• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os livros

Iluhtar

Usuário
Boa tarde meus caros...

Conheci tolkien primeramente pelo metal, sim com Blind Guardian, em muitas obras...
Mas realmente me aprofundei quando assisti o filme.

So que como sabe, Filme totalmente diferente de livro, posso sentir na pele pela minha experiencia com O Codigo Da Vinci de Dan Brown.


Entao esses dias fui a livraria, e vi muitos livros de Tolkien, e na minha humilde imaginacao, fiquei pensando qual seria a ordem para ler uma obra mosntruosa tanto em tamanho :mrgreen: quanto em sabedoria, e beleza.

Queria ralmenter saber dos bardos de plantao, se ha uma ordem que me ajudaria a entender as obras de tolkien, nao ir direto ao LOTR, mas sim passar a algo que enfim chegue nele,

Agradeco a todos,

Iluhtar ( inspirado em Eru Iluvatar + Morinehtar ) - Wikipedia :joy:
 
Na minha humilde opinião Iluhtar, deve começar por O Senhor dos Anéis mesmo. Penso que a maior parte das pessoas começou por aí e é o ponto de partida adequado, pois normalmente as coisas devem aumentar de escala numa série de livros e a escala dos acontecimentos nos restantes é sem dúvida muito maior.

Aliás, convém também não esquecer O Hobbit. Se você já viu o filme conhece a história, mas ainda assim é importante que o leia antes para saber algumas coisas antes de começar por ler a Sociedade do Anel.

Depois desses dois, deve passar para O Silmarillion, que é a base de todo o legendarium que retrata as primeiras Eras de Arda. Para o complementar leia os restantes (Contos Inacabados, Filhos de Húrin, etc).

Garanto-lhe que vai ser uma experiência muito mais gratificante que a proporcionada pelos livros de Dan Brown.
 
Comece por ler o livro: O hobbit...
Depois:
-A irmandade do anel
-Duas torres
-Regresso do rei

Quando acabar leia o Similarion e oscontos inacabados...
^^
 
Agradeco a velocidade...

Entao vai ser isto mesmo...

Gostaria de saber se a alguma diferenca entre as edicoes do livro...

Pois ja vi livros cortados, em edicoes brasileiras, como Os Miseraveis de Vitor Hugo, tem versoes brasileiras de 100 paginas oO"

O senhor dos aneis - os 3 livros juntos sao iguais aos 3 separados?
senhor dos aneis - as capas e traducoes alteram alguma coisa?


Nesta mesma duvida do senhor dos aneis gostaria de saber de O hobbit, THe Similarion e etc..


Minha ultima duvida =X
 
Não estou muito a par das edições aí no Brasil, então espere que outra pessoa o informe. Mas normalmente os livros têm páginas diferentes de edição para edição e editora para editora porque o tamanho da letra ou da folha é diferente, não porque têm material cortado. Há Bíblias de bolso do tamanho de uma carteira pequena, por exemplo. Quanto às traduções, alteram algumas coisas, mas apenas no aspecto do texto, a informação transmitida ao leitor é a mesma (tirando umas omissões que penso que houve aí numas edições do Brasil).

Uma edição que tenha os três livros num só não deve ter diferenças, tirando o facto óbvio de que faz tudo parte do mesmo volume. Mas que saiba só lançam edições assim em inglês.
 
Até onde eu sei as edições alteram pouca coisa o volume unico e os tres separados, mas não to muito bem informada a esse respeito, um conselho vai ser muito bom ler os livros em uma ordem "contraria"
sda
O hobbit
Sillmarillion
CI

mas depois qu eler todos é bom reler eles na ordem cronologica
 
Bem.

Você pode começar tanto do Hobbit quanto do Senhor dos Anéis.
Não aconselho, definitivamente, começar pelo CONTOS INACABADOS. Este último exige um maior conhecimento de Tolkien e você não vai entender nada sem ler as obras do professor - eu digo por experiência própria, tentei ler contos antes do Silma e aproveitei muito pouco.


O Hobbit é leve, mais amador, por assim dizer. Há grande diferença em termos de maturidade literária do Hobbit para o SdA.

SdA, por sua vez, é mais pesado de ler. Embora a leitura em si não seja difícil e sim agradável. Mas sabe né cara, são mil páginas trincadas mais os apêndices - que você deverá ler - totalizando em 1200, não uma aventura de leve como o Hobbit de sei lá 300 pags.

LOGO, aconselho a seguinte ordem:

1 - Hobbit ou SdA, com leve tendência a começar pelo Hobbit.

2 - Hobbit ou SdA (o que sobrar)

3 - Silmarillion, que é o legendarium, como o colega abaixo citou, é onde você começa a ter as dúvidas que surgiram nos primeiros (princip. nos apêndices do SdA) esclarecidas. Origem dos elfos, homens, grandes elfos, cidades, de onde surge o "mal" e muito mais sobre a história do mundo e dos que o compõem.
Aqui, para mim, não consigo definir se ele chega no seu apogeu nas obras de fantasia ou se este seria no SdA em certas parte que não tem como definir qual é o melhor!

4 - Por fim, contos inacabados, que exige amplo conhecimento da obra de Tolkien, sendo pois uma obra composta de fragmentos "fragmentados" que pedem que você os conheça para conseguir formar um conjunto lógico.
Só te alerto que o contos não forma uma unidade em termos de estória. São, simplesmente, contos que não foram acabados :lol:

É esta minha humilde opinião. Espero poder ter esclarecido sua dúvida.

Valeu!
 
Considerando o que já li, aconselharia primeiramente O Hobbit, depois o SdA e depois o Silmarillion.
E só não digo pra ler o Silmarillion primeiro porque ele, às vezes, pra quem não está acostumado, fica uma leitura meio exaustiva. Digo isso pelo que os outros falam também porque eu, que já li várias vezes e gosto, não sinto isso. hehehe...
Se não fosse por isso, diria pra ler o Silma antes de tudo pq tem pequenos trechos do SdA que quem não conhece, fica meio boiando.
 
Acho também que ler o Silma primeiro desanima... Mas olha..
Eu li na ordem inversa também..
O Senhor dos Anéis
O Hobitt
O Silmarillion
Os contos inacabados
E foi muito bom.. ae dps que li Os Contos Inacabados voltei a ler na ordem certa pra encaixar as coisas.. XD mas nao precisa de tanto trabalho...
 
Bem,a ordem em que eu li,é a seguinte:

1.O Silmarillion
2.O Hobbit
3. a Trilogia do O Senhor dos Anéis
4.Contos Inacabados

E para mim,apesar de fazer um certo tempinho que eu os li,não fiquei perdida,nem desanimada ao ler primeiro o Silmarillion,mas enfim vai de cada um optar pela ordem que achar melhor.;-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo