• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o Livro Vermelho...

Asca

Usuário
Desculpem se esse tópico é muito tosco, pois, ainda não tive a oportunidade de ler todos os livros a respeito.
Mas quando Tolkien cita em seus livros tipo: "O Livro Vermelho contém um grande número de versos. Alguns estão incluídos na narrativa a Ruína do Senhor dos Anéis ou nas histórias e crônicas anexas..."
Me intriga pois o Livro Vermelho está referido a quê?
Ao Lá e de Volta Outra Vez, O Hobbit...
Ou é um livro onde ele faz menção de todas as Histórias sobre Arda (consequentemente TERRA MÉDIA)?

Obrigado.
 
Mas é isso, no legendarium: o Livro Vermelho era o livro de Bilbo. Foi ele quem primeiro começou a escrevê-lo, contando sua viagem até Erebor, e a volta: Lá e de Volta Outra Vez. Depois, ele passou-o a Frodo, que ocupou muitas páginas com o relato da Guerra do Anel conforme seu ponto de vista e de Sam, Merry e Pippin. Quando foi pros Portos, entregou-o a Sam, que, por sua vez, entregou-o à filha; daí o Livro passou a ser uma relíquia guardada pelos Lindofilhos das Colinas das Torres, do Marco Ocidental, descendentes de Mestre Samwise. É como se as versões de O Hobbit e O Senhor dos Anéis que nos chegaram tivessem sido tiradas e editadas do Livro Vermelho, entende? :)
 
Última edição:
wow...isso torna tudo mais grandioso!

agora sim , ta entendido!

(ps: o q é legendarium?)
 
Acho fascinantes as "explicações" para a existência dos fundamentos e das histórias de Eä, e do porquê de terem podido ser ouvidas por nós, nestas configurações da Terra, neste Tempo. =]

O nome Legendarium é normalmente usado para se expressar que a procedência é do conteúdo da mitologia em si, e não do [supostamente :mrgreen:] realístico. Ex., dizemos que O Hobbit foi, do ponto do legendarium, escrito por Bilbo; mas, de fora dele, foi escrito por Tolkien.
 
Última edição:
Hum... É,mas o SdA que nos chegou em nossas mãos não é o 'original' do Bilbo, né? Pois não é escrito como diário...
 
O primeiro livro que li de Tolkien foi O Senhor dos Anéis e eu fiquei encantada com essa idéia, que ele apresenta, de que está apenas traduzindo o Livro Vermelho, pois cria um senso maior de 'realidade'.

Não sei se ele foi o primeiro a usar esse tipo de artifício, pois já li outros livros publicados depois de O Senhor dos Anéis, que usam a mesma idéia, ou seja, dizem que estão publicando a tradução de um manuscrito.

Tenho curiosidade sobre isso! Será que Tolkien foi pioneiro também nisso?
 
Sempre achei o fato do Tolkien se intitular o tradutor do LOTR ou livro vermelho,muito genial porque dá a sensação que realmente existe a história de Arda,que os mitos que há no silmarillion e até mesmo o LOTR foi algo que perteceu a um passado muito antigo


e se não me engano umberto eco usa esse truque de dar uma de tradutor no livro O Nome da Rosa
 
Sempre achei o fato do Tolkien se intitular o tradutor do LOTR ou livro vermelho,muito genial porque dá a sensação que realmente existe a história de Arda,que os mitos que há no silmarillion e até mesmo o LOTR foi algo que perteceu a um passado muito antigo


e se não me engano umberto eco usa esse truque de dar uma de tradutor no livro O Nome da Rosa
Concordo plenamente, isso torna tudo muito mais "real", e muito mais legal.
 
Sempre achei o fato do Tolkien se intitular o tradutor do LOTR ou livro vermelho,muito genial porque dá a sensação que realmente existe a história de Arda,que os mitos que há no silmarillion e até mesmo o LOTR foi algo que perteceu a um passado muito antigo


e se não me engano umberto eco usa esse truque de dar uma de tradutor no livro O Nome da Rosa

Umberto Eco faz isso mesmo. Isso é a Pseudotradução.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo