• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o Silmarillion

Nat

Usuário
Eu andei lendo (DE NOVO) Silmarillion e prestei atenção em algumas coisas que antes me escaparam. A primeira é:

1- Ilúvatar criou três temas: o primeiro, quando da criação do mundo (aqui eu incluo as dissonâncias entre o tema seguido pelos Valar e o outro criado por Melkor); o terceiro, mostrando o surgimento dos seus Filhos. E o segundo tema se referiu ao quê?
2- No livro são citadas várias canções compostas por elfos que relatavam determinados acontecimentos, por exemplo: Aldudénië (que eu creio que conte o desentendimento entre Fëanor e seu irmão Fingolfin e o juramento do último seguir o outro); Noldolantë (A Queda dos Noldor); Narsilion (O Cântico do Sol e da Lua); A Balada de Leithian ou Libertação do Cativeiro e A Balada de Eärendil. Sei que um deles, A Balada de Leithian ou Libertação do Cativeiro está em um dos volumes (não me lembro qual) da History of Middle-Earth. E os outros? Eles existem ou são somente citados no livro?
3-São citadas três famílias de atani (homens amigos-dos-elfos). São elas a de Beor, o Velho; de Marach; e de Haldad (do povo haladin)?
 
Re: Sobre o Silmarillion........

Então pelo que eu entendi do Silma tem partes que a transição entre os temas não tem muitos detalhes. A princípio cada um dos Ainu cantava só ou em grupinhos. Depois Eru mostrou um tema que inspirou-os a cantar todos juntos pela primeira vez e que a princípio começou muito bem e que a música era tão bela que só seria superada quando Eru finalmente conceder a chama imperecível aos seus filhos.

Nesse momento Melkor começa a influenciar a música para o mal e Eru percebe isso. Ele deixa a música virar uma confusão de atos violentos e segundo o livro "em meio a tormenta" ele adiciona um novo tema à música que começa a combater a influência de Melkor. A música termina de uma forma espectacular.

A próxima música ainda virá e ela será mais bela que todos os temas e músicas já apresentados. Daí que pelo que entendi há mais de um tema em uma mesma música.

Um fato curioso é que no Silma diz que sobre as batalhas contra Melkor no início dos tempos os Valar preferiam não falar e é possível que esse seja o trecho atormentado da segunda metade do primeiro tema da música antes de Eru interferir. A terra média ainda tinha muitos segredos.. Eu lembro de ter lido no SdA sobre Dragões Frios ao norte das colinas de ferro, que atormentavam os anões... As batalhas antigas devem ter trazido criaturas bem bizarras e poderosas o suficiente para desfigurar a criação e forçar a entrada de Eru na música.
 
Re: Sobre o Silmarillion........

Nat, algumas das canções às quais se refere, até onde se estedem meus conhecimentos, são meramente citadas - elas não existem realmente. A única exceção se dá para a Balada de Leithian (ou Lay of Leithian) que é integralmente lida no HoME III - The Lays of Beleriand, e talvez a Balada de Eärendel (Lay of Eärendel ou The Fall of Gondolin) que está sob a sessão "Poemas Abandonados" do mesmo volume. De qualquer forma, vale a pena conferir.

Quanto às casas dos homens, elas são a Primeira Casa de Bëor; a Segunda Casa, de Haladin; e a Terceira Casa, de Hador - e sim, elas foram fundadas por Bëor, Haldad e Marach, respectivamente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo