1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre o documentário sobre Tolkien na GNT!!

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por 998, 20 Ago 2001.

  1. 998

    998 Usuário

    Caramba, tive que brigar muito lá em casa pra conseguir ver o documentário! mas até que valeu a pena...

    Bom... achei que pra quem nunca leu os livros de Tolkien vai continuar sem ler depois do documentário, pq ele contou praticamente o final do Hobbit e do SdA...hehehe

    Mas pra quem leu deve ter sido interessante, pelo menos pra mim foi.

    Só não concordo com a qualificação de O Hobbit como livro infântil.
     
  2. 1017

    1017 Usuário

    quote:

    Só não concordo com a qualificação de O Hobbit como livro infântil.




    O próprio Tolkien o classifica como infanto-juvenil. O diferencial é a forma como ele trata o leitor, não o desmerecendo e usando vocabulário inteligente. Tolkien quis até reeditar o livro por achar que ainda continha muitos aspectos infantilóides demais. Só que não o fez por achar que teria de reestruturar toda e história novamente.

    Você já leu Harry Potter? Um bom livro, escrito para jovens, e nem por isso, não é um dos livros mais aclamados pelos leitores.



    Gaemitrel
    Thain da Toca Bauru
    Ombudsman,
    Porta-Voz e
    Assessor de Imprensa
    do Conselho Branco
     
  3. 1025

    1025 Usuário

    No fundo, no fundo, ele é um livro infantil. Tolkien escreveu, conforme ia contando a estória para seus filhos... Dá até pra perceber como o livro "amadurece" do meio para o final. Até parece que os filhos dele cresceram.

    Inclusive aquela brincadeira sobre a invenção do golfe é a maior prova disso.

    "You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

    Barbado
     
  4. 998

    998 Usuário

    Hum... entendi...

    É que como o Gaemitrel disse, ele não usa vocabulário xulo só por ser para crianças...

    Coisa difícil de se ver em livros infantis...

    Segundo o documentário, o SdA seria uma continuação de O Hobbit tb para crianças, só que o Tolkien se empolgou depois e acabou fazendo um livro épico e mais adulto...
     
  5. 1006

    1006 Usuário

    Valeu mais pelas declarações em vídeo do próprio Tolkien, mas não gostei daqueles falsos intelectuais tentando dar um outro sentido para a obra, tentando dizer o que Tolkien queria dizer com tudo aquilo, quando na verdade o próprio Tolkien disse que não havia nenhuma alegoria

    É lógico que sua participação na Primeira Guerra pode ter influenciado uma ou outra coisa mas para por aí, achei que quiseram complicar muito uma História que é basicamente simples, apesar de ser imensamente rica e bela, acho que estes psicólogos e falsos intelectuais têm mania de ver metáforas em tudo


    Thorongil
    *********
    "Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
    ("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
     
  6. *Éowyn*

    *Éowyn* true, I talk of dreams

    Eu gostei muito do documentário, principalmente dos vídeos com depoimentos de Tolkien e do ilustrador cujo nome esqueci. Mas achei desnecessário um dos estudiosos dizer que " Sam e Frodo tinham uma relação muito mais forte que fraternidade, assim como Tolkien era muito ligado a Lewis, o que era comum entre os estudantes da época". Não se se interpretei mal, mas foi algo que não soou bem aos meus ouvidos.
    E fiquei impressionada ao saber que Tolkien escrevia nas trincheiras!

    ----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

    "Thou fool, no living man may hinder me!
    But no living man am I."
     
  7. FËANOR_theOld

    FËANOR_theOld Usuário

    Eu já li os livros,mas achei que o programa foi pobre.Poderia ser algo melhor.Nas obras de Tolkien tem muito mais material que aquilo.Inclusive,eu assisti com pessoas que não leram os livros,que acabaram se perdendo no meio do programa e não gostaram.
     

Compartilhar