• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o curso de direito, dúvidas...

Ellion Cold

Usuário
Pretendo cursar direito, mas tenho algumas dúvidas sobre o curso e outra de cunho pessoal. Quem aqui cursa ou cursou direito, poderia me dizer o por que escolheu este curso e se está satisfeito com o mesmo?

Outra coisa, sobre o estágio, ele é remunerado ou não? Quando se pode iniciar estágios? Qual o tempo médio deles?

Desde já, obrigado.
 
Geral é melhor, né? E tipo, acho que dá para dar uma melhorada no tópico, deixar a coisa mais abrangente, e aí as pessoas que desejam ter mais informações sobre outros cursos trocam idéia aqui :D
 
Pretendo cursar direito, mas tenho algumas dúvidas sobre o curso e outra de cunho pessoal. Quem aqui cursa ou cursou direito, poderia me dizer o por que escolheu este curso e se está satisfeito com o mesmo?
Eu estou só no primeiro semestre de Direito, então não dá pra te dizer se estou satisfeito com o curso ou não. Eu estou seguindo, tô achando muito legal, to tendo que ler bastante, tem muita filosofia envolvida, etc. Se vc gosta dessas coisas, vai curtir bastante.

E tipo, se vc quer cursar Direito, vai fundo. É um dos cursos mais abrangentes que tem. Com a facu de Direito tem N profissões que vc pode seguir, além de ajudar muito no caso de vc estar pensando também em algumas outras faculdades (como jornalismo).


Outra coisa, sobre o estágio, ele é remunerado ou não? Quando se pode iniciar estágios? Qual o tempo médio deles?
Hum... boa pergunta. Nem pensei em estágio ainda. :mrgreen:
Mas até onde eu pude ver, vc pode fazer estágio desde o começo, e precisa fazer pelo menos 50 horas disso pra passar. Costuma ser remunerado, mas não ganha muito não.
 
O estágio não é, obrigatoriamente, remunerado. A Lei de Estágio pode te dizer isso.

Agora, geralmente se paga uma bolsa auxílio, que fica em torno de 1 salário mínimo.

O curso é muito bom, mas para quem não gosta de leitura, esqueça. Infelizmente se requer uma dedicação e paciência.

Mas com um curso de direito, você pode trabalhar em diversas atividades, que o curso te dará uma ajuda grande.

Vale a pena, não desista.

Na verdade decidi fazer quando, ainda no segundo grau, no colégio tivemos uma introdução ao direito, e gostei.

Se alguém imagina algo parecido com o que se vê nos filmes americanos, ESQUEÇAM. Nenhuma relação. Tudo diferente.

E lembrem-se: a partir do momento que você começar a cursar, tudo quanto é parente vai te ficar fazendo pergunta.
 
E lembrem-se: a partir do momento que você começar a cursar, tudo quanto é parente vai te ficar fazendo pergunta.
Nem precisa cursar Direito pra isso. É só passar em um vestibular concorrido que todo mundo que está do Ensino Médio pra baixo vai vir te fazer perguntas de física, matemática.... :lol:

Mas eu dei sorte pq meu pai é advogado, então não me perguntam quase nada sobre Direito. Que bom, pq até agora o máximo que aprendi foi a fazer procuração. :mrgreen:
 
Ola colega ! Bom aconselho o livro "Seu futuro em direito " , muito bom para vc observar as especializações , profissões , areas , como atuar e tudo sobre esta carreira .
pretendo realizar delegacia de policia e para isso presisarei me formar em deireito penal , este livro de muito me ajudou ! :D
 
Que bom que postaram esse tópico! Sério.. eu estou nop 3º ano e ainda estou em dúvida sobre o que fazer.. na verdade, eu tenho muita certeza do que eu quero.. tipo, meu sonho é fazer Itamarati pra virar diplomata=).. mas para isso é necessário se formar em algo antes! Como antes de decidir segir pela carreira diplomática o único curso que eu considerava era o de direito, eu estou pensando em seguir por esse caminho.. valeu pela dica do livro.. e, se por acaso alguém tiver mais alguma informação ou experiência que possa ajudar, por favor, poste! :wink:
 
meu irmao faz direito e segundo ele: "é bom né, é bom conhecer a lei, o que rege a sociedade. Eu nao me arrependi de ter feito mas aviso pra quem comeca, o primeiro semestre é chato, comeca a ficar bom a partir do 2.."
 
nao eh a minha area...... mas eu tenhu varios amigos q optaram por essa carreira q estao cursando desde UFRJ ate candido.... no entanto eu gostaria de lhe perguntar qual eh o seu objetivo em seguir essa carreira... pois se vc acredita q estara ajudando a justiça vc esta muito enganado...

eu ja tive o desprazer de conversar com inumenos formandos desse curso.... e tirando muitos poucos sao pessoas q nao deveriam zelar nem pela sua propria etica ... bem espero q vc pense muito nisso q eu escrevi.... q vc chegue na facul preparado para ver q seus colegas querem enriquecer.... e nao tem escrupulos....




mas essa eh uma coisa q eu descobri..... nao existe ate onde eu sei nenhum curso onde vc nao encontre muitas pessoas q nao se importam nenhum pouco com a etica ou a parceria......


abraços Dwarf (aluno de fisica uff)
 
Conhecer o sistema pra se infiltrar e sugar o máximo possível.. Estar ciente de leis e conceitos filosóficos que lehe permitam manipular a verdade para o fim que quiser...

A verdade não existe, a ética é uma farça. Direito rulez...
 
Muito obrigado pelas respostas, ajudaram bastante. Vou ler o livro que indicaram, espero que seja realmente bom.

Creio que já estou decidido pelo curso de direito, não há outro que e identifique mais. Estava em dúvida apenas com relação a medicina, pois de tanto frequentar hospitais acabei por criar certa adimiração ao trabalho na área de saúde. Contudo, creio que minha natureza é mais relacionada ao direito. Gosto de ler, estudar, argumenta, etc.

Provavelmente irei me concentrar no direito civil e trabalhista, mas só devo decidir mesmo depois que entrar na faculdade ou após ler o bendito livro (para conhecer melhor as opções). Só não gostei do fato de estágios nem sempre serem remunerados, pois já sou casado e ao entrar para o estágio provavelmente não terei como trabalhar (dependendo da quantidade de horas por dia que o estágio necessite).

Mais uma vez, muito obrigado. Se houver mais informações que possam fornecer ficaria ainda mais agradecido. :roll:
 
Ash Nazg disse:
meu irmao faz direito e segundo ele: "é bom né, é bom conhecer a lei, o que rege a sociedade. Eu nao me arrependi de ter feito mas aviso pra quem comeca, o primeiro semestre é chato, comeca a ficar bom a partir do 2.."

Qualquer curso é ruim no primeiro semestre. É aquela balela chata e teórica. Eu to achando o meu de Jornalismo um porre, mas de acordo com agrade de disciplinas, em breve ficará muito melhor.
 
Ellion Cold disse:
Muito obrigado pelas respostas, ajudaram bastante. Vou ler o livro que indicaram, espero que seja realmente bom.

Creio que já estou decidido pelo curso de direito, não há outro que e identifique mais. Estava em dúvida apenas com relação a medicina, pois de tanto frequentar hospitais acabei por criar certa adimiração ao trabalho na área de saúde. Contudo, creio que minha natureza é mais relacionada ao direito. Gosto de ler, estudar, argumenta, etc.

Provavelmente irei me concentrar no direito civil e trabalhista, mas só devo decidir mesmo depois que entrar na faculdade ou após ler o bendito livro (para conhecer melhor as opções). Só não gostei do fato de estágios nem sempre serem remunerados, pois já sou casado e ao entrar para o estágio provavelmente não terei como trabalhar (dependendo da quantidade de horas por dia que o estágio necessite).

Mais uma vez, muito obrigado. Se houver mais informações que possam fornecer ficaria ainda mais agradecido. :roll:

Ora , ora ! porque não juntar suas aptidões ? Existe hj duas areas que envolve direito e medicina :

* Direito medico = o nome diz tudo , qualquer processo sobre erros cirurgicos caira nesta area.

* Direito Sanitario = é o direito que visa analizar as condições de hospitais e suas normas de funcionamento.

Bem e o Biodireito , que já envolve discuções complexas da biologia tais como leis sobre os trangenicos . :wink:
 
bLaCk_oRiOn disse:
Ash Nazg disse:
meu irmao faz direito e segundo ele: "é bom né, é bom conhecer a lei, o que rege a sociedade. Eu nao me arrependi de ter feito mas aviso pra quem comeca, o primeiro semestre é chato, comeca a ficar bom a partir do 2.."

Qualquer curso é ruim no primeiro semestre. É aquela balela chata e teórica. Eu to achando o meu de Jornalismo um porre, mas de acordo com agrade de disciplinas, em breve ficará muito melhor.

De fato , colega ! Em todas as areas em que se pretender atuar , os primeiros semestres serão entendiantes , para se obter a base é necessário passar por infinitas coisas obvias e desagradaveis. :?
Mas , é nestas horas que ficarão na sala somente os seguros em si.
 
Hoje em dia o que vcs acreditam que vale mais a pena para um bacharel em direito, advogar ou seguir a carreira jurídica?

Outra coisa, o que é magistrado?

Ora , ora ! porque não juntar suas aptidões ? Existe hj duas areas que envolve direito e medicina :

* Direito medico = o nome diz tudo , qualquer processo sobre erros cirurgicos caira nesta area.

* Direito Sanitario = é o direito que visa analizar as condições de hospitais e suas normas de funcionamento.

Bem e o Biodireito , que já envolve discuções complexas da biologia tais como leis sobre os trangenicos .

Obrigado pela sugestão Sherlock! :D

Essas áreas do direito realmente me são interessantes, mas antes eu terei que descobrir se há mercado para isso na minha área de atuação (que provavelmente será Recife-PE e cidades vizinhas). Ainda acho que direito civil e trabalhista há bem mais casos para serem resolvidos, mas devido ao meu interesse por medicina posso sim optar por algum dos que vc citou além do civil. Talvez desista do trabalhista para adicionar um ou mais destes, ou então continuo com o trabalhista e aumento meu currículo com esse que vc me indicou.

Muito obrigado pela indicação! :wink:
 
:D
Ellion Cold disse:
Hoje em dia o que vcs acreditam que vale mais a pena para um bacharel em direito, advogar ou seguir a carreira jurídica?

Outra coisa, o que é magistrado?

Ora , ora ! porque não juntar suas aptidões ? Existe hj duas areas que envolve direito e medicina :

* Direito medico = o nome diz tudo , qualquer processo sobre erros cirurgicos caira nesta area.

* Direito Sanitario = é o direito que visa analizar as condições de hospitais e suas normas de funcionamento.

Bem e o Biodireito , que já envolve discuções complexas da biologia tais como leis sobre os trangenicos .

Obrigado pela sugestão Sherlock! :D

Essas áreas do direito realmente me são interessantes, mas antes eu terei que descobrir se há mercado para isso na minha área de atuação (que provavelmente será Recife-PE e cidades vizinhas). Ainda acho que direito civil e trabalhista há bem mais casos para serem resolvidos, mas devido ao meu interesse por medicina posso sim optar por algum dos que vc citou além do civil. Talvez desista do trabalhista para adicionar um ou mais destes, ou então continuo com o trabalhista e aumento meu currículo com esse que vc me indicou.

Muito obrigado pela indicação! :wink:

areas novas é jogar um dado , ou vc fica rico ou vc afunda , aconselho vc à ter uma area básica e uma nova especializada .
assim como a demanda do mercado é pequena , a concorrencia também o é. :)

Toda arêa é ampla e complexa , a carreira juridica é mais estavel , e tão estavel que muitas vezes a monotomia pode dominar a profissão , abrir um escritorio e advogar parece ser uma boa alternativa para quem pretende um emprego pouco repetitivo ( na area do direito ).
Não se deve escolher a carreira juridica porque "ganha mais" , primeiro porque isso é indiferente em relação às profissões ( o maior salario do estado de são paulo é o do musico de nossa Orquestra ! ) e segundo porque deve-se amar aquilo que faz.
Vejo colegas meus que prestam curso em função do salario , de fato ele não deve ser descartado , mas equilibra-lo é uma decição no minimo razoavel.

Minha opnião = Atuar na advogacia poderia me levar ao desgosto à profissão , uma vez que ela visa defender pessoas , se praticar a especialização do consumidor , irei defender akele rapaz que processa uma empresa de cosméticos pelo simples motivo de que o bico aplicador do produto está pingando uma gota à mais que o desejado . Se atuar na area Penal irei proteger muito bandido e estrupador ... e assim vai.
Ouvi uma frase muito boa : "Bandido por bandido , eu vou lhe dar com os originais " e será isso que eu farei , pretendo trabalhar em um lado que defende a verdade , e não uma pessoa que nunca vi em minha vida .
Resumindo = como disse farei delegacia . hehehe
 
Para ser delegado Sherlock, é necessário passar algum tempo advogando antes de prestar concurso ou é possível fazê-lo logo após a faculdade?
 
Ellion Cold disse:
Para ser delegado Sherlock, é necessário passar algum tempo advogando antes de prestar concurso ou é possível fazê-lo logo após a faculdade?

Não presisa de atuação no mercado , é presiso apenas ser bacharelado em direito.
Um delegado ganha em média 5.500 reais se for atuar na arêa civil ( investigação à roubos , assaltos , assassinatos etc ...) e 7.800 reais se for da federal ( investiga juizes salafrarios , politicos corruptos , etc ... por este motivo geralmente esta arêa pega "formação de quadrilha" pq os colarinhos brancos não sejuam as mãos no crime :) )
Dependedo da arêa que voc~e atua seu salario abaixa ou cai , supomos que vc trabalhe em uma area rica e sem problemas , neste caso seu salario pode abaixar . Se vc pegar areas como Santo amaro ( lá existeo o maior numero de chacinas ) neste caso vc fica bom um salario agradavel , e um trabalho perigoso nas mãos , uma vez que quem assina no papel a acusação de um ladrão , é o Sr. Delegado... :|
Se você quer saber os criterios de avaliação para esta profissão , você encontra em :
www.pol-civil.sp.gov.br => Policia civil , salario de 5.500 em média
http://www.dpf.gov.br/ => Policia federal , salário medio de 7.700
E informações sobre os crimes do estado se São Paulo ( site que utilizo muito nos meus trabalhos escolares ) => http://www.policia-civ.sp.gov.br/dhpp/index.htm

Se for de outro estado ( que naum seja São Paulo ) , neste caso não saberia dizer-lhe o salario nem o site , mas a federal é uma fixa , sem alterações de estado para estado

Espero ter ajudado ! :wink:
 
Obrigado pela informação, era assim que pensava. Perguntei por que um magistrado (ainda não sei ao certo do que se trata ser um magistrado :o?: ) me falou que era preciso advogar ao menos 3 anos antes de tentar um concurso público.

Contudo, não planejo ser delegado devido ao perigo que rondaria meus familiares. Provavelmente tentarei ser um juiz ou advogado da união, em último caso, promotor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo