• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o documentário sobre Tolkien na GNT!!

998

Usuário
Caramba, tive que brigar muito lá em casa pra conseguir ver o documentário! mas até que valeu a pena...

Bom... achei que pra quem nunca leu os livros de Tolkien vai continuar sem ler depois do documentário, pq ele contou praticamente o final do Hobbit e do SdA...hehehe

Mas pra quem leu deve ter sido interessante, pelo menos pra mim foi.

Só não concordo com a qualificação de O Hobbit como livro infântil.
 
quote:

Só não concordo com a qualificação de O Hobbit como livro infântil.




O próprio Tolkien o classifica como infanto-juvenil. O diferencial é a forma como ele trata o leitor, não o desmerecendo e usando vocabulário inteligente. Tolkien quis até reeditar o livro por achar que ainda continha muitos aspectos infantilóides demais. Só que não o fez por achar que teria de reestruturar toda e história novamente.

Você já leu Harry Potter? Um bom livro, escrito para jovens, e nem por isso, não é um dos livros mais aclamados pelos leitores.



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
No fundo, no fundo, ele é um livro infantil. Tolkien escreveu, conforme ia contando a estória para seus filhos... Dá até pra perceber como o livro "amadurece" do meio para o final. Até parece que os filhos dele cresceram.

Inclusive aquela brincadeira sobre a invenção do golfe é a maior prova disso.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
Hum... entendi...

É que como o Gaemitrel disse, ele não usa vocabulário xulo só por ser para crianças...

Coisa difícil de se ver em livros infantis...

Segundo o documentário, o SdA seria uma continuação de O Hobbit tb para crianças, só que o Tolkien se empolgou depois e acabou fazendo um livro épico e mais adulto...
 
Valeu mais pelas declarações em vídeo do próprio Tolkien, mas não gostei daqueles falsos intelectuais tentando dar um outro sentido para a obra, tentando dizer o que Tolkien queria dizer com tudo aquilo, quando na verdade o próprio Tolkien disse que não havia nenhuma alegoria

É lógico que sua participação na Primeira Guerra pode ter influenciado uma ou outra coisa mas para por aí, achei que quiseram complicar muito uma História que é basicamente simples, apesar de ser imensamente rica e bela, acho que estes psicólogos e falsos intelectuais têm mania de ver metáforas em tudo


Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
Eu gostei muito do documentário, principalmente dos vídeos com depoimentos de Tolkien e do ilustrador cujo nome esqueci. Mas achei desnecessário um dos estudiosos dizer que " Sam e Frodo tinham uma relação muito mais forte que fraternidade, assim como Tolkien era muito ligado a Lewis, o que era comum entre os estudantes da época". Não se se interpretei mal, mas foi algo que não soou bem aos meus ouvidos.
E fiquei impressionada ao saber que Tolkien escrevia nas trincheiras!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Eu já li os livros,mas achei que o programa foi pobre.Poderia ser algo melhor.Nas obras de Tolkien tem muito mais material que aquilo.Inclusive,eu assisti com pessoas que não leram os livros,que acabaram se perdendo no meio do programa e não gostaram.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo