1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Moria após a Quarta Era.

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Finwë Fëfalas, 23 Fev 2008.

  1. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Sobre Moria, Gimli e Legolas após a Quarta Era

    Eu lembro-me ter lido em algum lugar que Gimli após o coroamento do Rei Elessar, reuniu forças e juntando um exército de anões foram para Moria a objetivo de reconquista-la novamente, a batalha fora muito forçada e travaram pela ponte de Khaza-dûm uma grande batalha pela Mina dos Anões de outrora, lá conseguiram reconquistá-la e estabeleceram um reino dos anões como antigamente e Gimli virou rei das Minas.

    Porém lembro-me também de ter lido no SdA uma vez que, Legolas e Gimli após a Quarta Era, terem pego um barco e zarpado rumo a um lugar que ninguém sabe ao certo. O que aconteceu com os dois após zarparem com o barco pelo Grande Mar ninguém sabe, talvez Ulmo ou a fúria de Ossë os matou, ou então talvez conseguiram chegar a Valinor? Uma idéia que é muito difícil de acontecer e considerar mesmo.

    É estranho estes dois pensamentos porque eles não se batem muito bem, a não ser que Gimli fora com Legolas muito tempo depois de reconquistarem Moria e lá deixara um Rei em seu lugar.

    E se a primeira teoria não estivesse acontecido o que seria de Moria agora na Quarta Era?

    Será, que o Rei Elessar iria de reconquista-la? Claro que não, pois isto é um mero interesse dos Anões e não dos Homens. Hm...

    Ou então ela ficara lá para sempre com o mal embernando e se acumulando até o seu fim.

    Vamos ver a opinião de todos que postarem neste tópico, é importante! :mrgreen:
     
  2. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Não, não foi Gimli, ele foi com alguns anões de Erebor para as Cavernas Cintilantes, perto do Abismo de Helm. Quando Aragorn se foi em 120 QE, ele partiu com Legolas.(p. 369 de O Retorno do Rei, apêndice A)
     
  3. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Eu sei disso Dáin!

    Só apenas estou falando o que li em algum lugar esquecido por min! hehe
     
  4. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Acho que os anões reconquistaram o reino depois. Creio que Gimli não foi a Valinor, mas a Tol Eressëa, e foi aceito pelos elfos, já que Galadriel era (e é) influente entre eles. Acho que Aragorn poderia ajudar os anões, porque lá há Mithril, e ele conseguiria o apoio dos anões, tendo desconto especial, direitos sobre contratos, e simplesmente amizade também (os anões o ajudariam posteriormente).
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Glaunir

    Glaunir Usuário

    O questionamento de Finwë é válido. O que penso é que há um problema quanto a questão cronológica, já que os fatos descritos posteriormente à Guerra do Anel ocorrem de forma um pouco rápida para o leitor. Mas eu também tenho a mesma opinião que Dáin e acho que Legolas e Gimli não teriam sido aceitos em Valinor, apesar de sua contribuição para a destruição do Anel. Realmente uma pena que toda a Sociedade nunca mais tornaria a se unir, embora Legolas e Gimli tenham ficado do lado de Aragorn o maior tempo que lhes foi permitido.
     
  6. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Seria um feito inédito que um dos filhos adotivos de Iluvatar visse as Terras Imortais, de casos em particular apenas temos Earendil que tinha sangue élfico e mesmo assim teve grandes dificuldades para alcançar Valinor, bom, temos o caso de um Hobbit em particular, mas nada sobre anões...

    Mas seria muito improvavel que eles tivessem sido mortos perante a furia de Ossë
     
  7. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Não acho improvável não!

    Porque na época que Turgon mandou vários mensageiros de navios para achar Valinor e pedir perdão só apenas um sobreviveu a fúria de Ossë. Que por a caso Ulmo com grandes esforços conseguiu salvar.
     
  8. Mas os motivos que levaram esses outros navegantes seriam diferente das que estavam levando Legolas e Gimli!

    Esses navegantes estavam pedindo perdão por faltas terríveis que cometeram, Legolas e Gimli, iriam para tentar se reunir com a sociedade novamente além mar!

    Como disseram acima, Valinor aceitou dois hobbits, por que não aceitar um anão? Até Eru preferiu que eles vivessem sem permitir que Aulë na sua tristeza por ter desobedecido os destruísse!

    Por isso acredito que Gandalf, Galadriel, Elrond e Cirdan, que acompanharam todo o desenrolar da história do anel, tenham sim, intercedido junto a Manwë e este junto a Eru, que aceitassem Gimli junto com seus outros companheiros... E vou mais além, acredito que até o barco que levava o corpo de Boromir, tenha chegado as praias de Valinor! E no final toda a sociedade foi reunida para sempre, como uma homenagem que sim, todas as raças de Arda podem lutar e conviver pela paz e harmonia tão esperada!
     
  9. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Quem li dera Gimli trabalhando com Aulë o seu criador.

    E Legolas com Ingwë ou Finarfin ou então nos bosques de Yavanna.

    Mais acho meio que improvável o corpo de Boromir ter chegado a Valinor, O_O.
     
  10. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Desculpe!
    Somente uma observação:

    Daín Pé-de-Ferro morreu ao lado do rei Brand na Batalha de Valle (Dale) e Erebor, quando dos avanços de Mordor e Rhûn a esta região.

    Com relação a Boromir, eu ja tinha pensado nisso também.
    Me veio uma vez em mente que, quando Boromir passou pelo Anduin seguindo para o mar, Ulmo foi ao encontro do morto e o conduziu até Valinor, para ali pela graça divina, pelo amor e misericórdia de Ilúvatar e Manwe, Boromir encontrasse seus queridos amigos.
     
  11. Numenorean

    Numenorean Usuário

    hm...penso que isso seja apenas pura especulação, claro que ficaria muito mais agradável pensarmos assim mas quais são as possiblidades?:mrgreen:

    Quanto ás minas de Moria, na minha opinião em eras prosteriores teriam sido reconquistadas por exercitos de Homens e Anões, mas isso não passa de pura especulação tambem, visto que(penso eu) nos livros não fala de nada sobre a reconquista de Moria.
     
  12. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    No Lengedárium diz que:
    Agora, eu acredito que não se sabem se a reconquista foi bem sucedida, infelizmente a poucas informações com relações ao anões.

    Apêndice A diz:
    Isso, é claro, foi após a Morte do Rei Elessar.

    *pra quem não sabe os Easterlings é aquele povo corrompido por Morgoth, aquele povo que traiu os elfos na Ninaediad Arnoediad, o povo de Bor e Ulfang.
     
  13. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Sim Numenorean! São especulações...coisas da minha cabeça...imaginação...
     
  14. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Ainda assim, Merry e Pippin morreram na TM. E Aragorn também.

    Esse Dáin de que estavam falando era EU. E acho que não, os Homens passam para além de Valinor.
     
  15. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Creio que não é a toa o fato de ser dito que a Quarta-Era seria a era dos homens pois acho que Moria foi esquecida por todos com o passar do tempo e virou apenas uma lenda de perigo e sombra.
     
  16. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Hm...

    Então se aconteceu isso, alguém eras mais tarde poderia escavar e achar o antigo reino dos anões a muito esquecido.

    Se encaixa ai Arqueologia, interessante...

    E o que estes poderiam despertar lá quando encontrassem Moria eras depois?

    Será que um outro mal ainda pior. :think:
     
  17. vifibi

    vifibi Esmaguei um

    Gimli nunca iria a Valinor, os anões foram criados por Aulë, e não por Illuvitar, então nunca conquistariam o direito de ir para Valinor, não importa o quão nobre fosse!Gimli não deve ter ORGANIZADO o exército, mas certamente deve ter participado da reconquista!
     
  18. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário



    Creio que todos os mals de Moria ja tinha sido eliminados... seria bem improvavel que um segundo Balrog que ouvesse sobrevivido estivesse também sob os palacios dos anões...
     
  19. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Não me referi a um outro Balrog e sim a uma outra diabrura antiga.
    Ou talvez uma outra coisa ainda.
    Pensar sobre isso é bem interessante, já imaginou?
    Ao despertar o mal novamente... :think:
     
  20. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Depois da guerra de vingança entre orcs e anões, alguns quiseram entrar e reconquistar Moria, outros (principalmente os anões que não eram da Casa de Durin) quiseram ir embora em vista das grandes perdas que sofreram.

    Dain II lembrou do Balrog e disse que outro poder resolveria esse problema antes que os anões entrassem em Moria novamente. Penso que se trata de Gandalf.

    Nos apêndices do SdA, se não me engano, Tolkien diz que houve ainda um Durin VII, que foi o último, e ele conseguiu reconquistar o antigo reino dos anões, e lá eles viveram até que o poder da Casa de Durin falhasse e os dias dos anões estivessem terminados.
     

Compartilhar