• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os fëar de animais, ents e águias

Estou desenterrando um tópico da época de recém-chegado. Ainda hoje não consegui compreender essa questão direito.

Eu preferiria pensar que ents e águias são sim seres de fora de Arda convocados por Eru. Não creio que importaria muito se eles são ou não ainu, pois, se pararmos para pensar, o que realmente seria um "ainu"? Qualquer ser que fora criado antes das músicas poderia ser classificado como um ainu, que nada mais é do que um espírito antigo distinto aos eruhíri. Sendo que a sentença de "celibato" seria posta apenas para os ainur que entraram em Arda sob a forma de emissários de Eru (valar e maiar). Outros seres, como Ungoliant e espíritos menores, não estariam sujeitos as mesmas regras.

E onde Tolkien diz que Melian foi a única que se proliferou? Tenho dúvidas sobre a possibilidade de ainur de se reproduzir. Há uma teoria que diz que um ainu de qualquer espécie poderia se unir a um outro ser e gerar uma descendência. Melian se uniu ao elfo Thingol e teve uma elfa; Ungoliant se uniu a algum tipo de aranha e teve sua prole; etc. O que não poderia acontecer é um ainu gerar sozinho ou com outro ainu. Essa teoria resolveria todos os problemas.

Porém, no trecho postado por Maglor Tolkien descarta o fato das águias terem fëar por se reproduzirem. Creio que Tolkien tomou essa decisão com a idéia de que haveria apenas duas linhagens de espíritos: eruhíri e ainur. Os primeiros são conhecidos (elfos, homens e anões) e os segundos não poderiam gerar prole; portanto decidiu que águias não teriam fëar. Tolkien descarta logo de cara, assim, a terceira linhagem de espíritos.

Alias, por que ele não fez o mesmo com os ents? Acompanhem meu raciocínio:

1º. No trecho do capítulo "Aulë e Yavanna" é dito que Yavanna convocara espíritos para assumirem a forma dos ents.

2º. Tolkien descarta no HoME a terceira linhagem de espíritos.

3º. Portanto ents têm procedência ainu (a menos que seja eruhír, mas assim os ents deveriam ser contados entre os Filhos de Ilúvatar também).

4º. Ents se reproduzem.

5º. Conclusão: ainur podem se reproduzir.

Como disse ali em cima, a sentença de "celibato" seria posta apenas para os ainur que entraram em Arda sob a forma de emissários de Eru (valar e maiar). Outros seres, como Ungoliant e espíritos menores, não estariam sujeitos as mesmas regras.

Há uma contradição aí. Por que as águias foram reduzidas a seres sem fëar enquanto os ents, com as mesmas características, não foram? Se Tolkien descartou o fato das águias serem ainur por estas se reproduzirem, por que ele não fez o mesmo com os ents?

Só resta saber se esse relato do HoME e o trecho do Silmarillion estão com concordância cronológica entre si. Talvez um seja anterior ao outro ou algum já fora descartado.
 
Última edição:
Vai ter que esperar alguém mais entendido, eu quando falo sobre algo que não sei é só bola fora...
Curti o Avatar do Beethoven!
 
Vai ter que esperar alguém mais entendido, eu quando falo sobre algo que não sei é só bola fora...
Curti o Avatar do Beethoven!

Imagine, já vi vários bons posts seus espalhados pelo fórum.

Ah, valeu. Tive que usar a barra de ferramentas do word, já que não tenho protoshop nem nada do tipo. :dente:


E então, ninguém vai tentar resolver a questão? Gabriel, Pandatur, Caranthir...?
 
é uma questão complexa, Haran. a hipótese q vc lançou, dos ainur poderem se unir a criaturas, me lembra o trecho da bíblia onde é dito que os anjos se apaixonam pela filhas dos homens e têm filhos com elas. ou seja, acho q isso ocorre desde q o ainu incorra "nas correnetes da carne", como Melian, cujo caso é célebre, mas o número poderia ser maior entre os servos de morgoth, muito mais carnais. aliás, o próprio morgoth cobiçou lúthien...
 
Ainu só pode se reproduzir se estiver encarnado em um hröa, e para isso precisa de um parceiro "original" da espécie que ele vai se reproduzir... o filho de um ainu nunca vai ser um ainu, mas sempre a espécie do outro ser... por isso fica inviável dois ainur terem um filho.
Melian se juntou a um elfo, por isso sua filha era elfa, mesmo tendo alguns "super-poderes"...
Se vc pensar que os ents eram ainur seriam impossível sua reprodução... se vc pensar que os ents eram crias de um ainu com outra espécie, não muda nada, pq essa outra espécie tinha que ser necessáriament um ent... o cruzamento de ainu com uma espécie não gera uma espécie nova, mas mantém a espécie do não-ainu...
 
não, os ents já eram originalmente os pastores-de-árvores, logo, diferentes delas. é engraçado, nos versos de fangorn sobre os povos-livres parece q os ents se incluem entre eles, junto com elfos, homens, anões.
 
Ainu só pode se reproduzir se estiver encarnado em um hröa, e para isso precisa de um parceiro "original" da espécie que ele vai se reproduzir... o filho de um ainu nunca vai ser um ainu, mas sempre a espécie do outro ser... por isso fica inviável dois ainur terem um filho.
Melian se juntou a um elfo, por isso sua filha era elfa, mesmo tendo alguns "super-poderes"...
Sim, foi exatamente o que eu disse no meu post, o problema é que eu pelo menos não lembro de Tolkien afirmar sobre isso, o que torna isso apenas uma teoria. Há quem defenda que Melian só teve sua filha por autorização direta de Eru.

Se vc pensar que os ents eram ainur seriam impossível sua reprodução... se vc pensar que os ents eram crias de um ainu com outra espécie, não muda nada, pq essa outra espécie tinha que ser necessáriament um ent... o cruzamento de ainu com uma espécie não gera uma espécie nova, mas mantém a espécie do não-ainu...
Então ents seriam o quê? Como Tolkien descartou a terceira linhagem de espíritos, se eles não são ainur só podem ser Filhos de Ilúvatar, o que duvido muito. A menos que eles não tenham fëar.

Sem falar que, se as águias e ents não terem fëar (ou serem eruhíri), quem são aqueles espíritos que Yavanna convocou para se misturar entre os kelvar e olvar? "Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida". Pelo menos os ents podem ser colocados aí. Já com as águias é um pouco mais complicado, já que no HoME Tolkien diz que elas não têm fëar.

Eu acredito que apenas os ainur que entraram como emissários de Eru, ou seja, aqueles primeiros que entraram para construir Arda e etc, não possam se reproduzir. Isso não impede que os que ficaram possam vir a Arda mais tarde e assumir outros papéis cujas regras sejam diferentes. Claro, pura opinião minha.
 
Se não me engano os ents aprenderam a falar com o elfos... isso já elimina a possibilidade de serem ainur.

Yavanna criou os ents na música a partir de seu pensamento. Um ainu não pode criar outros ainur. As águias foram criadas na música por Yavanna e Manwë.

Ao meu ver os ents e as águias são kelvar e olvar superdesenvolvidos, com finalidades específicas, e esses "espíritos" foram criados pelo pensamento de Yavanna e Manwë. São espíritos, mas não são fëar. São como espíritos da natureza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo