• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o envelhecimento dos elfos

Caro Jedi,

Há um artigo interessante aqui, traduzido por Prímula. Recomendo leitura.
Lá no meio do texto vc vai encontrar "Leis e Costumes entre os Eldar: Tudo sob Controle"...que fala um pouco sobre o casamento dos elfos e reprodução...

Já tinha lido esse texto antes..
É realmente muito bom...


E sobre o envelhecimento.. as respostas estão aqui... pra qm não viu ainda:

http://www.valinor.com.br/content/view/61/52/

"Os Filhos dos Homens podiam alcançar sua altura máxima enquanto os eldar da mesma idade ainda eram fisicamente como mortais de não mais que sete anos de idade. Os eldar não atingiam a estatura e forma, nas quais suas vidas seriam suportadas posteriormente, até o quinquagésimo ano, e algumas centenas de anos passavam antes que se tornassem adultos"​


http://www.valinor.com.br/content/view/61/52/
 
Eu ja havia lido o artigo sobre crescimento e desenvolvimento (e casamento) dos elfos, justamente por eu ter tido a mesma dúvida. Esse último eu não tinha lido, e é bem interessante.

Mas aproveitando a situação, e quanto aos anões? Como acontece o seu crecimento e desenvolvimento? E a polêmica questão das mulheres que parecem com homens? E o casamento?
 
Eu ja havia lido o artigo sobre crescimento e desenvolvimento (e casamento) dos elfos, justamente por eu ter tido a mesma dúvida. Esse último eu não tinha lido, e é bem interessante.

Mas aproveitando a situação, e quanto aos anões? Como acontece o seu crecimento e desenvolvimento? E a polêmica questão das mulheres que parecem com homens? E o casamento?


eii... boa pergunta.. :think:
qntos anos vive um anão??

:S
 
Um anão vive, normalmente, entre 200 e 300 nos, se não estou em erro. Podem atingir os 500, mas só em casos excepcionais (como Dúrin I, por exemplo).
 
Isso é algo que sempre me deixa confusa...se uma ano dos eldar equivale a 1 ano dos nossos, então um elfo se tornaria adulto aos 50x144 = 7.200 anos mortais!8-O
Ou então, por outra conta, se um ano dos eldar equivale a 9,8 dos mortais, então um elfo se tornaria adulto aos 50x9,8 = 490 anos mortais! :think:
Mas existe em algum lugar(leis e costumes...) que um elfo se torna adulto aos 50 anos, e todos com que já conversei, batem o pé dizendo que é 50 anos mortais....vá entender!

Acho que a contagem dos anos nas eras das Árvores era cada ano equivalendo a 144, porém o crescimento dos eldar é medido em anos mortais mesmo. É claro que isso significaria que um elfo seia adulto antes de completar um ano das Árvores, porém, como eu vi em algum lugar, o qual não me lembro bem agora, como Galadriel teria em torno de 6.500 anos no SdA, pelo seu método Galadriel aind seria uma adolescente. E todos sabemos que ela era adulta no SdA.

Nos Leis e Costumes, se não me engano, é dito que os elfos atingem a maturidade aos 50 anos. Nos Leis e Costumes, se não me engano, é dito que os elfos atingem a maturidade aos 50 anos. A infância e adolescência estão dentro desse período, portanto.

Pelo visto os elfos das Terra-Média poderiam ficarem "velhos" também, vagarosamente, até "definhar" (o que demoraria eras). Círdan já era bastante velho, tendo até uma barba.

:yep::yep::yep:

Vi no Silma, não me lembro qual capítulo, provavelmente no despertar dos elfos em Cuiviénen, um trecho mais ou menos assim: "(...) e eles não morriam, a menos que estejam fartos de dez mil séculos (...)" Círdan já estaria bem velhinho desse modo, embora ainda faltasse alguns (centenas de) milhares de anos para ele morrer.
 
Eles poderiam morrer em guerras por exemplo, mas e de doenças os elfos morriam? Tudo bem que eles eram ótimos para remédios e na arte da cura, mas eles também eram vulneráveis a doenças, não?:think:
 
Eles poderiam morrer em guerras por exemplo, mas e de doenças os elfos morriam? Tudo bem que eles eram ótimos para remédios e na arte da cura, mas eles também eram vulneráveis a doenças, não?:think:

Eu já li sobre isso.
Os elfos morrem por assassinato, ou seja, em guerras, lutas etc.
Ou de profunda tristeza. Uma lamentação muito grande que vai absorvendo a vida do elfo.
Acho que + ou - isso.
 
Doentes eles podem até ficar, mas morrer eu acho que não. Porque, como tu mesma disse, eles eram sábios em questão de curas e remédios.
 
nunca ouvi de nenhum elfo que morreu doente..
soh de tristezas.. ou em lutas...

:S
 
Naquele mesmo texto citado mais acima (Leis e Costumes entre os Eldar), dizia:

"Os fëar dos elfos eram destinados a habitar Arda por toda a vida de Arda, e a morte da carne não anulava este destino. Seus fëar eram tenazes por causa da vida "na vestimenta de Arda", e de longe excediam os espíritos dos homens em poder sobre esta "vestimenta", mesmo desde os primeiros dias, protegendo seus corpos de muitas enfermidades e agressões [tais como doenças], e curando-os rapidamente de ferimentos, de modo que eles recuperavam-se de ferimentos que mostravam-se fatais aos homens".

Ou seja, doenças não eram um problema para os elfos, e, mesmo podendo morrer por ferimentos, eram mais resistentes que os homens. :)
 
Só para tentar explicar, os Eldar mantinham em Aman, um ano equivalente a 144 anos solares, este era o único sistema de contagem dos elfos de Aman (durante as Eras das Árvores), não é dito como eles contavam os anos na T-M durante as Eras das Estrelas, nem ao menos se o faziam.

Após a morte das Árvores, e a criação do sol, os elfos começaram a contar os loar, períodos de 365 dias, mas continuaram a contar o Yén, períodos de 144 anos, representando os anos das Árvores. Contudo, um ano das Árvores não eram exatamente 144 anos, para acertar este déficit, a cada 12 anos os três dias do meio ano - Enderi - eram dobrados. No último ano de cada três Yén estes dias não eram dobrados. Assim um Yén correspondia a 52596 dias, ou 144 anos.

Sendo assim, não devemos confundir Loa com Yén, salvo sob aviso, todas medidas de anos nos livros de Tolkien são dadas em Loar.
 
Última edição:
Vi no Silma, não me lembro qual capítulo, provavelmente no despertar dos elfos em Cuiviénen, um trecho mais ou menos assim: "(...) e eles não morriam, a menos que estejam fartos de dez mil séculos (...)" Círdan já estaria bem velhinho desse modo, embora ainda faltasse alguns (centenas de) milhares de anos para ele morrer.
__________________

se está no livro que eles morrem em 10000 séculos então pelas contas os elfos vivem cerca de : 1000000 ( um milhão de anos) ta ai a vida máxima dos elfos segundo o silma é de um milão de anos ou seja, eles não são imortais eles tambem morrem só que em um milhão de anos nussa!8-O, pelo menos se sabe que eles tem fim sim não vivem eternamente.
 
se está no livro que eles morrem em 10000 séculos então pelas contas os elfos vivem cerca de : 1000000 ( um milhão de anos) ta ai a vida máxima dos elfos segundo o silma é de um milão de anos ou seja, eles não são imortais eles tambem morrem só que em um milhão de anos nussa!8-O, pelo menos se sabe que eles tem fim sim não vivem eternamente.
CALMAE!!! Vcs estão interpretando errado essa passagem. Leiam de novo com mais calma e no contexto.

O que ese trecho diz é que eles (elfos) morreriam se QUISESSEM e um dos motivos seria o cansaço após muuuuito tempo vivendo. Lembrem que em Valinor os elfos não se cansavam por estarem num lugar como eles; já os que estavam na T-M morriam dessa forma muito mais constantemente, por verem as mudanças...

Elfos tem como ÚNICO tempo de vida (exceção a morte violenta, desejo, etc..) o memso que ARDA. Enquanto Arda existir os elfos estarão por ai. Inclusive os primeiros...
 
Elfos tem como ÚNICO tempo de vida (exceção a morte violenta, desejo, etc..) o memso que ARDA. Enquanto Arda existir os elfos estarão por ai. Inclusive os primeiros...
Isso mesmo, Saitor querido!

Até em várias passagens d'O Silmarillion Tolkien diz que os elfos serão imortais "até o fim de todas as Eras de Arda", não é isso? :think:
 
Até em várias passagens d'O Silmarillion Tolkien diz que os elfos serão imortais "até o fim de todas as Eras de Arda", não é isso? :think:

Issoo.. lol
se eles estiverem cansados morreriam se quisessem com o passar dos anos
mais foi usado um milhão de anos.. no sentido figurado..
pra ver que eh muito tempo.. ou então o tempo que durar Arda..


:joy:
 
Bom, como eu estou com muito tempo sobrando, fiz uma pesquisa sobre a contagem de tempo na Primeira Era e o cálculo que Shantideva fez é o mais próximo. Eis o levantamento que fiz usando o Silma, o RdR e alguns exemplares da extinta revista Universo Tolkien:

O Dia dos Valar no período das Duas Árvores = 12 horas das Árvores = 7 horas do Sol.
1 Dia das Árvores = 84 horas do Sol
1 Ano das Árvores = 9,582 anos do Sol

Pegando algumas elfas como exemplo:

Lúthien nasceu no Ano das Árvores 1200 e encontrou Beren no Ano do Sol 466; ou seja, ela tinha 3340 anos.
Galadriel nasceu no Ano das Árvores 1362 e entre os anos 52 e 55 do Sol casou-se com Celeborn em Doriath; ela tinha 1377 anos aproximadamente.
Idril - supondo que tenha atravessado Araman ainda bebê - nasceu entre os anos 1492 e 1495 das Árvores em Valinor e encontrou Tuor no Ano Solar de 495; ela tinha "apenas" 542 anos.
Arwen nasceu no Ano Solar de 241 e comprometeu-se com Aragorn sobre o Cerin Amroth no Ano Solar de 2980; ela tinha 2739 anos.

Apenas de Celebrían não descobri o ano e nem o lugar onde nasceu. Com esta pesquisa nada confiável dá pra chegar a conclusão de que a multiplicação dos anos élficos só pode ser aplicado até o ano 1500 das Duas Árvores, pois foi quando foi erguido os dois luzeiros de Varda e a contagem seguiu nos mesmos moldes que usamos. E acho pouco provavel que um elfo atingisse a maturidade sexual aos 50 anos.
 
Última edição:
Queria entender mais sobre como os elfos envelhecem.. Porque nos livros nao tem nenhuma criança elfa que eu me lembre... pelo menos nenhuma convivendo com uma criança humana pra estabelecer alguma base...






Minhas duvidas por exemplo são:

-Eles demoram mais envelhecer ow envelhecem até certo ponto e param...??

Se for o 1º = Porque então se uma criança elfica for criada com uma humada.. a humana chegaria a idade adulta e até morreria enquanto a elfica ainda seria uma criança?
Um homem nunca veria uma criança elfica se tornar adulta?

Ou se for o 2º = Eles envelhecem como humanos até certo ponto e dps param e começam a demorar mais? Porque aí sim teria condições de um humano e um elfo terem passado a infancia juntos... e então os elfos viveriam mais na sua forma adulta.. que seria mais vantajoso.






Nao vi em parte alguma sobre elfas dando a luz que nao sejam de filhos mortais ou algo que de uma ideia de quanto tempo dura a infancia de um elfo...


:think:




Os elfos, além de demorarem para chegar à idade adulta, quando chegam, não envelhecam mais, prova disto é galadriel, que viveu em valinor, marchou com os noldor, viveu três eras na terra-média, e depois voltou para eressea.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo