• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o humor e "ingenuidade" em O Hobbit

Gabriel Souza

Usuário
Pessoal, tenho voltado a ler O Hobbit e algo que sempre me chamou bastante a atenção é o clima mais leve e ingênuo da narrativa. Logo no primeiro capítulo vc é inserido num mundo de anões com barbas e capuzes coloridos e diálogos engraçados entre Gandalf e Bilbo.
Ainda que no primeiro capítulo de O Senhor dos Anéis também tenhamos algo parecido, essa caracterísitica vai se perdendo bastante ao longo do livro, enquanto n'O Hobbit ela continua a aparecer bastante (Gandalf enganando os trolls, Bilbo embebedando os elfos da Floresta das Trevas)
Claramente, é uma obra mais que tem mais gosto de conto infantil e com um humor bem sutil e curioso.

Bem provável que vcs também tenham reparado nisso, mas fico pensando se tais características seriam alteradas nos filmes (eu torço para que não). Guilermo del Toro parece ser muito competente, mas será que ele vai conseguir transportar pras telas esse humor e clima "infantil"? Só pra falar de um exemplo concreto, em O Labirinto do Fauno não me lembro de ter visto qualquer traço semelhante (apesar de ter uma certa 'magia' de conto de fada). Bom lembrar que com certeza muita gente que ficou encantada com a trilogia do SdA irá querer assistir O Hobbit esperando novamente todo aquele clima épico dos filmes (eu com certeza não me encaixo nesse perfil).
O que vcs esperam em relação a isso?
 
É isso vai dar um grande trabalho pra Del Toro ele vai der que deixar o clima de O Hobbit e ao mesmo tempo não deixar o filme ficar infantil demais pois quase ninguem vai gostar de ver os elfos de SDA sendo trocados pela versão tra la la la de O Hobbit.
Eu acho que ele vai mudar algumas coisas mas apenas coisas simples.
 
Nesse tópico: Ponderações sobre o filme O Hobbit , abri uma discussão parecida. Mas posso dizer que não quero ver um filme infantil, ou infantil demais. Acho importante manter certa "ingenuidade", mas muita coisa no Hobbit não ficaria bem nas telas, ainda mais depois da versão cinematográfica de SdA.
 
Bom, eu ja preferia mais um filme épico, foi por isso que me apaixonei por SDA, por conter fantasia de uma forma não tão infantil, um mundo de fantasia com batalhas sérias, romances etc.
Gostaria de ver um filme mais épico, com batalhas importantes.
Eu comecei a ler o Hobbit, mas não terminei.
Achei infantil como disseram, não gostei muito por causa disso.
Mas fidelidade acima de tudo se os fãs quiserem um filme fiél, com humor e coisas desse tipo que são passadas no livro, eu não me importaria.
 
Bom, eu ja preferia mais um filme épico, foi por isso que me apaixonei por SDA, por conter fantasia de uma forma não tão infantil, um mundo de fantasia com batalhas sérias, romances etc.
Gostaria de ver um filme mais épico, com batalhas importantes.
Eu comecei a ler o Hobbit, mas não terminei.
Achei infantil como disseram, não gostei muito por causa disso.
Mas fidelidade acima de tudo se os fãs quiserem um filme fiél, com humor e coisas desse tipo que são passadas no livro, eu não me importaria.

É isso que eu estava falando Del Toro vai ter que deixar O Hobbit não muito infantil mas vai ter que deixar o humor e o aspecto mais sommbrio de SDA e com tudo isso mantendo fideliadade ao livro.
 
Eu acho que Del Toro tem de manter grande parte do espírito infantil! Afinal, o Hobbit era uma história virada para esse público, inicialmente, e tem muitas marcas desse objectivo inicial.

Porém, para satisfazer os fãs de SdA, Toro vai ter de saber conciliar este carácter infantil com um carácter mais Sombrio! Teremos situações estranhas como os quase distintos Gandalf's, e mesmo os Elfos de Thranduil, entre os quais talvez Toro coloque Legolas, para criar maior ligação!

Quanto à fidelidade, eu tenho vindo a mudar de opinião sobre isso, acho que as adaptações não precisam de ser mais do que isso! Se eles quiserem mudar, que mudem! :lol:

;D
 
Nesse tópico: Ponderações sobre o filme O Hobbit , abri uma discussão parecida. Mas posso dizer que não quero ver um filme infantil, ou infantil demais. Acho importante manter certa "ingenuidade", mas muita coisa no Hobbit não ficaria bem nas telas, ainda mais depois da versão cinematográfica de SdA.

Putz, não tinha visto seu tópico antes Elendil! Mal ae gente. Bom, falei sobre o assunto no tópico do Elendil mesmo.
 
Tambem nao quero ver um filme infantil de mais, uma que O Hobbit nao é infantil, de onde ele tiraria tanta infatilidade?!
O que tem no livro é descontração, a parada não é nenhum pouco seria como em SdA, á nao ser quando chega a Batalha dos Cinco Exercítos. Em muitas partes "perigosas" vimos que se deram bem de um jeito mais extrovertido, mas nada disso leva uma obra para o lado ingenuo e infatil, apenas um genero mais diferente.
 
Eu axo que o hobbit tem um clima mais engraçado e descontraido que o SDA isso tambem incluindo os elfos abobados e os orcs cantores sem falar que o Sda tem mais um clima de fim do mundo enquanto ao hobbit eh mais a aventura de um hobbit que simplesmente se sentiu impelido a se aventurar pelo seu sangue Tuk
 
Eu acho que Del Toro tem de manter grande parte do espírito infantil! Afinal, o Hobbit era uma história virada para esse público.

Tolkien criou a história como uma modificação de Beowulf, e esta era contada aos filhos antes de durmirem (não faz sentido causar pesadelos nas crianças).

Acho que o desafio de Del Toro é muito maior que o de Peter Jackson em OSDA. Ele deve equilibrar a história (não pode ficar infantil demais e ao mesmo tempo sombrio o suficiente).

Del Toro é um bom diretor, e se Peter "Quem?" conseguiu fazer uma boa adaptação em OSDA por que não Del Toro em O Hobbit?
 
Sempre procurei n'O Hobbit um ar de leveza, não de infantilidade... para mim sempre teve um ar de conto, e sempre achei que devia ter virado filme antes d'O Senhor dos Anéis, pois houve um certo processo de "maturação" dos elfos e dos anões, agora muitos vão achar sem sentido uma amaciada nos elfos...Del Toro tá numa sinuca de bico bem bonita.
 
Eu achei O Hobbit um livro quase infantil. A forma como o Professor explica quem são os Hobbits, a forma como ele fala que o livro se trata de Hobbits... Sei lá, mas para mim parece que Tolkien estava pensando em um livro para crianças.

Os elfos tra la la la la, em minha opinião, são uma prova disso. E eu realmente gostaria que Del Toro fizesse um filme leve com anões coloridos e elfos saltitantes para levar crianças e pré-adolescentes a conhecer o universo de Tolkien. Isso poderia gerar uma nova onde de fãs das obras do Professor.

Mas concordo totalmente com a Larissa! Del Toro tá numa sinuca de bico bem bonita!
 
Na minha humilde opinião, se O Hobbit for seguir o estilo do filme de O Senhor dos Anéis, o resultado não vai ser bom. O Hobbit é uma história light, ninguém está preocupado com o fim do mundo (exceto talvez Gandalf, quando fala do Necromante), é sim uma grande aventura em busca do tesouro de um dragão (tema clichê em histórias infantis). Os anões não podiam ser mais patetas, principalmente quando eles "invadem" a casa do Bilbo no Condado. Isso é O Hobbit, não aquela coisa mais pesada de "temos que salvar o mundo ou estaremos todos ferrados" presente nO Senhor dos Anéis.

O Del Toro só tem que cuidar pra não deixar o filme virar uma animação da Disney, pois O Hobbit não chega a esse nível. Quando eu penso em filme dO Hobbit, logo me vem à mente um filme italiano bastante antigo, "O Incrível Exército de Brancaleone". Apesar de não ter o tom de sátira presente em Brancaleone, acredito que o clima dO Hobbit deveria se basear nesse filme.
 
Na minha humilde opinião, se O Hobbit for seguir o estilo do filme de O Senhor dos Anéis, o resultado não vai ser bom. O Hobbit é uma história light, ninguém está preocupado com o fim do mundo (exceto talvez Gandalf, quando fala do Necromante), é sim uma grande aventura em busca do tesouro de um dragão (tema clichê em histórias infantis). Os anões não podiam ser mais patetas, principalmente quando eles "invadem" a casa do Bilbo no Condado. Isso é O Hobbit, não aquela coisa mais pesada de "temos que salvar o mundo ou estaremos todos ferrados" presente nO Senhor dos Anéis.

O Del Toro só tem que cuidar pra não deixar o filme virar uma animação da Disney, pois O Hobbit não chega a esse nível. Quando eu penso em filme dO Hobbit, logo me vem à mente um filme italiano bastante antigo, "O Incrível Exército de Brancaleone". Apesar de não ter o tom de sátira presente em Brancaleone, acredito que o clima dO Hobbit deveria se basear nesse filme.

Apoiado Herr Bauer! Não assisti a este filme que você citou, mas as características que você definiu são aquelas que eu esperaria ver em O Hobbit.

Acho que O Hobbit tem um clima mais light porque esse era o clima na Terra Média à época! Sauron tinha sido derrotado, o Um Anel estava perdido e, por alguns anos, todos foram 'felizes para sempre' hehehehe

]Depois que Bilbo encontrou o Um e Sauron pegou o Gollum, o clima começa a pesar pois o Senhor do Escuro descobriu que o Um fora encontrado! Então o SdA já começa mais sombrio!

Acho que o Professor foi genial até mesmo nisso! Adequar o "clima" do livro com o "clima" da época em que ele se passa.
 
Bem, o carater um tanto cômico de Tolkien colocado no livro do Hobbit penso eu que se deve para o fato do livro não ser tão importante quando a saga d'O Senhor dos Aneis, onde guerras e disputas são travadas.
Claro que tem sua importancia, mas gosto de ler o Hobbit por essa graça que livro oferece. Suas partes sérias também tem graça e é uma leitura divertida, especialmente quando Bilbo se encontra com Smaug, eu achei engraçado o dragão conversando com um ser invisivel e talls.
Bem, queria que isso fosse transmitido para o livro até por que é uma aventura embusca de um tesouro, não uma guerra para decidir o domino da Terra-média. É algo para se ler e se divertir e nos remete a idéia de contos de fada do tipo, em busca do tesouro perdido.
 
Nossa gente eu ainda não me decidi como quero ver o filme. Se quero um filme com o ar sério de O Senhor dos Anéis, ou se quero um filme com o ar tranquilo, cômico e infatil d'O Hobbit mesmo.

Sei que muita coisa terá que ser adaptada para que haja um paralelo interessante com o SDA, como a bolsa falante que provavelmente desaparecerá, e trolls com nomes britânicos como William. Mas até que ponto estas adaptações devem interferir no livro eu ainda não sei.

Geralmente eu gosto dos filmes bem fíéis aos livros e não costumo gostar muito das adaptações. Se eu fosse criança, com certeza preferia assistir um O Hobbit bem fiel ao livro, mas agora que já cresci já fico na dúvida...

Gosto muito d'O Hobbit porque é o livro do Tolkien que mais fala dos anões, mas fala dessa maneira cômica e infantil... e o que eu não quero ver definitivamente são os anões representados de uma forma esculhambada, mais ou menos como Gimli à partir do segundo filme. Isso me deixaria muito chateado como fã do professor e dos anões.

Por enquanto, a única coisa que eu não abro mão é de ver o pessoal do filme tratar os anões com respeito. Se isso acontecer, acho que vou perdoar muitas adaptações e fidelidades do filme (que por si só já é uma adaptação, mas tudo bem, que seja uma boa adaptação então).
 
Questão interessante a que levantastes, Gabriel Souza.
O Hobbit é o meu livro favorito do professor até agora, e o que me encanta nele é justamente esse clima de inocência, despreocupação e aventura que compõe a jornada de Bilbo e os anões até o tesouro. Inocente sim, mas não infantil.
Eu gosto de pensar numa adaptação de O Hobbit num formato parecido com o filme Os Goonies. Mágico, divertido e que consegue encantar e entreter a todos, adultos, crianças e velhinhos! ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo