• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o fracasso de Frodo e o triunfo de Gollum

Dizem que Sméagol cometia pequenos furtos entre o povoado dos Grados, se não me engano roubava jóias de sua avó, e utilizou da invisibilidade para potencializar esses furtos.
Quanto a questão "vilão" e "herói", foi apenas uma forma de simplificar as posições, pois, sequer vejo claramente o "bem" e o "mal" nas obras; sendo que o próprio Eru diz a Melkor que tudo que este fez, não é nada senão parte de seus desígnios. Porém, seria esta uma questão para outro tópico, e a respeito do ideal maniqueu nas obras.
 
Muito bem colocado este assunto. Na verdade, eu já pensei bastante sobre essa questão, principalmente depois que eu acabei de ler o livro e depois de ver o filme. Realmente, foi só por causa do Gollum que o Um caiu no fogo eterno e o Mal foi varrido da Terra-Média. Mas não se pode tirar o mérito do Frodo. Muito menos do Sam. Foram eles dois que levaram o Um até Sammath Naûr. O último passo (maior que a perna, por sinal) foi do Gollum, mas todos os outros, desde o longínquo Condado até a beira do precipício, foram da dupla dinâmica de Hobbits!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo