• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o universo...

É uma coisa que nem os maiores cientistas sabem...O universo está em expanção ou regreção...Será que ele é infinito?

O que existe depois do universo e se existe?
O universo estará em colapso?
 
Ele está em expansão. Das muitas galáxias analisadas, apenas 2 ou 3 (se não me engano) apresentaram desvio para o azul (que representa que estão se aproximando), enquanto a grande maioria apresenta desvio para o vermelho, que indica que estão se distanciando.
Agora pode até ser que o universo esteja em expansão, mas chegue um momento em que ele não consiga mais se sustentar, e acaba voltando a uma singularidade (o Big Crunch)

O que existe depois do universo e se existe?
É, acredito que isso não exista mesmo, pois se o universo é "tudo", não faz sentido perguntar o que há depois dele.
 
Eu não consigo entender.. não consigo ver o sentido. Dizem que o universo é infinito, mas que ao mesmo tempo está em expansão. Como é possivel?
 
Existem varias teorias pra origem de universo, mas nãoa diante dizer q é isso ou aquilo, são apenas teorias, e provavelmente nunca vao deixar de ser teorias! Se vc não pode fazer experiencias pra comprovar as teorias, então nao tem como provar qq coisa!

Como o Gandalf falow, tirando umas galaxias bem proximas, o q chamam de aglomerado local, todas as outras galaxias estão se distanciando da nossa! Isso leva a crer q o universo esta em expansão!
Existe 3 teorias, uma de q o universo de espandiria infinitamente (Big Chill) de as galaxias se diantanciariam cada vez mais uma das outras, todas as estrelas delas gastariam todos o combustivel existente, e tudo terminaria num grande frio!
Outra é q o universo se espadiria até um ponte de equilibrio, isso aconteceria apenas se a massa total do universo tivesse o numero exato para frear a expanssão, mas se fosse um poquinho a mais ele colapsaria...
Dai vem a terceira teoria q é o Big Chruch!
O universo teria uma massa suficiente para frear a expanssão e colapsaria, e tudo voltaria ao estado inicial de 1 ponto, para explidir novamente!

Tudo não passa de Teoria! E ninguem pode provar nada ainda!

Mas a principio os que defendem a teoria do Big Chill estão em vantagem, já q pelo q se calcula, o universo esta em expanssão acelerada, ou seja, cada vez esta se espandindo mais rapido, e nenhum sinal de q vai parar, fora q toda a massa calcula do universo, incluido a da suposta materia escura, é coisa de apenas 30% da massa necessaria para fazer o universo colapsar!

Mithrellas disse:
Eu não consigo entender.. não consigo ver o sentido. Dizem que o universo é infinito, mas que ao mesmo tempo está em expansão. Como é possivel?
Ai é q tá, o universo não é infinito! :wink:
Pelo menos é o q a maioria diz! :roll:
 
Mithrellas disse:
E se ele não é infinito.. o que vem depois? :D

Teoria da Rosquinha, da Esfera, do Anel, ou como quiserem chamar: O universo não tem começo nem fim, é como se você por exemplo resolvesse um dia sair de casa e ir em linha reta na direção Leste. Se você conseguisse transpor os oceanos, montanhas, etc., depois de um tempo você voltaria ao mesmo ponto de partida.

Digamos que você levasse 80 dias para dar a volta ao Mundo desse jeito. Provavelmente a sua vizinhança não teria mudado muito. Agora imagine que uma formiga resolvesse fazer o mesmo. Ela levaria proporcionalmente muito, mas muito tempo a mais, provavelmente iria morrer antes de completar a volta, mas com certeza a vizinhança dela estaria totalmente diferente se ela conseguisse chegar.

A questão é: ela conseguiria saber que chegou ao ponto de partida?

A Terra (ou o universo, depende da escala que for tomada) está em constante mutação, é o nosso ponto de vista é muito limitado para definirmos um conceito de início ou fim.

É como se você perguntasse pra uma criança se R$ 1000 é um dinheiro infinito. Dependendo da idade ela diria que sim. Para um adolescente não. Adulto muito menos.
 
É uma pergunta classica:
"Se ele nao é infinito e esta em expansão, pra onde esta se espandindo?"
é a mesma cosia q perguntar:
"Se ele começou em um ponto determinando, oq existia antes?"

O universo é finito, mas o q acredita-se, é q ele seja fechado!
Isso seria tipo, se vc cosneguisse rumar sempre em uma direção, para todo sempre, vc ia acabar voltando para o mesmo lugar de onde saiu! :mrgreen:
Entendeu?
Imagina a Terram se vc pegar uam direção e for sempre nela, vc vai acabar voltando pro ponto de partida!
Então, seria mais ou menos assim!

EDITADO:
Droga, responderam antes! :disgusti:
 
Ele está em expansão e retrasão. Nesse momento galaxias nascem, e nesse momento galaxias acabam...
O Universo não está em colapso, nunca esteve, buralho negros, estrela, galaxia sempre existiram!
 
Gandalf disse:
O Universo não está em colapso, nunca esteve, buralho negros, estrela, galaxia sempre existiram!

Isso é improvável, se o universo sempre tivesse existido então um tempo infinito já teria se passado, se um infinito tempo já se passou tudo que poderia acontecer já teria acontecido mesmo que a probabilidade fosse mínima. Além disso já teria dado tempo para luz de todo o universo chegar à terra, o céu provavelmente seria branco a noite.

Galáxias não nascem do nada, nem se somem do nada.
 
Li uma vez um artigo que falava sobre isso. Ele dizia que o Universo, ao todo, é impossivel de ser analisado completamente, por sua extensão. Não tem como dizer se ele está em colapso ou em expansão. As galáxias e os Sois podem estar em desvio para o azul, ou em desvio para o vermelho, isso do efeito doppler, que diz que a frequencia na frente da onda é maior e o comprimento de onda é menor, onde atrás é o contrario, a frequencia menor e o comprimento de onda maior. E, como vermelho é a frequencia mais baixa, se a galaxia estiver em desvio para o vermelho, quer dizer que a galaxia está se distanciando, e vice-versa (tudo coisa que eu aprendi esse ano em física 8-) ). Mas como podemos saber se ele está em expansao ou em colapso? É tudo teoria... A ciencia em si é pura teoria, com certos fatos que se dizem provados. Uma teoria provada, por exemplo, que nós sabemos que nao é verdade, é um Paradoxo de-um-grego-cujo-nome-esqueci, que diz que movimento nao existe. E esse cara provou isso. Pensem assim: Um homem e uma tartaruga estão numa corrida. A tartaruga começa 1 minuto antes, e daí o homem começa a correr. O homem vai chegar infinitamente perto da tartaruga, mas ela vai sempre ter andado um pouco mais, se vc considerar que a velocidade dos dois seja constante. O homem chega no lugar onde a tartaruga estava um momento atrás, mas nesse tempo a tartaruga já se moveu, e se distanciou. Mesmo com o homem viajando mais rápido que a tartaruga, a tartaruga (teoricamente) venceria, pois ela começou antes e sempre estaria um pouco na frente do homem. Sacam? É irritante o pouco que nós sabemos sobre as coisas em geral. As galaxias podem estar se distanciando, mas e se elas estiverem se distanciando na mesma direção, ou em outras palavras, se juntando, entrando em colapso? É confuso, muito confuso... :?
 
Boa Kaji! :mrgreen:

Tipo Gandalf
Não pode ser bem assim pro um simples motivo!
Quanto mais distante se olha, mas atras no tempo se ve!
Isso acontesse devido a velocidade a velocidade da luz!
A luz dos objetos mais distante q cosneguimos observar, vieram de tempos muito distantes tb! E pelo q se observa dessa galaxias mais distantes, é q elas estão em um estado direfente das galaxias mais proximas! ao q parece, as galaxias tem uma certa evolução! E as galaximas q estao a mesma distancia da gente, ou seja, q sao da mesma era, sao muito parecidas umas com as outras, oq aparentemente indica q todas as galaxias evoluem seguindo uma regra, se for assim, todas elas nasceram juntas, e o universo teria um momento de criação sim!
ou nao!
nunca se sabe! :mrgreen:
 
Mithirandir disse:
Pensem assim: Um homem e uma tartaruga estão numa corrida. A tartaruga começa 1 minuto antes, e daí o homem começa a correr. O homem vai chegar infinitamente perto da tartaruga, mas ela vai sempre ter andado um pouco mais, se vc considerar que a velocidade dos dois seja constante. O homem chega no lugar onde a tartaruga estava um momento atrás, mas nesse tempo a tartaruga já se moveu, e se distanciou. Mesmo com o homem viajando mais rápido que a tartaruga, a tartaruga (teoricamente) venceria, pois ela começou antes e sempre estaria um pouco na frente do homem. Sacam? É irritante o pouco que nós sabemos sobre as coisas em geral. As galaxias podem estar se distanciando, mas e se elas estiverem se distanciando na mesma direção, ou em outras palavras, se juntando, entrando em colapso? É confuso, muito confuso...
Essa teoria é furada!
Por isso existe calculo!
A tartarua nao ira vencer pq!
Assim como ela sempre vai ter andando um poquinho, o tempo necessario para o homem atindir ela sera cada vez menor!
O limite para o tempo q o homem se aproxima da tartaruga diminue muito mais rapido q o diatancia q separa os dois! a media eles se aproximam! Entao eles se encontraram num ponto determinado e q pode ser calculado!
 
"se vc considerar que a velocidade dos dois seja constante." e "Mesmo com o homem viajando mais rápido que a tartaruga,"

Ué, ele tá mais rápido, ou na mesma velocidade que a tartaruga???

Mas aí entra o ponto de vista relativo - por mais que as galáxias estajam se distanciando de nós, se elas estiverem se juntando e entrando em colapso, isso quer dizer que o universo de qualquer forma está se retraindo, mas para um outro ponto sem ser o analisado.
 
Gandalf disse:
Mas aí entra o ponto de vista relativo - por mais que as galáxias estajam se distanciando de nós, se elas estiverem se juntando e entrando em colapso, isso quer dizer que o universo de qualquer forma está se retraindo, mas para um outro ponto sem ser o analisado.
Não entendi onde vc quer chegar!
Vc ta querendo dizer q se elas tao se afastando gagente, elas estariam todas rumando em uma outra direção?

Nao necessariamente, se o universo esta crescendo em espaço, ele esta crescendo eme spaço em todas as direções!
Ai é q ta, nao sao as galaxias q estao se distanciando, é o universo q esta aumentando!
Nem seria possivel as galaxias realmente estarem se movimentando pq tipo, quando mais distante elas estao, mais rapido elas estao se afastando de nos, dessa forma chegaria um ponte q elas estariam mais rapidas q a velocidade da luz, e isso nao seria possivel!
 
Essa teoria é furada!
Por isso existe calculo!
A tartarua nao ira vencer pq!
Assim como ela sempre vai ter andando um poquinho, o tempo necessario para o homem atindir ela sera cada vez menor!
O limite para o tempo q o homem se aproxima da tartaruga diminue muito mais rapido q o diatancia q separa os dois! a media eles se aproximam! Entao eles se encontraram num ponto determinado e q pode ser calculado!
Digo, pensa assim: Quando o homem chegar no lugar onde a tartaruga estava, a tartaruga ja vai ter se movido mais um pouco. Mesmo com o homem andando de carro de formula 1 e a tartaruga andando a 1 km/h, toda vez que o homem atingir o ponto onde a tartaruga estava, ela já vai ter se movido. E essa teoria foi PROVADA, mas acabou sendo ignorada, pelo simples fato de sabermos que isso nao acontece. Numa corrida, o que sair antes nem sempre ganha. Então esse paradoxo está errado, mas ninguém sabe provar porque, além de usar o "Porque sim". :?
Confuso, não? Eu dou uma pesquisada e descubro o nome do cara... :wink:
 
Nào não!!! Você me interpretou mal, eu só comentei o que o Mithrandir tinha dito - "As galaxias podem estar se distanciando, mas e se elas estiverem se distanciando na mesma direção, ou em outras palavras, se juntando, entrando em colapso? "

Eu só quis dizer que isso não implica que o universo esteja em expansão, mesmo que a galáxia analisada esteja se distanciando.
 
Uma teoria PROVADA, como você disse, não é ignorada. Pelo que eu entendi essa teoria está é mal formulada. É como aquelas pegadinhas aindo você insere argumentos errados e faz a pessoa acreditar que estão certos.
 
Mas é meio que lógico que se o homem estiver mais rápido, vai ser uma questão de tempo até ele chegar até a tartaruga e ultrapassá-la, e até há como provar isso, como o Digo_s disse.
Dá uma olhada se é exatamente isso Mithrandir, porquê tá meio confuso....
 
Mentor disse:
Uma teoria PROVADA, como você disse, não é ignorada. Pelo que eu entendi essa teoria está é mal formulada. É como aquelas pegadinhas aindo você insere argumentos errados e faz a pessoa acreditar que estão certos.
Exatamente, isso é uma pegadinha!

Gandalf, pode acreditar cara, isso não é provado!
Se um dia vc fizer uma area de tecnologia na faculdade, vc vai ter aula de Calculo e vai ver q é possivel calcular o ponto exato do encontro mesmo pensando da forma como vc falow!

Se a formiga e o corredor estiverem em valocidades constante, é mais facil ainda provar q eles vao se encontrar!
Vc pode dizer q cada vez q o velocista alcança onde a tartaruga estava, ela vai ter se distanciado um poquinho mais, acontesse q cada vez esse poquinho mais ser mais poquinho, e mais poquinho! e o tempo necessario para o velocista andar esse poquinho vai ser cada vez menor, e menor! E esses poquinhos vai todos tender a um tempo e uma distancia precisa e facilmente calculada! E pode ter certesa q ela nao fica depois da linha de chegada! :wink:
 
Gandalf The Grey disse:
Nào não!!! Você me interpretou mal, eu só comentei o que o Mithrandir tinha dito - "As galaxias podem estar se distanciando, mas e se elas estiverem se distanciando na mesma direção, ou em outras palavras, se juntando, entrando em colapso? "

Eu só quis dizer que isso não implica que o universo esteja em expansão, mesmo que a galáxia analisada esteja se distanciando.
Elas nao estao de distanciando na mesma direção!
Elas estao sempre de distanciando em direção diferentes!
pq nao sao elas q estao se distanciando...
Tipo, tenta visualizar como q o espaço entre elas é q estivesse aumentando!
Deixa eu ver um exemplo...

Pega uma bola de encher!
Dai vc cola alguns papeis nele!
Quando vc enche a bola, nao importa o quão perto estejam os papeis, conforme vc "aumenta o espaço" todos eles vao se distanciar!
com o universo é mais ou menos assim!
elas nao estao se ditanciando em uma determinada direção, o universo entre elas é q esta aumentando!
é meio confuso, mas é o q os carinhas acham q esteja acontecendo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo