balbo. Veja, existia uma rima que dava o número certo das palantíri trazidas de Númenor para a Terra Média: acho que ela é cantada no último capítulo do libro III do SdA pelo Gandalf. De acordo com essa rima ("sete estrelas, sete pedras e uma árvore branca"), as pedras trazidas pelos númenorianos eram sete. E a gente sabe que nenhuma dessas sete pedras é a pedra que estava ficada no chão em Erech.

    E a palantír mestra não ficava em Valinor, mas em Tol Eressëa. Isso está dito em algum lugar do Akallabêth ou do Of the Rings of Power.
     
  8. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    É, a Pedra MNestre ficava em Tol Eressëa. Quanto ao número. Bom, de Númenor vieram sete, agor aacho q nunca foi afirmado quantas palantír foram feitas.
     
  9. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Isso significa que alguem com mta força de vontade podia se comunicar com as Terras Imortais e com os eldar de Eressëa? Me parece que sim, mas pq ninguem nunca fez isso (que eu saiba)?
     
  10. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Está escrito nos Apêndices do SdA que Elendil frequentemente observava o palantir de Elostirion, que olhava apenas o mar. Este apontava para o Palantír mestre em Tol Eressëa.
     
  11. Balbo

    Balbo Usuário

    Como? :o?:
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Tolkien deu a indicação certa de cada uma das palantíri na TM.

     
  13. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    O prório Cristopher se indagava das poucas refências à Pedra Mestra. Numa nota a respeito da Pedra de Elendil nas Emyn Beraid, nota que explica sobre esta pedra e da sua propriedade única de apenas se dirigir ao mar e ser exclusa as outra pedras, ele ressalva:

    "É notável que no presente relato não haja referência a esta Pedra Mestra" (Contos Inacabados, Notas, pág. 517).
     
  14. Olwë

    Olwë Usuário

    Como os palantiri podiam funcionar na Terceira Era se foram criados por Fëanor, antes de o mundo tornar-se redondo? :tsc:

    Se o mundo era plano e maior na época em que os cristais foram projetados e sub-criados, como poderiam continuar operacionais depois de uma alteração tão radical no formato do planeta? :tsc:

    Algo que me escapa totalmente à compreensão é no que Fëanor estava pensando quando criou objetos que tinham que ser horientados de acordo com os pólos da Terra, uma vez que na época em que ele viveu a Terra era plana, e portanto não tinha pólos...

    Para essa última indagação, a melhor resposta a que consegui chegar por mim mesmo está na nota 17 do capítulo Os Palantiri do Contos Inacabados, em que se afirma que numa nota posterior e isolada, Tolkien negou (sem detalhes ou explicações) que os palantiri fossem orientados ou polarizados.

    Mas a primeira dúvida ainda me incomoda: se os palantiri foram criados numa época em que o mundo era plano, olhar para eles numa era posterior, em que o mundo tornou-se praticamente esférico, não equivaleria a olhar para um ponto fixo no horizonte, tangente à circunferência terrestre, para além do qual estariam apenas as estrelas? :|
     
  15. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Muito bem levantado Olwe...

    A nota 17 realmente é um alívio para a descrição de funcionamento dos Palantíri.

    Todo esse lance da mesa na qual ela era posta, da direção que você tinha que olhar pra vislumbrar lugares diferentes... Tudo isso parecia ser uma idéia em desenvolvimento, já que o próprio Cristopher acredita que a nota de Tolkien em que ele desconfirma os polos é posterior ao texto.

    Acho que todo lance ainda seria trabalho, já que a vários fatores divergentes a serem levados em conta. O lance da visão transpor barreiras, mas ser bloqueadas com a escuridão, e mesmo o de Encobertar o palantir para escondê-lo...

    Por isso considero o texto Os Palantíri um ensaio, e não o tomo como referência totalmente verossímil. É a mesma coisa com o "De Galadriel e Celeborn"... :roll:
     
  16. Holbytlan

    Holbytlan Usuário

    minha pergunta eh bem mais simples...se eram taum pesadas que naum poderiam ser lavantadas por um homem...como aragorn, pippin e grima conseguiram levatar o palantir?
     
  17. Olwë

    Olwë Usuário

    O palantir levantado pelo Pippjn era pequeno. Era um dos que tinha cerca de 30cm de diâmetro. Eram os maiores que, de tão pesados, não podiam ser levantados por um homem só. :wink:
     
  18. Balbo

    Balbo Usuário

    Maglor, além daquilo que o Sujo observou, se não me engano os palantíri não permanecem todos exatamente naquelas posições.
     
  19. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Balbo, se você ainda está pensando naquela sua pergunta sobre se a pedra de Erech poder ser um palantír:

    Os sete que foram trazidos para a Terra Média pelos Númenorianos eram os que o Maglor postou, e os lugares em que eles foram colocados estão listados no post do Maglor. Olhando na história da Terra Média, você veria que é verdade que nem todos eles permaneceram nesses lugares, mas mesmo os que foram movidos dali a gente sabe pra onde eles foram. E nenhum deles pode ser a pedra de Erech.

    Os palantíri de Annúminas e Amon Sûl foram perdidos na baía de Forochel e o de Osgiliath caiu no Rio Anduin.

    Os de Orthanc e Minas Anor ficaram nessas duas torres até pouco antes do início da Guerra do Anel.

    O de Elostirion ficou lá até o fim da Guerra.

    E o de Ithil foi capturado por Sauron.

    Fora esses sete palantíri, mais nenhum foi trazido para a Terra Média.

    Ok? :wink:
     
  20. Balbo

    Balbo Usuário

    Diante desse post-aula, só posso dizer uma coisa: :beer:
     

Compartilhar